Entre o pincel e a pena, uma leitura de Manual de pintura e caligrafia, de José Saramago
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/14767 |
Resumo: | A pesquisa propõe-se à análise da construção do romance português contemporâneo Manual de pintura e caligrafia de José Saramago, tendo em vista sua relação com a representação artística e o fazer literário. O romance apresenta-nos o narrador H., autointitulado um pintor-acadêmico, um personagem em busca de autoconhecimento através da arte, da realização profissional, da luta social, de amores e amizades. O romance Manual de pintura e caligrafia, publicado em 1977, antecede as obras mais célebres do autor; contudo, este romance representa justamente a virada do autor (seu retorno ao mundo ficcional, por assim dizer). A obra convida o leitor a uma viagem pela história da arte, pela sociedade moderna portuguesa (pós-salazarista) e pelos conflitos sociais e políticos. O Manual é uma obra híbrida e revolucionária, um diário, um livro de viagens, um romance, uma autobiografia. A obra traz a marca registrada de exímio observador e contador de histórias que sempre foi José Saramago. Para tanto, foram analisadas teorias francesas da arte e a teoria clássica da representação (ekphrasis). Após a análise, observamos que este romance possui estreita relação com as técnicas clássicas e contemporâneas de representação, além de dialogar com o ofício de escritor e com a pintura. O romance transita pela sociedade moderna ibérica e itálica, numa jornada rumo ao autoconhecimento do narrador e ao entendimento da sociedade moderna. |
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