O ensino de produtos notáveis e fatoração de polinômios : uma articulação entre álgebra e geometria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borgato, Keyla Cristina
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14286
Resumo: Resumo: Este estudo descreve uma sequência didática, analisando, mediante critérios da Engenharia Didática, como a utilização de representações geométricas de áreas de retângulos contribui para a apreensão do objeto matemático produtos notáveis e fatoração de polinômios Nos capítulos iniciais apresentamos nossos objetivos, motivações e referenciais teóricos Na sequência, propomos a sequência didática que foi aplicada a alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual do interior de São Paulo Seguimos com uma análise da aplicação realizada O confronto realizado entre a análise a priori e análise a posteriori mostrou que o desenvolvimento da sequência didática proposta possibilitou aos estudantes, sujeitos desta pesquisa, avançar e compreender, a partir de um conceito matemático conhecido – área de retângulos, um novo conceito matemático - produtos notáveis e fatoração de polinômios
id UEL_8e21d41539fd05107aad27e445544047
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/14286
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling O ensino de produtos notáveis e fatoração de polinômios : uma articulação entre álgebra e geometriaMatemáticaEstudo e ensinoÁlgebraGeometriaPolinômiosMathematicsGeometryPolynomialsMathematics educationStudy and teachingResumo: Este estudo descreve uma sequência didática, analisando, mediante critérios da Engenharia Didática, como a utilização de representações geométricas de áreas de retângulos contribui para a apreensão do objeto matemático produtos notáveis e fatoração de polinômios Nos capítulos iniciais apresentamos nossos objetivos, motivações e referenciais teóricos Na sequência, propomos a sequência didática que foi aplicada a alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual do interior de São Paulo Seguimos com uma análise da aplicação realizada O confronto realizado entre a análise a priori e análise a posteriori mostrou que o desenvolvimento da sequência didática proposta possibilitou aos estudantes, sujeitos desta pesquisa, avançar e compreender, a partir de um conceito matemático conhecido – área de retângulos, um novo conceito matemático - produtos notáveis e fatoração de polinômiosDissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em MatemáticaAbstract: This study describes a didactic sequence, analyzing, by criteria of Didactic Engineering, like the use of geometric representation of rectangle areas contribute to the understanding of the mathematical object notable products and polynomial factorization In the early chapters we present our aims, motivations and theoretical references Later, we propose the didactic sequence that was applied to 8th grade students from the junior hight school in a public school in São Paulo state We proceed with a review of the performed application The confrontation made between the previous and the after analysis showed that the development of the didactic sequence enabled the students to advance and understand, from a known mathematical concept – rectangle area, a new mathematical concept - notable products and polynomial factorizationAlmeida, Lourdes Maria Werle de [Orientador]Silva, Karina Alessandra Pessôa daAlves, Michele de OliveiraBorgato, Keyla Cristina2024-05-01T14:29:51Z2024-05-01T14:29:51Z2013.0006.08.2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/14286porMestrado ProfissionalMatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em MatemáticaPrograma de Pós-Graduação em MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:16Zoai:repositorio.uel.br:123456789/14286Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:16Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de produtos notáveis e fatoração de polinômios : uma articulação entre álgebra e geometria
title O ensino de produtos notáveis e fatoração de polinômios : uma articulação entre álgebra e geometria
spellingShingle O ensino de produtos notáveis e fatoração de polinômios : uma articulação entre álgebra e geometria
Borgato, Keyla Cristina
Matemática
Estudo e ensino
Álgebra
Geometria
Polinômios
Mathematics
Geometry
Polynomials
Mathematics education
Study and teaching
title_short O ensino de produtos notáveis e fatoração de polinômios : uma articulação entre álgebra e geometria
title_full O ensino de produtos notáveis e fatoração de polinômios : uma articulação entre álgebra e geometria
title_fullStr O ensino de produtos notáveis e fatoração de polinômios : uma articulação entre álgebra e geometria
title_full_unstemmed O ensino de produtos notáveis e fatoração de polinômios : uma articulação entre álgebra e geometria
title_sort O ensino de produtos notáveis e fatoração de polinômios : uma articulação entre álgebra e geometria
author Borgato, Keyla Cristina
author_facet Borgato, Keyla Cristina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Lourdes Maria Werle de [Orientador]
Silva, Karina Alessandra Pessôa da
Alves, Michele de Oliveira
dc.contributor.author.fl_str_mv Borgato, Keyla Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Estudo e ensino
Álgebra
Geometria
Polinômios
Mathematics
Geometry
Polynomials
Mathematics education
Study and teaching
topic Matemática
Estudo e ensino
Álgebra
Geometria
Polinômios
Mathematics
Geometry
Polynomials
Mathematics education
Study and teaching
description Resumo: Este estudo descreve uma sequência didática, analisando, mediante critérios da Engenharia Didática, como a utilização de representações geométricas de áreas de retângulos contribui para a apreensão do objeto matemático produtos notáveis e fatoração de polinômios Nos capítulos iniciais apresentamos nossos objetivos, motivações e referenciais teóricos Na sequência, propomos a sequência didática que foi aplicada a alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual do interior de São Paulo Seguimos com uma análise da aplicação realizada O confronto realizado entre a análise a priori e análise a posteriori mostrou que o desenvolvimento da sequência didática proposta possibilitou aos estudantes, sujeitos desta pesquisa, avançar e compreender, a partir de um conceito matemático conhecido – área de retângulos, um novo conceito matemático - produtos notáveis e fatoração de polinômios
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 06.08.2013
2013.00
2024-05-01T14:29:51Z
2024-05-01T14:29:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14286
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14286
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado Profissional
Matemática
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Matemática
Programa de Pós-Graduação em Matemática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823300284579840