O lugar da pesquisa na formação inicial de professores do curso de pedagogia e as suas confluências com a modalidade EaD

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Mariana Civalsci
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10137
Resumo: Resumo: Na presente pesquisa, serão elencadas questões referentes à formação de professores do curso de Pedagogia, apresentando reflexões sobre a modalidade da Educação a Distância de uma instituição privada como mecanismo de aceleração da formação docente e, consequentemente, refletindo sobre a precarização da formação inicial docente Desse modo, o objetivo geral desta pesquisa se pauta em, compreender como se constitui a formação inicial de professores e sua confluência com a modalidade de ensino EaD Destarte, buscou-se refletir e problematizar, a partir da teoria crítica, sobre como tem se constituído a formação inicial de professores, sua confluência com a modalidade EaD e a possibilidade da emancipação do conhecimento dos alunos do curso de Pedagogia à luz da disciplina de Metodologia da Pesquisa, no sentido do despertamento de uma consciência crítica no professor pesquisador O governo brasileiro viu nesse modelo de curso um meio de compensar a falta de vagas nas universidades públicas Como método de investigação foi proposto o uso da análise de conteúdo como estratégia metodológica em uma pesquisa qualitativa e bibliográfica, na qual foi analisado o currículo do curso de Pedagogia na modalidade EaD, tendo como base pensadores como: Saviani (27), Adorno (1995), Brzezinski (21), Gatti (21), Meszáros (21), entre outros Concluiu-se que a forte influência das ideologias tecnocratas para o Ensino Superior com a promessa da democratização do ensino para uma ascensão social resultam na busca constante dos cursos aligeirados para garantir um lugar no mercado de trabalho que oferecem uma formação pela lógica da razão instrumental proporcionando uma formação técnica sem a necessidade de reflexão crítica
id UEL_8b51e2205e9da57fd6ad68b83435ba03
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/10137
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling O lugar da pesquisa na formação inicial de professores do curso de pedagogia e as suas confluências com a modalidade EaDProfessoresFormaçãoEnsino a distânciaTeacher trainingDistance educationResumo: Na presente pesquisa, serão elencadas questões referentes à formação de professores do curso de Pedagogia, apresentando reflexões sobre a modalidade da Educação a Distância de uma instituição privada como mecanismo de aceleração da formação docente e, consequentemente, refletindo sobre a precarização da formação inicial docente Desse modo, o objetivo geral desta pesquisa se pauta em, compreender como se constitui a formação inicial de professores e sua confluência com a modalidade de ensino EaD Destarte, buscou-se refletir e problematizar, a partir da teoria crítica, sobre como tem se constituído a formação inicial de professores, sua confluência com a modalidade EaD e a possibilidade da emancipação do conhecimento dos alunos do curso de Pedagogia à luz da disciplina de Metodologia da Pesquisa, no sentido do despertamento de uma consciência crítica no professor pesquisador O governo brasileiro viu nesse modelo de curso um meio de compensar a falta de vagas nas universidades públicas Como método de investigação foi proposto o uso da análise de conteúdo como estratégia metodológica em uma pesquisa qualitativa e bibliográfica, na qual foi analisado o currículo do curso de Pedagogia na modalidade EaD, tendo como base pensadores como: Saviani (27), Adorno (1995), Brzezinski (21), Gatti (21), Meszáros (21), entre outros Concluiu-se que a forte influência das ideologias tecnocratas para o Ensino Superior com a promessa da democratização do ensino para uma ascensão social resultam na busca constante dos cursos aligeirados para garantir um lugar no mercado de trabalho que oferecem uma formação pela lógica da razão instrumental proporcionando uma formação técnica sem a necessidade de reflexão críticaDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoSantana, Andréia da Cunha Malheiros [Orientador]Oliveira, Marta Regina Furlan deMilitão, Andréia NunesCardoso, Mariana Civalsci2024-05-01T12:14:45Z2024-05-01T12:14:45Z2019.002019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/10137porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:51Zoai:repositorio.uel.br:123456789/10137Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:51Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv O lugar da pesquisa na formação inicial de professores do curso de pedagogia e as suas confluências com a modalidade EaD
title O lugar da pesquisa na formação inicial de professores do curso de pedagogia e as suas confluências com a modalidade EaD
spellingShingle O lugar da pesquisa na formação inicial de professores do curso de pedagogia e as suas confluências com a modalidade EaD
Cardoso, Mariana Civalsci
Professores
Formação
Ensino a distância
Teacher training
Distance education
title_short O lugar da pesquisa na formação inicial de professores do curso de pedagogia e as suas confluências com a modalidade EaD
title_full O lugar da pesquisa na formação inicial de professores do curso de pedagogia e as suas confluências com a modalidade EaD
title_fullStr O lugar da pesquisa na formação inicial de professores do curso de pedagogia e as suas confluências com a modalidade EaD
title_full_unstemmed O lugar da pesquisa na formação inicial de professores do curso de pedagogia e as suas confluências com a modalidade EaD
title_sort O lugar da pesquisa na formação inicial de professores do curso de pedagogia e as suas confluências com a modalidade EaD
author Cardoso, Mariana Civalsci
author_facet Cardoso, Mariana Civalsci
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santana, Andréia da Cunha Malheiros [Orientador]
Oliveira, Marta Regina Furlan de
Militão, Andréia Nunes
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Mariana Civalsci
dc.subject.por.fl_str_mv Professores
Formação
Ensino a distância
Teacher training
Distance education
topic Professores
Formação
Ensino a distância
Teacher training
Distance education
description Resumo: Na presente pesquisa, serão elencadas questões referentes à formação de professores do curso de Pedagogia, apresentando reflexões sobre a modalidade da Educação a Distância de uma instituição privada como mecanismo de aceleração da formação docente e, consequentemente, refletindo sobre a precarização da formação inicial docente Desse modo, o objetivo geral desta pesquisa se pauta em, compreender como se constitui a formação inicial de professores e sua confluência com a modalidade de ensino EaD Destarte, buscou-se refletir e problematizar, a partir da teoria crítica, sobre como tem se constituído a formação inicial de professores, sua confluência com a modalidade EaD e a possibilidade da emancipação do conhecimento dos alunos do curso de Pedagogia à luz da disciplina de Metodologia da Pesquisa, no sentido do despertamento de uma consciência crítica no professor pesquisador O governo brasileiro viu nesse modelo de curso um meio de compensar a falta de vagas nas universidades públicas Como método de investigação foi proposto o uso da análise de conteúdo como estratégia metodológica em uma pesquisa qualitativa e bibliográfica, na qual foi analisado o currículo do curso de Pedagogia na modalidade EaD, tendo como base pensadores como: Saviani (27), Adorno (1995), Brzezinski (21), Gatti (21), Meszáros (21), entre outros Concluiu-se que a forte influência das ideologias tecnocratas para o Ensino Superior com a promessa da democratização do ensino para uma ascensão social resultam na busca constante dos cursos aligeirados para garantir um lugar no mercado de trabalho que oferecem uma formação pela lógica da razão instrumental proporcionando uma formação técnica sem a necessidade de reflexão crítica
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019.00
2019
2024-05-01T12:14:45Z
2024-05-01T12:14:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10137
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10137
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Educação
Centro de Educação, Comunicação e Artes
Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823260889579520