Modelagem matemática no processo de ensino e aprendizagem de números complexos : uma proposta didática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13849 |
Resumo: | Resumo: Neste trabalho buscamos responder a questão: “como melhorar o processo de ensino e aprendizagem dos números complexos?” Neste contexto elaboramos uma proposta de atividades educacionais para o processo de ensino e aprendizagem deste conteúdo, onde utilizamos como metodologia a Modelagem Matemática Tal proposta destacou que os conceitos e ideias referentes aos números complexos são úteis para a resolução de situações-problema Acreditamos que as atividades sugeridas possam contribuir para uma aprendizagem efetiva sobre números complexos |
id |
UEL_e9dba33f4573bd9c984fba89598988c4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/13849 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
Modelagem matemática no processo de ensino e aprendizagem de números complexos : uma proposta didáticaMatemáticaEstudo e ensinoModelagem matemáticaEducação matemáticaNúmeros complexosMathematicsMathematical modelsMathematics educationComplex numbersStudy and teachingResumo: Neste trabalho buscamos responder a questão: “como melhorar o processo de ensino e aprendizagem dos números complexos?” Neste contexto elaboramos uma proposta de atividades educacionais para o processo de ensino e aprendizagem deste conteúdo, onde utilizamos como metodologia a Modelagem Matemática Tal proposta destacou que os conceitos e ideias referentes aos números complexos são úteis para a resolução de situações-problema Acreditamos que as atividades sugeridas possam contribuir para uma aprendizagem efetiva sobre números complexosDissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em MatemáticaAbstract: In this work we seek to answer the question: "how to improve the teaching and learning process of complex numbers?" In this context we developed a proposal to educational activities for the teaching-learning process of this content, in which we used as methodology the Mathematical Modeling This proposal emphasized that the concepts and ideas relating to complex numbers are useful for resolving problem situations We believe that the suggested activities can contribute to effective learning about complex numbersNatti, Paulo Laerte [Orientador]Andrade, Doherty deCirilo, Eliandro RodriguesSilva, Daniele da Cunha2024-05-01T14:19:46Z2024-05-01T14:19:46Z2013.0012.04.2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/13849porMestrado ProfissionalMatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:40Zoai:repositorio.uel.br:123456789/13849Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:40Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Modelagem matemática no processo de ensino e aprendizagem de números complexos : uma proposta didática |
title |
Modelagem matemática no processo de ensino e aprendizagem de números complexos : uma proposta didática |
spellingShingle |
Modelagem matemática no processo de ensino e aprendizagem de números complexos : uma proposta didática Silva, Daniele da Cunha Matemática Estudo e ensino Modelagem matemática Educação matemática Números complexos Mathematics Mathematical models Mathematics education Complex numbers Study and teaching |
title_short |
Modelagem matemática no processo de ensino e aprendizagem de números complexos : uma proposta didática |
title_full |
Modelagem matemática no processo de ensino e aprendizagem de números complexos : uma proposta didática |
title_fullStr |
Modelagem matemática no processo de ensino e aprendizagem de números complexos : uma proposta didática |
title_full_unstemmed |
Modelagem matemática no processo de ensino e aprendizagem de números complexos : uma proposta didática |
title_sort |
Modelagem matemática no processo de ensino e aprendizagem de números complexos : uma proposta didática |
author |
Silva, Daniele da Cunha |
author_facet |
Silva, Daniele da Cunha |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Natti, Paulo Laerte [Orientador] Andrade, Doherty de Cirilo, Eliandro Rodrigues |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Daniele da Cunha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática Estudo e ensino Modelagem matemática Educação matemática Números complexos Mathematics Mathematical models Mathematics education Complex numbers Study and teaching |
topic |
Matemática Estudo e ensino Modelagem matemática Educação matemática Números complexos Mathematics Mathematical models Mathematics education Complex numbers Study and teaching |
description |
Resumo: Neste trabalho buscamos responder a questão: “como melhorar o processo de ensino e aprendizagem dos números complexos?” Neste contexto elaboramos uma proposta de atividades educacionais para o processo de ensino e aprendizagem deste conteúdo, onde utilizamos como metodologia a Modelagem Matemática Tal proposta destacou que os conceitos e ideias referentes aos números complexos são úteis para a resolução de situações-problema Acreditamos que as atividades sugeridas possam contribuir para uma aprendizagem efetiva sobre números complexos |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
12.04.2013 2013.00 2024-05-01T14:19:46Z 2024-05-01T14:19:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13849 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13849 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Profissional Matemática Centro de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Matemática |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823235878944768 |