Escola em movimento : práticas de letramento em uma perspectiva ideológica, sociocultural e transformadora
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL |
Texto Completo: | http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000212848 |
Resumo: | As práticas escolares, em sua grande maioria, têm se desenvolvido em uma perspectiva estruturalista da língua, em que o letramento é encarado como um fenômeno neutro, singular e autônomo, ignorando o fato de que somos sujeitos históricos constituídos pela linguagem. Este trabalho baseia-se em uma concepção sócio-histórica e ideológica da linguagem (BAKHTIN, 1995) vinculada à perspectiva dos Novos Estudos do Letramento (STREET, 1984, 1993, 2010, 2014; GEE, 1990; KLEIMAN, 1995, 2015; BARTON & HAMILTON, 1998) e por meio de um estudo etnográfico, pretende:i) observar as práticas de letramento implementadas no cotidiano de uma comunidade do MST situada na região norte do Paraná; ii) verificar a influência dessas práticas na escola pública de acampamento de Reforma Agrária; iii) investigar os diálogos presentes entre os Novos Estudos do Letramento e o projeto pedagógico do Movimento . Caracterizamos o MST como um sujeito social e seus princípios educativos e escolares como ideológicos, situados e emancipatórios (FREIRE, 1978, 1987, 1996), dado seu caráter político. Este trabalho visa a contribuir para o desenvolvimento de práticas de ensino caracterizadas pelos múltiplos letramentos e diversidade sociocultural, as quais se revelam favoráveis aos alunos inseridos naquele contexto e contextos similares. |
id |
UEL_7d33d7153304b333f8971bd24e0ae56f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:uel.br:vtls000212848 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEscola em movimento : práticas de letramento em uma perspectiva ideológica, sociocultural e transformadoraMovin school : literacy practice in a ideologicol, sociocultural and transformative perspective2017-04-19Ana Lúcia de Campos Almeida . Paulo Roberto Almeida Joyce Elaine de Almeida BaronasBruna Carolini BarbosaUniversidade Estadual de Londrina. Centro de Letras e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem.URLBRAs práticas escolares, em sua grande maioria, têm se desenvolvido em uma perspectiva estruturalista da língua, em que o letramento é encarado como um fenômeno neutro, singular e autônomo, ignorando o fato de que somos sujeitos históricos constituídos pela linguagem. Este trabalho baseia-se em uma concepção sócio-histórica e ideológica da linguagem (BAKHTIN, 1995) vinculada à perspectiva dos Novos Estudos do Letramento (STREET, 1984, 1993, 2010, 2014; GEE, 1990; KLEIMAN, 1995, 2015; BARTON & HAMILTON, 1998) e por meio de um estudo etnográfico, pretende:i) observar as práticas de letramento implementadas no cotidiano de uma comunidade do MST situada na região norte do Paraná; ii) verificar a influência dessas práticas na escola pública de acampamento de Reforma Agrária; iii) investigar os diálogos presentes entre os Novos Estudos do Letramento e o projeto pedagógico do Movimento . Caracterizamos o MST como um sujeito social e seus princípios educativos e escolares como ideológicos, situados e emancipatórios (FREIRE, 1978, 1987, 1996), dado seu caráter político. Este trabalho visa a contribuir para o desenvolvimento de práticas de ensino caracterizadas pelos múltiplos letramentos e diversidade sociocultural, as quais se revelam favoráveis aos alunos inseridos naquele contexto e contextos similares.For the most part, school practices have developed in a structuralist perspective of language, in which literacy is seen as a neutral, singular and autonomous phenomenon, ignoring the fact that we are historical subjects constituted by language. This work is based on a socio-historical and ideological conception of language (BAKHTIN, 1995) linked to the perspective of the New Studies of Literature (STREET, 1984, 1993, 2010, 2014, GEE, 1990, KLEIMAN, 1995, 2015, BARTON & HAMILTON, 1998) and through an ethnographic study, aims to: i) observe the literacy practices implemented in the daily life of an MST community located in the northern region of Paraná; Ii) to verify the influence of these practices in the public school of Agrarian Reform camp; Iii) to investigate the dialogues between the New Studies of Literature and the pedagogical project of the Movement. We characterize the MST as a social subject and its educational and school principles as ideological, situated and emancipatory (FREIRE, 1978, 1987, 1996), given its political character. This work aims to contribute to the development of teaching practices characterized by multiple literacies and sociocultural diversity, which are favorable to the students inserted in that context and similar contexts.http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000212848porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-11T09:33:27Zoai:uel.br:vtls000212848Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2017-08-18T18:15:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Escola em movimento : práticas de letramento em uma perspectiva ideológica, sociocultural e transformadora |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Movin school : literacy practice in a ideologicol, sociocultural and transformative perspective |
title |
Escola em movimento : práticas de letramento em uma perspectiva ideológica, sociocultural e transformadora |
spellingShingle |
Escola em movimento : práticas de letramento em uma perspectiva ideológica, sociocultural e transformadora Bruna Carolini Barbosa |
title_short |
Escola em movimento : práticas de letramento em uma perspectiva ideológica, sociocultural e transformadora |
title_full |
Escola em movimento : práticas de letramento em uma perspectiva ideológica, sociocultural e transformadora |
title_fullStr |
Escola em movimento : práticas de letramento em uma perspectiva ideológica, sociocultural e transformadora |
title_full_unstemmed |
Escola em movimento : práticas de letramento em uma perspectiva ideológica, sociocultural e transformadora |
title_sort |
Escola em movimento : práticas de letramento em uma perspectiva ideológica, sociocultural e transformadora |
author |
Bruna Carolini Barbosa |
author_facet |
Bruna Carolini Barbosa |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ana Lúcia de Campos Almeida . |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Paulo Roberto Almeida |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Joyce Elaine de Almeida Baronas |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bruna Carolini Barbosa |
contributor_str_mv |
Ana Lúcia de Campos Almeida . Paulo Roberto Almeida Joyce Elaine de Almeida Baronas |
description |
As práticas escolares, em sua grande maioria, têm se desenvolvido em uma perspectiva estruturalista da língua, em que o letramento é encarado como um fenômeno neutro, singular e autônomo, ignorando o fato de que somos sujeitos históricos constituídos pela linguagem. Este trabalho baseia-se em uma concepção sócio-histórica e ideológica da linguagem (BAKHTIN, 1995) vinculada à perspectiva dos Novos Estudos do Letramento (STREET, 1984, 1993, 2010, 2014; GEE, 1990; KLEIMAN, 1995, 2015; BARTON & HAMILTON, 1998) e por meio de um estudo etnográfico, pretende:i) observar as práticas de letramento implementadas no cotidiano de uma comunidade do MST situada na região norte do Paraná; ii) verificar a influência dessas práticas na escola pública de acampamento de Reforma Agrária; iii) investigar os diálogos presentes entre os Novos Estudos do Letramento e o projeto pedagógico do Movimento . Caracterizamos o MST como um sujeito social e seus princípios educativos e escolares como ideológicos, situados e emancipatórios (FREIRE, 1978, 1987, 1996), dado seu caráter político. Este trabalho visa a contribuir para o desenvolvimento de práticas de ensino caracterizadas pelos múltiplos letramentos e diversidade sociocultural, as quais se revelam favoráveis aos alunos inseridos naquele contexto e contextos similares. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-04-19 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000212848 |
url |
http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000212848 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Londrina. Centro de Letras e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem. |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
URL |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Londrina. Centro de Letras e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1784990205529292800 |