Um caráter de validade da avaliação na perspectiva da educação matemática realística
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16114 |
Resumo: | Resumo: Esta Dissertação tem como objetivo apresentar um estudo de características do caráter de validade da avaliação da matemática escolar, na perspectiva da RME, para além dos critérios de validade encontrados na literatura da área, tomando como pressuposto que a escolha de tarefas pode ou não oferecer condições de entendimento e de aprendizagem Adotada a abordagem qualitativa de cunho especulativo, procura-se neste trabalho identificar um tipo de validade que redimensione o papel da avaliação como prática de investigação e como uma oportunidade de aprendizagem Para isso, a busca da certeza psicométrica é abandonada, dando lugar a uma abordagem hermenêutica Uma conclusão é que o caráter de validade na perspectiva da Educação Matemática Realística depende do sucesso das ações desenvolvidas tanto pelo professor quanto pelos alunos nos processos de ensinar e aprender matemática na escola |
id |
UEL_81ece8c512d78f89ecd6d37bda5ab8c2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/16114 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
Um caráter de validade da avaliação na perspectiva da educação matemática realísticaEducação matemáticaAvaliaçãoExamesValidadeMathematics educationEvaluationResumo: Esta Dissertação tem como objetivo apresentar um estudo de características do caráter de validade da avaliação da matemática escolar, na perspectiva da RME, para além dos critérios de validade encontrados na literatura da área, tomando como pressuposto que a escolha de tarefas pode ou não oferecer condições de entendimento e de aprendizagem Adotada a abordagem qualitativa de cunho especulativo, procura-se neste trabalho identificar um tipo de validade que redimensione o papel da avaliação como prática de investigação e como uma oportunidade de aprendizagem Para isso, a busca da certeza psicométrica é abandonada, dando lugar a uma abordagem hermenêutica Uma conclusão é que o caráter de validade na perspectiva da Educação Matemática Realística depende do sucesso das ações desenvolvidas tanto pelo professor quanto pelos alunos nos processos de ensinar e aprender matemática na escolaDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: This dissertation aims to present a study of characteristics of the validity character of the assessment of school mathematics, from the perspective of Realistic Mathematics Education, in addition to the validity criteria found in the area’s literature, assuming that the selection of tasks may or may not offer conditions of understanding and learning Adopting the speculative qualitative approach, this paper seeks to identify a validity type that re-dimension the role of assessment as an investigative practice and as a learning opportunity For this, the pursuit for psychometric certainty is abandoned, giving rise to a hermeneutical approach One conclusion is that the validity character from the perspective of Realistic Mathematics Education depends on the success of the actions developed by both the teacher and the students in the processes of teaching and learning mathematics in the schoolBuriasco, Regina Luzia Corio de [Orientador]Taurino, Maria do SocorroPires, Jorge Luiz Vargas Prudêncio de BarrosBurias, Regina Luzia Corio de [Coorientadora]Silva, Fernanda da2024-05-01T15:01:26Z2024-05-01T15:01:26Z2018.0005.03.2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/16114porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:09Zoai:repositorio.uel.br:123456789/16114Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:09Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um caráter de validade da avaliação na perspectiva da educação matemática realística |
title |
Um caráter de validade da avaliação na perspectiva da educação matemática realística |
spellingShingle |
Um caráter de validade da avaliação na perspectiva da educação matemática realística Silva, Fernanda da Educação matemática Avaliação Exames Validade Mathematics education Evaluation |
title_short |
Um caráter de validade da avaliação na perspectiva da educação matemática realística |
title_full |
Um caráter de validade da avaliação na perspectiva da educação matemática realística |
title_fullStr |
Um caráter de validade da avaliação na perspectiva da educação matemática realística |
title_full_unstemmed |
Um caráter de validade da avaliação na perspectiva da educação matemática realística |
title_sort |
Um caráter de validade da avaliação na perspectiva da educação matemática realística |
author |
Silva, Fernanda da |
author_facet |
Silva, Fernanda da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Buriasco, Regina Luzia Corio de [Orientador] Taurino, Maria do Socorro Pires, Jorge Luiz Vargas Prudêncio de Barros Burias, Regina Luzia Corio de [Coorientadora] |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Fernanda da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação matemática Avaliação Exames Validade Mathematics education Evaluation |
topic |
Educação matemática Avaliação Exames Validade Mathematics education Evaluation |
description |
Resumo: Esta Dissertação tem como objetivo apresentar um estudo de características do caráter de validade da avaliação da matemática escolar, na perspectiva da RME, para além dos critérios de validade encontrados na literatura da área, tomando como pressuposto que a escolha de tarefas pode ou não oferecer condições de entendimento e de aprendizagem Adotada a abordagem qualitativa de cunho especulativo, procura-se neste trabalho identificar um tipo de validade que redimensione o papel da avaliação como prática de investigação e como uma oportunidade de aprendizagem Para isso, a busca da certeza psicométrica é abandonada, dando lugar a uma abordagem hermenêutica Uma conclusão é que o caráter de validade na perspectiva da Educação Matemática Realística depende do sucesso das ações desenvolvidas tanto pelo professor quanto pelos alunos nos processos de ensinar e aprender matemática na escola |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
05.03.2018 2018.00 2024-05-01T15:01:26Z 2024-05-01T15:01:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16114 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16114 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Ensino de Ciências e Educação Matemática Centro de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823289826082816 |