Números complexos : uma proposta didática baseada na modelagem matemática e em contextos históricos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13972 |
Resumo: | Resumo: Este trabalho apresenta uma proposta didática para o processo de ensino e aprendizagem dos números complexos no ensino médio A motivação para a sua elaboração surge a partir dos seguintes questionamentos: Por que estudar números complexos? E para que servem números complexos? Inicialmente, apresenta-se como os números complexos surgiram e como geralmente são abordados nos livros didáticos Em seguida, propõe-se uma sequência de atividades didáticas, fundamentada na metodologia da Modelagem Matemática e na História da Matemática, que tem como principal objetivo propiciar um ensino de qualidade dos números complexos aos alunos Por meio desta proposta didática, pretende-se que os alunos sejam responsáveis pela construção de seus conhecimentos, atribuindo significado aos números complexos Ao término da sequência de atividades didáticas, os alunos responderão um questionário que tem por objetivo avaliar a qualidade da intervenção pedagógica |
id |
UEL_9b773babec5640dfda4e7ffa9d256725 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/13972 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
Números complexos : uma proposta didática baseada na modelagem matemática e em contextos históricosMatemáticaEstudo e ensinoModelagem matemáticaEducação matemáticaNúmeros complexosMathematicsMathematical modelsMathematics educationComplex numberStudy and teachingResumo: Este trabalho apresenta uma proposta didática para o processo de ensino e aprendizagem dos números complexos no ensino médio A motivação para a sua elaboração surge a partir dos seguintes questionamentos: Por que estudar números complexos? E para que servem números complexos? Inicialmente, apresenta-se como os números complexos surgiram e como geralmente são abordados nos livros didáticos Em seguida, propõe-se uma sequência de atividades didáticas, fundamentada na metodologia da Modelagem Matemática e na História da Matemática, que tem como principal objetivo propiciar um ensino de qualidade dos números complexos aos alunos Por meio desta proposta didática, pretende-se que os alunos sejam responsáveis pela construção de seus conhecimentos, atribuindo significado aos números complexos Ao término da sequência de atividades didáticas, os alunos responderão um questionário que tem por objetivo avaliar a qualidade da intervenção pedagógicaDissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em MatemáticaAbstract: This work presents a didactic proposal for the teaching and learning process of complex numbers in high school The motivation for its development arises from the following questions: Why study complex numbers? and What are complex numbers? Initially is presented as the complex numbers have emerged and how usually are discussed in textbooks Then it is proposed a didactic sequence, based on the methodology of mathematical modelling and in the history of mathematics, whose main objective is to provide a quality education of the complex numbers to the students Through this didactic proposal is intended that students be responsible for building their knowledge, assigning meaning to complex numbers At the end of the sequence of learning activities the students will answer a questionnaire that aims to evaluate the quality of the pedagogical interventionNatti, Paulo Laerte [Orientador]Soriano, Juan Amadeo PalominoRomeiro, Neyva Maria LopesPaes, Liliam Aparecida Alves2024-05-01T14:22:01Z2024-05-01T14:22:01Z2013.0012.04.2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/13972porMestrado ProfissionalMatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em MatemáticaPrograma de Pós-Graduação em MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:46Zoai:repositorio.uel.br:123456789/13972Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:46Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Números complexos : uma proposta didática baseada na modelagem matemática e em contextos históricos |
title |
Números complexos : uma proposta didática baseada na modelagem matemática e em contextos históricos |
spellingShingle |
Números complexos : uma proposta didática baseada na modelagem matemática e em contextos históricos Paes, Liliam Aparecida Alves Matemática Estudo e ensino Modelagem matemática Educação matemática Números complexos Mathematics Mathematical models Mathematics education Complex number Study and teaching |
title_short |
Números complexos : uma proposta didática baseada na modelagem matemática e em contextos históricos |
title_full |
Números complexos : uma proposta didática baseada na modelagem matemática e em contextos históricos |
title_fullStr |
Números complexos : uma proposta didática baseada na modelagem matemática e em contextos históricos |
title_full_unstemmed |
Números complexos : uma proposta didática baseada na modelagem matemática e em contextos históricos |
title_sort |
Números complexos : uma proposta didática baseada na modelagem matemática e em contextos históricos |
author |
Paes, Liliam Aparecida Alves |
author_facet |
Paes, Liliam Aparecida Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Natti, Paulo Laerte [Orientador] Soriano, Juan Amadeo Palomino Romeiro, Neyva Maria Lopes |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paes, Liliam Aparecida Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática Estudo e ensino Modelagem matemática Educação matemática Números complexos Mathematics Mathematical models Mathematics education Complex number Study and teaching |
topic |
Matemática Estudo e ensino Modelagem matemática Educação matemática Números complexos Mathematics Mathematical models Mathematics education Complex number Study and teaching |
description |
Resumo: Este trabalho apresenta uma proposta didática para o processo de ensino e aprendizagem dos números complexos no ensino médio A motivação para a sua elaboração surge a partir dos seguintes questionamentos: Por que estudar números complexos? E para que servem números complexos? Inicialmente, apresenta-se como os números complexos surgiram e como geralmente são abordados nos livros didáticos Em seguida, propõe-se uma sequência de atividades didáticas, fundamentada na metodologia da Modelagem Matemática e na História da Matemática, que tem como principal objetivo propiciar um ensino de qualidade dos números complexos aos alunos Por meio desta proposta didática, pretende-se que os alunos sejam responsáveis pela construção de seus conhecimentos, atribuindo significado aos números complexos Ao término da sequência de atividades didáticas, os alunos responderão um questionário que tem por objetivo avaliar a qualidade da intervenção pedagógica |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
12.04.2013 2013.00 2024-05-01T14:22:01Z 2024-05-01T14:22:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13972 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13972 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Profissional Matemática Centro de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Matemática Programa de Pós-Graduação em Matemática |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823252972830720 |