Intuição, trágico e formação (Bildung) no jovem Nietzsche

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Vanderson Ronaldo
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13269
Resumo: Resumo: A presente Dissertação aborda a questão da intuição, do trágico e da formação (Bildung) nos escritos da juventude de Nietzsche No primeiro capítulo investigaremos - a começar pelo Nascimento da tragédia, passando pelo texto Acerca da verdade e da mentira no sentido extramorale finaliza-se na obra A filosofia na época trágica dos gregos -, a crítica de Nietzsche ao saber socrático e sua defesa do saber intuitivo, bem como destacaremos as duas figuras que Nietzsche apresenta, o homem racional e o homem intuitivo e concluiremos com o conceito de intuição que o autor extraiu dos filósofos gregos pré-socráticos No segundo capítulo apresentaremos o entrelaçamento dessas ideias (intuição e trágico) com a ideia de formação (Bildung) a partir de Schopenhauer como Educador, da obra Da vantagem e da desvantagem da história para a vida e também do texto Sobre o futuro de nossos estabelecimentos de ensino, compondo assim uma tessitura que dê conta de mostrar que a formação sofre grande influência desse socratismo que se apodera tanto da arte como da filosofia e porque não, da vida, para defendermos, conjuntamente à Nietzsche, uma educação que valorize a vivência e afirme a vida
id UEL_8cf455c152dca7a8bf62f0baec1ae6ec
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/13269
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Intuição, trágico e formação (Bildung) no jovem NietzscheIntuiçãoEducaçãoFilosofiaFilosofiaEstudo e ensinoStudy and teachingPhilosophyResumo: A presente Dissertação aborda a questão da intuição, do trágico e da formação (Bildung) nos escritos da juventude de Nietzsche No primeiro capítulo investigaremos - a começar pelo Nascimento da tragédia, passando pelo texto Acerca da verdade e da mentira no sentido extramorale finaliza-se na obra A filosofia na época trágica dos gregos -, a crítica de Nietzsche ao saber socrático e sua defesa do saber intuitivo, bem como destacaremos as duas figuras que Nietzsche apresenta, o homem racional e o homem intuitivo e concluiremos com o conceito de intuição que o autor extraiu dos filósofos gregos pré-socráticos No segundo capítulo apresentaremos o entrelaçamento dessas ideias (intuição e trágico) com a ideia de formação (Bildung) a partir de Schopenhauer como Educador, da obra Da vantagem e da desvantagem da história para a vida e também do texto Sobre o futuro de nossos estabelecimentos de ensino, compondo assim uma tessitura que dê conta de mostrar que a formação sofre grande influência desse socratismo que se apodera tanto da arte como da filosofia e porque não, da vida, para defendermos, conjuntamente à Nietzsche, uma educação que valorize a vivência e afirme a vidaDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: This present dissertation approaches the question about intuition, tragic and formation (Bildung) on the writes of young Nietzsche In the first chapter it’s researched - starting by The Birth of Tragedy, then On Truth and Lies in a Nonmoral Sense and ending with Philosophy in the Tragic Age of the Greeks -, the critics that Nietzsche made to the socratic wisdom and his defense of intuitive wisdom, as well it pointed two figures presented by Nietzsche, the rational man and the intuitive man and it’s concluded with the concept of intuition that the author found on pre-Socratic Greek philosopher In the second chapter it’s presented the interlacing of these ideas (intuition and tragic) with the idea of education (Bildung) on Schopenhauer as Educator, On the Use and Abuse of History for Life and, also, On the Future of our Seminaries, composing a tessitura that can show that formation is too influencied by this socratism that takes possession of art and philosophy and why not, of life, to defend, with Nietzsche, an education that values the living and affirms lifeWeber, José Fernandes [Orientador]Gallo, Sílvio D. de O.Henning, Leoni Maria PadilhaTeixeira, Vanderson Ronaldo2024-05-01T14:11:00Z2024-05-01T14:11:00Z2012.0018.12.2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/13269porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:23Zoai:repositorio.uel.br:123456789/13269Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:23Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Intuição, trágico e formação (Bildung) no jovem Nietzsche
title Intuição, trágico e formação (Bildung) no jovem Nietzsche
spellingShingle Intuição, trágico e formação (Bildung) no jovem Nietzsche
Teixeira, Vanderson Ronaldo
Intuição
Educação
Filosofia
Filosofia
Estudo e ensino
Study and teaching
Philosophy
title_short Intuição, trágico e formação (Bildung) no jovem Nietzsche
title_full Intuição, trágico e formação (Bildung) no jovem Nietzsche
title_fullStr Intuição, trágico e formação (Bildung) no jovem Nietzsche
title_full_unstemmed Intuição, trágico e formação (Bildung) no jovem Nietzsche
title_sort Intuição, trágico e formação (Bildung) no jovem Nietzsche
author Teixeira, Vanderson Ronaldo
author_facet Teixeira, Vanderson Ronaldo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Weber, José Fernandes [Orientador]
Gallo, Sílvio D. de O.
Henning, Leoni Maria Padilha
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Vanderson Ronaldo
dc.subject.por.fl_str_mv Intuição
Educação
Filosofia
Filosofia
Estudo e ensino
Study and teaching
Philosophy
topic Intuição
Educação
Filosofia
Filosofia
Estudo e ensino
Study and teaching
Philosophy
description Resumo: A presente Dissertação aborda a questão da intuição, do trágico e da formação (Bildung) nos escritos da juventude de Nietzsche No primeiro capítulo investigaremos - a começar pelo Nascimento da tragédia, passando pelo texto Acerca da verdade e da mentira no sentido extramorale finaliza-se na obra A filosofia na época trágica dos gregos -, a crítica de Nietzsche ao saber socrático e sua defesa do saber intuitivo, bem como destacaremos as duas figuras que Nietzsche apresenta, o homem racional e o homem intuitivo e concluiremos com o conceito de intuição que o autor extraiu dos filósofos gregos pré-socráticos No segundo capítulo apresentaremos o entrelaçamento dessas ideias (intuição e trágico) com a ideia de formação (Bildung) a partir de Schopenhauer como Educador, da obra Da vantagem e da desvantagem da história para a vida e também do texto Sobre o futuro de nossos estabelecimentos de ensino, compondo assim uma tessitura que dê conta de mostrar que a formação sofre grande influência desse socratismo que se apodera tanto da arte como da filosofia e porque não, da vida, para defendermos, conjuntamente à Nietzsche, uma educação que valorize a vivência e afirme a vida
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 18.12.2012
2012.00
2024-05-01T14:11:00Z
2024-05-01T14:11:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13269
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13269
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Educação
Centro de Educação, Comunicação e Artes
Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823311746564096