A sociolinguística no ensino : um diagnóstico dos anos iniciais
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15487 |
Resumo: | Resumo: Este trabalho tem como objetivo verificar se o ensino dos anos iniciais possui como embasamento os estudos sociolinguísticos, por acreditar que a partir dos primeiros anos do ensino regular o aluno já deverá ter um ensino de Língua Portuguesa pautado por uma pedagogia da variação, na qual as variedades trazidas para sala de aula sejam respeitadas e utilizadas como forma de reflexão da língua e que oportunize o aluno a ampliar os recursos linguísticos, para saber adequar sua linguagem a cada situação de uso Para o cumprimento deste objetivo, foram selecionadas cinco escolas públicas da cidade de Londrina-PR, nas quais aulas foram observadas, materiais didáticos foram analisados e aplicaram-se questionários para professores e alunos, objetivando atingir todas as esferas da sala de aula Por fim, analisaram-se todos os dados, com o propósito de se chegar a um diagnóstico do ensino dos anos iniciais |
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A sociolinguística no ensino : um diagnóstico dos anos iniciaisSociolinguísticaLinguagemLíngua portuguesaVariaçãoLíngua portuguesaSociolinguisticsPortuguese languageStudy and teachingResumo: Este trabalho tem como objetivo verificar se o ensino dos anos iniciais possui como embasamento os estudos sociolinguísticos, por acreditar que a partir dos primeiros anos do ensino regular o aluno já deverá ter um ensino de Língua Portuguesa pautado por uma pedagogia da variação, na qual as variedades trazidas para sala de aula sejam respeitadas e utilizadas como forma de reflexão da língua e que oportunize o aluno a ampliar os recursos linguísticos, para saber adequar sua linguagem a cada situação de uso Para o cumprimento deste objetivo, foram selecionadas cinco escolas públicas da cidade de Londrina-PR, nas quais aulas foram observadas, materiais didáticos foram analisados e aplicaram-se questionários para professores e alunos, objetivando atingir todas as esferas da sala de aula Por fim, analisaram-se todos os dados, com o propósito de se chegar a um diagnóstico do ensino dos anos iniciaisDissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemAbstract: This study aims to determine if the teaching of the early years has as its foundation the sociolinguistic studies, believing that from the early years of regular education students should already have a teaching Portuguese guided by a pedagogy of variation in which varieties brought to the classroom are respected and used as a form of reflection of the language and further opportunity to broaden the student language resources, to learn their language fit each user scenario To achieve this objective, we selected five public schools in the city of Londrina, in which lessons were observed, teaching materials were analyzed and were applied questionnaires for teachers and students, aiming to reach every classroom spheres Finally, we analyzed all the data for the purpose of arriving at a diagnosis of education in the early yearsBaronas, Joyce Elaine de Almeida [Orientador]Altino, Fabiane CristinaCyranka, Lúcia Furtado de MendonçaAssis, Álida Laryssa Espozetti de2024-05-01T14:49:55Z2024-05-01T14:49:55Z2015.0027.04.2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/15487porMestradoEstudos da LinguagemCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:24Zoai:repositorio.uel.br:123456789/15487Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:24Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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