Orbitas elipticas e sua real forma
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8688 |
Resumo: | Resumo: A Astronomia é uma das mais antigas ciências, e atrai a atenção de pessoas de todas as idades e gerações Ela está inserida nos documentos oficiais que norteiam o ensino nas escolas de todo o território nacional Entretanto existe uma dificuldade no que diz respeito à formação inicial do professor e quanto ao material didático, que muitas vezes apresenta o conteúdo de forma incorreta e com erros conceituais, contribuindo para a formação de concepções equivocadas Com isso o foco do presente trabalho está na representação das orbitas dos planetas do Sistema Solar em que comumente é apresentada figuras de órbitas com elipses muito achatadas (excêntricas) Para tal o presente trabalho desenvolveu-se junto a duas turmas de primeiro ano do ensino médio numa escola da rede pública de educação Com o propósito de comparar o aprendizado entre ambas as turmas, na primeira utilizou-se de duas atividades, sendo a construção de orbitas com barbante e o uso de um simulador de órbitas, enquanto na segunda foi realizada apenas a apresentação e explicação do tema utilizando o livro didático Ao final pode-se concluir que, com a introdução de recursos didático, houve uma aprendizagem significativa, mudando a percepção dos alunos sobre o real formato das órbitas dos planetas e a compreensão das Leis de Kepler |
id |
UEL_7dbeaa57f4d83d371925d4f1647c4cea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/8688 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
Orbitas elipticas e sua real formaAstronomiaEstudo e ensinoMaterial didáticoSistema solarMovimento no espaçoAstronomy - Study and teachingTeaching materialsSolar system - Motion in spaceResumo: A Astronomia é uma das mais antigas ciências, e atrai a atenção de pessoas de todas as idades e gerações Ela está inserida nos documentos oficiais que norteiam o ensino nas escolas de todo o território nacional Entretanto existe uma dificuldade no que diz respeito à formação inicial do professor e quanto ao material didático, que muitas vezes apresenta o conteúdo de forma incorreta e com erros conceituais, contribuindo para a formação de concepções equivocadas Com isso o foco do presente trabalho está na representação das orbitas dos planetas do Sistema Solar em que comumente é apresentada figuras de órbitas com elipses muito achatadas (excêntricas) Para tal o presente trabalho desenvolveu-se junto a duas turmas de primeiro ano do ensino médio numa escola da rede pública de educação Com o propósito de comparar o aprendizado entre ambas as turmas, na primeira utilizou-se de duas atividades, sendo a construção de orbitas com barbante e o uso de um simulador de órbitas, enquanto na segunda foi realizada apenas a apresentação e explicação do tema utilizando o livro didático Ao final pode-se concluir que, com a introdução de recursos didático, houve uma aprendizagem significativa, mudando a percepção dos alunos sobre o real formato das órbitas dos planetas e a compreensão das Leis de KeplerDissertação (Mestrado em Física) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em FísicaAbstract: Astronomy is one of the oldest sciences, and it attracts the attention of people of all ages and generations It is included in the official documents that guide teaching in schools across the country However, there is a difficulty with regard to the initial training of the teacher and the teaching material, which often presents the content incorrectly and with conceptual errors, contributing to the formation of misconceptions Thus, the focus of the present work is on the representation of the orbits of the planets of the Solar System in which figures of orbits with very flattened (eccentric) ellipses are commonly presented For this, the present work was developed with two classes of the first year of high school in a school of the public education network In order to compare the learning between both groups, in the first one, two activities were used, being the construction of orbits with string and the use of an orbit simulator, while in the second, only the presentation and explanation of the theme was carried out using the textbook In the end, it can be concluded that, with the introduction of didactic resources, there was a significant learning, changing the students' perception about the real format of the planets' orbits and the understanding of Kepler's LawsFuji, Americo Tsuneo [Orientador]Lachel, GustavoOliveira, Edilson Luis deSilva, Alexandre Ferreira de Castro e2024-05-01T11:39:44Z2024-05-01T11:39:44Z2022.0017.05.2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/8688porMestradoFísicaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em FísicaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:44Zoai:repositorio.uel.br:123456789/8688Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:44Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Orbitas elipticas e sua real forma |
title |
Orbitas elipticas e sua real forma |
spellingShingle |
Orbitas elipticas e sua real forma Silva, Alexandre Ferreira de Castro e Astronomia Estudo e ensino Material didático Sistema solar Movimento no espaço Astronomy - Study and teaching Teaching materials Solar system - Motion in space |
title_short |
Orbitas elipticas e sua real forma |
title_full |
Orbitas elipticas e sua real forma |
title_fullStr |
Orbitas elipticas e sua real forma |
title_full_unstemmed |
Orbitas elipticas e sua real forma |
title_sort |
Orbitas elipticas e sua real forma |
author |
Silva, Alexandre Ferreira de Castro e |
author_facet |
Silva, Alexandre Ferreira de Castro e |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fuji, Americo Tsuneo [Orientador] Lachel, Gustavo Oliveira, Edilson Luis de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Alexandre Ferreira de Castro e |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Astronomia Estudo e ensino Material didático Sistema solar Movimento no espaço Astronomy - Study and teaching Teaching materials Solar system - Motion in space |
topic |
Astronomia Estudo e ensino Material didático Sistema solar Movimento no espaço Astronomy - Study and teaching Teaching materials Solar system - Motion in space |
description |
Resumo: A Astronomia é uma das mais antigas ciências, e atrai a atenção de pessoas de todas as idades e gerações Ela está inserida nos documentos oficiais que norteiam o ensino nas escolas de todo o território nacional Entretanto existe uma dificuldade no que diz respeito à formação inicial do professor e quanto ao material didático, que muitas vezes apresenta o conteúdo de forma incorreta e com erros conceituais, contribuindo para a formação de concepções equivocadas Com isso o foco do presente trabalho está na representação das orbitas dos planetas do Sistema Solar em que comumente é apresentada figuras de órbitas com elipses muito achatadas (excêntricas) Para tal o presente trabalho desenvolveu-se junto a duas turmas de primeiro ano do ensino médio numa escola da rede pública de educação Com o propósito de comparar o aprendizado entre ambas as turmas, na primeira utilizou-se de duas atividades, sendo a construção de orbitas com barbante e o uso de um simulador de órbitas, enquanto na segunda foi realizada apenas a apresentação e explicação do tema utilizando o livro didático Ao final pode-se concluir que, com a introdução de recursos didático, houve uma aprendizagem significativa, mudando a percepção dos alunos sobre o real formato das órbitas dos planetas e a compreensão das Leis de Kepler |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
17.05.2022 2022.00 2024-05-01T11:39:44Z 2024-05-01T11:39:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8688 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8688 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Física Centro de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Física |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823251354877952 |