Relação entre o padrão e o contexto do comportamento sedentário com o desempenho acadêmico em adolescentes : um estudo longitudinal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bueno, Maria Raquel de Oliveira
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14642
Resumo: Resumo: O objetivo da tese foi analisar as associações entre o padrão e os tipos de comportamento sedentário (CS) com o desempenho acadêmico (DA) durante a adolescência, com controle de variáveis fisiológicas (fator neurotrófico derivado do cérebro [BDNF]), cognitivas (função executiva [FE]) e de saúde mental (sintomas de depressão e ansiedade) O presente estudo se refere à segunda fase (follow-up) de um estudo longitudinal de base escolar, para o qual foram elegíveis os indivíduos que possuíssem dados completos na primeira fase (baseline), totalizando uma amostra de 394 escolares Em ambas as fases foram coletadas informações sociodemográficas (escolaridade da mãe e idade), CS (acelerometria e questionário), atividade física (acelerometria), horas de sono (questionário) e DA (DA global; DA em português [DA PORT]; DA em matemática [DA MAT]) No follow-up foram coletadas as variáveis de FE (controle inibitório [Teste de Stroop] e memória de trabalho [Teste de blocos de Corsi]), BDNF (coleta sanguínea) e sintomas de ansiedade e depressão (questionário) Análises de regressão linear múltipla, com os devidos ajustes, foram realizadas no programa STATA 151, adotando-se P<5 Participaram do estudo 15 adolescentes, com média de idade de 145 (7) anos Maior tempo em bouts prolongados em CS (=3min), no início da adolescência, foram associados com menor DA (DA global: ß= -3; P=1; DA MAT: ß= -3; P=12) três anos depois, independentemente da FE e do BDNF, apenas para as moças Para os rapazes, maior tempo em bouts sedentários prolongados (15 a 29 min) no baseline, foram associados com maior DA (DA PORT ß=5; P=41), independente da FE e do BDNF Com relação aos tipos de CS, para as moças, o tempo de vídeo, redes sociais e CS educativo (estudo, leitura e tarefa) no baseline foram associados com maior DA global no follow-up, independentemente dos sintomas de ansiedade (VÍDEOS: ß=8; P=37; REDES SOCIAIS: ß=14; P=38; CS EDUCATIVO: ß=11; P=5) e dos sintomas depressivos (VÍDEOS: ß=7; P=36; REDES SOCIAIS: ß=15; P=16; CS EDUCATIVO: ß=1; P=4) Ainda para as moças, os sintomas de depressão e ansiedade foram negativamente associados com os indicadores de DA (ß=-2; P<5) Conclui-se que, para as moças, um padrão de CS menos fragmentado no início da adolescência, e maiores sintomas de depressão e ansiedade estão associados com menor DA Por outro lado, alguns tipos de CS (tempo assistindo vídeos, rede social, leitura, estudo e tarefa) no início da adolescência foram associados com melhor DA, o que demonstra que, especificamente para as moças, os tipos de CS podem influenciar o DA, mais do que variáveis cognitivas (FE) e fisiológicas (BDNF) Para os rapazes, os tipos de CS e a saúde mental não foram associados ao DA, enquanto que um padrão sedentário menos fragmentado foi associado com maior DA Dessa forma, diferentes padrões e tipos de CS se associam ao DA de maneiras distintas entre os sexos, o que deve ser considerado em estudos de intervenção que visem diminuir o CS e melhorar o DA durante a adolescência
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spelling Relação entre o padrão e o contexto do comportamento sedentário com o desempenho acadêmico em adolescentes : um estudo longitudinalExercícios físicos para adolescentesComportamento sedentárioRendimento escolarExercise for teenagersSedentary behaviorAcademic achievementResumo: O objetivo da tese foi analisar as associações entre o padrão e os tipos de comportamento sedentário (CS) com o desempenho acadêmico (DA) durante a adolescência, com controle de variáveis fisiológicas (fator neurotrófico derivado do cérebro [BDNF]), cognitivas (função executiva [FE]) e de saúde mental (sintomas de depressão e ansiedade) O presente estudo se refere à segunda fase (follow-up) de um estudo longitudinal de base escolar, para o qual foram elegíveis os indivíduos que possuíssem dados completos na primeira fase (baseline), totalizando uma amostra de 394 escolares Em ambas as fases foram coletadas informações sociodemográficas (escolaridade da mãe e idade), CS (acelerometria e questionário), atividade física (acelerometria), horas de sono (questionário) e DA (DA global; DA em português [DA PORT]; DA em matemática [DA MAT]) No follow-up foram coletadas as variáveis de FE (controle inibitório [Teste de Stroop] e memória de trabalho [Teste de blocos de Corsi]), BDNF (coleta sanguínea) e sintomas de ansiedade e depressão (questionário) Análises de regressão linear múltipla, com os devidos ajustes, foram realizadas no programa STATA 151, adotando-se P<5 Participaram do estudo 15 adolescentes, com média de idade de 145 (7) anos Maior tempo em bouts prolongados em CS (=3min), no início da adolescência, foram associados com menor DA (DA global: ß= -3; P=1; DA MAT: ß= -3; P=12) três anos depois, independentemente da FE e do BDNF, apenas para as moças Para os rapazes, maior tempo em bouts sedentários prolongados (15 a 29 min) no baseline, foram associados com maior DA (DA PORT ß=5; P=41), independente da FE e do BDNF Com relação aos tipos de CS, para as moças, o tempo de vídeo, redes sociais e CS educativo (estudo, leitura e tarefa) no baseline foram associados com maior DA global no follow-up, independentemente dos sintomas de ansiedade (VÍDEOS: ß=8; 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AP in Portuguese [AP PORT]; AP in mathematics [AP MAT]) were collected At follow-up, the variables of EF (inhibitory control [Stroop test] and working memory [Corsi blocks test]), BDNF (blood collection) and symptoms of anxiety and depression (questionnaire) were collected Multiple linear regression analyzes, with appropriate adjustments, were performed in the STATA 151 program, adopting P <5 15 adolescents participated in the study, with a mean age of 145 (7) years Longer time in prolonged bouts in SB (=3min), in early adolescence, were associated with worse AP (overall AP: ß = -3; P = 1; MAT AP: ß = -3; P = 12) three years later, regardless of FE and BDNF, only for girls For boys, longer time in prolonged sedentary bouts (15 to 29 min) at baseline were associated with higher AP (DA PORT ß = 5; P = 41), regardless of EF and BDNF Regarding the types of SB, for girls, video time, social networks and educational SB at baseline were positively associated with global AP, regardless of anxiety symptoms (VIDEOS: ß = 8; P = 37; SOCIAL NETWORKS: ß = 14; P = 38; EDUCATIONAL SB: ß = 11; P = 5) and depressive symptoms (VIDEOS: ß = 7; P = 36; SOCIAL NETWORKS: ß = 15; P = 16; EDUCATIONAL SB: ß = 1; P = 4) For girls, depression and anxiety symptoms were negatively associated with AP indicators (ß = -2; P <5) It is concluded that, for girls, a less fragmented SB pattern in early adolescence, and greater symptoms of depression and anxiety are associated with lower AP On the other hand, some types of SB (time watching videos, social network, reading, study and task) in early adolescence were associated with better AP, which demonstrates that, specifically for girls, the types of SB can influence AP, more than cognitive (EF) and physiological (BDNF) variables For boys, types of SB and mental health were not associated with AP, while a less fragmented sedentary pattern was associated with greater AP Thus, different patterns and types of SB are associated with AP in different ways between genders, which should be considered in an intervention study aimed at decreasing SB and improving AP during adolescenceRonque, Enio Ricardo Vaz [Orientador]Okano, Alexandre HidekiSilva, Kelly Samara daAltimari, Leandro RicardoFernandes, Rômulo AraújoBueno, Maria Raquel de Oliveira2024-05-01T14:34:09Z2024-05-01T14:34:09Z2020.0016.12.2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/14642porDoutoradoEducação FísicaCentro de Educação Física e EsportesPrograma de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UELLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:23Zoai:repositorio.uel.br:123456789/14642Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:23Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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