Um estudo sobre as ações de estagiários de uma licenciatura em física nas atividades docentes do estágio supervisionado
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9803 |
Resumo: | Resumo: Esta tese se insere na perspectiva da formação inicial de professores de Física por meio da análise das ações docentes de três licenciandos em Física durante a realização de aulas de regência no escopo do Estágio Supervisionado obrigatório As questões que orientaram esta investigação são: Quais são as ações docentes de estagiários de uma licenciatura em Física desenvolvidas durantes as práticas de regência em escolas campo? Que categorias analíticas descrevem as ações docentes desses estagiários? O presente estudo, de natureza qualitativa, possui como dados principais as degravações das filmagens de seis aulas realizadas pelos três estagiários que focavam nas suas ações desenvolvidas Além das trasncrições, compuseram o acervo de dados desta pesquisa documentos produzidos pelos estudantes, como planejamentos e diários de campo, registros em vídeo de aulas presenciais, sessões de planejamento para as aulas de regência e as autoscopias Compõe o corpus deste estudo a degravação integral de duas aulas de cada estagiário, em que se procurou assinalar as ações docentes dos estagiários por meio de verbos Os verbos utilizados nessa descrição das ações docentes dos estagiários durante suas práticas de regência são vinte e cinco, quais sejam: advertir, agradecer, apagar, autorizar, comentar, conferir, confirmar, contraditar, conversar, deslocar, esclarecer, escrever, esperar, estimular, explicar, informar, ler, manipular, negar, negociar, organizar, perguntar, preparar, responder e solicitar Novos movimentos de análise desses dados, inspirados pela técnica da Análise Textual Discursiva, conduziram ao delineamento de oito categorias descritivas das ações docentes desses estagiários, a saber: Arguição, Exposição, Socializar, Disciplinar, Esperar, Movimentar, Manejo de materiais e Manejo da lousa De posse dessas categorias constituiu-se uma representação gráfica denotada por perfil das ações docentes dos estagiários que permitiu a descrição das ações desses estudantes Como resultados principais observamos que a maior parte das ações docentes dos estagiários distribuem-se entre as categorias Exposição, conduzida principalemnte pela ação de escrever o conteúdo a ser ensinado na lousa, Arguição, conduzida principalmente pela ação de perguntar, Manejo da lousa, em que escrever assume como ação primordial, e Disciplinares, caracterizadas principalmente pela ação advertir Outras inferências, tais como o efeito da presença do professor supervisor em sala durante a regência e a insegurança do estagiário, resultam da comparação dos perfis e da triangulação com dados coletados nas sessões de planejamento e autoscopia |
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Um estudo sobre as ações de estagiários de uma licenciatura em física nas atividades docentes do estágio supervisionadoFísicaEstudo e ensinoEstágios supervisionadosProfessores de físicaFormaçãoStudy and teachingPhysics teachersSupervised internshipsPhysics - Training ofResumo: Esta tese se insere na perspectiva da formação inicial de professores de Física por meio da análise das ações docentes de três licenciandos em Física durante a realização de aulas de regência no escopo do Estágio Supervisionado obrigatório As questões que orientaram esta investigação são: Quais são as ações docentes de estagiários de uma licenciatura em Física desenvolvidas durantes as práticas de regência em escolas campo? Que categorias analíticas descrevem as ações docentes desses estagiários? O presente estudo, de natureza qualitativa, possui como dados principais as degravações das filmagens de seis aulas realizadas pelos três estagiários que focavam nas suas ações desenvolvidas Além das trasncrições, compuseram o acervo de dados desta pesquisa documentos produzidos pelos estudantes, como planejamentos e diários de campo, registros em vídeo de aulas presenciais, sessões de planejamento para as aulas de regência e as autoscopias Compõe o corpus deste estudo a degravação integral de duas aulas de cada estagiário, em que se procurou assinalar as ações docentes dos estagiários por meio de verbos Os verbos utilizados nessa descrição das ações docentes dos estagiários durante suas práticas de regência são vinte e cinco, quais sejam: advertir, agradecer, apagar, autorizar, comentar, conferir, confirmar, contraditar, conversar, deslocar, esclarecer, escrever, esperar, estimular, explicar, informar, ler, manipular, negar, negociar, organizar, perguntar, preparar, responder e solicitar Novos movimentos de análise desses dados, inspirados pela técnica da Análise Textual Discursiva, conduziram ao delineamento de oito categorias descritivas das ações docentes desses estagiários, a saber: Arguição, Exposição, Socializar, Disciplinar, Esperar, Movimentar, Manejo de materiais e Manejo da lousa De posse dessas categorias constituiu-se uma representação gráfica denotada por perfil das ações docentes dos estagiários que permitiu a descrição das ações desses estudantes Como resultados principais observamos que a maior parte das ações docentes dos estagiários distribuem-se entre as categorias Exposição, conduzida principalemnte pela ação de escrever o conteúdo a ser ensinado na lousa, Arguição, conduzida principalmente pela ação de perguntar, Manejo da lousa, em que escrever assume como ação primordial, e Disciplinares, caracterizadas principalmente pela ação advertir Outras inferências, tais como o efeito da presença do professor supervisor em sala durante a regência e a insegurança do estagiário, resultam da comparação dos perfis e da triangulação com dados coletados nas sessões de planejamento e autoscopiaTese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: This thesis is part of the perspective of the initial training of physics teachers by analyzing the teaching actions of three undergraduate physics students during conducting conducting classes within the scope of the mandatory Supervised Internship The questions that guided this investigation are: What are the teaching actions of interns from a degree in Physics developed during the conducting practices in field schools? What analytical categories describe the teaching actions of these interns? The present study, of a qualitative nature, has as main data the recordings of the filming of six classes taken by the three interns who focused on their actions developed In addition to the transcriptions, documents produced by the students were included in the data collection for this research, such as planning and field diaries, video records of face-to-face classes, planning sessions for conducting classes and autoscopies The corpus of this study comprises the complete recording of two classes of each trainee, in which we tried to mark the teaching actions of the trainees by means of verbs The verbs used in this description of the trainees' teaching actions during their conducting practices are twenty-five, namely: warn, thank, erase, authorize, comment, check, confirm, contradict, talk, move, clarify, write, wait, stimulate , explain, inform, read, manipulate, deny, negotiate, organize, ask, prepare, answer and request New movements for analyzing these data, inspired by the Discursive Textual Analysis technique, led to the outline of eight descriptive categories of the teaching actions of these interns, namely: Argumentation, Exposition, Socializing, Disciplining, Waiting, Moving, Handling materials and Handling the blackboard With these categories, a graphic representation was created, denoted by the profile of the teaching actions of the interns, which allowed the description of the actions of these students As main results we observed that most of the teaching actions of the trainees are distributed among the categories Exhibition, mainly driven by the action of writing the content to be taught on the blackboard, Argumentation, driven mainly by the action of asking, Management of the blackboard, in which writing takes as a primary action, and Disciplinary, characterized mainly by the action to warn Other inferences, such as the effect of the presence of the supervising professor in the classroom during the conducting and the insecurity of the intern, result from the comparison of the profiles and the triangulation with data collected in the planning and autoscopy sessionsPassos, Marinez Meneghello [Orientador]Passos, Ângela MeneghelloBroietti, Fabiele Cristiane DiasMartin, George Francisco SantiagoArruda, Sergio de MelloMaciel, Felippe Guimarães2024-05-01T12:11:14Z2024-05-01T12:11:14Z2019.0001.07.2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/9803porDoutoradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:14Zoai:repositorio.uel.br:123456789/9803Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:14Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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