Ecos de esquizolinguagem em Clarice Lispector e Antonin Artaud
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16242 |
Resumo: | Resumo: Esta pesquisa analisa a construção da escrita literária de Clarice Lispector e Antonin Artaud, a fim de sustentar a ideia de que esses dois autores exercitam expressões de uma linguagem experimental, desfragmentada, multifacetada, híbrida, que mistura diversos signos de maneira insólita; dicções literárias daquilo que, a partir dos estudos dos filósofos franceses Gilles Deleuze e Félix Guattari, chamo de Esquizolinguagem O trabalho está dividido em 4 partes, as quais têm a pretensão de funcionar pela lógica de platô – “uma região contínua de intensidades, vibrando sobre ela mesma, e que se desenvolve evitando toda orientação sobre um ponto culminante ou em direção a uma finalidade exterior” (BATESON apud DELEUZE; GUATTARI, 1995, p 33) Embora isso seja meio paradoxal, já que uma tese pretende criar um discurso, se não inédito, original sobre um determinado objeto, o que implicaria conceber conclusões, esta pesquisa não pretende estabelecer uma teoria estanque sobre a obra de Artaud e de Lispector, mas antes verificar as zonas de convergência e conexão entre as produções desses autores, procurando delinear traços da estética do discurso artístico-literário exercitado nos textos escolhidos No primeiro platô acompanhamos o passeio do esquizofrênico pela máquina capitalista, procurando refletir sobre as confluências entre a noção de esquizofrenia que norteia este trabalho e o território da linguagem, onde se territorializa o sujeito esquizo O segundo platô é o espaço de intensidades clariceanas, remontando o percurso da linguagem na obra de Clarice Lispector até chegar ao processo doloroso de escritura de Água viva (1973) Procuro conectar as discussões sobre a (in)eficiência da língua humana e seu escape para a pintura, música, linguagem do corpo, silêncio, etc a alguns quadros que foram pintados pela autora, isso na tentativa de perceber um projeto estético-literário acontecendo na produção de Lispector O terceiro platô esboça a dinâmica de escritura de Antonin Artaud e o amadurecimento da proposta chamada de Teatro da Crueldade, também refletindo sobre os diversos signos evocados em sua pictografia (DERRIDA, 1998) As obras que ganham maior atenção são Les sorts (1937-1939), Artaud le Mômo (1947), Suppôts et suppliciations (1947) e 5 dessins pour assassiner la magie (1948) – textos que estiveram no foco das minhas pesquisas durante o estágio doutoral PDSE na Université Paris X (Nanterre, La Défense, França), que aconteceu entre setembro de 214 e maio de 215 Por fim, o quarto platô procura abordar, a partir da ótica da Esquizoanálise (DELEUZE; GUATTARI, 1995, 21), uma conduta de construção literária a partir de uma linguagem multifacetada, híbrida, deslocada, insólita, etc, e que, em alguns casos, rompe com o sistema da língua – a Esquizolinguagem –, procurando nos textos de Artaud e Lispector algumas características possíveis desse procedimento esquizo de criação Todavia, como indicado no título do trabalho, o que alcanço são apenas vislumbres e ecos dessa expressão de linguagem Portanto, o movimento analítico exercitado no âmbito desta tese é o de territorializar algumas características dessa expressão esquizo que podem ser percebidas na produção desses autores, especificamente, nos textos escolhidos |
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Ecos de esquizolinguagem em Clarice Lispector e Antonin ArtaudLiteratura brasileiraHistória e críticaLiteratura francesaHistória e críticaLinguagemFrench literatureHistory and criticismBrazilian literatureHistory and criticismResumo: Esta pesquisa analisa a construção da escrita literária de Clarice Lispector e Antonin Artaud, a fim de sustentar a ideia de que esses dois autores exercitam expressões de uma linguagem experimental, desfragmentada, multifacetada, híbrida, que mistura diversos signos de maneira insólita; dicções literárias daquilo que, a partir dos estudos dos filósofos franceses Gilles Deleuze e Félix Guattari, chamo de Esquizolinguagem O trabalho está dividido em 4 partes, as quais têm a pretensão de funcionar pela lógica de platô – “uma região contínua de intensidades, vibrando sobre ela mesma, e que se desenvolve evitando toda orientação sobre um ponto culminante ou em direção a uma finalidade exterior” (BATESON apud DELEUZE; GUATTARI, 1995, p 33) Embora isso seja meio paradoxal, já que uma tese pretende criar um discurso, se não inédito, original sobre um determinado objeto, o que implicaria conceber conclusões, esta pesquisa não pretende estabelecer uma teoria estanque sobre a obra de Artaud e de Lispector, mas antes verificar as zonas de convergência e conexão entre as produções desses autores, procurando delinear traços da estética do discurso artístico-literário exercitado nos textos escolhidos No primeiro platô acompanhamos o passeio do esquizofrênico pela máquina capitalista, procurando refletir sobre as confluências entre a noção de esquizofrenia que norteia este trabalho e o território da linguagem, onde se territorializa o sujeito esquizo O segundo platô é o espaço de intensidades clariceanas, remontando o percurso da linguagem na obra de Clarice Lispector até chegar ao processo doloroso de escritura de Água viva (1973) Procuro conectar as discussões sobre a (in)eficiência da língua humana e seu escape para a pintura, música, linguagem do corpo, silêncio, etc a alguns quadros que foram pintados pela autora, isso na tentativa de perceber um projeto estético-literário acontecendo na produção de Lispector O terceiro platô esboça a dinâmica de escritura de Antonin Artaud e o amadurecimento da proposta chamada de Teatro da Crueldade, também refletindo sobre os diversos signos evocados em sua pictografia (DERRIDA, 1998) As obras que ganham maior atenção são Les sorts (1937-1939), Artaud le Mômo (1947), Suppôts et suppliciations (1947) e 5 dessins pour assassiner la magie (1948) – textos que estiveram no foco das minhas pesquisas durante o estágio doutoral PDSE na Université Paris X (Nanterre, La Défense, França), que aconteceu entre setembro de 214 e maio de 215 Por fim, o quarto platô procura abordar, a partir da ótica da Esquizoanálise (DELEUZE; GUATTARI, 1995, 21), uma conduta de construção literária a partir de uma linguagem multifacetada, híbrida, deslocada, insólita, etc, e que, em alguns casos, rompe com o sistema da língua – a Esquizolinguagem –, procurando nos textos de Artaud e Lispector algumas características possíveis desse procedimento esquizo de criação Todavia, como indicado no título do trabalho, o que alcanço são apenas vislumbres e ecos dessa expressão de linguagem Portanto, o movimento analítico exercitado no âmbito desta tese é o de territorializar algumas características dessa expressão esquizo que podem ser percebidas na produção desses autores, especificamente, nos textos escolhidosTese (Doutorado em Letras) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em LetrasAbstract: This research analyzes the literary writing procedures of Clarice Lispector and Antonin Artaud, in order to assert that these two authors exercise expressions from an experimental, defragmented, multifaced and hybrid language, which merges different signs unusually Based on Gilles Deleuze and Félix Guattari’s studies – French philosophers –, I name these literary expressions as Schizolanguage The text is divided into four parts, intended to be like plateaus – “a continuous, self-vibrating region of intensities whose development avoids any orientation toward a culmination point or external end” (BATESON apud DELEUZE; GUATTARI, 1995, p 33) Although it is a little paradoxical, since a thesis is supposed to create a discourse, if not unprecedented, original about some subject-matter, which implies to conceive conclusions, this research doesn’t intent to establish a final theory about Artaud and Lispector’s artistic productions, but explore the convergence zones between these authors, delineating the aesthetic discursive traces inside of chosen texts In the first plateau, we follow “A schizophrenic out for a walk” (DELEUZE; GUATTARI, 21, p 12) through the capitalist machine, discussing about the confluences between the schizophrenia concept kept in this study and the language terrain where the schizophrenic subject is territorialized The second plateau is the area of Clarice Lispector’s intensities, recreating the language pathway inside her texts until getting to the painful writing process of Água viva (1973) In this section, I discuss about the (in)efficiency of the human language and the word’s scape to the painting, music, body language, silence, etc I connect the discussion to some Lispector’s paintings, intending to realize the author’s aesthetic-literary project The third plateau drafts the Antonin Artaud’s dynamic writing and the developing of the Theatre of Cruelty, also reflecting about the different signs evoked in his pictography (DERRIDA, 1998) The texts analyzed are Les sorts (1937-1939), Artaud le mômo (1947), Suppôts et suppliciations (1947) and 5 dessins pour assassiner la magie (1948) – these texts were in the focus of my studies during the doctorate-stage PDSE in the University Paris West (Nanterre, La Défense, France), between september 214 and may 215 Finaly, the fourth plateau explores, based on the Schizoanalyze (DELEUZE; GUATTARI, 1995, 21), a kind of literary production stemmed from a multifaced, hybrid, displaced, unusual language, which sometimes breaks even the system of the Langue – the Schizolanguage –, searching inside Artaud and Lispector’s texts some possible features to comprehend this sort of creation procedure However, as indicated by the thesis’s title, I only got a fleeting glimpse and echoes of this demeanor of language Thus, the analyzing movement of this study territorialize some aspects of this schizo expression, perceived in the authors’ artwork, specifically in the chosen texts1Pascolati, Sonia Aparecida Vido [Orientador]Oliveira, SilvanaSilva, Ceres VittoriMigliozzi, Luiz CarlosSilva, Marta Dantas daSkeika, Jhony Adelio2024-05-01T15:04:02Z2024-05-01T15:04:02Z2017.0028.09.2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/16242porDoutoradoLetrasCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-graduação em LetrasLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:14Zoai:repositorio.uel.br:123456789/16242Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:14Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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