Prática educativa do tema infecções relacionadas à assistência à saúde em um currículo integrado de enfermagem
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13172 |
Resumo: | Resumo: As infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS) são consideradas um problema de saúde pública, ocasionando: aumento das bactérias multirresistentes, morbidade e mortalidade e, consequentemente, os custos pelo aumento do tempo de internação, uso de antibioticoterapia, procedimentos diagnósticos e terapêuticos Destacam-se também os impactos psicológicos que os usuários sofrem ao adquirir uma infecção Pela relevância do tema, acredita-se que são necessários momentos sistematizados de ensino na formação profissional em saúde, constituindo-se um desafio à sua formação Este estudo objetivou compreender a prática educativa sobre o tema IRAS em uma escola de enfermagem localizada na região Norte do Paraná, que desenvolve o currículo integrado Trata-se de uma pesquisa descritiva, exploratória e documental de natureza qualitativa A coleta de dados foi realizada de agosto 211 a maio de 212 em duas etapas: análise documental e entrevistas semiestruturadas A análise documental foi desenvolvida nos 15 cadernos de planejamento e desenvolvimento dos módulos interdisciplinares do ano de 211 Para análise documental seguiu-se a leitura constituída por quatro fases proposta por Gil (21) As entrevistas foram realizadas com 19 coordenadores de módulos interdisciplinares Para análise das entrevistas utilizou-se a análise de conteúdo proposta por Bardin Para aprofundar a discussão do tema estudado, utilizamos o referencial teórico do Pensamento Complexo, de Edgar Morin Os resultados revelaram que no primeiro ano do curso não foi encontrado nenhuma menção relacionada às IRAS e, nos módulos interdisciplinares do segundo ao quarto ano, foram localizados 44 menções que abordavam os mais diversos assuntos relacionados ao tema em estudo Foram encontradas oito referências bibliográficas específicas sobre as IRAS, observamos que elas não estão cumprindo o seu objetivo, pois como nem sempre estavam atualizadas e completas nos cadernos de planejamento e desenvolvimento dos módulos interdisciplinares não servem para auxiliar e apoiar o estudo dos alunos sobre o tema O desenvolvimento de atividades formais sobre o tema IRAS na prática educativa dos docentes foram mencionadas em nove módulos, destes sete apresentaram registros nos cadernos de planejamento e desenvolvimento dos módulos e quatro referências específicas sobre as IRAS Os docentes relataram que em 13 módulos realizavam a abordagem informal de IRAS O estágio extracurricular na Comissão de Controle de Infecção Hospitalar foi mencionado como contribuidor na aprendizagem do aluno A presença da temática nas avaliações dos alunos ocorreu apenas em quatro módulos interdisciplinares Percebeu-se que é um desafio para os docentes do currículo em estudo, a inserção do tema, incorporada à avaliação dos desempenhos a serem atingidos pelos estudantes Podemos observar que a temática é trabalhada no currículo integrado tanto no contexto formal quanto informal, prevalecendo o informal Os docentes conceituaram a infecção com definições teóricas e relacionaram aos ambientes, profissionais, pacientes e materiais e equipamentos Apontaram também a antibioticoterapia como colaboradores para o desenvolvimento das infecções Os docentes ressaltaram que as IRAS deveriam ser consideradas uma seiva no currículo integrado e possuir um momento em que seja trabalhada de forma específica Defendemos a inclusão de IRAS no currículo integrado como um tema transversal, de modo que todos os módulos integrados desenvolvam o tema relacionando com os conteúdos específicos de cada módulo Esta pesquisa possibilitou identificar as potencialidades e lacunas do ensino sobre IRAS no currículo integrado e também oportunizar as reflexões dos docentes sobre suas práticas de ensino Dada à complexidade de IRAS esperamos que este estudo contribuirá para despertar a atenção dos docentes das instituições de ensino em saúde, de maneira geral, para olharem com atenção na formulação e desenvolvimento dos Projetos Pedagógicos dos Cursos, buscando a implementação de propostas integradas, oportunizando o desenvolvimento de habilidades técnicas e científicas, atendendo às necessidades atuais da realidade das instituições de saúde |
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Prática educativa do tema infecções relacionadas à assistência à saúde em um currículo integrado de enfermagemEnfermagemEstudo e ensinoEnfermagemCurrículosEnfermagemNursingNursingInfectionsNursingStudy and teachingCurriculumResumo: As infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS) são consideradas um problema de saúde pública, ocasionando: aumento das bactérias multirresistentes, morbidade e mortalidade e, consequentemente, os custos pelo aumento do tempo de internação, uso de antibioticoterapia, procedimentos diagnósticos e terapêuticos Destacam-se também os impactos psicológicos que os usuários sofrem ao adquirir uma infecção Pela relevância do tema, acredita-se que são necessários momentos sistematizados de ensino na formação profissional em saúde, constituindo-se um desafio à sua formação Este estudo objetivou compreender a prática educativa sobre o tema IRAS em uma escola de enfermagem localizada na região Norte do Paraná, que desenvolve o currículo integrado Trata-se de uma pesquisa descritiva, exploratória e documental de natureza qualitativa A coleta de dados foi realizada de agosto 211 a maio de 212 em duas etapas: análise documental e entrevistas semiestruturadas A análise documental foi desenvolvida nos 15 cadernos de planejamento e desenvolvimento dos módulos interdisciplinares do ano de 211 Para análise documental seguiu-se a leitura constituída por quatro fases proposta por Gil (21) As entrevistas foram realizadas com 19 coordenadores de módulos interdisciplinares Para análise das entrevistas utilizou-se a análise de conteúdo proposta por Bardin Para aprofundar a discussão do tema estudado, utilizamos o referencial teórico do Pensamento Complexo, de Edgar Morin Os resultados revelaram que no primeiro ano do curso não foi encontrado nenhuma menção relacionada às IRAS e, nos módulos interdisciplinares do segundo ao quarto ano, foram localizados 44 menções que abordavam os mais diversos assuntos relacionados ao tema em estudo Foram encontradas oito referências bibliográficas específicas sobre as IRAS, observamos que elas não estão cumprindo o seu objetivo, pois como nem sempre estavam atualizadas e completas nos cadernos de planejamento e desenvolvimento dos módulos interdisciplinares não servem para auxiliar e apoiar o estudo dos alunos sobre o tema O desenvolvimento de atividades formais sobre o tema IRAS na prática educativa dos docentes foram mencionadas em nove módulos, destes sete apresentaram registros nos cadernos de planejamento e desenvolvimento dos módulos e quatro referências específicas sobre as IRAS Os docentes relataram que em 13 módulos realizavam a abordagem informal de IRAS O estágio extracurricular na Comissão de Controle de Infecção Hospitalar foi mencionado como contribuidor na aprendizagem do aluno A presença da temática nas avaliações dos alunos ocorreu apenas em quatro módulos interdisciplinares Percebeu-se que é um desafio para os docentes do currículo em estudo, a inserção do tema, incorporada à avaliação dos desempenhos a serem atingidos pelos estudantes Podemos observar que a temática é trabalhada no currículo integrado tanto no contexto formal quanto informal, prevalecendo o informal Os docentes conceituaram a infecção com definições teóricas e relacionaram aos ambientes, profissionais, pacientes e materiais e equipamentos Apontaram também a antibioticoterapia como colaboradores para o desenvolvimento das infecções Os docentes ressaltaram que as IRAS deveriam ser consideradas uma seiva no currículo integrado e possuir um momento em que seja trabalhada de forma específica Defendemos a inclusão de IRAS no currículo integrado como um tema transversal, de modo que todos os módulos integrados desenvolvam o tema relacionando com os conteúdos específicos de cada módulo Esta pesquisa possibilitou identificar as potencialidades e lacunas do ensino sobre IRAS no currículo integrado e também oportunizar as reflexões dos docentes sobre suas práticas de ensino Dada à complexidade de IRAS esperamos que este estudo contribuirá para despertar a atenção dos docentes das instituições de ensino em saúde, de maneira geral, para olharem com atenção na formulação e desenvolvimento dos Projetos Pedagógicos dos Cursos, buscando a implementação de propostas integradas, oportunizando o desenvolvimento de habilidades técnicas e científicas, atendendo às necessidades atuais da realidade das instituições de saúdeDissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em EnfermagemAbstract: Healthcare-associated infections (HAI) are considered a public health problem which increases multiresistant bacterias, morbidity and mortality, elevating the costs with higher hospitalization time, use of antibiotics and diagnostic and therapeutic procedures The psychological impact of patients who suffer from acquiring an infection is also important Due to the relevance of this matter, we believe there is the need for systematic teaching moments in health professional training, which poses a challenge in this area The purpose of this study was to comprehend the educative practice concerning HAIs at a nursing school in a region in Northern Paraná This is a descriptive, exploratory and documental research with a qualitative approach Data was collected from August 211 to May 212 in two steps: documental analysis and semi-structured interviews Documental analysis was conducted using 15 planning brochures and conduction of interdisciplinary modules in 211 The analysis followed Gil’s four reading steps The interviews were conducted with 19 interdisciplinary modules coordinators Bardin’s content analysis was used to analyze the interviews To enhance the discussion of the theme, we used Edgar Morin’s Complex Thinking as theoretical reference Results revealed that at freshman year there were no references to HAIs, however, from sophomore to senior years interdisciplinary modules there were 44 entries that approached several subjects related to the theme Eight HAI specific bibliographical references were found in the planning brochures, although they did not comply with their purpose; either because they were out-of-date or incomplete, hence were not fit for students’ learning support during the modules conduction Formal activities involving HAIs in teacher’s educative practice were mentioned in nine modules, and seven of them were registered in planning brochures and modules conduction, whereas four specific bibliographical references about HAIs were found Teachers reported that 13 modules provided an informal approach of HAIs The extracurricular internship offered by the Hospital Infection Control Commission was mentioned as contributing to students learning The theme was mentioned in only four interdisciplinary modules tests We realize the introduction of this theme poses a challenge to teachers at this curriculum, and also to insert it in students’ competency evaluation The theme is mentioned both formal and informally in this curriculum, mostly the latter Teachers label infection with theoretical definitions and associate it with environments, professionals, patients, materials and equipment They also highlight antibiotic therapy as contributing to development of infections Teachers acknowledged HAIs should be considered as a main core in the integrated curriculum and be experienced at a defined moment in a specific way We stand for the inclusion of HAIs in the integrated curriculum as a transversal theme, in such a way that all integrative modules approach the theme associated to the specific contents of each module This research made it possible to identify strengths and flaws of integrated curriculum teaching related to HAIs It also enabled teachers to think over their teaching practices Given the complexity of HAIs, we hope this study may contribute to draw the attention of teachers from health training institutions, in a general way, to look carefully into design and development of Courses Pedagogic Projects Meanwhile, they should look for the implementation of integrated layouts, providing opportunity for the development of technical and scientific abilities which are needed in health institutions nowadaysGaranhani, Mara Lúcia [Orientador]Guariente, Maria Helena Dantas de MenezesCruz, Elaine Drehmer de AlmeidaGiroti, Suellen Karina de Oliveira2024-05-01T14:08:41Z2024-05-01T14:08:41Z2012.0003.12.2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/13172porMestradoEnfermagemCentro de Ciências da SaúdePrograma de Pós-Graduação em EnfermagemLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:34Zoai:repositorio.uel.br:123456789/13172Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:34Repositório Institucional da UEL - 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