LETRAMENTOS IDEOLÓGICOS E ACADÊMICOS JUSTAPOSTOS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Travessias Interativas |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/17018 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é investigar movimentos retóricos e vozes que forjam os letramentos acadêmicos em atividades de escrita e leitura de estudantes ingressantes de Letras-Inglês, da Universidade Estadual de Londrina e da Universidade Estadual do Paraná. Para tanto, ofertamos uma oficina de leitura de textos científicos na qual os/as participantes tinham de produzir fichamentos e diários de leitura. Além dessas produções escritas, aplicamos um questionário de perfil sociocultural e necessidades de aprendizagem, para o reconhecimento de suas características, e um inventário de situações-problema (ambos via google forms), para a identificação das percepções dos/as participantes sobre contextos de ensino. Para a análise das ações didáticas desenvolvidas, usamos a codificação provisória com base nos elementos constitutivos dos dois gêneros e vozes mobilizadas pelos/pelas estudantes nas produções escritas. Em relação aos questionários e inventários, realizamos a tabulação e interpretação dos dados à luz de teorias mobilizadas na fundamentação teórica, especialmente, letramentos ideológicos e letramentos acadêmicos. Como resultados, entendemos que os letramentos ideológicos têm muito mais espaço no meio acadêmico por meio dos diários de leitura do que nos fichamentos. Esses são mais parciais e seguem o pensamento do autor/da autora do texto, não importando a visão de mundo do leitor/da leitora, que, nos diários de leitura, tem mais espaço para tecer relações com vozes sociais diversas. |
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LETRAMENTOS IDEOLÓGICOS E ACADÊMICOS JUSTAPOSTOSIDEOLOGICAL AND ACADEMIC LITERACIES JUXTAPOSEDLetramentos acadêmicosPrática socialGêneros acadêmicosDiário de leituraAcademic literaciesSocial practiceAcademic genresReading diariesO objetivo deste trabalho é investigar movimentos retóricos e vozes que forjam os letramentos acadêmicos em atividades de escrita e leitura de estudantes ingressantes de Letras-Inglês, da Universidade Estadual de Londrina e da Universidade Estadual do Paraná. Para tanto, ofertamos uma oficina de leitura de textos científicos na qual os/as participantes tinham de produzir fichamentos e diários de leitura. Além dessas produções escritas, aplicamos um questionário de perfil sociocultural e necessidades de aprendizagem, para o reconhecimento de suas características, e um inventário de situações-problema (ambos via google forms), para a identificação das percepções dos/as participantes sobre contextos de ensino. Para a análise das ações didáticas desenvolvidas, usamos a codificação provisória com base nos elementos constitutivos dos dois gêneros e vozes mobilizadas pelos/pelas estudantes nas produções escritas. Em relação aos questionários e inventários, realizamos a tabulação e interpretação dos dados à luz de teorias mobilizadas na fundamentação teórica, especialmente, letramentos ideológicos e letramentos acadêmicos. Como resultados, entendemos que os letramentos ideológicos têm muito mais espaço no meio acadêmico por meio dos diários de leitura do que nos fichamentos. Esses são mais parciais e seguem o pensamento do autor/da autora do texto, não importando a visão de mundo do leitor/da leitora, que, nos diários de leitura, tem mais espaço para tecer relações com vozes sociais diversas.The objective of this project is to investigate the rhetorical moves and voices that forge academic literacies in activities of writing and reading of incoming English Language students from the State University of Londrina and the State University of Paraná. Therefore, we offered a scientific article reading workshop in which they had to produce annotations and reading diaries. Besides these written productions, we applied a questionnaire of socio-cultural profiles and learning necessities to recognize their characteristics, and an inventory of problem situations (both on google forms) to identify the participant’s perceptions about teaching situations. To analyze the didactic action developed, we used the provisional coding based on the constitutive elements from the two genres and the voices mobilized by the students on written productions. Regarding the questionnaires and inventories, we made the tabulations and interpretations using our theoretical foundation, especially ideological literacies and academic literacies. As result, we understood that ideological literacies have much more space in the academia through the reading diaries than the annotations. The annotations are more partial, and follow the thought of the text’s author, disregarding the world view of the reader. On the reading diaries, on the other hand, the reader has space to relate to several different social voices.Universidade Federal de Sergipe - UFS2022-01-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/1701810.51951/ti.v11i24Travessias Interativas; No 24 (2021): Travessias Interativas → jul-dez/2021; 68-87Travessias Interativas; n. 24 (2021): Travessias Interativas → jul-dez/2021; 68-87Travessias Interativas; No. 24 (2021): Travessias Interativas → jul-dez/2021; 68-87Travessias Interativas; Núm. 24 (2021): Travessias Interativas → jul-dez/2021; 68-872236-740310.51951/ti.v11i24reponame:Travessias Interativasinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFS-porhttps://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/17018/12461Copyright (c) 2022 Travessias Interativasinfo:eu-repo/semantics/openAccessMELO, Ana Beatriz Ruiz de CRISTOVÃO, Vera Lúcia Lopes 2022-01-12T02:29:31Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/17018Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/oaiale1976@academico.ufs.br2236-74032236-7403opendoar:2022-01-12T02:29:31Travessias Interativas - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
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