O ensino de produtos notáveis e fatoração de polinômios : uma articulação entre álgebra e geometria
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14286 |
Resumo: | Resumo: Este estudo descreve uma sequência didática, analisando, mediante critérios da Engenharia Didática, como a utilização de representações geométricas de áreas de retângulos contribui para a apreensão do objeto matemático produtos notáveis e fatoração de polinômios Nos capítulos iniciais apresentamos nossos objetivos, motivações e referenciais teóricos Na sequência, propomos a sequência didática que foi aplicada a alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual do interior de São Paulo Seguimos com uma análise da aplicação realizada O confronto realizado entre a análise a priori e análise a posteriori mostrou que o desenvolvimento da sequência didática proposta possibilitou aos estudantes, sujeitos desta pesquisa, avançar e compreender, a partir de um conceito matemático conhecido – área de retângulos, um novo conceito matemático - produtos notáveis e fatoração de polinômios |
id |
UEL_8e21d41539fd05107aad27e445544047 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/14286 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino de produtos notáveis e fatoração de polinômios : uma articulação entre álgebra e geometriaMatemáticaEstudo e ensinoÁlgebraGeometriaPolinômiosMathematicsGeometryPolynomialsMathematics educationStudy and teachingResumo: Este estudo descreve uma sequência didática, analisando, mediante critérios da Engenharia Didática, como a utilização de representações geométricas de áreas de retângulos contribui para a apreensão do objeto matemático produtos notáveis e fatoração de polinômios Nos capítulos iniciais apresentamos nossos objetivos, motivações e referenciais teóricos Na sequência, propomos a sequência didática que foi aplicada a alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual do interior de São Paulo Seguimos com uma análise da aplicação realizada O confronto realizado entre a análise a priori e análise a posteriori mostrou que o desenvolvimento da sequência didática proposta possibilitou aos estudantes, sujeitos desta pesquisa, avançar e compreender, a partir de um conceito matemático conhecido – área de retângulos, um novo conceito matemático - produtos notáveis e fatoração de polinômiosDissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em MatemáticaAbstract: This study describes a didactic sequence, analyzing, by criteria of Didactic Engineering, like the use of geometric representation of rectangle areas contribute to the understanding of the mathematical object notable products and polynomial factorization In the early chapters we present our aims, motivations and theoretical references Later, we propose the didactic sequence that was applied to 8th grade students from the junior hight school in a public school in São Paulo state We proceed with a review of the performed application The confrontation made between the previous and the after analysis showed that the development of the didactic sequence enabled the students to advance and understand, from a known mathematical concept – rectangle area, a new mathematical concept - notable products and polynomial factorizationAlmeida, Lourdes Maria Werle de [Orientador]Silva, Karina Alessandra Pessôa daAlves, Michele de OliveiraBorgato, Keyla Cristina2024-05-01T14:29:51Z2024-05-01T14:29:51Z2013.0006.08.2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/14286porMestrado ProfissionalMatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em MatemáticaPrograma de Pós-Graduação em MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:16Zoai:repositorio.uel.br:123456789/14286Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:16Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino de produtos notáveis e fatoração de polinômios : uma articulação entre álgebra e geometria |
title |
O ensino de produtos notáveis e fatoração de polinômios : uma articulação entre álgebra e geometria |
spellingShingle |
O ensino de produtos notáveis e fatoração de polinômios : uma articulação entre álgebra e geometria Borgato, Keyla Cristina Matemática Estudo e ensino Álgebra Geometria Polinômios Mathematics Geometry Polynomials Mathematics education Study and teaching |
title_short |
O ensino de produtos notáveis e fatoração de polinômios : uma articulação entre álgebra e geometria |
title_full |
O ensino de produtos notáveis e fatoração de polinômios : uma articulação entre álgebra e geometria |
title_fullStr |
O ensino de produtos notáveis e fatoração de polinômios : uma articulação entre álgebra e geometria |
title_full_unstemmed |
O ensino de produtos notáveis e fatoração de polinômios : uma articulação entre álgebra e geometria |
title_sort |
O ensino de produtos notáveis e fatoração de polinômios : uma articulação entre álgebra e geometria |
author |
Borgato, Keyla Cristina |
author_facet |
Borgato, Keyla Cristina |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Almeida, Lourdes Maria Werle de [Orientador] Silva, Karina Alessandra Pessôa da Alves, Michele de Oliveira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borgato, Keyla Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática Estudo e ensino Álgebra Geometria Polinômios Mathematics Geometry Polynomials Mathematics education Study and teaching |
topic |
Matemática Estudo e ensino Álgebra Geometria Polinômios Mathematics Geometry Polynomials Mathematics education Study and teaching |
description |
Resumo: Este estudo descreve uma sequência didática, analisando, mediante critérios da Engenharia Didática, como a utilização de representações geométricas de áreas de retângulos contribui para a apreensão do objeto matemático produtos notáveis e fatoração de polinômios Nos capítulos iniciais apresentamos nossos objetivos, motivações e referenciais teóricos Na sequência, propomos a sequência didática que foi aplicada a alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual do interior de São Paulo Seguimos com uma análise da aplicação realizada O confronto realizado entre a análise a priori e análise a posteriori mostrou que o desenvolvimento da sequência didática proposta possibilitou aos estudantes, sujeitos desta pesquisa, avançar e compreender, a partir de um conceito matemático conhecido – área de retângulos, um novo conceito matemático - produtos notáveis e fatoração de polinômios |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
06.08.2013 2013.00 2024-05-01T14:29:51Z 2024-05-01T14:29:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14286 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14286 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Profissional Matemática Centro de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Matemática Programa de Pós-Graduação em Matemática |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823300284579840 |