Bolhas e redes : os tensoativos como tema articulador de uma rede não moderna : famílias do campo, alunos e laboratórios
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17292 |
Resumo: | O presente trabalho aborda as mediações que se deram no sentido de agenciamentos - coisas, idéias, pessoas, instituições, que proporcionaram diversos híbridos natureza-cultura utilizando a química do sabão na confecção de eventos. Para rastrear a formação de híbridos, fizemos uso da noção de mediação conforme apresentada pela antropologia simétrica dos processos de articulação de atores humanos e não humanos proposta por Bruno Latour. Participaram desta pesquisa: alunos da disciplina de química do terceiro ano do ensino médio e duas famílias de pequenos agricultores e fazedores de sabão, pertencentes a uma cooperativa do distrito de Água Boa. O estudo de campo envolveu atividades participativas do observador no universo escolar e nos cooperados. Como produto desses eventos, foi construído um livreto, em que são retratadas as mediações que produziram aprendizados compartilhados e de como a construção desses fatos são negociados, articulados em um sistema circulatório que envolve diversos atores. |
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Bolhas e redes : os tensoativos como tema articulador de uma rede não moderna : famílias do campo, alunos e laboratóriosBubbles and networks : surfaces as an articulating theme of a non modern network rural : families, students and laboratoriesMediaçãoArticulaçãoSabãoNatureza-culturaCompartilhamento de saberesQuímicaCiências Exatas e da Terra - QuímicaMediationArticulationSoapNature-cultureknowledge sharingChemistryO presente trabalho aborda as mediações que se deram no sentido de agenciamentos - coisas, idéias, pessoas, instituições, que proporcionaram diversos híbridos natureza-cultura utilizando a química do sabão na confecção de eventos. Para rastrear a formação de híbridos, fizemos uso da noção de mediação conforme apresentada pela antropologia simétrica dos processos de articulação de atores humanos e não humanos proposta por Bruno Latour. Participaram desta pesquisa: alunos da disciplina de química do terceiro ano do ensino médio e duas famílias de pequenos agricultores e fazedores de sabão, pertencentes a uma cooperativa do distrito de Água Boa. O estudo de campo envolveu atividades participativas do observador no universo escolar e nos cooperados. Como produto desses eventos, foi construído um livreto, em que são retratadas as mediações que produziram aprendizados compartilhados e de como a construção desses fatos são negociados, articulados em um sistema circulatório que envolve diversos atores.This work discusses the mediations that took place in the sense of assemblages - things, ideas, people, institutions, which provided various nature-culture hybrids using soap chemistry in the making of events. In order to track the formation of hybrids, we used the notion of mediation as presented by the symmetrical anthropology of the processes of articulation of human and non-human actors proposed by Bruno Latour. Participated in this research: third-year high school chemistry students and two families of small farmers and soap makers, associated to a cooperative in the district of Água Boa. The field study involved participatory activities of the observer in the school universe and in the cooperative. As a product of these events, a booklet was developed, in which the mediations that produced shared learning are portrayed and how the construction of these facts is negotiated, articulated in a circulatory system that involves different actors.Oliveira, Moisés Alves deRezzadori, Cristiane Beatriz Dal BoscoSilveira, Marcelo Pimentel daSouza, Nilson de2024-08-23T19:06:56Z2024-08-23T19:06:56Z2021-07-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/17292porCCE - Departamento de QuímicaPrograma de Pós-Graduação em Química em Rede NacionalUniversidade Estadual de Londrina - UELLondrina2 v.reponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-24T06:03:37Zoai:repositorio.uel.br:123456789/17292Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-08-24T06:03:37Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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