Organização e gestão do currículo integrado de um curso de enfermagem : pesquisa documental
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13654 |
Resumo: | Resumo: O ensino superior, desde a consolidação das Diretrizes Curriculares Nacionais, tem se caracterizado por constantes mudanças e implementações nos currículos dos cursos de graduação Na Enfermagem, a flexibilização dos Currículos tem por finalidade principal, superar o modelo da educação tradicional e rígida para formar profissionais adaptáveis ao mundo de trabalho com perfil generalista, humano, crítico e reflexivo norteados pelo princípio cientifico Nessa perspectiva o Curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina (UEL) vem desenvolvendo, desde 2, o Currículo Integrado Este estudo teve como objetivo analisar a trajetória da organização e gestão do Currículo Integrado do Curso de Enfermagem da UEL no período de 1999 a 21 Trata-se de uma pesquisa documental de cunho exploratório-descritivo na abordagem qualitativa O objeto de estudo foram os documentos oficiais e probatórios do Curso de Enfermagem, levantados nos arquivos do Colegiado de Curso, na Divisão de Arquivo Geral e no site oficial da Instituição O período de busca do corpus documental ocorreu de janeiro a julho de 212 O estudo possibilitou identificar doze documentos normativos que dinamizaram o desenvolvimento do Currículo Integrado e se configuram em sete Resoluções e cinco Deliberações curriculares que foram apresentados na Linha do Tempo do Currículo Integrado Os dados foram submetidos à técnica de Análise de Conteúdo proposto por Bardin, possibilitando identificar três categorias analíticas A primeira categoria analisada a luz das dimensões política, pedagógica e acadêmico-administrativa, descreve os acontecimentos desde o período de construção à elaboração do Projeto Pedagógico do Currículo Integrado, à fase de implantação e dos ajustes e normatizações imperativas que se fizeram necessários para o desenvolvimento da proposta curricular Sendo assim, a legislação, nos planos nacional e institucional, como as práticas socioculturais e a influência dos atores que consolidaram a proposta curricular pela articulação do ensino, serviços de saúde e comunidade, subsidiaram a apreciação pela vertente da dimensão política que se fez presente na organização do processo curricular A dimensão pedagógica permeou às ações e procedimentos associados ao processo ensino e aprendizagem no Currículo Integrado e foi, em grande parte do período em análise, a força motriz para as adequações curriculares que se fizeram imperativas a fim de subsidiar o desenvolvimento das atividades acadêmicas propostas Já a análise pela dimensão acadêmico-administrativa trouxe a tona os aspectos inerentes às condições necessárias para a concretização de uma proposta curricular, envolvendo o gerenciamento dos recursos humanos, de materiais e equipamentos e, de maneira singular, a distribuição da carga horária docente numa proposta diferenciada no meandro da Instituição de Ensino Superior Foi notória a percepção de que ações contidas na organização e gestão deste projeto pedagógico permearam entre duas e até as três dimensões que se tornavam indissociáveis, mantendo uma relação intrínseca entre si Na segunda categoria a gestão colegiada do Currículo Integrado foi considerada, demonstrando o papel fundamental do Colegiado de Curso como instância dinamizadora da proposta pedagógica, reforçando a modalidade e estilo de gestão colegiada que utilizou de espaços coletivos para a discussão e avaliação das práticas educativas, como os Fóruns de Avaliação do Currículo Integrado As rupturas pedagógicas que o Currículo Integrado promoveu foram evidenciadas na terceira categoria pelas ações pedagógicas alicerçadas na interdisciplinaridade, na aproximação teoria e prática, na inserção precoce do aluno aos serviços de saúde, na utilização de metodologias ativas do processo ensino e aprendizagem e na avaliação por conceito bi-dimensional, que rompeu com a prática da verificação da aprendizagem e se abriu para a avaliação formativa tendo as competências como o fio condutor do processo formativo A trajetória da organização e gestão do Currículo Integrado do Curso de Enfermagem da UEL, pela ênfase documental, demonstrou o impacto provocado pelos dispositivos legais para o desenvolvimento da proposta curricular e ainda os movimentos vivenciados, pautados na dinâmica dos processos coletivos, que estabeleceram a criação de uma identidade própria, original, que foi sendo instituída paulatinamente na perspectiva de alicerçar a formação do enfermeiro pretendido |
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Organização e gestão do currículo integrado de um curso de enfermagem : pesquisa documentalEnfermagemCurrículosEnfermagemEstudo e ensinoEnfermagemNursingNursingStudy and teachingCurriculumResumo: O ensino superior, desde a consolidação das Diretrizes Curriculares Nacionais, tem se caracterizado por constantes mudanças e implementações nos currículos dos cursos de graduação Na Enfermagem, a flexibilização dos Currículos tem por finalidade principal, superar o modelo da educação tradicional e rígida para formar profissionais adaptáveis ao mundo de trabalho com perfil generalista, humano, crítico e reflexivo norteados pelo princípio cientifico Nessa perspectiva o Curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina (UEL) vem desenvolvendo, desde 2, o Currículo Integrado Este estudo teve como objetivo analisar a trajetória da organização e gestão do Currículo Integrado do Curso de Enfermagem da UEL no período de 1999 a 21 Trata-se de uma pesquisa documental de cunho exploratório-descritivo na abordagem qualitativa O objeto de estudo foram os documentos oficiais e probatórios do Curso de Enfermagem, levantados nos arquivos do Colegiado de Curso, na Divisão de Arquivo Geral e no site oficial da Instituição O período de busca do corpus documental ocorreu de janeiro a julho de 212 O estudo possibilitou identificar doze documentos normativos que dinamizaram o desenvolvimento do Currículo Integrado e se configuram em sete Resoluções e cinco Deliberações curriculares que foram apresentados na Linha do Tempo do Currículo Integrado Os dados foram submetidos à técnica de Análise de Conteúdo proposto por Bardin, possibilitando identificar três categorias analíticas A primeira categoria analisada a luz das dimensões política, pedagógica e acadêmico-administrativa, descreve os acontecimentos desde o período de construção à elaboração do Projeto Pedagógico do Currículo Integrado, à fase de implantação e dos ajustes e normatizações imperativas que se fizeram necessários para o desenvolvimento da proposta curricular Sendo assim, a legislação, nos planos nacional e institucional, como as práticas socioculturais e a influência dos atores que consolidaram a proposta curricular pela articulação do ensino, serviços de saúde e comunidade, subsidiaram a apreciação pela vertente da dimensão política que se fez presente na organização do processo curricular A dimensão pedagógica permeou às ações e procedimentos associados ao processo ensino e aprendizagem no Currículo Integrado e foi, em grande parte do período em análise, a força motriz para as adequações curriculares que se fizeram imperativas a fim de subsidiar o desenvolvimento das atividades acadêmicas propostas Já a análise pela dimensão acadêmico-administrativa trouxe a tona os aspectos inerentes às condições necessárias para a concretização de uma proposta curricular, envolvendo o gerenciamento dos recursos humanos, de materiais e equipamentos e, de maneira singular, a distribuição da carga horária docente numa proposta diferenciada no meandro da Instituição de Ensino Superior Foi notória a percepção de que ações contidas na organização e gestão deste projeto pedagógico permearam entre duas e até as três dimensões que se tornavam indissociáveis, mantendo uma relação intrínseca entre si Na segunda categoria a gestão colegiada do Currículo Integrado foi considerada, demonstrando o papel fundamental do Colegiado de Curso como instância dinamizadora da proposta pedagógica, reforçando a modalidade e estilo de gestão colegiada que utilizou de espaços coletivos para a discussão e avaliação das práticas educativas, como os Fóruns de Avaliação do Currículo Integrado As rupturas pedagógicas que o Currículo Integrado promoveu foram evidenciadas na terceira categoria pelas ações pedagógicas alicerçadas na interdisciplinaridade, na aproximação teoria e prática, na inserção precoce do aluno aos serviços de saúde, na utilização de metodologias ativas do processo ensino e aprendizagem e 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courses In nursing, the easing of Resumes main aims, to overcome the traditional model of education to form rigid and adaptable to the professional world of work with generalist profile, human, reflective and critical guided by scientific principle In this perspective the nursing course at the Londrina State University (UEL) has been developing since 2, the Integrated Curriculum This study aimed to analyze the trajectory of the organization and management of the Integrated Curriculum Nursing Course at UEL from 1999 to 21 This is a documentary research of exploratory and descriptive qualitative approach The object of the study were official documents and evidence of the Nursing Course, raised in the archives of the Collegiate Course in General Archives Division and on the official website of the Institution The search period the documentary corpus occurred from January to July 212 The study identified twelve normative documents that boosted the development of the Integrated Curriculum and represent seven resolutions and five curricular deliberations that were presented in the timeline of the Integrated Curriculum The data were subjected to content analysis technique proposed by Bardin, enabling the identification of three analytical categories The first category analyzed in light of the political, pedagogical and academic-administrative, describes the events since the construction period of the development of the Integrated Curriculum Educational Project, the deployment phase and adjustments and mandatory norms that were necessary for the development the curriculum Therefore, legislation at the national and institutional, as socio and cultural practices and influence of actors who consolidated the curriculum proposal for the articulation of education, health and community services, subsidized by the appraisal aspect of the political dimension that was present in the organization the curriculum process The pedagogical dimension permeated the actions and procedures associated with the teaching and learning process in the Integrated Curriculum and was largely the period under review, the driving force for curricular adjustments that were made mandatory in order to support the development of academic activities proposed The analysis by the academic-administrative dimension brought up aspects related to the conditions necessary for the implementation of a curriculum proposal, involving the management of human resources, materials and equipment and, uniquely, the distribution of the workload in a teaching proposal differentiated in the meander of the Higher Education Institution Notable was the perception that actions contained in the organization and management of this pedagogical project permeated between two and three dimensions until they became inseparable, keeping an intrinsic relationship between them In the second category the collegiate management of Integrated Curriculum was considered, demonstrating the essential role of the Collegiate Course instance as proactive pedagogical practices, enhancing modality and collegial management style that used collective spaces for discussion and evaluation of educational practices, as the Forums Evaluation of the Integrated Curriculum Disruptions teaching that promoted the Integrated Curriculum in the third category were evidenced by the actions grounded in interdisciplinary teaching, in approximation theory and practice in the early integration of student health services, the use of active methods of teaching and learning and assessment for bi-dimensional concept, which broke with the practice of checking learning and opened for formative assessment and skills as the principal of the training process The trajectory of the organization and management of the Integrated Curriculum Nursing Course at UEL, the emphasis documentary showed the impact caused by the legal provisions for the development of curriculum and even the movements experienced, guided by the dynamics of collective processes, which established the creation an identity of its own, original, which was being introduced gradually in view of supporting the education of nurses requiredGuariente, Maria Helena Dantas de Menezes [Orientador]Garanhani, Maria LúciaSordi, Maria Regina Lemes deSilva, André Luis dos Santos2024-05-01T14:17:05Z2024-05-01T14:17:05Z2013.0018.02.2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/13654porMestradoEnfermagemCentro de Ciências da SaúdePrograma de Pós-Graduação em EnfermagemLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:20Zoai:repositorio.uel.br:123456789/13654Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:20Repositório Institucional da UEL - Universidade 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