O estágio curricular na formação do pedagogo : um estudo utilizando a metodologia da problematização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Domingues, Alexandra da Paixão
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8639
Resumo: Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo maior compreender os estágios curriculares em diversos ângulos de sua caracterização e desenvolvimento, tendo em vista seu favorecimento ou não para a formação do pedagogo, tomando-se como referência o curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Londrina Foi utilizada a Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez como opção metodológica de pesquisa, constituída de cinco etapas Na primeira etapa, de observação da realidade, foi feito um resgate de memória das experiências vivenciadas pela autora com estágio enquanto aluna, uma consulta à literatura sobre aspectos do estágio e também entrevista com alunos e egressos do curso de Pedagogia A partir das inquietações que surgiram dessas três fontes, foi elaborado o problema de pesquisa: Que características de estágios curriculares são favorecedoras ou não da formação do pedagogo? Na segunda etapa, após reflexão sobre o problema, foram estabelecidos três pontos-chave para a investigação O primeiro ponto-chave constituiu-se de aspectos teóricos e legais associados aos estágios Como segundo ponto-chave, foi analisado o entendimento de alunos do curso de Pedagogia quanto ao papel do estágio curricular na sua formação e o terceiro ponto-chave constituiu-se da percepção de professores orientadores de estágio do curso de Pedagogia em suas percepções a respeito de suas práticas junto aos estagiários Na terceira etapa, a da teorização, os pontos-chave foram investigados e, como resultado, foi constatado reiteradamente que o estágio é um elemento essencial para a formação do pedagogo, sendo eixo articulador entre a teoria e a prática A investigação mostrou que existem situações nos estágios que favorecem a formação do pedagogo, como, por exemplo: conhecer e compreender os campos de atuação do pedagogo; relacionar a teoria e a prática; adquirir as primeiras experiências profissionais na docência Entre as situações que não favorecem, estão: estágio como competente isolado das demais disciplinas; estágio realizado uma vez por semana; falta de acompanhamento do estágio pelo supervisor; contato nas escolas com professores que não têm perspectivas positivas para a educação; falta de delineamento das atividades a serem desenvolvidas no campo; situações barradas pelo campo de estágio; e distanciamento entre IES e escola Na quarta etapa, foram elaboradas hipóteses de solução para o problema, como a existência de estágios desde as primeiras séries do curso; criação de fórum voltado para a discussão do estágio, envolvendo IES e escola-campo Entre as hipóteses propostas, algumas foram assumidas como compromisso de aplicação à realidade, como o retorno dos resultados da pesquisa para o colegiado do curso de Pedagogia da universidade em foco, para os professores e alunos colaboradores, e a divulgação da pesquisa em diferentes oportunidades de eventos da área da educação
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Na segunda etapa, após reflexão sobre o problema, foram estabelecidos três pontos-chave para a investigação O primeiro ponto-chave constituiu-se de aspectos teóricos e legais associados aos estágios Como segundo ponto-chave, foi analisado o entendimento de alunos do curso de Pedagogia quanto ao papel do estágio curricular na sua formação e o terceiro ponto-chave constituiu-se da percepção de professores orientadores de estágio do curso de Pedagogia em suas percepções a respeito de suas práticas junto aos estagiários Na terceira etapa, a da teorização, os pontos-chave foram investigados e, como resultado, foi constatado reiteradamente que o estágio é um elemento essencial para a formação do pedagogo, sendo eixo articulador entre a teoria e a prática A investigação mostrou que existem situações nos estágios que favorecem a formação do pedagogo, como, por exemplo: conhecer e compreender os campos de atuação do pedagogo; relacionar a teoria e a prática; adquirir as primeiras experiências profissionais na docência Entre as situações que não favorecem, estão: estágio como competente isolado das demais disciplinas; estágio realizado uma vez por semana; falta de acompanhamento do estágio pelo supervisor; contato nas escolas com professores que não têm perspectivas positivas para a educação; falta de delineamento das atividades a serem desenvolvidas no campo; situações barradas pelo campo de estágio; e distanciamento entre IES e escola Na quarta etapa, foram elaboradas hipóteses de solução para o problema, como a existência de estágios desde as primeiras séries do curso; criação de fórum voltado para a discussão do estágio, envolvendo IES e escola-campo Entre as hipóteses propostas, algumas foram assumidas como compromisso de aplicação à realidade, como o retorno dos resultados da pesquisa para o colegiado do curso de Pedagogia da universidade em foco, para os professores e alunos colaboradores, e a divulgação da pesquisa em diferentes oportunidades de eventos da área da educaçãoDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: This research aimed mainly to understand the curricular apprenticeships at various angles of its characterization and development, considering its favoring or not on the training of the pedagogue, taking as reference the Pedagogy course on Universidade Estadual de Londrina Was used the Problematization Methodology with Maguerez’ arch as a methodological option, composed by five steps In first step, the observation of the fact, was made a rescue of memory of the experiences lived by the author with curricular apprenticeship while a student, a research in the literature to identify aspects of the curricular apprenticeship and also was made interviews with students and graduates of the Pedagogy course The concerns that emerged from these three sources, was elaborated the research problem: What characteristics of curricularapprenticeship are favoring or not the teacher’s formation? In the second step, was established three key points for investigation The first key point investigated was the theoretical and legal aspects associated to apprenticeships As second key point, was analysed the understanding of the Pedagogy students about the curricular apprenticeship in their training and the third key point was the perception of guiding teachers of curricular apprenticeships on Pedagogy course , their understanding about their performance with the trainees In the third step, the theorizing, the key points was investigated, as result, was repeatedly found that the curricular apprenticeship is a essential element for the formation of pedagogue, being the articulating axis between theory and practice The research showed that there are situations that favor Pedagogy student’s formation, for example: know and comprehend the fields of work of pedagogue; relate theory and practice; to get the first professional experience in teaching The situations do not favor are: competent apprenticeship as isolated from other disciplines; training held once a week, lack of monitoring by the supervisor of the internship, contact with teachers in schools that have no positive outlook for education, lack of delineation of activities to be developed in the field; situations barred by the training field, and distance between IES and schoolIn the fourth step, hypotheses were developed for solving the problem, as the existence of internships from the first series of the course, creating a forum devoted to discussing the internship, involving IES and school-field Inside the proposed solution hypotheses, some were taken as a commitment to apply into reality, as the return of results of this research for the college's Pedagogy course on the University of focus, for teachers and students staff, and the dissemination of research in different opportunities in events of the area of educationBerbel, Neusi Aparecida Navas [Orientador]Lara, Ângela Mara de BarrosPalma, José Augusto VictoriaDomingues, Alexandra da Paixão2024-05-01T11:39:31Z2024-05-01T11:39:31Z2012.002012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/8639porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-04T01:43:33Zoai:repositorio.uel.br:123456789/8639Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-04T01:43:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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