Gênero discursivo filme de animação infantil : práticas discursivas e ação docente para o multiletramento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Luiz Antonio Xavier
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15401
Resumo: Resumo: Desde 1998, os documentos oficiais orientadores do ensino de Língua Portuguesa no Brasil vêm postulando que a escola deve trabalhar com linguagens múltiplas e multiletramentos, como imagens, sons, linguagem verbal e não verbal, tendo como eixo de articulação e progressão curricular o gênero discursivo Desse modo, buscar-se-ia não fragmentar, no processo de formação do aluno, as diferentes dimensões implicadas na produção de sentidos da leitura, análise linguística e produção/refacção textual Partindo desses pressupostos, o objetivo geral deste trabalho é compreender a responsividade dos professorandos, advindo de estudo teórico-metodológico, em contexto de formação inicial, para a elaboração didática de um Plano de Trabalho Docente - PTD, com textos-enunciado do gênero discursivo filme de animação infantil Com esse intuito, formou-se um grupo de pesquisa com graduandos do segundo e terceiro anos do Curso de Letras da Universidade Estadual do Norte do Paraná – Campus Jacarezinho-PR, com o objetivo de propiciar a internalização do gênero em pauta e sua didatização para o ensino fundamental II, pelo professor em formação inicial, seguindo os pressupostos vygotskyanos Nesse sentido, selecionamos textos-enunciado verbais e não verbais do gênero discursivo filme de animação infantil, das esferas midiático-literária, como possibilidade de trabalho, enfocando as dimensões postuladas por Bakhtin (23) - conteúdo temático, construção composicional, marcas linguístico-enunciativas e verbo-visuais, associadas, indissoluvelmente, às condições de produção e a suas esferas de atividade humana A escolha do gênero se justifica, pois um dos objetivos do estudo também é quebrar o estigma de que a utilização desses textos-enunciado tão somente, para preenchimento de aula vaga ou como mera ilustração A pesquisa de mestrado configura-se como pesquisa-ação de base etnográfica e processual e fundamenta-se nas concepções filosófico-linguísticas do Círculo de Bakhtin e na proposta de didatização elaborada por Gasparin (212), dialogando com o Projeto de Pesquisa “Análise Linguística e Plano de Trabalho Docente: gêneros das esferas literária, midiática e acadêmica” (UEL), que incorpora os referenciais teórico-metodológicos mencionados O corpus do trabalho são as interações produzidas pelos sujeitos de pesquisa, materializada nas vinte e seis horas de gravações de áudio e nos diários reflexivos do professor pesquisador e dos alunos-professores Os resultados da pesquisa evidenciam as alterações positivas nas ZDPs dos sujeitos de pesquisa, entretanto, alguns conceitos estudados como o das técnicas de animação precisam ser ampliados
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spelling Gênero discursivo filme de animação infantil : práticas discursivas e ação docente para o multiletramentoGêneros discursivosLinguística aplicadaFilmes infantisAnimação (Cinematografia)MultiletramentoApplied LinguisticsMoving-pictures for childrenAnimation (Cinematography)Resumo: Desde 1998, os documentos oficiais orientadores do ensino de Língua Portuguesa no Brasil vêm postulando que a escola deve trabalhar com linguagens múltiplas e multiletramentos, como imagens, sons, linguagem verbal e não verbal, tendo como eixo de articulação e progressão curricular o gênero discursivo Desse modo, buscar-se-ia não fragmentar, no processo de formação do aluno, as diferentes dimensões implicadas na produção de sentidos da leitura, análise linguística e produção/refacção textual Partindo desses pressupostos, o objetivo geral deste trabalho é compreender a responsividade dos professorandos, advindo de estudo teórico-metodológico, em contexto de formação inicial, para a elaboração didática de um Plano de Trabalho Docente - PTD, com textos-enunciado do gênero discursivo filme de animação infantil Com esse intuito, formou-se um grupo de pesquisa com graduandos do segundo e terceiro anos do Curso de Letras da Universidade Estadual do Norte do Paraná – Campus Jacarezinho-PR, com o objetivo de propiciar a internalização do gênero em pauta e sua didatização para o ensino fundamental II, pelo professor em formação inicial, seguindo os pressupostos vygotskyanos Nesse sentido, selecionamos textos-enunciado verbais e não verbais do gênero discursivo filme de animação infantil, das esferas midiático-literária, como possibilidade de trabalho, enfocando as dimensões postuladas por Bakhtin (23) - conteúdo temático, construção composicional, marcas linguístico-enunciativas e verbo-visuais, associadas, indissoluvelmente, às condições de produção e a suas esferas de atividade humana A escolha do gênero se justifica, pois um dos objetivos do estudo também é quebrar o estigma de que a utilização desses textos-enunciado tão somente, para preenchimento de aula vaga ou como mera ilustração A pesquisa de mestrado configura-se como pesquisa-ação de base etnográfica e processual e fundamenta-se nas concepções filosófico-linguísticas do Círculo de Bakhtin e na proposta de didatização elaborada por Gasparin (212), dialogando com o Projeto de Pesquisa “Análise Linguística e Plano de Trabalho Docente: gêneros das esferas literária, midiática e acadêmica” (UEL), que incorpora os referenciais teórico-metodológicos mencionados O corpus do trabalho são as interações produzidas pelos sujeitos de pesquisa, materializada nas vinte e seis horas de gravações de áudio e nos diários reflexivos do professor pesquisador e dos alunos-professores Os resultados da pesquisa evidenciam as alterações positivas nas ZDPs dos sujeitos de pesquisa, entretanto, alguns conceitos estudados como o das técnicas de animação precisam ser ampliadosDissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemAbstract: Since 1998 the official documents that orient the Portuguese language teaching in Brazil have been postulating that school must work with multiple languages and multiple literacy such as images, sounds, verbal and non verbal languages, having the discursive genre as articulation axis and curriculum progression Thus, it would seek for not disintegrating, in the pupil formation process, the different dimensions involved in the reading meanings production, linguistic analysis and text production/reproduction From these presuppositions the aim of this paper is comprehending the responsive task of teachers in formation, which has come from a theoretical-methodological study, in initial formation context, for the didactics elaboration of a Teacher Work Plan, with texts-enunciations from the discursive genre Children’s animation movie Thus it was created a research group with graduation students from the second and third years of the Letters Course in the State University of Paraná North – Jacarezinho Campus-PR with the aim of propitiating the internalization of the genre we study about and its didactization for elementary school, by the teacher in initial formation from Vygotsky theory For it we have selected verbal and non verbal texts-enunciations of the genre Children’s animation movie, of the literary-media feature as a possibility of work giving focus on Bakhtin (23) theory – thematic content, compositional construction, linguistic-enunciation and verbal-visual marks associated to production conditions and their ambits of human activities The choice of this genre is justified because one of the aims of this paper is also changing the thought that the use of these texts-enunciation is just for some vacant class or as a simple illustration The master’s degree course research is set as action-research with ethnographic and process basis and it is grounded in the philosophical-linguistic conceptions from Bakhtin Circle and in the didactization proposal elaborated by Gasparin (212), dialoguing with the Research Project “Linguistic Analysis and Teacher Work Plan: genres in the literary, media and academic features” (UEL), which incorporates the mentioned theoretical-methodological referential The corpus of the paper is the interactions produced by the research members, which was constructed in twenty-six hours of audio recording and in the researcher teacher’s reflexive diary as well as the students-teachers’ The survey results show positive changes in ZPDs of research subjects, however, some concepts studied as the animation techniques need to be expandedPerfeito, Alba Maria [Orientador]Romualdo, Edson CarlosLimoli, LoredanaDias, Luiz Antonio Xavier2024-05-01T14:48:28Z2024-05-01T14:48:28Z2015.0017.04.2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/15401porMestradoEstudos da LinguagemCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:16Zoai:repositorio.uel.br:123456789/15401Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:16Repositório Institucional da UEL - 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