A Vivência da experiência da mudança da prática de ensino de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hiratsuka, Paulo Isamo [UNESP]
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/101984
Resumo: A mudança da prática de ensino do professor é um tema presente na Educação Matemática. Frente a questão do como mudar esta prática entendemos ser necessário, primeiramente, buscar compreender o que é esta mudança. Ao tomarmos a mudança como uma experiência vivida, entendemos que a questão do como mudar é necessariamente antecedida pela interrogação sobre o que é viver essa experiência de mudança. Assim, nosso objetivo é expor o significado da vivência da experiência da mudança da prática de ensino de Matemática . Para tanto, tomamos a vivência da experiência da mudança da prática de ensino da Matemática como um fenômeno a ser investigado. Baseamo-nos na pesquisa fenomenológica, indo à coisa-mesma, entendida aqui como a experiência vivida pelos professores de Matemática que mudaram a sua prática pedagógica. Entrevistamos sete professores e seus discursos foram fenomenológica e hermeneuticamente analisados. Acreditamos que ao apontar o que nas reduções efetuadas interpretamos como essencial na vivência dessa experiência, estaremos contribuindo com a formação continuada do professor de Matemática, atento à sua prática e à aprendizagem dos seus alunos. Acreditamos, também, que o relato dos procedimentos da pesquisa efetuada, a realização e a interpretação da mesma, podem contribuir com outras investigações sobre o tema enfocado.
id UNSP_65086756c8751522b7a11f1fd4110d18
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/101984
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A Vivência da experiência da mudança da prática de ensino de matemáticaMatemática - Estudo e ensinoMathematics - Study and teachingA mudança da prática de ensino do professor é um tema presente na Educação Matemática. Frente a questão do como mudar esta prática entendemos ser necessário, primeiramente, buscar compreender o que é esta mudança. Ao tomarmos a mudança como uma experiência vivida, entendemos que a questão do como mudar é necessariamente antecedida pela interrogação sobre o que é viver essa experiência de mudança. Assim, nosso objetivo é expor o significado da vivência da experiência da mudança da prática de ensino de Matemática . Para tanto, tomamos a vivência da experiência da mudança da prática de ensino da Matemática como um fenômeno a ser investigado. Baseamo-nos na pesquisa fenomenológica, indo à coisa-mesma, entendida aqui como a experiência vivida pelos professores de Matemática que mudaram a sua prática pedagógica. Entrevistamos sete professores e seus discursos foram fenomenológica e hermeneuticamente analisados. Acreditamos que ao apontar o que nas reduções efetuadas interpretamos como essencial na vivência dessa experiência, estaremos contribuindo com a formação continuada do professor de Matemática, atento à sua prática e à aprendizagem dos seus alunos. Acreditamos, também, que o relato dos procedimentos da pesquisa efetuada, a realização e a interpretação da mesma, podem contribuir com outras investigações sobre o tema enfocado.Change in the teaching practice of the teacher is a theme that is present in mathematics education. Faced with the question of how to change this practice, we believe it is necessary to first seek to understand what this change is. As we consider change to be a lived experience, we understand that the question of how to change is necessarily preceded by the investigation of what it is to live this experience of change. Thus, our objective is to present the meaning of living the experience of change in the practice of teaching mathematics . Thus, we take living the experience of change in the practice of teaching mathematics as a phenomenon to be investigated. We based ourselves in phenomenological research, going to the thing-itself , understood here as the experience lived by mathematics teachers who have changed their pedagogical practice. Seven teachers were interviewed, and their discourses were analyzed phenomenologically and hermeneutically. We believe that, by pointing out what we interpreted at the phenomenological reductions as essential in the descriptions of the living of this experience, we will be contributing to the continuing education of mathematics teachers who are attentive to their practice and to their students' learning. We also believe that the description of the procedures of the research that was carried out, its accomplishment and interpretation, can contribute to other inquiries into the theme.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bicudo, Maria Aparecida Viggiani [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Hiratsuka, Paulo Isamo [UNESP]2014-06-11T19:31:40Z2014-06-11T19:31:40Z2003-02-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis483 f. : il., tabs.application/pdfHIRATSUKA, Paulo Isamo. A Vivência da experiência da mudança da prática de ensino de matemática. 2003. 483 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2003.http://hdl.handle.net/11449/101984000190675hiratsuka_pi_dr_rcla.pdf33004137031P71432728078910527Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-01T06:20:09Zoai:repositorio.unesp.br:11449/101984Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:51:16.722671Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A Vivência da experiência da mudança da prática de ensino de matemática
title A Vivência da experiência da mudança da prática de ensino de matemática
spellingShingle A Vivência da experiência da mudança da prática de ensino de matemática
Hiratsuka, Paulo Isamo [UNESP]
Matemática - Estudo e ensino
Mathematics - Study and teaching
title_short A Vivência da experiência da mudança da prática de ensino de matemática
title_full A Vivência da experiência da mudança da prática de ensino de matemática
title_fullStr A Vivência da experiência da mudança da prática de ensino de matemática
title_full_unstemmed A Vivência da experiência da mudança da prática de ensino de matemática
title_sort A Vivência da experiência da mudança da prática de ensino de matemática
author Hiratsuka, Paulo Isamo [UNESP]
author_facet Hiratsuka, Paulo Isamo [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bicudo, Maria Aparecida Viggiani [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Hiratsuka, Paulo Isamo [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática - Estudo e ensino
Mathematics - Study and teaching
topic Matemática - Estudo e ensino
Mathematics - Study and teaching
description A mudança da prática de ensino do professor é um tema presente na Educação Matemática. Frente a questão do como mudar esta prática entendemos ser necessário, primeiramente, buscar compreender o que é esta mudança. Ao tomarmos a mudança como uma experiência vivida, entendemos que a questão do como mudar é necessariamente antecedida pela interrogação sobre o que é viver essa experiência de mudança. Assim, nosso objetivo é expor o significado da vivência da experiência da mudança da prática de ensino de Matemática . Para tanto, tomamos a vivência da experiência da mudança da prática de ensino da Matemática como um fenômeno a ser investigado. Baseamo-nos na pesquisa fenomenológica, indo à coisa-mesma, entendida aqui como a experiência vivida pelos professores de Matemática que mudaram a sua prática pedagógica. Entrevistamos sete professores e seus discursos foram fenomenológica e hermeneuticamente analisados. Acreditamos que ao apontar o que nas reduções efetuadas interpretamos como essencial na vivência dessa experiência, estaremos contribuindo com a formação continuada do professor de Matemática, atento à sua prática e à aprendizagem dos seus alunos. Acreditamos, também, que o relato dos procedimentos da pesquisa efetuada, a realização e a interpretação da mesma, podem contribuir com outras investigações sobre o tema enfocado.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-02-21
2014-06-11T19:31:40Z
2014-06-11T19:31:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv HIRATSUKA, Paulo Isamo. A Vivência da experiência da mudança da prática de ensino de matemática. 2003. 483 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2003.
http://hdl.handle.net/11449/101984
000190675
hiratsuka_pi_dr_rcla.pdf
33004137031P7
1432728078910527
identifier_str_mv HIRATSUKA, Paulo Isamo. A Vivência da experiência da mudança da prática de ensino de matemática. 2003. 483 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2003.
000190675
hiratsuka_pi_dr_rcla.pdf
33004137031P7
1432728078910527
url http://hdl.handle.net/11449/101984
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 483 f. : il., tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129367260266496