Formação e ensino na primeira infância : da aparência à essência para uma práxis humanizadora
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16387 |
Resumo: | Resumo: A escola de Educação Infantil é um lócus privilegiado de formação das crianças pequenas e de seu desenvolvimento enquanto ser social Nesse contexto, o presente estudo tem como objetivo geral demonstrar como a formação profissional do professor de crianças de a 3 anos pode contribuir para a efetivação de uma atividade de ensino e de uma práxis humanizadoras, no processo de aprendizagem da criança, a partir dos fundamentos do Materialismo Histórico-Dialético Estabelecemos, como objetivos específicos: caracterizar os fundamentos ontológicos do trabalho do professor na sociedade contemporânea, a fim de compreender, por intermédio da história, a formação do ser social; entender a Educação Infantil pelas vias do processo histórico, bem como, pelo cenário atual brasileiro, a partir da Teoria Histórico-Cultural, visando a compreender como a infância é vista atualmente; discutir a formação de professores, a partir da realidade, e a possibilidade para uma práxis humanizadora, a fim de considerar a importância do conhecimento elaborado para o trabalho pedagógico; apresentar o percurso metodológico realizado na pesquisa, tendo em vista os fundamentos da concepção crítico-dialética de conhecimento; e analisar os resultados da intervenção pedagógica em um Centro de Educação Infantil, realizada com o corpo docente da instituição, para conhecer a percepção dos professores sobre o trabalho pedagógico com crianças pequenas, a partir do processo de formação continuada A metodologia contou com uma pesquisa bibliográfica, fundamentada numa abordagem crítico-dialética, e com uma pesquisa-ação, realizada em um Centro de Educação Infantil, localizado na cidade de Rolândia- Pr Como instrumentos de produção de dados, utilizou-se: observações participantes, questionários e entrevista semiestruturada A pesquisa envolveu um projeto de intervenção, fundamentado na construção do conhecimento, por intermédio do método dialético – síncrese, análise e síntese, com as professoras da instituição, de modo a capacitá-las para uma práxis pedagógica humanizadora na infância A partir da perspectiva Histórico-Cultural, acreditamos que o educador pode proporcionar as condições adequadas para impulsionar a apropriação das máximas qualidades humanas pelas crianças pequenas, ocasionando, assim, o pleno desenvolvimento de suas capacidades ontológicas essenciais Os resultados obtidos corroboram nossas hipóteses de pesquisa e enfatizam a necessidade de discussões constantes e aprofundadas acerca de uma práxis humanizadora no âmbito da educação da primeira infância |
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Formação e ensino na primeira infância : da aparência à essência para uma práxis humanizadoraEducação de criançasProfessores de educação pré-escolarFormaçãoAprendizagemHumanização na educaçãoEarly childhood educationPreschool teachersTraining ofResumo: A escola de Educação Infantil é um lócus privilegiado de formação das crianças pequenas e de seu desenvolvimento enquanto ser social Nesse contexto, o presente estudo tem como objetivo geral demonstrar como a formação profissional do professor de crianças de a 3 anos pode contribuir para a efetivação de uma atividade de ensino e de uma práxis humanizadoras, no processo de aprendizagem da criança, a partir dos fundamentos do Materialismo Histórico-Dialético Estabelecemos, como objetivos específicos: caracterizar os fundamentos ontológicos do trabalho do professor na sociedade contemporânea, a fim de compreender, por intermédio da história, a formação do ser social; entender a Educação Infantil pelas vias do processo histórico, bem como, pelo cenário atual brasileiro, a partir da Teoria Histórico-Cultural, visando a compreender como a infância é vista atualmente; discutir a formação de professores, a partir da realidade, e a possibilidade para uma práxis humanizadora, a fim de considerar a importância do conhecimento elaborado para o trabalho pedagógico; apresentar o percurso metodológico realizado na pesquisa, tendo em vista os fundamentos da concepção crítico-dialética de conhecimento; e analisar os resultados da intervenção pedagógica em um Centro de Educação Infantil, realizada com o corpo docente da instituição, para conhecer a percepção dos professores sobre o trabalho pedagógico com crianças pequenas, a partir do processo de formação continuada A metodologia contou com uma pesquisa bibliográfica, fundamentada numa abordagem crítico-dialética, e com uma pesquisa-ação, realizada em um Centro de Educação Infantil, localizado na cidade de Rolândia- Pr Como instrumentos de produção de dados, utilizou-se: observações participantes, questionários e entrevista semiestruturada A pesquisa envolveu um projeto de intervenção, fundamentado na construção do conhecimento, por intermédio do método dialético – síncrese, análise e síntese, com as professoras da instituição, de modo a capacitá-las para uma práxis pedagógica humanizadora na infância A partir da perspectiva Histórico-Cultural, acreditamos que o educador pode proporcionar as condições adequadas para impulsionar a apropriação das máximas qualidades humanas pelas crianças pequenas, ocasionando, assim, o pleno desenvolvimento de suas capacidades ontológicas essenciais Os resultados obtidos corroboram nossas hipóteses de pesquisa e enfatizam a necessidade de discussões constantes e aprofundadas acerca de uma práxis humanizadora no âmbito da educação da primeira infânciaDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: The Early Childhood School is a priviledged place for the education of young children and for their development as a social being In this regard, the objective of this study is to demonstrate how the qualification of the teacher who educates children from to 3 years old can contribute to the success of a teaching activity and of a human praxis in the children’s learning process, based on the foundations of Dialectical and Historical Materialism The specific objectives of this study are: to characterize the ontological foundations of the teacher's work in contemporary society, in order to understand, through history, the formation of the social being; to understand Early Childhood Education throughout history as well as the current scenario in Brazil using the Historical-Cultural Theory, in order to identify how childhood is currently seen; to discuss the reality of teachers’ formation and the possibility for a human praxis, in order to verify the importance of knowledge in the pedagogical work; to present the methodology used in the research, in view of the foundations of the critical-dialectical conception of knowledge; and to analyze the results of the pedagogical intervention in a Center for Early Childhood Education, carried out with its teaching staff, in order to learn the teachers' perception about the pedagogical work developed with small children, in a continuing education process The methodology used was a bibliographical research, based on a critical dialectic approach, and action research, carried out in a Center for Early Childhood Education, in the town of Rolândia-Pr To collect data, the following tools were used: participant observations, questionnaires and a semi-structured interview The research involved an intervention project, based on the construction of knowledge through the dialectical method - explanation, analysis and synthesis, developed with the institution teachers, to qualify them for a humanizing pedagogical praxis in childhood From the historical-cultural point of view, it is believed that the educator must provide the appropriate conditions to impel the acquisition of the highest human qualities by the small children, thus allowing the full development of their essential ontological capacities The results obtained corroborate our research hypotheses and emphasize the need for constant and thorough discussions about a humanizing praxis in the field of early childhood educationBarros, Marta Silene Ferreira [Orientador]Paschoal, Jaqueline DelgadoLima, Elieuza Aparecida deVicentini, Dayanne2024-05-01T15:07:02Z2024-05-01T15:07:02Z2017.0015.12.2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/16387porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:59Zoai:repositorio.uel.br:123456789/16387Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:59Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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