Por uma educação sociolinguística consciente nos cursos de Letras
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13016 |
Resumo: | Resumo: Os estudos sociolinguísticos podem trazer muitas contribuições para o ensino da Língua Portuguesa (LP) Dentre elas, estão o reconhecimento da pluralidade linguística brasileira, em que convivem variedades diversas, e definição conceitual básica para o tratamento adequado dos fenômenos linguísticos variáveis Entretanto, é sabido que todo o aparato teórico-metodológico para o tratamento da variação linguística, principalmente, sob o viés educacional, ainda, não chega de forma efetiva na formação docente inicial e, consequentemente, às salas de aula da educação básica Isso traz preocupação aos estudiosos da Sociolinguística Educacional, pois, diante da nova concepção de ensino de LP, as variedades do português brasileiro devem, realmente, ser abordadas em sala de aula Com a crença, portanto, de que o futuro professor deve ter uma formação bem fundamentada, de modo acessível e esclarecedor sobre e como trabalhar o tema variação linguística, à luz da Sociolinguística Educacional, foi elaborado o Projeto de Intervenção Pedagógica (PIP) e desenvolvido nas salas de aula dos 3os anos dos cursos de Letras/Espanhol e Letras/Inglês da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)/ campus Jacarezinho, turmas em que a pesquisadora ministra a disciplina de Linguística III Desse modo, esta tese teve, como objetivo geral, mediar a construção da consciência linguística de futuros professores de Letras, por meio do desenvolvimento de um Projeto de Intervenção Pedagógica (PIP)O procedimento metodológico foi a pesquisa qualitativa, incidindo, particularmente, na pesquisa do tipo interventiva/ pesquisa-ação e os pressupostos teóricos foram alicerçados nos princípios da Sociolinguística Educacional, com base nos estudos de Bortoni-Ricardo (24, 25, 28), Bagno (27), Cyranka (214) e Faraco (28, 215), sob a égide teórica da Sociolinguística de Labov ([1972] 28), dos estudos sociolinguísticos de Mattos e Silva (24), Castilho (21); Camacho (213); Coelho et al (21, 215), dentre outros Os resultados alcançados com o desenvolvimento do PIP foram positivos e bastante significativos, razão pela qual defendo a tese de que, na formação inicial do docente de Letras, além do conhecimento teórico-científico e metodológico sobre e como lidar com a variação linguística no contexto escolar, é preciso que os professores sejam mediadores na construção da consciência linguística desses futuros docentes |
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Por uma educação sociolinguística consciente nos cursos de LetrasLíngua portuguesaVariaçãoSociolinguísticaProfessoresFormaçãoPortuguese languageSociolinguisticsTeacher trainingVariationResumo: Os estudos sociolinguísticos podem trazer muitas contribuições para o ensino da Língua Portuguesa (LP) Dentre elas, estão o reconhecimento da pluralidade linguística brasileira, em que convivem variedades diversas, e definição conceitual básica para o tratamento adequado dos fenômenos linguísticos variáveis Entretanto, é sabido que todo o aparato teórico-metodológico para o tratamento da variação linguística, principalmente, sob o viés educacional, ainda, não chega de forma efetiva na formação docente inicial e, consequentemente, às salas de aula da educação básica Isso traz preocupação aos estudiosos da Sociolinguística Educacional, pois, diante da nova concepção de ensino de LP, as variedades do português brasileiro devem, realmente, ser abordadas em sala de aula Com a crença, portanto, de que o futuro professor deve ter uma formação bem fundamentada, de modo acessível e esclarecedor sobre e como trabalhar o tema variação linguística, à luz da Sociolinguística Educacional, foi elaborado o Projeto de Intervenção Pedagógica (PIP) e desenvolvido nas salas de aula dos 3os anos dos cursos de Letras/Espanhol e Letras/Inglês da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)/ campus Jacarezinho, turmas em que a pesquisadora ministra a disciplina de Linguística III Desse modo, esta tese teve, como objetivo geral, mediar a construção da consciência linguística de futuros professores de Letras, por meio do desenvolvimento de um Projeto de Intervenção Pedagógica (PIP)O procedimento metodológico foi a pesquisa qualitativa, incidindo, particularmente, na pesquisa do tipo interventiva/ pesquisa-ação e os pressupostos teóricos foram alicerçados nos princípios da Sociolinguística Educacional, com base nos estudos de Bortoni-Ricardo (24, 25, 28), Bagno (27), Cyranka (214) e Faraco (28, 215), sob a égide teórica da Sociolinguística de Labov ([1972] 28), dos estudos sociolinguísticos de Mattos e Silva (24), Castilho (21); Camacho (213); Coelho et al (21, 215), dentre outros Os resultados alcançados com o desenvolvimento do PIP foram positivos e bastante significativos, razão pela qual defendo a tese de que, na formação inicial do docente de Letras, além do conhecimento teórico-científico e metodológico sobre e como lidar com a variação linguística no contexto escolar, é preciso que os professores sejam mediadores na construção da consciência linguística desses futuros docentesTese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemAbstract: Socilinguistic studies can bring many contributions to the teaching of the Portuguese Language (PL) Among them are the recognition of brazilian linguistic plurality, in which diverse varieties coexist and the basic conceptual definition for the adequate treatment of variable linguistic phenomena However, it is well known that the whole theoretical-methodological system for the treatment of linguistic variation, especially under the educational bias, still does not carry trhough to the initial teacher training and, consequently, in the basic education classrooms This brings concern to the scholars of Sociolinguistics, because, faced with the new conception of PL teaching, the varieties of brazilian portuguese should really be approached in the classroom With the belief, therefore, that the future teacher must have a clear understanding, in an accessible and enlightening way on and how to work on the topic of linguistic variation, in regards to Educational Sociolinguistics, a Pedagogical Intervention Project (PIP) was enhanced to be developed in the 3rd Grade classrooms of the UENP/CJ “Letras”/Spanish and “Letras”/English courses, classes in which the teacher-esearcher ministers admnister the discipline of Linguistics III Thus, the general objective of the thesis was to evaluate the changes that occurred after the development of the Pedagogical Intervention Project (PIP), implemented through an action plan, and oriented to theory / practice in the initial teacher training, in order to raise awareness of the future teacher of Portuguese Language on the importance of approaching linguistic variation in the school context The operational procedure was the qualitative research, focusing particularly on the research of the intervention/action-research type and the theoretical assumptions were based on the principles of Educational Sociolinguistics, based on the studies of Bortoni-Ricardo (24, 25) (27), Cyranka (214) and Faraco (28, 215), under the theoretical guidance of Labov's Sociolinguistics ([1972] 28), Mattos e Silva's sociolinguistic studies (24), Castilho (21); Camacho (213); Coelho et al (21, 215), among others The results achieved, with the development of the PIP, were somewhat significant, which makes me defend that in the initial formation of the teacher of “Letras”, besides the theoretical-scientific and methodological knowledge about and how to deal with the linguistic variation in the school context, it is necessary that the teachers are mediators in the construction of the linguistic conscience of these future teachersBaronas, Joyce Elaine de Almeida [Orientador]Botassini, Jaqueline Ortelã MaiaDuarte, Patrícia Cristina de OliveiraAguilera, Vanderci de AndradeKailer, Dircel AparecidaPinto, Vera Maria Ramos2024-05-01T14:05:40Z2024-05-01T14:05:40Z2018.0020.04.2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/13016porDoutoradoEstudos da LinguagemCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:20Zoai:repositorio.uel.br:123456789/13016Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:20Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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