Animação digital e crítica genética : o processo de criação em Shrek 2 (2004)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8615 |
Resumo: | Resumo: Muitos estudos repensam abordagens teóricas no campo da Crítica Genética ao atestarem que a criação artística envolve procedimentos que estão além de textos manuscritos, esboços e rascunhos Cada texto, seja ele em seu mais particular gênero, demanda um percurso muitas vezes minucioso, desde sua idealização até sua conclusão A presente pesquisa visa a investigar o processo criativo fílmico por meio da análise dos documentos de processo utilizados para a construção da narrativa como entrevistas, DVD, redes sociais oficiais, dentre outros Por depender do desempenho simultâneo de diversos artistas e profissionais animadores, pode-se afirmar que a animação é uma arte coletiva que advém, muitas vezes, da literatura, e transpõe barreiras na tela Assim, investigações a esse respeito podem ser empreendidas no que se refere à gênese da criação, visto que fatores como linguagem cinematográfica (movimentos de câmera, enquadramentos, angulações), desempenho dos animadores, sonoplastia, simbologia e textos imagéticos, bem como efeitos de computador, influenciam e (re)criam o filme A presente tese analisa o processo criativo no cinema de animação digital, a interferência dos dubladores dos personagens da animação como cocriadores para a transposição sígnica, o levantamento das regularidades e instabilidades do gênero, os bastidores da criação fílmica, além do processo criativo do Ethos e teorias afins que alicerçam a pesquisa O corpus analisado remete a trechos do filme Shrek 2 (24), dirigido por Andrew Adamson A partir dos pressupostos da gênese da criação, de abordagens teóricas sobre cinematografia e de uma abordagem semiótica, foi possível desvendar o percurso criativo para a construção de sentidos na obra |
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Animação digital e crítica genética : o processo de criação em Shrek 2 (2004)Criação (Literária, artística, etc.)Crítica genéticaAnimação (Cinematografia)Filmes infantisCreation (Literary, artistic, etc.)Animation (Cinematography)Moving-pictures for childrenResumo: Muitos estudos repensam abordagens teóricas no campo da Crítica Genética ao atestarem que a criação artística envolve procedimentos que estão além de textos manuscritos, esboços e rascunhos Cada texto, seja ele em seu mais particular gênero, demanda um percurso muitas vezes minucioso, desde sua idealização até sua conclusão A presente pesquisa visa a investigar o processo criativo fílmico por meio da análise dos documentos de processo utilizados para a construção da narrativa como entrevistas, DVD, redes sociais oficiais, dentre outros Por depender do desempenho simultâneo de diversos artistas e profissionais animadores, pode-se afirmar que a animação é uma arte coletiva que advém, muitas vezes, da literatura, e transpõe barreiras na tela Assim, investigações a esse respeito podem ser empreendidas no que se refere à gênese da criação, visto que fatores como linguagem cinematográfica (movimentos de câmera, enquadramentos, angulações), desempenho dos animadores, sonoplastia, simbologia e textos imagéticos, bem como efeitos de computador, influenciam e (re)criam o filme A presente tese analisa o processo criativo no cinema de animação digital, a interferência dos dubladores dos personagens da animação como cocriadores para a transposição sígnica, o levantamento das regularidades e instabilidades do gênero, os bastidores da criação fílmica, além do processo criativo do Ethos e teorias afins que alicerçam a pesquisa O corpus analisado remete a trechos do filme Shrek 2 (24), dirigido por Andrew Adamson A partir dos pressupostos da gênese da criação, de abordagens teóricas sobre cinematografia e de uma abordagem semiótica, foi possível desvendar o percurso criativo para a construção de sentidos na obraTese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemAbstract: A lot of studies rethink theoretical approaches in the field of Genetic Criticism by attesting that artistic creation involves procedures beyond manuscripts, sketches, and drafts Each text, considering the particularities of its genre, demands a meticulous and detailed route from its idealization to its conclusion This dissertation was carried out to investigate the filmic creative process through the analysis of the process documents used to construct the narrative, such as interviews, DVD, and official social networks Once the movie depends on the simultaneous performance of several entertainers and animators, it can be said that animation is a collective art that often comes from literature, and transposes barriers on the screen Therefore, research about this process can be undertaken with regards to the genesis of creation, since factors such as cinematic language (camera movements, frames, and angulations), accomplishments of animators, soundproofing, symbology and imagery, as well as computer effects, influence and (re)create the film To carry out this dissertation, we investigated the computer-animated movie’s creative process in a cinematographic work We also analyze the interference of the animation characters’ voice actors as co-creators for the sign transposition, the survey of the regularities and instabilities of the genre, and the backstage of the filmic creation, in addition to the creative process of the Ethos and related theories that support this research The corpus is composed of excerpts from the movie Shrek 2 (24), directed by Andrew Adamson It will be possible to unveil the creative path for the construction of meanings in the aforementioned movie through the postulates of the genesis of creation, theoretical approaches to cinematography, and a semiotic approachPanichi, Edina Regina Pugas [Orientador]Contani, Miguel LuizBellini, Nerynei Meira CarneiroOliveira, Esther Gomes deAltino, Fabiane CristinaDias, Luiz Antonio Xavier2024-05-01T11:35:16Z2024-05-01T11:35:16Z2019.0028.10.2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/8615porDoutoradoEstudos da LinguagemCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:12Zoai:repositorio.uel.br:123456789/8615Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:12Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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