Entre o pincel e a pena, uma leitura de Manual de pintura e caligrafia, de José Saramago

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Cinthia Raquel Cezário
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/14767
Resumo: A pesquisa propõe-se à análise da construção do romance português contemporâneo Manual de pintura e caligrafia de José Saramago, tendo em vista sua relação com a representação artística e o fazer literário. O romance apresenta-nos o narrador H., autointitulado um pintor-acadêmico, um personagem em busca de autoconhecimento através da arte, da realização profissional, da luta social, de amores e amizades. O romance Manual de pintura e caligrafia, publicado em 1977, antecede as obras mais célebres do autor; contudo, este romance representa justamente a virada do autor (seu retorno ao mundo ficcional, por assim dizer). A obra convida o leitor a uma viagem pela história da arte, pela sociedade moderna portuguesa (pós-salazarista) e pelos conflitos sociais e políticos. O Manual é uma obra híbrida e revolucionária, um diário, um livro de viagens, um romance, uma autobiografia. A obra traz a marca registrada de exímio observador e contador de histórias que sempre foi José Saramago. Para tanto, foram analisadas teorias francesas da arte e a teoria clássica da representação (ekphrasis). Após a análise, observamos que este romance possui estreita relação com as técnicas clássicas e contemporâneas de representação, além de dialogar com o ofício de escritor e com a pintura. O romance transita pela sociedade moderna ibérica e itálica, numa jornada rumo ao autoconhecimento do narrador e ao entendimento da sociedade moderna.
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