Construção de uma sessão de cúpula para o ensino de Física em um Planetário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Romanzini, Juliana
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13002
Resumo: Resumo: Nossa pesquisa, de cunho qualitativo, se baseia na investigação do potencial pedagógico que os Planetários podem oferecer para o ensino de conceitos científicos que vão além da área da Astronomia, abrangendo também outras Ciências, tais como a Física, Biologia, Química e Matemática Para isso investigamos a construção de uma sessão de cúpula para o ensino de conceitos físicos relacionados ao funcionamento dos telescópios As sessões de cúpula são uma das principais atividades realizadas nos Planetários, e se constituem de apresentações realizadas para abordar conceitos diversos, utilizando-se para isso um projetor de estrelas e diversos equipamentos auxiliares, que criam momentos imersivos em que o público se sente parte do ambiente simulado Como suporte para a elaboração e construção de uma sessão de cúpula com tais objetivos, utilizamos os referenciais advindos da Didática das Ciências e da História da Ciência O título sugerido para a mesma foi “Além dos olhos – a Astronomia a partir dos telescópios” Com tal elaboração e posterior aplicação dessa sessão de cúpula no Planetário de Londrina/PR para estudantes do Ensino Médio, acompanhada de aplicação de questionários pré e pós-atividade, identificamos uma influência dessa atividade mais claramente nos registros escritos dos alunos que nada conheciam do assunto Houve também uma ocorrência da emissão de asserções de valor pelos alunos em relação a valores cognitivos, sociais e pedagógicos pertinentes à atividade, e o interesse do público participante no aprimoramento da sessão, notadamente na aproximação das sessões de cúpula aos vários assuntos escolares que vivenciam Acreditamos que esses elementos evidenciam o papel colaborativo das sessões de cúpula no ensino não-formal
id UEL_9e85cd70b857b5263d328c3c16a1e98f
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/13002
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Construção de uma sessão de cúpula para o ensino de Física em um PlanetárioFísicaEstudo e ensinoAstronomiaEducação não-formalTelescópiosPhysics - Study and teachingAstronomy - Non-formal educationScience - HistoryResumo: Nossa pesquisa, de cunho qualitativo, se baseia na investigação do potencial pedagógico que os Planetários podem oferecer para o ensino de conceitos científicos que vão além da área da Astronomia, abrangendo também outras Ciências, tais como a Física, Biologia, Química e Matemática Para isso investigamos a construção de uma sessão de cúpula para o ensino de conceitos físicos relacionados ao funcionamento dos telescópios As sessões de cúpula são uma das principais atividades realizadas nos Planetários, e se constituem de apresentações realizadas para abordar conceitos diversos, utilizando-se para isso um projetor de estrelas e diversos equipamentos auxiliares, que criam momentos imersivos em que o público se sente parte do ambiente simulado Como suporte para a elaboração e construção de uma sessão de cúpula com tais objetivos, utilizamos os referenciais advindos da Didática das Ciências e da História da Ciência O título sugerido para a mesma foi “Além dos olhos – a Astronomia a partir dos telescópios” Com tal elaboração e posterior aplicação dessa sessão de cúpula no Planetário de Londrina/PR para estudantes do Ensino Médio, acompanhada de aplicação de questionários pré e pós-atividade, identificamos uma influência dessa atividade mais claramente nos registros escritos dos alunos que nada conheciam do assunto Houve também uma ocorrência da emissão de asserções de valor pelos alunos em relação a valores cognitivos, sociais e pedagógicos pertinentes à atividade, e o interesse do público participante no aprimoramento da sessão, notadamente na aproximação das sessões de cúpula aos vários assuntos escolares que vivenciam Acreditamos que esses elementos evidenciam o papel colaborativo das sessões de cúpula no ensino não-formalDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: Our qualitative research, of qualitative character, is based on investigation of the pedagogical potential that Planetariums can offer to teaching of scientific concepts that going beyond the field of Astronomy, covering other sciences such as Physics, Biology, Chemistry and Mathematics For this we investigate the construction of adome session for the teaching of Physics concepts involving the telescopes operation The dome sessions are one of the main activities performed in Planetariums, and form of presentations made to address several concepts, using fort hat a star projector and various auxiliary equipments, which create immersive moments where the public can feel part of the simulated environment As support for the design and construction of the dome session with these goals, we used the references of Didactic of Science and History of Science, who gave us support for the construction and implementation of a dome session titled "Beyond the eyes – the astronomy after the telescopes" With such elaboration and subsequent implementation of that dome session in Londrina’s Planetarium for high school students, we identified an influence of this activity more clearly on students' records who knew nothing about the subject There was also the occurrence of the issuance of statements valued by students in relation to cognitive, social and pedagogical values pertaining to the dome session, and the participating public's interest in the improvement of this activity, especially in the approximation of the dome sessions at various scholar issues that students experience We believe that these elements demonstrate the collaborative role of dome sessions in non-formal educationBatista, Irinéa de Lourdes [Orientador]Trevisan, Rute HelenaNascimento, Silvania Sousa doRomanzini, Juliana2024-05-01T14:05:23Z2024-05-01T14:05:23Z2011.0025.02.2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/13002porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:28Zoai:repositorio.uel.br:123456789/13002Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:28Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Construção de uma sessão de cúpula para o ensino de Física em um Planetário
title Construção de uma sessão de cúpula para o ensino de Física em um Planetário
spellingShingle Construção de uma sessão de cúpula para o ensino de Física em um Planetário
Romanzini, Juliana
Física
Estudo e ensino
Astronomia
Educação não-formal
Telescópios
Physics - Study and teaching
Astronomy - Non-formal education
Science - History
title_short Construção de uma sessão de cúpula para o ensino de Física em um Planetário
title_full Construção de uma sessão de cúpula para o ensino de Física em um Planetário
title_fullStr Construção de uma sessão de cúpula para o ensino de Física em um Planetário
title_full_unstemmed Construção de uma sessão de cúpula para o ensino de Física em um Planetário
title_sort Construção de uma sessão de cúpula para o ensino de Física em um Planetário
author Romanzini, Juliana
author_facet Romanzini, Juliana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Batista, Irinéa de Lourdes [Orientador]
Trevisan, Rute Helena
Nascimento, Silvania Sousa do
dc.contributor.author.fl_str_mv Romanzini, Juliana
dc.subject.por.fl_str_mv Física
Estudo e ensino
Astronomia
Educação não-formal
Telescópios
Physics - Study and teaching
Astronomy - Non-formal education
Science - History
topic Física
Estudo e ensino
Astronomia
Educação não-formal
Telescópios
Physics - Study and teaching
Astronomy - Non-formal education
Science - History
description Resumo: Nossa pesquisa, de cunho qualitativo, se baseia na investigação do potencial pedagógico que os Planetários podem oferecer para o ensino de conceitos científicos que vão além da área da Astronomia, abrangendo também outras Ciências, tais como a Física, Biologia, Química e Matemática Para isso investigamos a construção de uma sessão de cúpula para o ensino de conceitos físicos relacionados ao funcionamento dos telescópios As sessões de cúpula são uma das principais atividades realizadas nos Planetários, e se constituem de apresentações realizadas para abordar conceitos diversos, utilizando-se para isso um projetor de estrelas e diversos equipamentos auxiliares, que criam momentos imersivos em que o público se sente parte do ambiente simulado Como suporte para a elaboração e construção de uma sessão de cúpula com tais objetivos, utilizamos os referenciais advindos da Didática das Ciências e da História da Ciência O título sugerido para a mesma foi “Além dos olhos – a Astronomia a partir dos telescópios” Com tal elaboração e posterior aplicação dessa sessão de cúpula no Planetário de Londrina/PR para estudantes do Ensino Médio, acompanhada de aplicação de questionários pré e pós-atividade, identificamos uma influência dessa atividade mais claramente nos registros escritos dos alunos que nada conheciam do assunto Houve também uma ocorrência da emissão de asserções de valor pelos alunos em relação a valores cognitivos, sociais e pedagógicos pertinentes à atividade, e o interesse do público participante no aprimoramento da sessão, notadamente na aproximação das sessões de cúpula aos vários assuntos escolares que vivenciam Acreditamos que esses elementos evidenciam o papel colaborativo das sessões de cúpula no ensino não-formal
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2011.00
2024-05-01T14:05:23Z
2024-05-01T14:05:23Z
25.02.2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13002
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Ensino de Ciências e Educação Matemática
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823236918083584