O ato lúdico de conhecer: a pesquisa como processo dialógico de apropriação de dispositivos informacionais e culturais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Passos, Marcos Paulo de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-07022014-154238/
Resumo: Procura-se compreender e sistematizar categorias (princípios, processos e metodologias) implicadas nas dinâmicas do ato de conhecer, compreendido como um jogo entre os sujeitos do conhecimento e o universo informacional. De um lado, pretende-se alcançar novas compreensões e sistematizar elementos que se mostrem fundamentais às relações significativas de crianças e jovens com o universo sígnico; de outro, a redefinição de referências conceituais e metodológicas relativas ao conceito de pesquisa com crianças e jovens na contemporaneidade. Inscrita num conjunto de outras realizações e objetivando a consolidação da área da Infoeducação, esta pesquisa, de natureza qualitativa, sob uma perspectiva transdisciplinar, constitui-se de abordagem exploratória na Estação do Conhecimento Albert Einstein na comunidade de Paraisópolis, em São Paulo. O estudo mostrou que a inclusão do lúdico como categoria da pesquisa implica um conjunto de elementos articulados que perpassam a ordem do dispositivo informacional: concepção sobre o ato de conhecer, organização do ambiente, práticas articuladas entre os diferentes mediadores, modos especiais de tratar a produção de conhecimento pelos grupos, categorias que podem e devem ser exploradas visando-se sua descrição detalhada e possível contribuição a um modo diferenciado de orientar ações que permitam às crianças e jovens poder, saber e, principalmente, querer conhecer.
id USP_018908e8c6a727f3f7f77827f1f439d6
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-07022014-154238
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling O ato lúdico de conhecer: a pesquisa como processo dialógico de apropriação de dispositivos informacionais e culturaisThe playful act of knowing: the research as dialogic process of appropriation of of informational and cultural devicesDispositivos informacionais e culturaisInfoeducaçãoInfoeducationInformational and cultural devicesLúdicoOrdem informacional dialógicaOrder informational dialoguePesquisaPesquisa escolarPlayfulReearchResearch schoolProcura-se compreender e sistematizar categorias (princípios, processos e metodologias) implicadas nas dinâmicas do ato de conhecer, compreendido como um jogo entre os sujeitos do conhecimento e o universo informacional. De um lado, pretende-se alcançar novas compreensões e sistematizar elementos que se mostrem fundamentais às relações significativas de crianças e jovens com o universo sígnico; de outro, a redefinição de referências conceituais e metodológicas relativas ao conceito de pesquisa com crianças e jovens na contemporaneidade. Inscrita num conjunto de outras realizações e objetivando a consolidação da área da Infoeducação, esta pesquisa, de natureza qualitativa, sob uma perspectiva transdisciplinar, constitui-se de abordagem exploratória na Estação do Conhecimento Albert Einstein na comunidade de Paraisópolis, em São Paulo. O estudo mostrou que a inclusão do lúdico como categoria da pesquisa implica um conjunto de elementos articulados que perpassam a ordem do dispositivo informacional: concepção sobre o ato de conhecer, organização do ambiente, práticas articuladas entre os diferentes mediadores, modos especiais de tratar a produção de conhecimento pelos grupos, categorias que podem e devem ser exploradas visando-se sua descrição detalhada e possível contribuição a um modo diferenciado de orientar ações que permitam às crianças e jovens poder, saber e, principalmente, querer conhecer.Seeks to understand and systematize categories (principles, processes and methodologies) involved in the dynamics of knowing, understood as a game between the subject of knowledge and informational universe. In the other way, it seeks to reach new understandings and systematize elements that prove fundamental to meaningful relationships between childrens and youth signic universe; and on the other hand, the redefinition of conceptual and methodological references relating to the concept of research with children and young in contemporary. The research, qualitative, under a transdisciplinary perspective, consists of exploratory approach at Estação do Conhecimento Albert Einstein in community of Paraisópolis, in São Paulo. The study showed that the inclusion of playful as research of a category that implies a set of articulated elements that underlie the order of the informational device: conception of the knowing act, environmental organization, articulated practices among different mediators, special ways to treat knowledge production by groups, categories that can and should be explored in order to its detailed description and a possible contribution to a different way of guiding actions that enable children and youth have chance to, knowledge to, and especially, want to know.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPieruccini, IvetePassos, Marcos Paulo de2013-10-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-07022014-154238/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:02Zoai:teses.usp.br:tde-07022014-154238Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O ato lúdico de conhecer: a pesquisa como processo dialógico de apropriação de dispositivos informacionais e culturais
The playful act of knowing: the research as dialogic process of appropriation of of informational and cultural devices
title O ato lúdico de conhecer: a pesquisa como processo dialógico de apropriação de dispositivos informacionais e culturais
spellingShingle O ato lúdico de conhecer: a pesquisa como processo dialógico de apropriação de dispositivos informacionais e culturais
Passos, Marcos Paulo de
Dispositivos informacionais e culturais
Infoeducação
Infoeducation
Informational and cultural devices
Lúdico
Ordem informacional dialógica
Order informational dialogue
Pesquisa
Pesquisa escolar
Playful
Reearch
Research school
title_short O ato lúdico de conhecer: a pesquisa como processo dialógico de apropriação de dispositivos informacionais e culturais
title_full O ato lúdico de conhecer: a pesquisa como processo dialógico de apropriação de dispositivos informacionais e culturais
title_fullStr O ato lúdico de conhecer: a pesquisa como processo dialógico de apropriação de dispositivos informacionais e culturais
title_full_unstemmed O ato lúdico de conhecer: a pesquisa como processo dialógico de apropriação de dispositivos informacionais e culturais
title_sort O ato lúdico de conhecer: a pesquisa como processo dialógico de apropriação de dispositivos informacionais e culturais
author Passos, Marcos Paulo de
author_facet Passos, Marcos Paulo de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pieruccini, Ivete
dc.contributor.author.fl_str_mv Passos, Marcos Paulo de
dc.subject.por.fl_str_mv Dispositivos informacionais e culturais
Infoeducação
Infoeducation
Informational and cultural devices
Lúdico
Ordem informacional dialógica
Order informational dialogue
Pesquisa
Pesquisa escolar
Playful
Reearch
Research school
topic Dispositivos informacionais e culturais
Infoeducação
Infoeducation
Informational and cultural devices
Lúdico
Ordem informacional dialógica
Order informational dialogue
Pesquisa
Pesquisa escolar
Playful
Reearch
Research school
description Procura-se compreender e sistematizar categorias (princípios, processos e metodologias) implicadas nas dinâmicas do ato de conhecer, compreendido como um jogo entre os sujeitos do conhecimento e o universo informacional. De um lado, pretende-se alcançar novas compreensões e sistematizar elementos que se mostrem fundamentais às relações significativas de crianças e jovens com o universo sígnico; de outro, a redefinição de referências conceituais e metodológicas relativas ao conceito de pesquisa com crianças e jovens na contemporaneidade. Inscrita num conjunto de outras realizações e objetivando a consolidação da área da Infoeducação, esta pesquisa, de natureza qualitativa, sob uma perspectiva transdisciplinar, constitui-se de abordagem exploratória na Estação do Conhecimento Albert Einstein na comunidade de Paraisópolis, em São Paulo. O estudo mostrou que a inclusão do lúdico como categoria da pesquisa implica um conjunto de elementos articulados que perpassam a ordem do dispositivo informacional: concepção sobre o ato de conhecer, organização do ambiente, práticas articuladas entre os diferentes mediadores, modos especiais de tratar a produção de conhecimento pelos grupos, categorias que podem e devem ser exploradas visando-se sua descrição detalhada e possível contribuição a um modo diferenciado de orientar ações que permitam às crianças e jovens poder, saber e, principalmente, querer conhecer.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-07022014-154238/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-07022014-154238/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090469681954816