Um caráter de validade da avaliação na perspectiva da educação matemática realística

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Fernanda da
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16114
Resumo: Resumo: Esta Dissertação tem como objetivo apresentar um estudo de características do caráter de validade da avaliação da matemática escolar, na perspectiva da RME, para além dos critérios de validade encontrados na literatura da área, tomando como pressuposto que a escolha de tarefas pode ou não oferecer condições de entendimento e de aprendizagem Adotada a abordagem qualitativa de cunho especulativo, procura-se neste trabalho identificar um tipo de validade que redimensione o papel da avaliação como prática de investigação e como uma oportunidade de aprendizagem Para isso, a busca da certeza psicométrica é abandonada, dando lugar a uma abordagem hermenêutica Uma conclusão é que o caráter de validade na perspectiva da Educação Matemática Realística depende do sucesso das ações desenvolvidas tanto pelo professor quanto pelos alunos nos processos de ensinar e aprender matemática na escola
id UEL_81ece8c512d78f89ecd6d37bda5ab8c2
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/16114
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Um caráter de validade da avaliação na perspectiva da educação matemática realísticaEducação matemáticaAvaliaçãoExamesValidadeMathematics educationEvaluationResumo: Esta Dissertação tem como objetivo apresentar um estudo de características do caráter de validade da avaliação da matemática escolar, na perspectiva da RME, para além dos critérios de validade encontrados na literatura da área, tomando como pressuposto que a escolha de tarefas pode ou não oferecer condições de entendimento e de aprendizagem Adotada a abordagem qualitativa de cunho especulativo, procura-se neste trabalho identificar um tipo de validade que redimensione o papel da avaliação como prática de investigação e como uma oportunidade de aprendizagem Para isso, a busca da certeza psicométrica é abandonada, dando lugar a uma abordagem hermenêutica Uma conclusão é que o caráter de validade na perspectiva da Educação Matemática Realística depende do sucesso das ações desenvolvidas tanto pelo professor quanto pelos alunos nos processos de ensinar e aprender matemática na escolaDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: This dissertation aims to present a study of characteristics of the validity character of the assessment of school mathematics, from the perspective of Realistic Mathematics Education, in addition to the validity criteria found in the area’s literature, assuming that the selection of tasks may or may not offer conditions of understanding and learning Adopting the speculative qualitative approach, this paper seeks to identify a validity type that re-dimension the role of assessment as an investigative practice and as a learning opportunity For this, the pursuit for psychometric certainty is abandoned, giving rise to a hermeneutical approach One conclusion is that the validity character from the perspective of Realistic Mathematics Education depends on the success of the actions developed by both the teacher and the students in the processes of teaching and learning mathematics in the schoolBuriasco, Regina Luzia Corio de [Orientador]Taurino, Maria do SocorroPires, Jorge Luiz Vargas Prudêncio de BarrosBurias, Regina Luzia Corio de [Coorientadora]Silva, Fernanda da2024-05-01T15:01:26Z2024-05-01T15:01:26Z2018.0005.03.2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/16114porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:09Zoai:repositorio.uel.br:123456789/16114Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:09Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Um caráter de validade da avaliação na perspectiva da educação matemática realística
title Um caráter de validade da avaliação na perspectiva da educação matemática realística
spellingShingle Um caráter de validade da avaliação na perspectiva da educação matemática realística
Silva, Fernanda da
Educação matemática
Avaliação
Exames
Validade
Mathematics education
Evaluation
title_short Um caráter de validade da avaliação na perspectiva da educação matemática realística
title_full Um caráter de validade da avaliação na perspectiva da educação matemática realística
title_fullStr Um caráter de validade da avaliação na perspectiva da educação matemática realística
title_full_unstemmed Um caráter de validade da avaliação na perspectiva da educação matemática realística
title_sort Um caráter de validade da avaliação na perspectiva da educação matemática realística
author Silva, Fernanda da
author_facet Silva, Fernanda da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Buriasco, Regina Luzia Corio de [Orientador]
Taurino, Maria do Socorro
Pires, Jorge Luiz Vargas Prudêncio de Barros
Burias, Regina Luzia Corio de [Coorientadora]
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Fernanda da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação matemática
Avaliação
Exames
Validade
Mathematics education
Evaluation
topic Educação matemática
Avaliação
Exames
Validade
Mathematics education
Evaluation
description Resumo: Esta Dissertação tem como objetivo apresentar um estudo de características do caráter de validade da avaliação da matemática escolar, na perspectiva da RME, para além dos critérios de validade encontrados na literatura da área, tomando como pressuposto que a escolha de tarefas pode ou não oferecer condições de entendimento e de aprendizagem Adotada a abordagem qualitativa de cunho especulativo, procura-se neste trabalho identificar um tipo de validade que redimensione o papel da avaliação como prática de investigação e como uma oportunidade de aprendizagem Para isso, a busca da certeza psicométrica é abandonada, dando lugar a uma abordagem hermenêutica Uma conclusão é que o caráter de validade na perspectiva da Educação Matemática Realística depende do sucesso das ações desenvolvidas tanto pelo professor quanto pelos alunos nos processos de ensinar e aprender matemática na escola
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 05.03.2018
2018.00
2024-05-01T15:01:26Z
2024-05-01T15:01:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16114
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16114
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Ensino de Ciências e Educação Matemática
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823289826082816