Escola em movimento : práticas de letramento em uma perspectiva ideológica, sociocultural e transformadora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bruna Carolini Barbosa
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
Texto Completo: http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000212848
Resumo: As práticas escolares, em sua grande maioria, têm se desenvolvido em uma perspectiva estruturalista da língua, em que o letramento é encarado como um fenômeno neutro, singular e autônomo, ignorando o fato de que somos sujeitos históricos constituídos pela linguagem. Este trabalho baseia-se em uma concepção sócio-histórica e ideológica da linguagem (BAKHTIN, 1995) vinculada à perspectiva dos Novos Estudos do Letramento (STREET, 1984, 1993, 2010, 2014; GEE, 1990; KLEIMAN, 1995, 2015; BARTON & HAMILTON, 1998) e por meio de um estudo etnográfico, pretende:i) observar as práticas de letramento implementadas no cotidiano de uma comunidade do MST situada na região norte do Paraná; ii) verificar a influência dessas práticas na escola pública de acampamento de Reforma Agrária; iii) investigar os diálogos presentes entre os Novos Estudos do Letramento e o projeto pedagógico do Movimento . Caracterizamos o MST como um sujeito social e seus princípios educativos e escolares como ideológicos, situados e emancipatórios (FREIRE, 1978, 1987, 1996), dado seu caráter político. Este trabalho visa a contribuir para o desenvolvimento de práticas de ensino caracterizadas pelos múltiplos letramentos e diversidade sociocultural, as quais se revelam favoráveis aos alunos inseridos naquele contexto e contextos similares.
id UEL_7d33d7153304b333f8971bd24e0ae56f
oai_identifier_str oai:uel.br:vtls000212848
network_acronym_str UEL
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
repository_id_str
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEscola em movimento : práticas de letramento em uma perspectiva ideológica, sociocultural e transformadoraMovin school : literacy practice in a ideologicol, sociocultural and transformative perspective2017-04-19Ana Lúcia de Campos Almeida . Paulo Roberto Almeida Joyce Elaine de Almeida BaronasBruna Carolini BarbosaUniversidade Estadual de Londrina. Centro de Letras e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem.URLBRAs práticas escolares, em sua grande maioria, têm se desenvolvido em uma perspectiva estruturalista da língua, em que o letramento é encarado como um fenômeno neutro, singular e autônomo, ignorando o fato de que somos sujeitos históricos constituídos pela linguagem. Este trabalho baseia-se em uma concepção sócio-histórica e ideológica da linguagem (BAKHTIN, 1995) vinculada à perspectiva dos Novos Estudos do Letramento (STREET, 1984, 1993, 2010, 2014; GEE, 1990; KLEIMAN, 1995, 2015; BARTON & HAMILTON, 1998) e por meio de um estudo etnográfico, pretende:i) observar as práticas de letramento implementadas no cotidiano de uma comunidade do MST situada na região norte do Paraná; ii) verificar a influência dessas práticas na escola pública de acampamento de Reforma Agrária; iii) investigar os diálogos presentes entre os Novos Estudos do Letramento e o projeto pedagógico do Movimento . Caracterizamos o MST como um sujeito social e seus princípios educativos e escolares como ideológicos, situados e emancipatórios (FREIRE, 1978, 1987, 1996), dado seu caráter político. Este trabalho visa a contribuir para o desenvolvimento de práticas de ensino caracterizadas pelos múltiplos letramentos e diversidade sociocultural, as quais se revelam favoráveis aos alunos inseridos naquele contexto e contextos similares.For the most part, school practices have developed in a structuralist perspective of language, in which literacy is seen as a neutral, singular and autonomous phenomenon, ignoring the fact that we are historical subjects constituted by language. This work is based on a socio-historical and ideological conception of language (BAKHTIN, 1995) linked to the perspective of the New Studies of Literature (STREET, 1984, 1993, 2010, 2014, GEE, 1990, KLEIMAN, 1995, 2015, BARTON & HAMILTON, 1998) and through an ethnographic study, aims to: i) observe the literacy practices implemented in the daily life of an MST community located in the northern region of Paraná; Ii) to verify the influence of these practices in the public school of Agrarian Reform camp; Iii) to investigate the dialogues between the New Studies of Literature and the pedagogical project of the Movement. We characterize the MST as a social subject and its educational and school principles as ideological, situated and emancipatory (FREIRE, 1978, 1987, 1996), given its political character. This work aims to contribute to the development of teaching practices characterized by multiple literacies and sociocultural diversity, which are favorable to the students inserted in that context and similar contexts.http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000212848porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-11T09:33:27Zoai:uel.br:vtls000212848Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2017-08-18T18:15:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.pt.fl_str_mv Escola em movimento : práticas de letramento em uma perspectiva ideológica, sociocultural e transformadora
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Movin school : literacy practice in a ideologicol, sociocultural and transformative perspective
title Escola em movimento : práticas de letramento em uma perspectiva ideológica, sociocultural e transformadora
spellingShingle Escola em movimento : práticas de letramento em uma perspectiva ideológica, sociocultural e transformadora
Bruna Carolini Barbosa
title_short Escola em movimento : práticas de letramento em uma perspectiva ideológica, sociocultural e transformadora
title_full Escola em movimento : práticas de letramento em uma perspectiva ideológica, sociocultural e transformadora
title_fullStr Escola em movimento : práticas de letramento em uma perspectiva ideológica, sociocultural e transformadora
title_full_unstemmed Escola em movimento : práticas de letramento em uma perspectiva ideológica, sociocultural e transformadora
title_sort Escola em movimento : práticas de letramento em uma perspectiva ideológica, sociocultural e transformadora
author Bruna Carolini Barbosa
author_facet Bruna Carolini Barbosa
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ana Lúcia de Campos Almeida .
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Paulo Roberto Almeida
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Joyce Elaine de Almeida Baronas
dc.contributor.author.fl_str_mv Bruna Carolini Barbosa
contributor_str_mv Ana Lúcia de Campos Almeida .
Paulo Roberto Almeida
Joyce Elaine de Almeida Baronas
description As práticas escolares, em sua grande maioria, têm se desenvolvido em uma perspectiva estruturalista da língua, em que o letramento é encarado como um fenômeno neutro, singular e autônomo, ignorando o fato de que somos sujeitos históricos constituídos pela linguagem. Este trabalho baseia-se em uma concepção sócio-histórica e ideológica da linguagem (BAKHTIN, 1995) vinculada à perspectiva dos Novos Estudos do Letramento (STREET, 1984, 1993, 2010, 2014; GEE, 1990; KLEIMAN, 1995, 2015; BARTON & HAMILTON, 1998) e por meio de um estudo etnográfico, pretende:i) observar as práticas de letramento implementadas no cotidiano de uma comunidade do MST situada na região norte do Paraná; ii) verificar a influência dessas práticas na escola pública de acampamento de Reforma Agrária; iii) investigar os diálogos presentes entre os Novos Estudos do Letramento e o projeto pedagógico do Movimento . Caracterizamos o MST como um sujeito social e seus princípios educativos e escolares como ideológicos, situados e emancipatórios (FREIRE, 1978, 1987, 1996), dado seu caráter político. Este trabalho visa a contribuir para o desenvolvimento de práticas de ensino caracterizadas pelos múltiplos letramentos e diversidade sociocultural, as quais se revelam favoráveis aos alunos inseridos naquele contexto e contextos similares.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-04-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000212848
url http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000212848
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina. Centro de Letras e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem.
dc.publisher.initials.fl_str_mv URL
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina. Centro de Letras e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1784990205529292800