Modelagem matemática no processo de ensino e aprendizagem de números complexos : uma proposta didática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Daniele da Cunha
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13849
Resumo: Resumo: Neste trabalho buscamos responder a questão: “como melhorar o processo de ensino e aprendizagem dos números complexos?” Neste contexto elaboramos uma proposta de atividades educacionais para o processo de ensino e aprendizagem deste conteúdo, onde utilizamos como metodologia a Modelagem Matemática Tal proposta destacou que os conceitos e ideias referentes aos números complexos são úteis para a resolução de situações-problema Acreditamos que as atividades sugeridas possam contribuir para uma aprendizagem efetiva sobre números complexos
id UEL_e9dba33f4573bd9c984fba89598988c4
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/13849
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Modelagem matemática no processo de ensino e aprendizagem de números complexos : uma proposta didáticaMatemáticaEstudo e ensinoModelagem matemáticaEducação matemáticaNúmeros complexosMathematicsMathematical modelsMathematics educationComplex numbersStudy and teachingResumo: Neste trabalho buscamos responder a questão: “como melhorar o processo de ensino e aprendizagem dos números complexos?” Neste contexto elaboramos uma proposta de atividades educacionais para o processo de ensino e aprendizagem deste conteúdo, onde utilizamos como metodologia a Modelagem Matemática Tal proposta destacou que os conceitos e ideias referentes aos números complexos são úteis para a resolução de situações-problema Acreditamos que as atividades sugeridas possam contribuir para uma aprendizagem efetiva sobre números complexosDissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em MatemáticaAbstract: In this work we seek to answer the question: "how to improve the teaching and learning process of complex numbers?" In this context we developed a proposal to educational activities for the teaching-learning process of this content, in which we used as methodology the Mathematical Modeling This proposal emphasized that the concepts and ideas relating to complex numbers are useful for resolving problem situations We believe that the suggested activities can contribute to effective learning about complex numbersNatti, Paulo Laerte [Orientador]Andrade, Doherty deCirilo, Eliandro RodriguesSilva, Daniele da Cunha2024-05-01T14:19:46Z2024-05-01T14:19:46Z2013.0012.04.2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/13849porMestrado ProfissionalMatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:40Zoai:repositorio.uel.br:123456789/13849Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:40Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelagem matemática no processo de ensino e aprendizagem de números complexos : uma proposta didática
title Modelagem matemática no processo de ensino e aprendizagem de números complexos : uma proposta didática
spellingShingle Modelagem matemática no processo de ensino e aprendizagem de números complexos : uma proposta didática
Silva, Daniele da Cunha
Matemática
Estudo e ensino
Modelagem matemática
Educação matemática
Números complexos
Mathematics
Mathematical models
Mathematics education
Complex numbers
Study and teaching
title_short Modelagem matemática no processo de ensino e aprendizagem de números complexos : uma proposta didática
title_full Modelagem matemática no processo de ensino e aprendizagem de números complexos : uma proposta didática
title_fullStr Modelagem matemática no processo de ensino e aprendizagem de números complexos : uma proposta didática
title_full_unstemmed Modelagem matemática no processo de ensino e aprendizagem de números complexos : uma proposta didática
title_sort Modelagem matemática no processo de ensino e aprendizagem de números complexos : uma proposta didática
author Silva, Daniele da Cunha
author_facet Silva, Daniele da Cunha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Natti, Paulo Laerte [Orientador]
Andrade, Doherty de
Cirilo, Eliandro Rodrigues
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Daniele da Cunha
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Estudo e ensino
Modelagem matemática
Educação matemática
Números complexos
Mathematics
Mathematical models
Mathematics education
Complex numbers
Study and teaching
topic Matemática
Estudo e ensino
Modelagem matemática
Educação matemática
Números complexos
Mathematics
Mathematical models
Mathematics education
Complex numbers
Study and teaching
description Resumo: Neste trabalho buscamos responder a questão: “como melhorar o processo de ensino e aprendizagem dos números complexos?” Neste contexto elaboramos uma proposta de atividades educacionais para o processo de ensino e aprendizagem deste conteúdo, onde utilizamos como metodologia a Modelagem Matemática Tal proposta destacou que os conceitos e ideias referentes aos números complexos são úteis para a resolução de situações-problema Acreditamos que as atividades sugeridas possam contribuir para uma aprendizagem efetiva sobre números complexos
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 12.04.2013
2013.00
2024-05-01T14:19:46Z
2024-05-01T14:19:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13849
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13849
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado Profissional
Matemática
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Matemática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823235878944768