Relação entre a atividade física e o comportamento sedentário com o desempenho acadêmico em escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bueno, Maria Raquel de Oliveira
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15797
Resumo: Resumo: Dados emergentes tem indicado uma possível associação positiva entre a atividade física moderada a vigorosa (AFMV) e o desempenho acadêmico (DA) e uma associação negativa entre o comportamento sedentário (CS) e o DA em jovens No entanto, verifica-se que as informações que a literatura apresenta ainda são inconsistentes Além da AF e do CS, verifica-se que algumas variáveis como escolaridade dos pais, horas de sono, autoconceito, ambiente familiar e escolar também podem influenciar o DA de jovens Contudo, essa área de pesquisa tem sido pouco investigada no Brasil Nesse sentido, o objetivo do presente estudo foi analisar as associações entre AFMV e CS com o DA em uma amostra de escolares de Londrina-PR A amostra foi selecionada aleatoriamente de acordo com a proporcionalidade do número de escolares matriculados nos sextos anos do Ensino Fundamental II, nas cinco regiões da cidade de Londrina-PR (norte, sul, leste, oeste e centro) Após critérios de exclusão, foi obtido um tamanho amostral final de 37 escolares (146 rapazes [11,9±,7anos] e 161 moças [11,8±,6anos]) O DA foi obtido por meio das notas escolares de cinco disciplinas (português, matemática, ciências, história e geografia) Foram coletadas: (I) variáveis antropométricas (massa corporal, estatura e dobras cutâneas subescapular e tricipital) e posteriormente foi calculado o índice de massa corporal (IMC) e a gordura corporal relativa (GC); (II) Autoconceito (Inventário de Piers Harris II); (III) ambiente familiar (questionário); (IV) escolaridade dos pais (questionário); (V) AFMV, CS e padrão de CS (acelerometria); (VI) Tempo de tela (TT) e CS baseado em atividades acadêmicas (CSDA) (questionário); (VII) horas de sono (questionário) e (VIII) Variáveis do ambiente escolar (questionário) As análises foram estratificadas por sexo O nível de significância adotado foi de P<,5 Após controle para as variáveis: escolaridade dos pais, horas de sono, autoconceito, ambiente familiar e escolar, a AFMV foi inversamente associada ao DA (ß: -,16; P<,5) apenas para o sexo feminino O CS total não foi correlacionado com o DA, no entanto, com relação ao padrão do CS (PCS), bouts maiores foram inversamente associado ao DA tanto para o sexo masculino (ß:-,228, P<,5), quanto para o feminino (ß:-,181, P<,5) Conclui-se que a AFMV foi inversamente associada ao DA para o sexo feminino e que o CS total não foi associado ao DA, porém, o PCS foi associado, sendo que bouts maiores foram inversamente associados ao DA
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(II) Autoconceito (Inventário de Piers Harris II); (III) ambiente familiar (questionário); (IV) escolaridade dos pais (questionário); (V) AFMV, CS e padrão de CS (acelerometria); (VI) Tempo de tela (TT) e CS baseado em atividades acadêmicas (CSDA) (questionário); (VII) horas de sono (questionário) e (VIII) Variáveis do ambiente escolar (questionário) As análises foram estratificadas por sexo O nível de significância adotado foi de P<,5 Após controle para as variáveis: escolaridade dos pais, horas de sono, autoconceito, ambiente familiar e escolar, a AFMV foi inversamente associada ao DA (ß: -,16; P<,5) apenas para o sexo feminino O CS total não foi correlacionado com o DA, no entanto, com relação ao padrão do CS (PCS), bouts maiores foram inversamente associado ao DA tanto para o sexo masculino (ß:-,228, P<,5), quanto para o feminino (ß:-,181, P<,5) Conclui-se que a AFMV foi inversamente associada ao DA para o sexo feminino e que o CS total não foi associado ao DA, porém, o PCS foi associado, sendo que bouts maiores foram inversamente associados ao DADissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação Física e Esporte, Programa de Pós-Graduação em Educação FísicaAbstract: Emerging data has indicated a possible positive association between moderate to vigorous physical activity (MVPA) and academic performance (AP) and a negative association between sedentary behavior (SB) and AP in young people However, it is verified that the information presented in the literature still inconsistent In addition to AP and SB, some variables such as parental schooling, sleep hours, self-concept, family environment and schooling can also influence the AP of young people However, this area of research has been poorly investigated in Brazil In this sense, the objective of the present study was to analyze the associations between MVPA and SB with AP in a sample of students from Londrina-PR The sample was randomly selected according to the proportionality of the number of students enrolled in the sixth grade of Elementary School II in the five regions of the city of Londrina-PR (north, south, east, west and center) After exclusion criteria, a final sample size of 37 students (146 boys [119 ± 7 years] and 161 girls [118 ± 6 years]) was obtained The AP was obtained through the school performance of five disciplines (Portuguese, mathematics, science, history and geography) Were collected: (I) Anthropometric variables (body mass, height, subscapular and triceps skinfolds) and the body mass index (BMI) and relative body fat (BF) were subsequently calculated; (II) Self-concept (Piers Harris II inventory); (III) family environment (questionnaire); (IV) parents' schooling (questionnaire); (V) MVPA, SB and pattern of SB (accelerometry); (VI) Screen time (ST) and SB based on academic activities (SBAA) (questionnaire); (VII) hours of sleep (questionnaire) and (VIII) Variables of the school environment (questionnaire) Analyzes were stratified by sex The level of significance was set at P <5 After controlling for variables: parents' schooling, sleep hours, self-concept, family and school environment, the MVPA was inversely associated with AP (ß: -16; P <5) only for the female sex Total SB was not correlated with AP, however, with respect to the SB pattern (SBP), larger bouts were inversely associated with AP for both males (ß: -228, P <5) and for Female (ß: -181, P <5) In conclusion, the MVPA was inversely associated with the AP of youngsters and that total SB was not associated with AP, however, SBP was associated, and larger bouts were inversely associated with APRonque, Enio Ricardo Vaz [Orientador]Romanzini, MarceloFernandes, Rômulo AraújoBueno, Maria Raquel de Oliveira2024-05-01T14:57:45Z2024-05-01T14:57:45Z2016.0002.12.2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/15797porMestradoEducação FísicaCentro de Educação Física e EsportesPrograma de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UELLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:04Zoai:repositorio.uel.br:123456789/15797Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:04Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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