Números complexos : uma proposta didática baseada na modelagem matemática e em contextos históricos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paes, Liliam Aparecida Alves
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13972
Resumo: Resumo: Este trabalho apresenta uma proposta didática para o processo de ensino e aprendizagem dos números complexos no ensino médio A motivação para a sua elaboração surge a partir dos seguintes questionamentos: Por que estudar números complexos? E para que servem números complexos? Inicialmente, apresenta-se como os números complexos surgiram e como geralmente são abordados nos livros didáticos Em seguida, propõe-se uma sequência de atividades didáticas, fundamentada na metodologia da Modelagem Matemática e na História da Matemática, que tem como principal objetivo propiciar um ensino de qualidade dos números complexos aos alunos Por meio desta proposta didática, pretende-se que os alunos sejam responsáveis pela construção de seus conhecimentos, atribuindo significado aos números complexos Ao término da sequência de atividades didáticas, os alunos responderão um questionário que tem por objetivo avaliar a qualidade da intervenção pedagógica
id UEL_9b773babec5640dfda4e7ffa9d256725
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/13972
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Números complexos : uma proposta didática baseada na modelagem matemática e em contextos históricosMatemáticaEstudo e ensinoModelagem matemáticaEducação matemáticaNúmeros complexosMathematicsMathematical modelsMathematics educationComplex numberStudy and teachingResumo: Este trabalho apresenta uma proposta didática para o processo de ensino e aprendizagem dos números complexos no ensino médio A motivação para a sua elaboração surge a partir dos seguintes questionamentos: Por que estudar números complexos? E para que servem números complexos? Inicialmente, apresenta-se como os números complexos surgiram e como geralmente são abordados nos livros didáticos Em seguida, propõe-se uma sequência de atividades didáticas, fundamentada na metodologia da Modelagem Matemática e na História da Matemática, que tem como principal objetivo propiciar um ensino de qualidade dos números complexos aos alunos Por meio desta proposta didática, pretende-se que os alunos sejam responsáveis pela construção de seus conhecimentos, atribuindo significado aos números complexos Ao término da sequência de atividades didáticas, os alunos responderão um questionário que tem por objetivo avaliar a qualidade da intervenção pedagógicaDissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em MatemáticaAbstract: This work presents a didactic proposal for the teaching and learning process of complex numbers in high school The motivation for its development arises from the following questions: Why study complex numbers? and What are complex numbers? Initially is presented as the complex numbers have emerged and how usually are discussed in textbooks Then it is proposed a didactic sequence, based on the methodology of mathematical modelling and in the history of mathematics, whose main objective is to provide a quality education of the complex numbers to the students Through this didactic proposal is intended that students be responsible for building their knowledge, assigning meaning to complex numbers At the end of the sequence of learning activities the students will answer a questionnaire that aims to evaluate the quality of the pedagogical interventionNatti, Paulo Laerte [Orientador]Soriano, Juan Amadeo PalominoRomeiro, Neyva Maria LopesPaes, Liliam Aparecida Alves2024-05-01T14:22:01Z2024-05-01T14:22:01Z2013.0012.04.2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/13972porMestrado ProfissionalMatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em MatemáticaPrograma de Pós-Graduação em MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:46Zoai:repositorio.uel.br:123456789/13972Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:46Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Números complexos : uma proposta didática baseada na modelagem matemática e em contextos históricos
title Números complexos : uma proposta didática baseada na modelagem matemática e em contextos históricos
spellingShingle Números complexos : uma proposta didática baseada na modelagem matemática e em contextos históricos
Paes, Liliam Aparecida Alves
Matemática
Estudo e ensino
Modelagem matemática
Educação matemática
Números complexos
Mathematics
Mathematical models
Mathematics education
Complex number
Study and teaching
title_short Números complexos : uma proposta didática baseada na modelagem matemática e em contextos históricos
title_full Números complexos : uma proposta didática baseada na modelagem matemática e em contextos históricos
title_fullStr Números complexos : uma proposta didática baseada na modelagem matemática e em contextos históricos
title_full_unstemmed Números complexos : uma proposta didática baseada na modelagem matemática e em contextos históricos
title_sort Números complexos : uma proposta didática baseada na modelagem matemática e em contextos históricos
author Paes, Liliam Aparecida Alves
author_facet Paes, Liliam Aparecida Alves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Natti, Paulo Laerte [Orientador]
Soriano, Juan Amadeo Palomino
Romeiro, Neyva Maria Lopes
dc.contributor.author.fl_str_mv Paes, Liliam Aparecida Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Estudo e ensino
Modelagem matemática
Educação matemática
Números complexos
Mathematics
Mathematical models
Mathematics education
Complex number
Study and teaching
topic Matemática
Estudo e ensino
Modelagem matemática
Educação matemática
Números complexos
Mathematics
Mathematical models
Mathematics education
Complex number
Study and teaching
description Resumo: Este trabalho apresenta uma proposta didática para o processo de ensino e aprendizagem dos números complexos no ensino médio A motivação para a sua elaboração surge a partir dos seguintes questionamentos: Por que estudar números complexos? E para que servem números complexos? Inicialmente, apresenta-se como os números complexos surgiram e como geralmente são abordados nos livros didáticos Em seguida, propõe-se uma sequência de atividades didáticas, fundamentada na metodologia da Modelagem Matemática e na História da Matemática, que tem como principal objetivo propiciar um ensino de qualidade dos números complexos aos alunos Por meio desta proposta didática, pretende-se que os alunos sejam responsáveis pela construção de seus conhecimentos, atribuindo significado aos números complexos Ao término da sequência de atividades didáticas, os alunos responderão um questionário que tem por objetivo avaliar a qualidade da intervenção pedagógica
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 12.04.2013
2013.00
2024-05-01T14:22:01Z
2024-05-01T14:22:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13972
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13972
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado Profissional
Matemática
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Matemática
Programa de Pós-Graduação em Matemática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823252972830720