Enunciados de itens de provas de matemática : um estudo na perspectiva da educação matemática realística

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira Junior, Ademir
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14907
Resumo: Resumo: Este trabalho apresenta um estudo dos enunciados de itens de provas de matemática do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental A análise tem como referência a perspectiva de avaliação como prática de investigação e como oportunidade de aprendizagem tomada por autores da Educação Matemática Realística Por meio de uma abordagem predominantemente qualitativa de cunho interpretativo, apresenta-se a classificação dos itens de provas segundo o contexto, os níveis de competência, as características dos bons problemas de avaliação Uma das intenções desse trabalho é a de que ele sirva como recurso para os professores que ensinam matemática, para que possam conhecer a classificação dos itens de prova e utilizá-los de modo a praticar a avaliação na perspectiva defendida neste trabalho Este estudo mostrou que a maioria das questões analisadas e classificadas apenas possibilita aos alunos a reprodução do que foi apresentado nas aulas
id UEL_b0eb08cee5ff9371bf8fad8e00fda9f8
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/14907
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Enunciados de itens de provas de matemática : um estudo na perspectiva da educação matemática realísticaEducação matemáticaEstudantesTestes e medidas educacionaisRendimento escolarAvaliaçãoMathematicsMathematics educationStudentsAcademic achievement - Language and educationEvaluationStudy and teachingTests and measurements in educationResumo: Este trabalho apresenta um estudo dos enunciados de itens de provas de matemática do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental A análise tem como referência a perspectiva de avaliação como prática de investigação e como oportunidade de aprendizagem tomada por autores da Educação Matemática Realística Por meio de uma abordagem predominantemente qualitativa de cunho interpretativo, apresenta-se a classificação dos itens de provas segundo o contexto, os níveis de competência, as características dos bons problemas de avaliação Uma das intenções desse trabalho é a de que ele sirva como recurso para os professores que ensinam matemática, para que possam conhecer a classificação dos itens de prova e utilizá-los de modo a praticar a avaliação na perspectiva defendida neste trabalho Este estudo mostrou que a maioria das questões analisadas e classificadas apenas possibilita aos alunos a reprodução do que foi apresentado nas aulasDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: This paper presents a study regarding the item's statements of Math tests from the 6th and 7th grades of elementary school The analysis takes as assumption the perspective of assessment taken by authors of Realistic Mathematics Education and also the assessment as investigation practice and as learning opportunity Through an approach predominantly qualitative of interpretative nature, we present the classification of the items of tests according to the context, the competence levels, and the characteristics of good assessment problems One of the main goals of this paper is that it can be used as a resource for teachers who teach mathematics, so that they can know the classification of the items of test to use them in order to practice the assessment as investigation practice and as a learning opportunity This study showed that most of the issues discussed and classified only allows students to reproduce what was presented in classBuriasco, Regina Luzia Corio de [Orientador]Soares, Maria Tereza CarneiroPullin, Elsa Maria Mendes PessoaBurias, Regina Luzia Corio de [Coorientadora]Pereira Junior, Ademir2024-05-01T14:39:19Z2024-05-01T14:39:19Z2014.0007.07.2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/14907porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:15Zoai:repositorio.uel.br:123456789/14907Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:15Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Enunciados de itens de provas de matemática : um estudo na perspectiva da educação matemática realística
title Enunciados de itens de provas de matemática : um estudo na perspectiva da educação matemática realística
spellingShingle Enunciados de itens de provas de matemática : um estudo na perspectiva da educação matemática realística
Pereira Junior, Ademir
Educação matemática
Estudantes
Testes e medidas educacionais
Rendimento escolar
Avaliação
Mathematics
Mathematics education
Students
Academic achievement - Language and education
Evaluation
Study and teaching
Tests and measurements in education
title_short Enunciados de itens de provas de matemática : um estudo na perspectiva da educação matemática realística
title_full Enunciados de itens de provas de matemática : um estudo na perspectiva da educação matemática realística
title_fullStr Enunciados de itens de provas de matemática : um estudo na perspectiva da educação matemática realística
title_full_unstemmed Enunciados de itens de provas de matemática : um estudo na perspectiva da educação matemática realística
title_sort Enunciados de itens de provas de matemática : um estudo na perspectiva da educação matemática realística
author Pereira Junior, Ademir
author_facet Pereira Junior, Ademir
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Buriasco, Regina Luzia Corio de [Orientador]
Soares, Maria Tereza Carneiro
Pullin, Elsa Maria Mendes Pessoa
Burias, Regina Luzia Corio de [Coorientadora]
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira Junior, Ademir
dc.subject.por.fl_str_mv Educação matemática
Estudantes
Testes e medidas educacionais
Rendimento escolar
Avaliação
Mathematics
Mathematics education
Students
Academic achievement - Language and education
Evaluation
Study and teaching
Tests and measurements in education
topic Educação matemática
Estudantes
Testes e medidas educacionais
Rendimento escolar
Avaliação
Mathematics
Mathematics education
Students
Academic achievement - Language and education
Evaluation
Study and teaching
Tests and measurements in education
description Resumo: Este trabalho apresenta um estudo dos enunciados de itens de provas de matemática do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental A análise tem como referência a perspectiva de avaliação como prática de investigação e como oportunidade de aprendizagem tomada por autores da Educação Matemática Realística Por meio de uma abordagem predominantemente qualitativa de cunho interpretativo, apresenta-se a classificação dos itens de provas segundo o contexto, os níveis de competência, as características dos bons problemas de avaliação Uma das intenções desse trabalho é a de que ele sirva como recurso para os professores que ensinam matemática, para que possam conhecer a classificação dos itens de prova e utilizá-los de modo a praticar a avaliação na perspectiva defendida neste trabalho Este estudo mostrou que a maioria das questões analisadas e classificadas apenas possibilita aos alunos a reprodução do que foi apresentado nas aulas
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 07.07.2014
2014.00
2024-05-01T14:39:19Z
2024-05-01T14:39:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14907
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14907
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Ensino de Ciências e Educação Matemática
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823298719055872