Recursos argumentativos no gênero bilhete

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zanlorenssi, Maria Helena Oliveira Slivak
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10832
Resumo: Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo estudar, dentro de uma perspectiva semântico-argumentativa, os efeitos da utilização dos recursos argumentativos, no gênero bilhete escrito, reservadamente, por adolescentes entre 12 a 17 anos, nas aulas de Língua Portuguesa, no 2º ciclo do Ensino Fundamental, em uma escola da cidade de Guarapuava, Paraná As perguntas que nos propusemos a responder foram as seguintes: O gênero bilhete pode ser considerado um enunciado breve, informal, de prestígio menor, presente na vida cotidiana da sociedade moderna? Os participantes da enunciação têm a intenção de expor, argumentativamente, por meio do gênero bilhete, as suas angústias, necessidades, afetos e sentimentos aflorados na fase específica do desenvolvimento humano que é adolescência? A presença de recursos argumentativos nos enunciados leva os interlocutores a agirem interativamente? Qual é a eficácia dos recursos argumentativos dentro de um gênero discursivo como o bilhete? Para isso percorremos o seguinte processo: o estudo do gênero discursivo bilhete, o contexto escolar, a fase da vida humana que é a adolescência, a argumentação dentro da concepção pragmática da linguagem, os recursos argumentativos e o cruzamento dos conceitos com corpus de análise Em relação aos recursos argumentativos, analisamos quatro casos especiais; a) os articuladores conectivos como responsáveis pela estruturação e encadeamento dos enunciados dentro de uma orientação argumentativa; b) os modalizadores e as expressões modalizadoras, principalmente os advérbios, que criam um efeito de adesão àquilo que está sendo dito; d) o próprio processo de organização do discurso que, no seu interior, aponta a argumentatividade presente na linguagem Percorremos algumas noções nas áreas de gênero de discurso, argumentação, psicologia e sociologia O esforço de não separar as áreas foi para que pudéssemos dar maior visibilidade às análises, objetivando chegar a algumas conclusões como: a) o gênero bilhete é utilizado para respaldar práticas sociais informais em um momento em que a sociedade necessita de fluidez nas suas comunicações; b) os recursos argumentativos utilizados pelos enunciadores contribuem na progressão dos enunciados, na interpretação e na conclusão de um ponto de vista, levando os enunciadores a agirem interativa e argumentativamente
id UEL_7fb75ae7ede146aa3877dea4c4bbf13c
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/10832
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Recursos argumentativos no gênero bilheteAnálise do discursoGêneros textuaisLinguagemDiscourse analysisText genresLanguageResumo: Esta pesquisa tem por objetivo estudar, dentro de uma perspectiva semântico-argumentativa, os efeitos da utilização dos recursos argumentativos, no gênero bilhete escrito, reservadamente, por adolescentes entre 12 a 17 anos, nas aulas de Língua Portuguesa, no 2º ciclo do Ensino Fundamental, em uma escola da cidade de Guarapuava, Paraná As perguntas que nos propusemos a responder foram as seguintes: O gênero bilhete pode ser considerado um enunciado breve, informal, de prestígio menor, presente na vida cotidiana da sociedade moderna? Os participantes da enunciação têm a intenção de expor, argumentativamente, por meio do gênero bilhete, as suas angústias, necessidades, afetos e sentimentos aflorados na fase específica do desenvolvimento humano que é adolescência? A presença de recursos argumentativos nos enunciados leva os interlocutores a agirem interativamente? Qual é a eficácia dos recursos argumentativos dentro de um gênero discursivo como o bilhete? Para isso percorremos o seguinte processo: o estudo do gênero discursivo bilhete, o contexto escolar, a fase da vida humana que é a adolescência, a argumentação dentro da concepção pragmática da linguagem, os recursos argumentativos e o cruzamento dos conceitos com corpus de análise Em relação aos recursos argumentativos, analisamos quatro casos especiais; a) os articuladores conectivos como responsáveis pela estruturação e encadeamento dos enunciados dentro de uma orientação argumentativa; b) os modalizadores e as expressões modalizadoras, principalmente os advérbios, que criam um efeito de adesão àquilo que está sendo dito; d) o próprio processo de organização do discurso que, no seu interior, aponta a argumentatividade presente na linguagem Percorremos algumas noções nas áreas de gênero de discurso, argumentação, psicologia e sociologia O esforço de não separar as áreas foi para que pudéssemos dar maior visibilidade às análises, objetivando chegar a algumas conclusões como: a) o gênero bilhete é utilizado para respaldar práticas sociais informais em um momento em que a sociedade necessita de fluidez nas suas comunicações; b) os recursos argumentativos utilizados pelos enunciadores contribuem na progressão dos enunciados, na interpretação e na conclusão de um ponto de vista, levando os enunciadores a agirem interativa e argumentativamenteDissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemAbstract: This research aims to study the effects of the use of argumentative resources in the gender of text notes, written reservedly by teenagers at ages of 12 until 17, in a high school context in of Guarapuava-PR The questions we have tried to answer were: Can the text note be considered a brief, informal, less prestigious enunciation in an everyday life of a modern society? Do the participants in the enunciation have the intention of exposing, argumentatively, their anguishes, needs, affections and feelings bloomed at this age of human development? Does the presence of the argumentative resources in the enunciations lead the interlocutors to act interactively? Which is the efficacy of these resources in the discursive gender of text note? In order to do that, we have followed theses processes: the study of the discursive gender of text notes, the scholar context and the adolescence, the arguments inside of the pragmatic conceptions of language, the argumentative resources, the crossing of the concepts to the corpus of the analysis When it comes about the argumentative resources, four special cases were analyzed, which were the connective articulators working as responsible for the structure and connection of the enunciations in an argumentative orientation; adverbs and expressions adverbs, mainly the adverbs which create an adhesion effect to what is being said; the affective operators related to the abilities they have in attributing evaluation to the nouns through adjectives in the enunciations; the process of the discourse organization that shows the argumentative aspect in language Areas such as Discourse gender, Notion of argumentative in language, Psychology and Sociology, were inseparably studied, so that the analysis could be enlarged and conclusions could be drawn As examples of them, it was possible to understand that the gender of text note is being used to support the informal social practices, in a moment when the society needs a flowing communication In addition to that, the argumentative resources used by the enunciators have contributed in the progression of enunciations, as well as in the interpretation and conclusion of a point of view, that led them to act interactively and argumentativelyOliveira, Esther Gomes de [Orientador]Saleh, Pascoalina Bailon de OliveiraLimoli, LoredanaZanlorenssi, Maria Helena Oliveira Slivak2024-05-01T12:50:24Z2024-05-01T12:50:24Z2007.0017.08.2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/10832porMestradoEstudos da LinguagemCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:02Zoai:repositorio.uel.br:123456789/10832Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:02Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Recursos argumentativos no gênero bilhete
title Recursos argumentativos no gênero bilhete
spellingShingle Recursos argumentativos no gênero bilhete
Zanlorenssi, Maria Helena Oliveira Slivak
Análise do discurso
Gêneros textuais
Linguagem
Discourse analysis
Text genres
Language
title_short Recursos argumentativos no gênero bilhete
title_full Recursos argumentativos no gênero bilhete
title_fullStr Recursos argumentativos no gênero bilhete
title_full_unstemmed Recursos argumentativos no gênero bilhete
title_sort Recursos argumentativos no gênero bilhete
author Zanlorenssi, Maria Helena Oliveira Slivak
author_facet Zanlorenssi, Maria Helena Oliveira Slivak
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Esther Gomes de [Orientador]
Saleh, Pascoalina Bailon de Oliveira
Limoli, Loredana
dc.contributor.author.fl_str_mv Zanlorenssi, Maria Helena Oliveira Slivak
dc.subject.por.fl_str_mv Análise do discurso
Gêneros textuais
Linguagem
Discourse analysis
Text genres
Language
topic Análise do discurso
Gêneros textuais
Linguagem
Discourse analysis
Text genres
Language
description Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo estudar, dentro de uma perspectiva semântico-argumentativa, os efeitos da utilização dos recursos argumentativos, no gênero bilhete escrito, reservadamente, por adolescentes entre 12 a 17 anos, nas aulas de Língua Portuguesa, no 2º ciclo do Ensino Fundamental, em uma escola da cidade de Guarapuava, Paraná As perguntas que nos propusemos a responder foram as seguintes: O gênero bilhete pode ser considerado um enunciado breve, informal, de prestígio menor, presente na vida cotidiana da sociedade moderna? Os participantes da enunciação têm a intenção de expor, argumentativamente, por meio do gênero bilhete, as suas angústias, necessidades, afetos e sentimentos aflorados na fase específica do desenvolvimento humano que é adolescência? A presença de recursos argumentativos nos enunciados leva os interlocutores a agirem interativamente? Qual é a eficácia dos recursos argumentativos dentro de um gênero discursivo como o bilhete? Para isso percorremos o seguinte processo: o estudo do gênero discursivo bilhete, o contexto escolar, a fase da vida humana que é a adolescência, a argumentação dentro da concepção pragmática da linguagem, os recursos argumentativos e o cruzamento dos conceitos com corpus de análise Em relação aos recursos argumentativos, analisamos quatro casos especiais; a) os articuladores conectivos como responsáveis pela estruturação e encadeamento dos enunciados dentro de uma orientação argumentativa; b) os modalizadores e as expressões modalizadoras, principalmente os advérbios, que criam um efeito de adesão àquilo que está sendo dito; d) o próprio processo de organização do discurso que, no seu interior, aponta a argumentatividade presente na linguagem Percorremos algumas noções nas áreas de gênero de discurso, argumentação, psicologia e sociologia O esforço de não separar as áreas foi para que pudéssemos dar maior visibilidade às análises, objetivando chegar a algumas conclusões como: a) o gênero bilhete é utilizado para respaldar práticas sociais informais em um momento em que a sociedade necessita de fluidez nas suas comunicações; b) os recursos argumentativos utilizados pelos enunciadores contribuem na progressão dos enunciados, na interpretação e na conclusão de um ponto de vista, levando os enunciadores a agirem interativa e argumentativamente
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 17.08.2007
2007.00
2024-05-01T12:50:24Z
2024-05-01T12:50:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10832
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10832
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Estudos da Linguagem
Centro de Letras e Ciências Humanas
Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823277250510848