A gênese da imaginação na idade pré-escolar: unidade conteúdo-forma-destinatário em análise

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carbonieri, Juliana
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17385
Resumo: A presente pesquisa justifica-se pela busca em contribuir com a compreensão da imaginação como função psíquica superior na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural a fim de fomentar processos educativos desenvolventes para e com as crianças no período da idade pré-escolar. Ao considerar as práticas pedagógicas numa perspectiva desenvolvente, nossa hipótese contempla a unidade conteúdo-forma-destinatário como condição para o desenvolvimento das funções psíquicas superiores, com destaque para a imaginação no período da idade pré-escolar. Diante disso, nossa problemática concentra-se em torno da seguinte questão: Como criar condições e possibilidades para o desenvolvimento da imaginação como função psíquica superior na educação infantil? Para responder ao problema, elencamos como objetivo geral: compreender quais são as condições necessárias para que o desenvolvimento da imaginação aconteça no período da idade pré-escolar. A pesquisa se configura como uma investigação teórica e documental com aportes do materialismo histórico-dialético e dos pressupostos da teoria histórico-cultural. A unidade de análise que nos propusemos verificar, se encontra na tríade conteúdo-forma-destinatário. Depreende-se, para que haja o desenvolvimento da imaginação nas crianças pré-escolares (destinatário), é necessário compreender quais conteúdos possibilitam a ampliação do universo de significação (conteúdo) com vista a promover o desenvolvimento psíquico e também, a forma como esse conteúdo está organizado e é disponibilizado (forma) para essa possibilidade desenvolvimental. A exposição dos dados de análise se apresenta em conformidade com os objetivos específicos, quais sejam: (1) sintetizar as especificidades do desenvolvimento infantil no período da idade pré-escolar (destinatário); (2) caracterizar o desenvolvimento psíquico da imaginação no período da idade pré-escolar (objeto de pesquisa e produto da prática social); (3) analisar por meio dos livros didáticos a prática pedagógica revelada como possibilidade de desenvolvimento da imaginação (conteúdo-forma). Os resultados alcançados comprovam nossa hipótese. A afirmativa desta se deu no movimento histórico da análise crítica dos livros didáticos para crianças de quatro e cinco anos de idade, o qual se tornou possível diante das sínteses empreendidas no decurso das seções que compõem esta dissertação. Ao discutir as especificidades da criança no período da idade pré-escolar (seção 3) bem como caracterizar o desenvolvimento da imaginação neste período (seção 4), foi possível confrontar a unidade de análise representada nos livros didáticos (seção 5), e verificar a inconsistência e a não correspondência entre as partes. Considerando as sínteses elaboradas, entendemos que a resposta para nossa indagação inicial se encontra em uma trama complexa que impede uma compreensão linear (causa-efeito) do objeto. Desse modo, o problema de pesquisa é respondido na medida em que compreendemos quais são as condições necessárias para o desenvolvimento da imaginação e percebemos sua ausência no conteúdo propagado em forma de propostas descontextualizadas nos livros didáticos. Conclui-se que compreender, de fato, as condições do desenvolvimento da imaginação e assim poder criar as possibilidades para tal, exige transformação no pensamento e na ação, transformação essa que se torna possível somente após realizar o détour, tal como fundamentado em nossa pesquisa
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Ao considerar as práticas pedagógicas numa perspectiva desenvolvente, nossa hipótese contempla a unidade conteúdo-forma-destinatário como condição para o desenvolvimento das funções psíquicas superiores, com destaque para a imaginação no período da idade pré-escolar. Diante disso, nossa problemática concentra-se em torno da seguinte questão: Como criar condições e possibilidades para o desenvolvimento da imaginação como função psíquica superior na educação infantil? Para responder ao problema, elencamos como objetivo geral: compreender quais são as condições necessárias para que o desenvolvimento da imaginação aconteça no período da idade pré-escolar. A pesquisa se configura como uma investigação teórica e documental com aportes do materialismo histórico-dialético e dos pressupostos da teoria histórico-cultural. A unidade de análise que nos propusemos verificar, se encontra na tríade conteúdo-forma-destinatário. Depreende-se, para que haja o desenvolvimento da imaginação nas crianças pré-escolares (destinatário), é necessário compreender quais conteúdos possibilitam a ampliação do universo de significação (conteúdo) com vista a promover o desenvolvimento psíquico e também, a forma como esse conteúdo está organizado e é disponibilizado (forma) para essa possibilidade desenvolvimental. A exposição dos dados de análise se apresenta em conformidade com os objetivos específicos, quais sejam: (1) sintetizar as especificidades do desenvolvimento infantil no período da idade pré-escolar (destinatário); (2) caracterizar o desenvolvimento psíquico da imaginação no período da idade pré-escolar (objeto de pesquisa e produto da prática social); (3) analisar por meio dos livros didáticos a prática pedagógica revelada como possibilidade de desenvolvimento da imaginação (conteúdo-forma). Os resultados alcançados comprovam nossa hipótese. A afirmativa desta se deu no movimento histórico da análise crítica dos livros didáticos para crianças de quatro e cinco anos de idade, o qual se tornou possível diante das sínteses empreendidas no decurso das seções que compõem esta dissertação. Ao discutir as especificidades da criança no período da idade pré-escolar (seção 3) bem como caracterizar o desenvolvimento da imaginação neste período (seção 4), foi possível confrontar a unidade de análise representada nos livros didáticos (seção 5), e verificar a inconsistência e a não correspondência entre as partes. Considerando as sínteses elaboradas, entendemos que a resposta para nossa indagação inicial se encontra em uma trama complexa que impede uma compreensão linear (causa-efeito) do objeto. Desse modo, o problema de pesquisa é respondido na medida em que compreendemos quais são as condições necessárias para o desenvolvimento da imaginação e percebemos sua ausência no conteúdo propagado em forma de propostas descontextualizadas nos livros didáticos. Conclui-se que compreender, de fato, as condições do desenvolvimento da imaginação e assim poder criar as possibilidades para tal, exige transformação no pensamento e na ação, transformação essa que se torna possível somente após realizar o détour, tal como fundamentado em nossa pesquisaThis research justifies by the seek of contribution with the understanding of imagination as a higher psychic function in Cultural-Historical Theory perspective in order to foment developmental and educational process to and with the children in early childhood. As we consider pedagogical practices in a developmental perspective, our hypothesis contemplate the triad content-form-addressee as a condition to higher psychic functions development, with emphasis to imagination in early childhood education. Therefore, our main question concentrates on: how to create condictiones and possibilities to develop imagination as higher psychic function in early childhood education? To respond to this problem, we selected as our goal: Understand what are the necessary condition to develop imagination in preschooler age period. This research is a theoretical and documental investigation supported on Dialectical-Historical Materialism foundations and the presupposes of Cultural-Historical Theory. Our analyses concentrate in content-form-addressee triad. For the development of imagination appears in preschooler age children (addressee), it is necessary to understand what the contents are that amplifies the universe of signification (content) in order to promote psychic development and also, how this content is organized (form) to these developmental possibilities. The data is present in conformity with the specifical objectives, such as: (1) synthetize the specificity of child development in preschooler age period (addressee); (2) characterize the development of imagination in preschooler age period (object of research and product of social practical); (3) analyze through didactic books the pedagogical practice revealed as possibility of development of imagination (content-form). The results prove our hypothesis. The affirmation has been given in the historical movement of critical analyses of the didactic books made to four- and five-years old children. This was possible due to the synthesis made on the way of the sections of this dissertation. By discussing the specificity of children in preschooler age (section 3) and also characterize the development of imagination in this period (section 4), it was possible to confront the triad represented on the didactic books (section 5) and verifies the inconsistence and non-correspondence among the parts of the triad. Considering the synthesis that we elaborated, we understand that the answer to our initial question could be found on the complex web that stop us of a linear (cause-effect) comprehension of the object. By that, as we understand what the necessary conditions to development of imagination are, we are capable of solving our main question. Also, we noticed the absent of those conditions in the content propagated in form of decontextualized proposals of the didactic books analyzed. It is concluded that understanding, in fact, the conditions for the development of the imagination and thus being able to create the possibilities for this, requires transformation in thought and action, a transformation that becomes possible only after performing out the détour, such as this produced on our researchMagalhães, CassianaPasqualini, Juliana CampregherMeletti, SilviaCarbonieri, Juliana2024-09-02T19:20:32Z2024-09-02T19:20:32Z2023-02-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/17385porCECA - Departamento de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUniversidade Estadual de Londrina - UELLondrina162 p.reponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-09-03T06:07:08Zoai:repositorio.uel.br:123456789/17385Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-09-03T06:07:08Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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