Construção de uma sessão de cúpula para o ensino de Física em um Planetário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13002 |
Resumo: | Resumo: Nossa pesquisa, de cunho qualitativo, se baseia na investigação do potencial pedagógico que os Planetários podem oferecer para o ensino de conceitos científicos que vão além da área da Astronomia, abrangendo também outras Ciências, tais como a Física, Biologia, Química e Matemática Para isso investigamos a construção de uma sessão de cúpula para o ensino de conceitos físicos relacionados ao funcionamento dos telescópios As sessões de cúpula são uma das principais atividades realizadas nos Planetários, e se constituem de apresentações realizadas para abordar conceitos diversos, utilizando-se para isso um projetor de estrelas e diversos equipamentos auxiliares, que criam momentos imersivos em que o público se sente parte do ambiente simulado Como suporte para a elaboração e construção de uma sessão de cúpula com tais objetivos, utilizamos os referenciais advindos da Didática das Ciências e da História da Ciência O título sugerido para a mesma foi “Além dos olhos – a Astronomia a partir dos telescópios” Com tal elaboração e posterior aplicação dessa sessão de cúpula no Planetário de Londrina/PR para estudantes do Ensino Médio, acompanhada de aplicação de questionários pré e pós-atividade, identificamos uma influência dessa atividade mais claramente nos registros escritos dos alunos que nada conheciam do assunto Houve também uma ocorrência da emissão de asserções de valor pelos alunos em relação a valores cognitivos, sociais e pedagógicos pertinentes à atividade, e o interesse do público participante no aprimoramento da sessão, notadamente na aproximação das sessões de cúpula aos vários assuntos escolares que vivenciam Acreditamos que esses elementos evidenciam o papel colaborativo das sessões de cúpula no ensino não-formal |
id |
UEL_9e85cd70b857b5263d328c3c16a1e98f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/13002 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
Construção de uma sessão de cúpula para o ensino de Física em um PlanetárioFísicaEstudo e ensinoAstronomiaEducação não-formalTelescópiosPhysics - Study and teachingAstronomy - Non-formal educationScience - HistoryResumo: Nossa pesquisa, de cunho qualitativo, se baseia na investigação do potencial pedagógico que os Planetários podem oferecer para o ensino de conceitos científicos que vão além da área da Astronomia, abrangendo também outras Ciências, tais como a Física, Biologia, Química e Matemática Para isso investigamos a construção de uma sessão de cúpula para o ensino de conceitos físicos relacionados ao funcionamento dos telescópios As sessões de cúpula são uma das principais atividades realizadas nos Planetários, e se constituem de apresentações realizadas para abordar conceitos diversos, utilizando-se para isso um projetor de estrelas e diversos equipamentos auxiliares, que criam momentos imersivos em que o público se sente parte do ambiente simulado Como suporte para a elaboração e construção de uma sessão de cúpula com tais objetivos, utilizamos os referenciais advindos da Didática das Ciências e da História da Ciência O título sugerido para a mesma foi “Além dos olhos – a Astronomia a partir dos telescópios” Com tal elaboração e posterior aplicação dessa sessão de cúpula no Planetário de Londrina/PR para estudantes do Ensino Médio, acompanhada de aplicação de questionários pré e pós-atividade, identificamos uma influência dessa atividade mais claramente nos registros escritos dos alunos que nada conheciam do assunto Houve também uma ocorrência da emissão de asserções de valor pelos alunos em relação a valores cognitivos, sociais e pedagógicos pertinentes à atividade, e o interesse do público participante no aprimoramento da sessão, notadamente na aproximação das sessões de cúpula aos vários assuntos escolares que vivenciam Acreditamos que esses elementos evidenciam o papel colaborativo das sessões de cúpula no ensino não-formalDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: Our qualitative research, of qualitative character, is based on investigation of the pedagogical potential that Planetariums can offer to teaching of scientific concepts that going beyond the field of Astronomy, covering other sciences such as Physics, Biology, Chemistry and Mathematics For this we investigate the construction of adome session for the teaching of Physics concepts involving the telescopes operation The dome sessions are one of the main activities performed in Planetariums, and form of presentations made to address several concepts, using fort hat a star projector and various auxiliary equipments, which create immersive moments where the public can feel part of the simulated environment As support for the design and construction of the dome session with these goals, we used the references of Didactic of Science and History of Science, who gave us support for the construction and implementation of a dome session titled "Beyond the eyes – the astronomy after the telescopes" With such elaboration and subsequent implementation of that dome session in Londrina’s Planetarium for high school students, we identified an influence of this activity more clearly on students' records who knew nothing about the subject There was also the occurrence of the issuance of statements valued by students in relation to cognitive, social and pedagogical values pertaining to the dome session, and the participating public's interest in the improvement of this activity, especially in the approximation of the dome sessions at various scholar issues that students experience We believe that these elements demonstrate the collaborative role of dome sessions in non-formal educationBatista, Irinéa de Lourdes [Orientador]Trevisan, Rute HelenaNascimento, Silvania Sousa doRomanzini, Juliana2024-05-01T14:05:23Z2024-05-01T14:05:23Z2011.0025.02.2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/13002porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:28Zoai:repositorio.uel.br:123456789/13002Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:28Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Construção de uma sessão de cúpula para o ensino de Física em um Planetário |
title |
Construção de uma sessão de cúpula para o ensino de Física em um Planetário |
spellingShingle |
Construção de uma sessão de cúpula para o ensino de Física em um Planetário Romanzini, Juliana Física Estudo e ensino Astronomia Educação não-formal Telescópios Physics - Study and teaching Astronomy - Non-formal education Science - History |
title_short |
Construção de uma sessão de cúpula para o ensino de Física em um Planetário |
title_full |
Construção de uma sessão de cúpula para o ensino de Física em um Planetário |
title_fullStr |
Construção de uma sessão de cúpula para o ensino de Física em um Planetário |
title_full_unstemmed |
Construção de uma sessão de cúpula para o ensino de Física em um Planetário |
title_sort |
Construção de uma sessão de cúpula para o ensino de Física em um Planetário |
author |
Romanzini, Juliana |
author_facet |
Romanzini, Juliana |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Batista, Irinéa de Lourdes [Orientador] Trevisan, Rute Helena Nascimento, Silvania Sousa do |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Romanzini, Juliana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Física Estudo e ensino Astronomia Educação não-formal Telescópios Physics - Study and teaching Astronomy - Non-formal education Science - History |
topic |
Física Estudo e ensino Astronomia Educação não-formal Telescópios Physics - Study and teaching Astronomy - Non-formal education Science - History |
description |
Resumo: Nossa pesquisa, de cunho qualitativo, se baseia na investigação do potencial pedagógico que os Planetários podem oferecer para o ensino de conceitos científicos que vão além da área da Astronomia, abrangendo também outras Ciências, tais como a Física, Biologia, Química e Matemática Para isso investigamos a construção de uma sessão de cúpula para o ensino de conceitos físicos relacionados ao funcionamento dos telescópios As sessões de cúpula são uma das principais atividades realizadas nos Planetários, e se constituem de apresentações realizadas para abordar conceitos diversos, utilizando-se para isso um projetor de estrelas e diversos equipamentos auxiliares, que criam momentos imersivos em que o público se sente parte do ambiente simulado Como suporte para a elaboração e construção de uma sessão de cúpula com tais objetivos, utilizamos os referenciais advindos da Didática das Ciências e da História da Ciência O título sugerido para a mesma foi “Além dos olhos – a Astronomia a partir dos telescópios” Com tal elaboração e posterior aplicação dessa sessão de cúpula no Planetário de Londrina/PR para estudantes do Ensino Médio, acompanhada de aplicação de questionários pré e pós-atividade, identificamos uma influência dessa atividade mais claramente nos registros escritos dos alunos que nada conheciam do assunto Houve também uma ocorrência da emissão de asserções de valor pelos alunos em relação a valores cognitivos, sociais e pedagógicos pertinentes à atividade, e o interesse do público participante no aprimoramento da sessão, notadamente na aproximação das sessões de cúpula aos vários assuntos escolares que vivenciam Acreditamos que esses elementos evidenciam o papel colaborativo das sessões de cúpula no ensino não-formal |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011.00 2024-05-01T14:05:23Z 2024-05-01T14:05:23Z 25.02.2011 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13002 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13002 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Ensino de Ciências e Educação Matemática Centro de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823236918083584 |