Enunciados de itens de provas de matemática : um estudo na perspectiva da educação matemática realística
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14907 |
Resumo: | Resumo: Este trabalho apresenta um estudo dos enunciados de itens de provas de matemática do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental A análise tem como referência a perspectiva de avaliação como prática de investigação e como oportunidade de aprendizagem tomada por autores da Educação Matemática Realística Por meio de uma abordagem predominantemente qualitativa de cunho interpretativo, apresenta-se a classificação dos itens de provas segundo o contexto, os níveis de competência, as características dos bons problemas de avaliação Uma das intenções desse trabalho é a de que ele sirva como recurso para os professores que ensinam matemática, para que possam conhecer a classificação dos itens de prova e utilizá-los de modo a praticar a avaliação na perspectiva defendida neste trabalho Este estudo mostrou que a maioria das questões analisadas e classificadas apenas possibilita aos alunos a reprodução do que foi apresentado nas aulas |
id |
UEL_b0eb08cee5ff9371bf8fad8e00fda9f8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/14907 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
Enunciados de itens de provas de matemática : um estudo na perspectiva da educação matemática realísticaEducação matemáticaEstudantesTestes e medidas educacionaisRendimento escolarAvaliaçãoMathematicsMathematics educationStudentsAcademic achievement - Language and educationEvaluationStudy and teachingTests and measurements in educationResumo: Este trabalho apresenta um estudo dos enunciados de itens de provas de matemática do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental A análise tem como referência a perspectiva de avaliação como prática de investigação e como oportunidade de aprendizagem tomada por autores da Educação Matemática Realística Por meio de uma abordagem predominantemente qualitativa de cunho interpretativo, apresenta-se a classificação dos itens de provas segundo o contexto, os níveis de competência, as características dos bons problemas de avaliação Uma das intenções desse trabalho é a de que ele sirva como recurso para os professores que ensinam matemática, para que possam conhecer a classificação dos itens de prova e utilizá-los de modo a praticar a avaliação na perspectiva defendida neste trabalho Este estudo mostrou que a maioria das questões analisadas e classificadas apenas possibilita aos alunos a reprodução do que foi apresentado nas aulasDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: This paper presents a study regarding the item's statements of Math tests from the 6th and 7th grades of elementary school The analysis takes as assumption the perspective of assessment taken by authors of Realistic Mathematics Education and also the assessment as investigation practice and as learning opportunity Through an approach predominantly qualitative of interpretative nature, we present the classification of the items of tests according to the context, the competence levels, and the characteristics of good assessment problems One of the main goals of this paper is that it can be used as a resource for teachers who teach mathematics, so that they can know the classification of the items of test to use them in order to practice the assessment as investigation practice and as a learning opportunity This study showed that most of the issues discussed and classified only allows students to reproduce what was presented in classBuriasco, Regina Luzia Corio de [Orientador]Soares, Maria Tereza CarneiroPullin, Elsa Maria Mendes PessoaBurias, Regina Luzia Corio de [Coorientadora]Pereira Junior, Ademir2024-05-01T14:39:19Z2024-05-01T14:39:19Z2014.0007.07.2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/14907porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:15Zoai:repositorio.uel.br:123456789/14907Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:15Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Enunciados de itens de provas de matemática : um estudo na perspectiva da educação matemática realística |
title |
Enunciados de itens de provas de matemática : um estudo na perspectiva da educação matemática realística |
spellingShingle |
Enunciados de itens de provas de matemática : um estudo na perspectiva da educação matemática realística Pereira Junior, Ademir Educação matemática Estudantes Testes e medidas educacionais Rendimento escolar Avaliação Mathematics Mathematics education Students Academic achievement - Language and education Evaluation Study and teaching Tests and measurements in education |
title_short |
Enunciados de itens de provas de matemática : um estudo na perspectiva da educação matemática realística |
title_full |
Enunciados de itens de provas de matemática : um estudo na perspectiva da educação matemática realística |
title_fullStr |
Enunciados de itens de provas de matemática : um estudo na perspectiva da educação matemática realística |
title_full_unstemmed |
Enunciados de itens de provas de matemática : um estudo na perspectiva da educação matemática realística |
title_sort |
Enunciados de itens de provas de matemática : um estudo na perspectiva da educação matemática realística |
author |
Pereira Junior, Ademir |
author_facet |
Pereira Junior, Ademir |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Buriasco, Regina Luzia Corio de [Orientador] Soares, Maria Tereza Carneiro Pullin, Elsa Maria Mendes Pessoa Burias, Regina Luzia Corio de [Coorientadora] |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira Junior, Ademir |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação matemática Estudantes Testes e medidas educacionais Rendimento escolar Avaliação Mathematics Mathematics education Students Academic achievement - Language and education Evaluation Study and teaching Tests and measurements in education |
topic |
Educação matemática Estudantes Testes e medidas educacionais Rendimento escolar Avaliação Mathematics Mathematics education Students Academic achievement - Language and education Evaluation Study and teaching Tests and measurements in education |
description |
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo dos enunciados de itens de provas de matemática do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental A análise tem como referência a perspectiva de avaliação como prática de investigação e como oportunidade de aprendizagem tomada por autores da Educação Matemática Realística Por meio de uma abordagem predominantemente qualitativa de cunho interpretativo, apresenta-se a classificação dos itens de provas segundo o contexto, os níveis de competência, as características dos bons problemas de avaliação Uma das intenções desse trabalho é a de que ele sirva como recurso para os professores que ensinam matemática, para que possam conhecer a classificação dos itens de prova e utilizá-los de modo a praticar a avaliação na perspectiva defendida neste trabalho Este estudo mostrou que a maioria das questões analisadas e classificadas apenas possibilita aos alunos a reprodução do que foi apresentado nas aulas |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
07.07.2014 2014.00 2024-05-01T14:39:19Z 2024-05-01T14:39:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14907 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14907 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Ensino de Ciências e Educação Matemática Centro de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823298719055872 |