O Whatsapp como ambiente de aprendizagem em ciências e matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16665 |
Resumo: | Resumo: Atualmente, muito tem sido discutido sobre o uso de novas tecnologias eletrônicas no ensino escolar Há, entretanto, dificuldades na implementação dessas tecnologias, na prática pedagógica cotidiana Diante desse quadro, a pesquisa buscou responder a seguinte questão: “a participação em grupos de WhatsApp possibilita aprendizagem em Ciências e Matemática?” Objetivou-se descrever quais categorias de ação os participantes realizaram, ao participar desses grupos Buscou-se, ainda, investigar as possibilidades de aprendizagem em Ciências e Matemática por meio da utilização do aplicativo WhatsApp Messenger Para tanto, foi empreendida uma pesquisa qualitativa, com criação de grupos de alunos nas disciplinas de Ciências, Física, Matemática e Química, assim como acompanhamento da utilização do aplicativo, juntamente a cinco professores, durante o período compreendido entre outubro de 215 e junho de 216 Foram analisados os diálogos estabelecidos via grupos, realizando análise em espiral com uso de notas de campo da pesquisadora, audiogravações das aulas e entrevistas, efetivadas com os professores Dentre os cinco professores, apenas dois realizaram uma implementação efetiva do aplicativo Esses professores fizeram intensa utilização, veiculação de conteúdos e menções sobre o aplicativo durante as aulas, além de terem veiculado informações sobre sistematização de compromissos, dentre outras postagens que estimulavam a participação dos alunos, de forma a permitir uma aplicação do triângulo didático-pedagógico no WhatsApp, estabelecendo relações que ultrapassavam os limites físicos intraescolares Houve, ainda, veiculação de conteúdo entre um professor e alunos, no modo privado do aplicativo Pelo exposto, é possível afirmar que, diante do envolvimento do professor e do aluno na utilização do WhatsApp, é possível veicular discussões de conteúdo, estabelecendo relações tais como as que ocorrem em sala de aula, entre saber, conteúdo e professor Foi possível constatar que participando desses grupos, as categorias de ação realizadas são: fazer pergunta, responder, enviar fotos, aúdios e vídeos, comentar, pedir, explicar Por meio dessas categorias de ação são estabelecidas as interações entre os participantes, veiculando conteúdos e informações sobre compromissos escolares Desta forma conclui-se que é possível ocorrer aprendizagem em Ciências e Matemática por meio da utilização do aplicativo WhatsApp Messenger por meio da veiculação de discussões de conteúdo que podem ser estabelecidas em tal contexto |
id |
UEL_929468e7f95915b89651cd5c58ff09df |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/16665 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
O Whatsapp como ambiente de aprendizagem em ciências e matemáticaCiênciaEstudo e ensinoMatemáticaEstudo e ensinoAprendizagemStudy and teachingStudy and teachingLearningMobile communication systems in educationMathematics - ScienceResumo: Atualmente, muito tem sido discutido sobre o uso de novas tecnologias eletrônicas no ensino escolar Há, entretanto, dificuldades na implementação dessas tecnologias, na prática pedagógica cotidiana Diante desse quadro, a pesquisa buscou responder a seguinte questão: “a participação em grupos de WhatsApp possibilita aprendizagem em Ciências e Matemática?” Objetivou-se descrever quais categorias de ação os participantes realizaram, ao participar desses grupos Buscou-se, ainda, investigar as possibilidades de aprendizagem em Ciências e Matemática por meio da utilização do aplicativo WhatsApp Messenger Para tanto, foi empreendida uma pesquisa qualitativa, com criação de grupos de alunos nas disciplinas de Ciências, Física, Matemática e Química, assim como acompanhamento da utilização do aplicativo, juntamente a cinco professores, durante o período compreendido entre outubro de 215 e junho de 216 Foram analisados os diálogos estabelecidos via grupos, realizando análise em espiral com uso de notas de campo da pesquisadora, audiogravações das aulas e entrevistas, efetivadas com os professores Dentre os cinco professores, apenas dois realizaram uma implementação efetiva do aplicativo Esses professores fizeram intensa utilização, veiculação de conteúdos e menções sobre o aplicativo durante as aulas, além de terem veiculado informações sobre sistematização de compromissos, dentre outras postagens que estimulavam a participação dos alunos, de forma a permitir uma aplicação do triângulo didático-pedagógico no WhatsApp, estabelecendo relações que ultrapassavam os limites físicos intraescolares Houve, ainda, veiculação de conteúdo entre um professor e alunos, no modo privado do aplicativo Pelo exposto, é possível afirmar que, diante do envolvimento do professor e do aluno na utilização do WhatsApp, é possível veicular discussões de conteúdo, estabelecendo relações tais como as que ocorrem em sala de aula, entre saber, conteúdo e professor Foi possível constatar que participando desses grupos, as categorias de ação realizadas são: fazer pergunta, responder, enviar fotos, aúdios e vídeos, comentar, pedir, explicar Por meio dessas categorias de ação são estabelecidas as interações entre os participantes, veiculando conteúdos e informações sobre compromissos escolares Desta forma conclui-se que é possível ocorrer aprendizagem em Ciências e Matemática por meio da utilização do aplicativo WhatsApp Messenger por meio da veiculação de discussões de conteúdo que podem ser estabelecidas em tal contextoTese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: The use of new electronic technologies in school education has been largely debated There are, however, difficulties in implementing these technologies in the daily pedagogical practice In that context, this research aimed to answer the following question, “Does the participation in WhatsApp groups enable the learning of Sciences and Math?” This study aimed to describe what categories of action the participants performed by participating in those groups We also sought to investigate the possibilities of learning Science and Mathematics through the use of the WhatsApp Messenger application In this sense, a qualitative research was carried out with the creation of groups of students for the disciplines of Science, Physics, Mathematics, and Chemistry, monitoring the use of the application along with five teachers from October 215 to June 216 The dialogues established through the groups were reviewed, and a spiral analysis was performed using the researcher’s field notes, audio recordings of the classes and interviews carried out with the teachers Only two out of five teachers implemented the application effectively These teachers made intensive use of content and information about the application during classes and also provided information about the systematization of appointments, among other posts that stimulated the students’ participation, in order to implement the didactic-pedagogical triangle on WhatsApp, establishing relationships that surpassed the school physical limits A teacher also shared content with the students in the private mode of the application Hence, due to the teacher’s and students’ engagement in the use of WhatsApp, it is possible to convey content discussions, establishing relationships like those occurring in the classroom, between knowledge, content and teacher We could verify that during the participation in these groups, the categories of action are: ask, answer, send photo, audio and video, make a comment, ask something, and explain Through these categories of action, interactions between the participants are established, conveying content and information about school appointments So it is possible the learning of Science and Mathematics can be achieved through the use of the WhatsApp Messenger application by the propagation of content discussions that can be established in such contextArruda, Sergio de Mello [Orientador]Oliveira, Odissea Boaventura deRocha, Zenaide de Fátima Dante CorreiaBroietti, Fabiele Cristiane DiasPassos, Marinez MeneghelloCastro, Luciana Paula Vieira de2024-05-01T15:13:30Z2024-05-01T15:13:30Z2018.0025.05.2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/16665porDoutoradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:06Zoai:repositorio.uel.br:123456789/16665Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:06Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Whatsapp como ambiente de aprendizagem em ciências e matemática |
title |
O Whatsapp como ambiente de aprendizagem em ciências e matemática |
spellingShingle |
O Whatsapp como ambiente de aprendizagem em ciências e matemática Castro, Luciana Paula Vieira de Ciência Estudo e ensino Matemática Estudo e ensino Aprendizagem Study and teaching Study and teaching Learning Mobile communication systems in education Mathematics - Science |
title_short |
O Whatsapp como ambiente de aprendizagem em ciências e matemática |
title_full |
O Whatsapp como ambiente de aprendizagem em ciências e matemática |
title_fullStr |
O Whatsapp como ambiente de aprendizagem em ciências e matemática |
title_full_unstemmed |
O Whatsapp como ambiente de aprendizagem em ciências e matemática |
title_sort |
O Whatsapp como ambiente de aprendizagem em ciências e matemática |
author |
Castro, Luciana Paula Vieira de |
author_facet |
Castro, Luciana Paula Vieira de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Arruda, Sergio de Mello [Orientador] Oliveira, Odissea Boaventura de Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correia Broietti, Fabiele Cristiane Dias Passos, Marinez Meneghello |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castro, Luciana Paula Vieira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciência Estudo e ensino Matemática Estudo e ensino Aprendizagem Study and teaching Study and teaching Learning Mobile communication systems in education Mathematics - Science |
topic |
Ciência Estudo e ensino Matemática Estudo e ensino Aprendizagem Study and teaching Study and teaching Learning Mobile communication systems in education Mathematics - Science |
description |
Resumo: Atualmente, muito tem sido discutido sobre o uso de novas tecnologias eletrônicas no ensino escolar Há, entretanto, dificuldades na implementação dessas tecnologias, na prática pedagógica cotidiana Diante desse quadro, a pesquisa buscou responder a seguinte questão: “a participação em grupos de WhatsApp possibilita aprendizagem em Ciências e Matemática?” Objetivou-se descrever quais categorias de ação os participantes realizaram, ao participar desses grupos Buscou-se, ainda, investigar as possibilidades de aprendizagem em Ciências e Matemática por meio da utilização do aplicativo WhatsApp Messenger Para tanto, foi empreendida uma pesquisa qualitativa, com criação de grupos de alunos nas disciplinas de Ciências, Física, Matemática e Química, assim como acompanhamento da utilização do aplicativo, juntamente a cinco professores, durante o período compreendido entre outubro de 215 e junho de 216 Foram analisados os diálogos estabelecidos via grupos, realizando análise em espiral com uso de notas de campo da pesquisadora, audiogravações das aulas e entrevistas, efetivadas com os professores Dentre os cinco professores, apenas dois realizaram uma implementação efetiva do aplicativo Esses professores fizeram intensa utilização, veiculação de conteúdos e menções sobre o aplicativo durante as aulas, além de terem veiculado informações sobre sistematização de compromissos, dentre outras postagens que estimulavam a participação dos alunos, de forma a permitir uma aplicação do triângulo didático-pedagógico no WhatsApp, estabelecendo relações que ultrapassavam os limites físicos intraescolares Houve, ainda, veiculação de conteúdo entre um professor e alunos, no modo privado do aplicativo Pelo exposto, é possível afirmar que, diante do envolvimento do professor e do aluno na utilização do WhatsApp, é possível veicular discussões de conteúdo, estabelecendo relações tais como as que ocorrem em sala de aula, entre saber, conteúdo e professor Foi possível constatar que participando desses grupos, as categorias de ação realizadas são: fazer pergunta, responder, enviar fotos, aúdios e vídeos, comentar, pedir, explicar Por meio dessas categorias de ação são estabelecidas as interações entre os participantes, veiculando conteúdos e informações sobre compromissos escolares Desta forma conclui-se que é possível ocorrer aprendizagem em Ciências e Matemática por meio da utilização do aplicativo WhatsApp Messenger por meio da veiculação de discussões de conteúdo que podem ser estabelecidas em tal contexto |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018.00 2024-05-01T15:13:30Z 2024-05-01T15:13:30Z 25.05.2018 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16665 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16665 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Doutorado Ensino de Ciências e Educação Matemática Centro de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823284223541248 |