O que dizem os professores formadores sobre a identidade profissional, saberes e práticas : o caso da licenciatura em matemática do IFG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arruda, Cleberson Pereira
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16591
Resumo: Resumo: O estudo evidencia os entendimentos e as concepções de um grupo de docentes, educadores matemáticos, acerca da identidade, dos saberes e das práticas na formação inicial de professores para a educação básica Trata-se de uma pesquisa qualitativa sobre o tema: o professor formador do curso de licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – câmpus Goiânia As elucubrações teóricas de Alarcão; Beillerot; Fiorentini; Gonçalves; Mizukami; e Passos, balizaram as discussões sobre a referida temática Complementando esse universo teórico, as questões inerentes à identidade e à profissionalidade docente foram orientadas pelos estudos de Dubar; Guimarães; Marcelo Garcia; Monteiro; Nóvoa; Pimenta; Ponte; e Severo Além disso, as contribuições de Pimenta e Tardif constituíram também o suporte teórico para se pensar os saberes e as práticas docentes Em virtude da especificidade do professor formador de novos professores, a temática em análise ratifica a importância dos saberes e da prática na construção da identidade e da profissionalidade docente Tendo em vista as contribuições dos professores partícipes da pesquisa, por meio da realização de entrevistas e da análise de conteúdo referenciada em Bardin e Franco, o estudo revelou que os docentes formadores se apropriam de sua identidade e profissionalidade na formação de novos professores de Matemática Essa apropriação leva em conta a experiência, os saberes e as práticas no contexto dessa formação
id UEL_926e2f9c42c52f39cdd65d91c9cc57db
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/16591
network_acronym_str UEL
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
repository_id_str
spelling O que dizem os professores formadores sobre a identidade profissional, saberes e práticas : o caso da licenciatura em matemática do IFGEducação matemáticaIdentidade profissionalProfessoresFormaçãoMathematics educationTeacher trainingResumo: O estudo evidencia os entendimentos e as concepções de um grupo de docentes, educadores matemáticos, acerca da identidade, dos saberes e das práticas na formação inicial de professores para a educação básica Trata-se de uma pesquisa qualitativa sobre o tema: o professor formador do curso de licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – câmpus Goiânia As elucubrações teóricas de Alarcão; Beillerot; Fiorentini; Gonçalves; Mizukami; e Passos, balizaram as discussões sobre a referida temática Complementando esse universo teórico, as questões inerentes à identidade e à profissionalidade docente foram orientadas pelos estudos de Dubar; Guimarães; Marcelo Garcia; Monteiro; Nóvoa; Pimenta; Ponte; e Severo Além disso, as contribuições de Pimenta e Tardif constituíram também o suporte teórico para se pensar os saberes e as práticas docentes Em virtude da especificidade do professor formador de novos professores, a temática em análise ratifica a importância dos saberes e da prática na construção da identidade e da profissionalidade docente Tendo em vista as contribuições dos professores partícipes da pesquisa, por meio da realização de entrevistas e da análise de conteúdo referenciada em Bardin e Franco, o estudo revelou que os docentes formadores se apropriam de sua identidade e profissionalidade na formação de novos professores de Matemática Essa apropriação leva em conta a experiência, os saberes e as práticas no contexto dessa formaçãoTese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: The study evidences the understandings and the conceptions of a group of teachers, mathematical educators, about the identity, the knowledge and the practices in the initial formation of teachers for the basic education This is a qualitative research on the subject: the teacher trainer of the degree course in Mathematics of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Goiás - Goiânia campus Theoretical elucubrations of Alarcão; Beillerot; Fiorentini; Gonçalves; Mizukami; and Passos, focused the discussions on this theme Complementing this theoretical universe, the issues inherent to teacher identity and professionalism were guided by Dubar's studies; Guimarães; Marcelo Garcia; Monteiro; Nóvoa; Pimenta; Ponte; and Severo In addition, the contributions of Pimenta and Tardif also constituted the theoretical support for thinking about the knowledge and teaching practices Due to the specificity of the teacher training new teachers, the subject under analysis ratifies the importance of knowledge and practice in the construction of teacher identity and professionalism Considering the contributions of the teachers participating in the research, through interviews and analysis of content referenced in Bardin and Franco, the study revealed that teacher educators take ownership of their identity and professionalism in the training of new teachers of Mathematics This appropriation takes into account the experience, the knowledge and the practices in the context of this formationSavioli, Angela Marta Pereira das Dores [Orientador]Bianchini, Bárbara LutaifVaz, Duelci Aparecido de FreitasElias, Henrique RizekArruda, Sergio de MelloArruda, Cleberson Pereira2024-05-01T15:13:00Z2024-05-01T15:13:00Z2018.0015.03.2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/16591porDoutoradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-04T01:42:03Zoai:repositorio.uel.br:123456789/16591Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-04T01:42:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv O que dizem os professores formadores sobre a identidade profissional, saberes e práticas : o caso da licenciatura em matemática do IFG
title O que dizem os professores formadores sobre a identidade profissional, saberes e práticas : o caso da licenciatura em matemática do IFG
spellingShingle O que dizem os professores formadores sobre a identidade profissional, saberes e práticas : o caso da licenciatura em matemática do IFG
Arruda, Cleberson Pereira
Educação matemática
Identidade profissional
Professores
Formação
Mathematics education
Teacher training
title_short O que dizem os professores formadores sobre a identidade profissional, saberes e práticas : o caso da licenciatura em matemática do IFG
title_full O que dizem os professores formadores sobre a identidade profissional, saberes e práticas : o caso da licenciatura em matemática do IFG
title_fullStr O que dizem os professores formadores sobre a identidade profissional, saberes e práticas : o caso da licenciatura em matemática do IFG
title_full_unstemmed O que dizem os professores formadores sobre a identidade profissional, saberes e práticas : o caso da licenciatura em matemática do IFG
title_sort O que dizem os professores formadores sobre a identidade profissional, saberes e práticas : o caso da licenciatura em matemática do IFG
author Arruda, Cleberson Pereira
author_facet Arruda, Cleberson Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Savioli, Angela Marta Pereira das Dores [Orientador]
Bianchini, Bárbara Lutaif
Vaz, Duelci Aparecido de Freitas
Elias, Henrique Rizek
Arruda, Sergio de Mello
dc.contributor.author.fl_str_mv Arruda, Cleberson Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação matemática
Identidade profissional
Professores
Formação
Mathematics education
Teacher training
topic Educação matemática
Identidade profissional
Professores
Formação
Mathematics education
Teacher training
description Resumo: O estudo evidencia os entendimentos e as concepções de um grupo de docentes, educadores matemáticos, acerca da identidade, dos saberes e das práticas na formação inicial de professores para a educação básica Trata-se de uma pesquisa qualitativa sobre o tema: o professor formador do curso de licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – câmpus Goiânia As elucubrações teóricas de Alarcão; Beillerot; Fiorentini; Gonçalves; Mizukami; e Passos, balizaram as discussões sobre a referida temática Complementando esse universo teórico, as questões inerentes à identidade e à profissionalidade docente foram orientadas pelos estudos de Dubar; Guimarães; Marcelo Garcia; Monteiro; Nóvoa; Pimenta; Ponte; e Severo Além disso, as contribuições de Pimenta e Tardif constituíram também o suporte teórico para se pensar os saberes e as práticas docentes Em virtude da especificidade do professor formador de novos professores, a temática em análise ratifica a importância dos saberes e da prática na construção da identidade e da profissionalidade docente Tendo em vista as contribuições dos professores partícipes da pesquisa, por meio da realização de entrevistas e da análise de conteúdo referenciada em Bardin e Franco, o estudo revelou que os docentes formadores se apropriam de sua identidade e profissionalidade na formação de novos professores de Matemática Essa apropriação leva em conta a experiência, os saberes e as práticas no contexto dessa formação
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 15.03.2018
2018.00
2024-05-01T15:13:00Z
2024-05-01T15:13:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16591
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16591
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Doutorado
Ensino de Ciências e Educação Matemática
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1803654564107255808