A língua materna em sala de aula de língua estrangeira : o recurso da alternância de código na fala de uma professora e o desenvolvimento da inteligência de alunos em um curso de secretariado executivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cantarotti, Aline
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10780
Resumo: Resumo: A discussão sobre usar ou não usar a língua materna dos alunos em sala de aula de língua estrangeira é bastante controvertida Ao questionar professores sobre o que os motivava a não usa-la em sala de aula, estes afirmavam que a língua materna retardaria o processo de aprendizagem Para eles, como os alunos se encontram em estágio inicial de aprendizagem, deveriam acostumar-se à língua objeto desde o começo do processo Porém é perceptível, também, nesta concepção, certa confusão: acostumar-se à língua objeto desde cedo não significa que o aluno tenha que esquecer tudo que aprendeu e não se remeter jamais à sua língua materna Significa que o aluno deve ouvir e ser exposto ao máximo de input possível na língua objeto De qualquer forma, por que não usar a língua materna como recurso de ensino e aprendizagem quando houver necessidade de fazê-lo? Outro aspecto sobre o uso da língua materna na sala de aula de língua estrangeira que se discute aqui é que os professores pensam nesse uso como uma forma de tradução E vêem a tradução de modo negativo Por não se aprofundarem em estudos, como alguns dos produzidos no campo da Lingüística Contrastiva, ou verem a possibilidade de usar a língua materna como recurso para auxiliar o ensino e a aprendizagem da língua estrangeira, eles acreditam que, na realidade, a língua materna pode ser prejudicial e retardar a aprendizagem do aluno Considerando essas idéias, o principal objetivo deste trabalho é verificar o papel da língua materna na sala de aula de língua estrangeira em estágio inicial de aprendizagem Acredita-se que, na maior parte das vezes, o papel da língua materna na aula de língua estrangeira pode ser benéfico, tendo a alternância de código e a Interlíngua, elementos norteadores desta pesquisa O contexto da coleta de dados escolhido foi o de um curso de línguas para fins específicos em uma universidade pública brasileira Tal escolha justificou-se pelo fato de poucas pesquisas abordarem o uso da língua materna em sala de aula de língua estrangeira nesse contexto
id UEL_8c5047676acc07ba5fc67ddf8ac52741
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/10780
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling A língua materna em sala de aula de língua estrangeira : o recurso da alternância de código na fala de uma professora e o desenvolvimento da inteligência de alunos em um curso de secretariado executivoAnálise do discursoGêneros textuaisLinguagemDiscourse analysisLinguisticsResumo: A discussão sobre usar ou não usar a língua materna dos alunos em sala de aula de língua estrangeira é bastante controvertida Ao questionar professores sobre o que os motivava a não usa-la em sala de aula, estes afirmavam que a língua materna retardaria o processo de aprendizagem Para eles, como os alunos se encontram em estágio inicial de aprendizagem, deveriam acostumar-se à língua objeto desde o começo do processo Porém é perceptível, também, nesta concepção, certa confusão: acostumar-se à língua objeto desde cedo não significa que o aluno tenha que esquecer tudo que aprendeu e não se remeter jamais à sua língua materna Significa que o aluno deve ouvir e ser exposto ao máximo de input possível na língua objeto De qualquer forma, por que não usar a língua materna como recurso de ensino e aprendizagem quando houver necessidade de fazê-lo? Outro aspecto sobre o uso da língua materna na sala de aula de língua estrangeira que se discute aqui é que os professores pensam nesse uso como uma forma de tradução E vêem a tradução de modo negativo Por não se aprofundarem em estudos, como alguns dos produzidos no campo da Lingüística Contrastiva, ou verem a possibilidade de usar a língua materna como recurso para auxiliar o ensino e a aprendizagem da língua estrangeira, eles acreditam que, na realidade, a língua materna pode ser prejudicial e retardar a aprendizagem do aluno Considerando essas idéias, o principal objetivo deste trabalho é verificar o papel da língua materna na sala de aula de língua estrangeira em estágio inicial de aprendizagem Acredita-se que, na maior parte das vezes, o papel da língua materna na aula de língua estrangeira pode ser benéfico, tendo a alternância de código e a Interlíngua, elementos norteadores desta pesquisa O contexto da coleta de dados escolhido foi o de um curso de línguas para fins específicos em uma universidade pública brasileira Tal escolha justificou-se pelo fato de poucas pesquisas abordarem o uso da língua materna em sala de aula de língua estrangeira nesse contextoDissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemAbstract: The discussion over using or not the mother tongue of students in foreign language class is extremely controversial When questioning teachers and professors about what motivated them not to use the mother tongue in class, they stated that the mother tongue would decrease the pace of the learning process As the students were in the beginning level in the learning process, they should get used to the target language as soon as they start taking classes However, when facing the matter, we notice some misconceptions The first one is that being used to the target language since early stages does not mean that the student has to forget everything he has learned and do not make any references to the mother tongue under any circumstances It means that students should be exposed to input at its most In any case, why not using the mother tongue as resource for learning and teaching languages? Another aspect concerning the mother tongue in foreign language class here discussed is that teachers and professors think over the use or not of the mother tongue in foreign language class as a translation method And they also see translation as a negative characteristic By not studying some of the researches and papers deeply over Contrastive Linguistics or, even, when they see the possibility of using the mother tongue as an extra resource to aid foreign language teaching and learning, they truly believe that the language teaching in this context could be more harmful to students in his learning process Considering its ideas, the main purpose of this work is to verify the role of the mother tongue in foreign language class, in the beginning stage of learning We believe that most of the time, the role of the mother tongue in foreign language class can be positive, when considering processes such as Code-switching and Interlanguage, goal orienting our research The data was collected in a language for specific purposes in a Brazilian public university This choice of data is justified by the fact that very few researches approach the foreign language teaching with the use of the mother tongueResumen: La discusión sobre usar o no usar la lengua materna de los alumnos en sala de clase de lengua extranjera es bastante controvertida Cuando se preguntó a los profesores sobre qué los motivaba a no utilizar la LM en sala de clase, ellos afirmaban quDurão, Adja Balbino de Amorim Barbieri [Orientador]Nascimento, Elvira LopesVandresen, PaulinoCantarotti, Aline2024-05-01T12:49:12Z2024-05-01T12:49:12Z2007.0018.06.07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/10780porMestradoEstudos da LinguagemCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:02Zoai:repositorio.uel.br:123456789/10780Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:02Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv A língua materna em sala de aula de língua estrangeira : o recurso da alternância de código na fala de uma professora e o desenvolvimento da inteligência de alunos em um curso de secretariado executivo
title A língua materna em sala de aula de língua estrangeira : o recurso da alternância de código na fala de uma professora e o desenvolvimento da inteligência de alunos em um curso de secretariado executivo
spellingShingle A língua materna em sala de aula de língua estrangeira : o recurso da alternância de código na fala de uma professora e o desenvolvimento da inteligência de alunos em um curso de secretariado executivo
Cantarotti, Aline
Análise do discurso
Gêneros textuais
Linguagem
Discourse analysis
Linguistics
title_short A língua materna em sala de aula de língua estrangeira : o recurso da alternância de código na fala de uma professora e o desenvolvimento da inteligência de alunos em um curso de secretariado executivo
title_full A língua materna em sala de aula de língua estrangeira : o recurso da alternância de código na fala de uma professora e o desenvolvimento da inteligência de alunos em um curso de secretariado executivo
title_fullStr A língua materna em sala de aula de língua estrangeira : o recurso da alternância de código na fala de uma professora e o desenvolvimento da inteligência de alunos em um curso de secretariado executivo
title_full_unstemmed A língua materna em sala de aula de língua estrangeira : o recurso da alternância de código na fala de uma professora e o desenvolvimento da inteligência de alunos em um curso de secretariado executivo
title_sort A língua materna em sala de aula de língua estrangeira : o recurso da alternância de código na fala de uma professora e o desenvolvimento da inteligência de alunos em um curso de secretariado executivo
author Cantarotti, Aline
author_facet Cantarotti, Aline
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Durão, Adja Balbino de Amorim Barbieri [Orientador]
Nascimento, Elvira Lopes
Vandresen, Paulino
dc.contributor.author.fl_str_mv Cantarotti, Aline
dc.subject.por.fl_str_mv Análise do discurso
Gêneros textuais
Linguagem
Discourse analysis
Linguistics
topic Análise do discurso
Gêneros textuais
Linguagem
Discourse analysis
Linguistics
description Resumo: A discussão sobre usar ou não usar a língua materna dos alunos em sala de aula de língua estrangeira é bastante controvertida Ao questionar professores sobre o que os motivava a não usa-la em sala de aula, estes afirmavam que a língua materna retardaria o processo de aprendizagem Para eles, como os alunos se encontram em estágio inicial de aprendizagem, deveriam acostumar-se à língua objeto desde o começo do processo Porém é perceptível, também, nesta concepção, certa confusão: acostumar-se à língua objeto desde cedo não significa que o aluno tenha que esquecer tudo que aprendeu e não se remeter jamais à sua língua materna Significa que o aluno deve ouvir e ser exposto ao máximo de input possível na língua objeto De qualquer forma, por que não usar a língua materna como recurso de ensino e aprendizagem quando houver necessidade de fazê-lo? Outro aspecto sobre o uso da língua materna na sala de aula de língua estrangeira que se discute aqui é que os professores pensam nesse uso como uma forma de tradução E vêem a tradução de modo negativo Por não se aprofundarem em estudos, como alguns dos produzidos no campo da Lingüística Contrastiva, ou verem a possibilidade de usar a língua materna como recurso para auxiliar o ensino e a aprendizagem da língua estrangeira, eles acreditam que, na realidade, a língua materna pode ser prejudicial e retardar a aprendizagem do aluno Considerando essas idéias, o principal objetivo deste trabalho é verificar o papel da língua materna na sala de aula de língua estrangeira em estágio inicial de aprendizagem Acredita-se que, na maior parte das vezes, o papel da língua materna na aula de língua estrangeira pode ser benéfico, tendo a alternância de código e a Interlíngua, elementos norteadores desta pesquisa O contexto da coleta de dados escolhido foi o de um curso de línguas para fins específicos em uma universidade pública brasileira Tal escolha justificou-se pelo fato de poucas pesquisas abordarem o uso da língua materna em sala de aula de língua estrangeira nesse contexto
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 18.06.07
2007.00
2024-05-01T12:49:12Z
2024-05-01T12:49:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10780
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10780
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Estudos da Linguagem
Centro de Letras e Ciências Humanas
Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823278055817216