Se Maria vai com as outras, Maria fala como as outras : redes sociais e letramento na fala adolescente
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12875 |
Resumo: | Resumo: Este estudo expõe questões relativas: (i) aos fatores relevantes para a manutenção ou mudança linguística; (ii) ao peso das redes de interação na mudança ou manutenção; (iii) à importância do letramento para mudança ou manutenção; (iv) à importância da comunidade de fala Para tal, utiliza os pressupostos da Sociolinguística, com ênfase na análise de redes sociais (ARS), modelo dinâmico de abordagem da mudança linguística Fundamenta-se, também, nas bases de Letramento e nas questões de identidade linguística Assim, este trabalho analisa a configuração da fala de 24 estudantes moradores no Distrito de Paiquerê – Londrina/Pr, a fim de estabelecer o papel das redes de interação na mudança ou na manutenção de uma variedade linguística por parte desses falantes Nesse sentido, mostra uma base já rurbana para todos os falantes, sendo cada um alocado em pontos do contínuo de urbanização (Bortoni-Ricardo, 29), ora mais próximos de cada polo, de acordo com a incidência de três variáveis linguísticas nomeadamente estigmatizadas: a ausência de concordância verbal, tanto na primeira pessoa quanto na terceira pessoa do plural, o Rotacismo e a Iotização Conhecida a configuração da fala desse adolescente, a discussão centra-se no papel da escola como fator preponderante para a ascensão social e a mobilidade cultural desses indivíduos, uma vez que cabe a essa instituição levar em conta fatores como as redes de interação social em que se inserem os falantes moradores de zonas rurais, além de questões identitárias e graus de letramento a que se submetem em seu cotidiano extraescolar para o ensino-aprendizagem concreto desses indivíduos, uma vez que sua interação diária sofre influências várias das entidades hegemônicas, contrapondo-se ao seu fator identitário e familiar |
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Se Maria vai com as outras, Maria fala como as outras : redes sociais e letramento na fala adolescenteRedes sociaisLetramentoSociolinguísticaSocial networksResumo: Este estudo expõe questões relativas: (i) aos fatores relevantes para a manutenção ou mudança linguística; (ii) ao peso das redes de interação na mudança ou manutenção; (iii) à importância do letramento para mudança ou manutenção; (iv) à importância da comunidade de fala Para tal, utiliza os pressupostos da Sociolinguística, com ênfase na análise de redes sociais (ARS), modelo dinâmico de abordagem da mudança linguística Fundamenta-se, também, nas bases de Letramento e nas questões de identidade linguística Assim, este trabalho analisa a configuração da fala de 24 estudantes moradores no Distrito de Paiquerê – Londrina/Pr, a fim de estabelecer o papel das redes de interação na mudança ou na manutenção de uma variedade linguística por parte desses falantes Nesse sentido, mostra uma base já rurbana para todos os falantes, sendo cada um alocado em pontos do contínuo de urbanização (Bortoni-Ricardo, 29), ora mais próximos de cada polo, de acordo com a incidência de três variáveis linguísticas nomeadamente estigmatizadas: a ausência de concordância verbal, tanto na primeira pessoa quanto na terceira pessoa do plural, o Rotacismo e a Iotização Conhecida a configuração da fala desse adolescente, a discussão centra-se no papel da escola como fator preponderante para a ascensão social e a mobilidade cultural desses indivíduos, uma vez que cabe a essa instituição levar em conta fatores como as redes de interação social em que se inserem os falantes moradores de zonas rurais, além de questões identitárias e graus de letramento a que se submetem em seu cotidiano extraescolar para o ensino-aprendizagem concreto desses indivíduos, uma vez que sua interação diária sofre influências várias das entidades hegemônicas, contrapondo-se ao seu fator identitário e familiarTese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemAbstract: This study raises issues related to i) relevant factors for linguistic maintenance or change; ii) the weight of interaction networks in such maintenance or change; iii) the importance of literacy for maintenance or change; and iv) the importance of the speech community This work is based on some of the main Sociolinguistics assumptions, and it focuses on the Social network analysis (SNA), a dynamic model used to investigate language change It is also based on some fundamentals of literacy and linguistic identity issues This work analyzes the speech of twenty-four students of Paiquerê – Londrina/Pr, in order to examine the role of interaction networks in the maintaining or changing of a linguistic variety It shows that speakers have a rurban base, and that they have different locations on the urbanization continuum (Bortoni-Ricardo, 29) This location depends on the incidence of three particularly stigmatized linguistic features: absence of verbal agreement for the first and third person plural, rhotacism, and yotization Once the configuration of these teenagers’ speech is known, we focus on the role of school as a predominant factor for social ascension and cultural mobility It is the school’s responsibility to take into consideration factors such as the social interaction networks in which speakers from rural areas are inserted, identity issues, and the level of literacy of the students’ out-of-school lives, as those students’ daily interactions are influenced by hegemonic entities, which are sometimes in opposition with their identity and family realityBaronas, Joyce Elaine de Almeida [Orientador]Bortoni-Ricardo, Stella MarisAntônio, Juliano DesideratoAguilera, Vanderci de AndradeAlmeida, Ana Lucia CamposOliveira, Eliane Vitorino de Moura2024-05-01T14:03:26Z2024-05-01T14:03:26Z2015.0017.08.2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/12875porDoutoradoEstudos da LinguagemCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:12Zoai:repositorio.uel.br:123456789/12875Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:12Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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