Prática de ensino de física na formação inicial docente do campo : concepções de estudantes egressas(os) do estágio supervisionado da LEDUC/UFGD
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8924 |
Resumo: | Resumo: Esta tese se insere no Programa do Grupo de Estudos e Pesquisa: Tendências e Perspectivas no Ensino de Ciências da Universidade Estadual de Londrina O objetivo central foi compreender relações da prática de ensino de Física de estudantes egressas(os) do Estágio Curricular Supervisionado em Ciências da Natureza da Licenciatura em Educação do Campo na Universidade Federal da Grande Dourados – LEDUC/UFGD com a formação docente do campo, a partir de como foi ensinar Física na concepção dessas(es)s estudantes Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, que se desenvolve no campo metodológico da Análise Textual Discursiva, por meio da utilização de um questionário, para produzir compreensões e interpretações do fenômeno investigado Conforme os resultados, foi possível compreender que na concepção dessas(es) estudantes ensinar Física: é saber ensinar os conteúdos de Física; saber desenvolver atividades experimentais e protótipos; saber interagir com os alunos, estabelecendo o vínculo afetivo; saber problematizar os conteúdos de Física com a realidade do campo Pensando os princípios da Educação do Campo, avalio que 3 das(os) 11 estudantes egressas(os) foram quem, eventualmente, mais se destacaram na apropriação da essência de ser uma(um) professora(or) do campo Foi possível compreender também que estas(es) estudantes têm um potencial de desenvolver práticas de ensino diferentes da convencional, de acordo com os propósitos que estiveram no curso e o compromisso com o Estágio, independente das dificuldades que encontraram no percurso do caminho As ressignificações se fizeram evidentes na superação dos desafios e na dedicação ao repensar e refazer as formas dos métodos de ensinar Física, propiciando o interesse e interação de seus alunos, por meio da realização de atividades demonstrativas, e da relação de alteridade, por meio do vínculo afetivo que se construiu nessa relação de ensinar e aprender dela(es) com seus alunos |
id |
UEL_88676bae4657bbfa5d7ddb59dc040754 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/8924 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
Prática de ensino de física na formação inicial docente do campo : concepções de estudantes egressas(os) do estágio supervisionado da LEDUC/UFGDFísicaEstudo e ensinoEstágios supervisionadosProfessoresFormaçãoStudy and teachingSupervised internshipsTeacher trainingPhysicsResumo: Esta tese se insere no Programa do Grupo de Estudos e Pesquisa: Tendências e Perspectivas no Ensino de Ciências da Universidade Estadual de Londrina O objetivo central foi compreender relações da prática de ensino de Física de estudantes egressas(os) do Estágio Curricular Supervisionado em Ciências da Natureza da Licenciatura em Educação do Campo na Universidade Federal da Grande Dourados – LEDUC/UFGD com a formação docente do campo, a partir de como foi ensinar Física na concepção dessas(es)s estudantes Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, que se desenvolve no campo metodológico da Análise Textual Discursiva, por meio da utilização de um questionário, para produzir compreensões e interpretações do fenômeno investigado Conforme os resultados, foi possível compreender que na concepção dessas(es) estudantes ensinar Física: é saber ensinar os conteúdos de Física; saber desenvolver atividades experimentais e protótipos; saber interagir com os alunos, estabelecendo o vínculo afetivo; saber problematizar os conteúdos de Física com a realidade do campo Pensando os princípios da Educação do Campo, avalio que 3 das(os) 11 estudantes egressas(os) foram quem, eventualmente, mais se destacaram na apropriação da essência de ser uma(um) professora(or) do campo Foi possível compreender também que estas(es) estudantes têm um potencial de desenvolver práticas de ensino diferentes da convencional, de acordo com os propósitos que estiveram no curso e o compromisso com o Estágio, independente das dificuldades que encontraram no percurso do caminho As ressignificações se fizeram evidentes na superação dos desafios e na dedicação ao repensar e refazer as formas dos métodos de ensinar Física, propiciando o interesse e interação de seus alunos, por meio da realização de atividades demonstrativas, e da relação de alteridade, por meio do vínculo afetivo que se construiu nessa relação de ensinar e aprender dela(es) com seus alunosTese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: This thesis is part of the Program of the Study and Research Group: Trends and Perspectives in Science Teaching at the State University of Londrina The main objective was to understand the relationship between the teaching practice of Physics of graduated students from the Supervised Curricular Internship in Natural Sciences from the Degree in Rural Education at the Federal University of Grande Dourados - LEDUC/UFGD with the teacher training in the field, from what it was like to teach Physics in the conception of these students This is qualitative research, which is developed in the methodological field of Discursive Textual Analysis, through the use of a questionnaire, to produce understandings and interpretations of the investigated phenomenon According to the results, it was possible to understand that, in the conception of these students, teaching Physics: is knowing how to teach the contents of Physics; knowing how to develop experimental activities and prototypes; knowing how to interact with students, establishing an affective bond; to know how to problematize the contents of Physics with the reality of the field Thinking about the principles of Rural Education, I assess that 3 of the 11 graduating students were the ones who eventually stood out the most in appropriating the essence of being a rural teacher It was also possible to understand that these students have the potential to develop teaching practices differently from the conventional, according to the purposes that they had in the course and the commitment to the Internship, regardless the difficulties they encountered along the way The resignifications became evident while overcoming the challenges and, in the dedication, to rethink and remake the forms of the methods of teaching Physics, providing the interest and interaction of its students, through the performance of demonstrative activities, and the relationship of alterity, through the affective bond that was built in this relationship of teaching and learning of they with their studentsLorencini Junior, Álvaro [Orientador]Martins, Daniel ValerioYamazaki, Regiani Magalhães de OliveiraBarbosa, Roberto GonçalvesAntunes, FabianoMedeiros-Silva, Ana Aline de2024-05-01T11:45:38Z2024-05-01T11:45:38Z2022.0018.02.2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/8924porDoutoradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:50Zoai:repositorio.uel.br:123456789/8924Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:50Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prática de ensino de física na formação inicial docente do campo : concepções de estudantes egressas(os) do estágio supervisionado da LEDUC/UFGD |
title |
Prática de ensino de física na formação inicial docente do campo : concepções de estudantes egressas(os) do estágio supervisionado da LEDUC/UFGD |
spellingShingle |
Prática de ensino de física na formação inicial docente do campo : concepções de estudantes egressas(os) do estágio supervisionado da LEDUC/UFGD Medeiros-Silva, Ana Aline de Física Estudo e ensino Estágios supervisionados Professores Formação Study and teaching Supervised internships Teacher training Physics |
title_short |
Prática de ensino de física na formação inicial docente do campo : concepções de estudantes egressas(os) do estágio supervisionado da LEDUC/UFGD |
title_full |
Prática de ensino de física na formação inicial docente do campo : concepções de estudantes egressas(os) do estágio supervisionado da LEDUC/UFGD |
title_fullStr |
Prática de ensino de física na formação inicial docente do campo : concepções de estudantes egressas(os) do estágio supervisionado da LEDUC/UFGD |
title_full_unstemmed |
Prática de ensino de física na formação inicial docente do campo : concepções de estudantes egressas(os) do estágio supervisionado da LEDUC/UFGD |
title_sort |
Prática de ensino de física na formação inicial docente do campo : concepções de estudantes egressas(os) do estágio supervisionado da LEDUC/UFGD |
author |
Medeiros-Silva, Ana Aline de |
author_facet |
Medeiros-Silva, Ana Aline de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lorencini Junior, Álvaro [Orientador] Martins, Daniel Valerio Yamazaki, Regiani Magalhães de Oliveira Barbosa, Roberto Gonçalves Antunes, Fabiano |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Medeiros-Silva, Ana Aline de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Física Estudo e ensino Estágios supervisionados Professores Formação Study and teaching Supervised internships Teacher training Physics |
topic |
Física Estudo e ensino Estágios supervisionados Professores Formação Study and teaching Supervised internships Teacher training Physics |
description |
Resumo: Esta tese se insere no Programa do Grupo de Estudos e Pesquisa: Tendências e Perspectivas no Ensino de Ciências da Universidade Estadual de Londrina O objetivo central foi compreender relações da prática de ensino de Física de estudantes egressas(os) do Estágio Curricular Supervisionado em Ciências da Natureza da Licenciatura em Educação do Campo na Universidade Federal da Grande Dourados – LEDUC/UFGD com a formação docente do campo, a partir de como foi ensinar Física na concepção dessas(es)s estudantes Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, que se desenvolve no campo metodológico da Análise Textual Discursiva, por meio da utilização de um questionário, para produzir compreensões e interpretações do fenômeno investigado Conforme os resultados, foi possível compreender que na concepção dessas(es) estudantes ensinar Física: é saber ensinar os conteúdos de Física; saber desenvolver atividades experimentais e protótipos; saber interagir com os alunos, estabelecendo o vínculo afetivo; saber problematizar os conteúdos de Física com a realidade do campo Pensando os princípios da Educação do Campo, avalio que 3 das(os) 11 estudantes egressas(os) foram quem, eventualmente, mais se destacaram na apropriação da essência de ser uma(um) professora(or) do campo Foi possível compreender também que estas(es) estudantes têm um potencial de desenvolver práticas de ensino diferentes da convencional, de acordo com os propósitos que estiveram no curso e o compromisso com o Estágio, independente das dificuldades que encontraram no percurso do caminho As ressignificações se fizeram evidentes na superação dos desafios e na dedicação ao repensar e refazer as formas dos métodos de ensinar Física, propiciando o interesse e interação de seus alunos, por meio da realização de atividades demonstrativas, e da relação de alteridade, por meio do vínculo afetivo que se construiu nessa relação de ensinar e aprender dela(es) com seus alunos |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
18.02.2022 2022.00 2024-05-01T11:45:38Z 2024-05-01T11:45:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8924 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8924 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Doutorado Ensino de Ciências e Educação Matemática Centro de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823260112584704 |