O trabalho (agir) docente no processo coletivo de planejamento e elaboração de uma sequência didática para o ensino de língua ingles

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lanferdini, Priscila Azevedo da Fonseca
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13590
Resumo: Resumo: Tendo em vista a desvalorização do trabalho de planejamento docente e a busca de alternativas para o ensino de Língua Inglesa (LI) e para a formação de professores, esta pesquisa visa investigar o trabalho de três professoras de línguas e da pesquisadora durante o processo coletivo de planejamento e elaboração de uma sequência didática (SD), assim como analisar a SD produzida, enquanto resultado do trabalho de planejamento docente Para tanto, ancoramos-nos nos pressupostos teórico-metodológicos do interacionismo sociodiscursivo (ISD) (BRONCKART, 28, 26, 1999; SCHNEUWLY; DOLZ, 24), em sua extensão no que se refere ao ensino de línguas estrangeiras no Brasil (CRISTOVÃO, 28, 27, 25a) e em seus estudos vinculados à ergonomia da atividade (AMIGUES, 24; SAUJAT; 24) e à clínica da atividade (CLOT, 26; FAITA, 24) Os dados da pesquisa foram gerados durante seis encontros de um curso de extensão voltado à formação continuada de professores de línguas O curso contou com a participação de três professoras de línguas e da pesquisadora, e resultou na elaboração de uma SD em torno do gênero textual biografia Os encontros do curso foram gravados em áudio e vídeo, transcritos e analisados com base no modelo de análise do agir do discurso de Bronckart (1999); Bronckart e Machado (24); Machado e Bronckart (29) A SD produzida foi analisada com base em estudos realizados por Cristovão e Stutz (211); Beato-Canato (29); Petreche (28), e sob o paradigma interpretativista com base nas discussões abordadas na pesquisa Os resultados de nosso trabalho nos levaram a identificar nove modos de agir verbalizado pelas professoras no planejamento e elaboração da SD, tanto de origem coletiva quanto de origem individual Nossas análises apontaram para a proposta de desenvolvimento de capacidades de linguagem como um instrumento importante no planejamento de atividades de ensino mais condizentes com as necessidades dos alunos A pesquisa possibilitou, ainda, indicar aspectos importantes do trabalho de planejamento docente, como: o planejamento docente é referenciado pelo agir de outros envolvidos em seu trabalho; planejar se constitui como um meio importante de formação; o trabalho de planejamento requer habilidades físicas e cognitivas dos docentes Nossa pesquisa apontou também que ao planejar o professor considera fatores como: os gostos e interesses dos alunos, a reação deles à proposta de ensino, as dificuldades dos estudantes, as necessidades deles, os projetos maiores da escola, a legislação de ensino, os recursos disponíveis, os conhecimentos de que dispõe sobre o uso dos recursos, a adequação das estratégias de ensino a seus objetivos e etc Dessa maneira, acreditamos ter podido observar em nossas análises quão complexo é o trabalho de planejamento docente e quão importante é para a prática e formação do professor Acreditamos, de forma geral, ter contribuído a partir de nosso trabalho com uma discussão sobre o estatuto do agir “planejar” na carga horária de trabalho do professor
id UEL_a189edd067c925c47a3a66d28c01dea6
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/13590
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling O trabalho (agir) docente no processo coletivo de planejamento e elaboração de uma sequência didática para o ensino de língua inglesLíngua inglesaInteracionismo sociodiscursivoLíngua inglesaFormação de professoresLíngua inglesaStudy and teachingSocio-discursive interactionismTraining of teachersProgramed instructionEducational planningPractice teachingEnglish lanResumo: Tendo em vista a desvalorização do trabalho de planejamento docente e a busca de alternativas para o ensino de Língua Inglesa (LI) e para a formação de professores, esta pesquisa visa investigar o trabalho de três professoras de línguas e da pesquisadora durante o processo coletivo de planejamento e elaboração de uma sequência didática (SD), assim como analisar a SD produzida, enquanto resultado do trabalho de planejamento docente Para tanto, ancoramos-nos nos pressupostos teórico-metodológicos do interacionismo sociodiscursivo (ISD) (BRONCKART, 28, 26, 1999; SCHNEUWLY; DOLZ, 24), em sua extensão no que se refere ao ensino de línguas estrangeiras no Brasil (CRISTOVÃO, 28, 27, 25a) e em seus estudos vinculados à ergonomia da atividade (AMIGUES, 24; SAUJAT; 24) e à clínica da atividade (CLOT, 26; FAITA, 24) Os dados da pesquisa foram gerados durante seis encontros de um curso de extensão voltado à formação continuada de professores de línguas O curso contou com a participação de três professoras de línguas e da pesquisadora, e resultou na elaboração de uma SD em torno do gênero textual biografia Os encontros do curso foram gravados em áudio e vídeo, transcritos e analisados com base no modelo de análise do agir do discurso de Bronckart (1999); Bronckart e Machado (24); Machado e Bronckart (29) A SD produzida foi analisada com base em estudos realizados por Cristovão e Stutz (211); Beato-Canato (29); Petreche (28), e sob o paradigma interpretativista com base nas discussões abordadas na pesquisa Os resultados de nosso trabalho nos levaram a identificar nove modos de agir verbalizado pelas professoras no planejamento e elaboração da SD, tanto de origem coletiva quanto de origem individual Nossas análises apontaram para a proposta de desenvolvimento de capacidades de linguagem como um instrumento importante no planejamento de atividades de ensino mais condizentes com as necessidades dos alunos A pesquisa possibilitou, ainda, indicar aspectos importantes do trabalho de planejamento docente, como: o planejamento docente é referenciado pelo agir de outros envolvidos em seu trabalho; planejar se constitui como um meio importante de formação; o trabalho de planejamento requer habilidades físicas e cognitivas dos docentes Nossa pesquisa apontou também que ao planejar o professor considera fatores como: os gostos e interesses dos alunos, a reação deles à proposta de ensino, as dificuldades dos estudantes, as necessidades deles, os projetos maiores da escola, a legislação de ensino, os recursos disponíveis, os conhecimentos de que dispõe sobre o uso dos recursos, a adequação das estratégias de ensino a seus objetivos e etc Dessa maneira, acreditamos ter podido observar em nossas análises quão complexo é o trabalho de planejamento docente e quão importante é para a prática e formação do professor Acreditamos, de forma geral, ter contribuído a partir de nosso trabalho com uma discussão sobre o estatuto do agir “planejar” na carga horária de trabalho do professorDissertação (Mestrado em Estudoos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemAbstract: In view of the teacher’s planning work devaluation and the search for alternatives for English language teaching and teacher education, this research aims to investigate the work of three language teachers as well as the researcher´s during a collective process of planning and construction of a didactic sequence (DS) It also seeks to analyze the DS which was produced as a result of teachers planning work In order to achieve our objectives, this study was grounded on theoretical and methodological approach of the sociodiscursive interactionism (SDI) (BRONCKART, 28, 26, 1999; SCHNEUWLY; DOLZ, 24), in its extent to foreign language teaching in Brazil (CRISTOVÃO, 28, 27, 25a) and in its studies related to French ergonomics (AMIGUES, 24; SAUJAT, 24) and Activity Clinic (CLOT, 26; FAITA, 24) The data survey was generated in a university extension course for teacher’s education which was carried out in six meetings The course was attended by three language teachers and the researcher, and resulted in the development of a DS around biography genre The course meetings were recorded on audio and video tapes which were transcribed and analyzed based on the analysis model of acting in discourse of Bronckart (1999); Bronckart and Machado (24); Machado and Bronckart (29) The DS produced was analyzed based on the studies conducted by Cristovão and Stutz (211); Beato-Canato (29); Petreche (28) We also accomplished an interpretivist analysis of the material based on the discussions done in this research The results of our work led us to identify nine ways of acting expressed/ verbalized by the teachers during the period of planning and development of the DS, both from collective and individual source They also pointed out the proposal of language skills development as an important tool in the planning of teaching activities which are more coherent with students´ needs The research also enabled us to highlight some important aspects of the teacher’s planning work as: teacher planning is referenced by the action of others involved in their work; planning constitutes an important means of teacher’s education; planning work requires the teacher’s physical and cognitive skills Our research also showed that when planning teachers consider factors as: student’s likes and interests, their reaction to the teaching proposal, students' difficulties, their needs, the school larger projects, educational laws, resources availability, the teacher’s knowledge about resources use, the appropriateness of teaching strategies to their goals and so on Therefore we believe our analysis enables us to observe how complex the planning work is and how important it is for teacher’s practice and education We hope to have contributed with the discussion of the status of the "planning" acting in the teacher’s workloadCristovão, Vera Lúcia Lopes [Orientador]Nascimento, Elvira LopesMedrado, Betânia PassosLanferdini, Priscila Azevedo da Fonseca2024-05-01T14:16:23Z2024-05-01T14:16:23Z2012.0026.03.2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/13590porMestradoEstudos da LinguagemCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:21Zoai:repositorio.uel.br:123456789/13590Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:21Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv O trabalho (agir) docente no processo coletivo de planejamento e elaboração de uma sequência didática para o ensino de língua ingles
title O trabalho (agir) docente no processo coletivo de planejamento e elaboração de uma sequência didática para o ensino de língua ingles
spellingShingle O trabalho (agir) docente no processo coletivo de planejamento e elaboração de uma sequência didática para o ensino de língua ingles
Lanferdini, Priscila Azevedo da Fonseca
Língua inglesa
Interacionismo sociodiscursivo
Língua inglesa
Formação de professores
Língua inglesa
Study and teaching
Socio-discursive interactionism
Training of teachers
Programed instruction
Educational planning
Practice teaching
English lan
title_short O trabalho (agir) docente no processo coletivo de planejamento e elaboração de uma sequência didática para o ensino de língua ingles
title_full O trabalho (agir) docente no processo coletivo de planejamento e elaboração de uma sequência didática para o ensino de língua ingles
title_fullStr O trabalho (agir) docente no processo coletivo de planejamento e elaboração de uma sequência didática para o ensino de língua ingles
title_full_unstemmed O trabalho (agir) docente no processo coletivo de planejamento e elaboração de uma sequência didática para o ensino de língua ingles
title_sort O trabalho (agir) docente no processo coletivo de planejamento e elaboração de uma sequência didática para o ensino de língua ingles
author Lanferdini, Priscila Azevedo da Fonseca
author_facet Lanferdini, Priscila Azevedo da Fonseca
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cristovão, Vera Lúcia Lopes [Orientador]
Nascimento, Elvira Lopes
Medrado, Betânia Passos
dc.contributor.author.fl_str_mv Lanferdini, Priscila Azevedo da Fonseca
dc.subject.por.fl_str_mv Língua inglesa
Interacionismo sociodiscursivo
Língua inglesa
Formação de professores
Língua inglesa
Study and teaching
Socio-discursive interactionism
Training of teachers
Programed instruction
Educational planning
Practice teaching
English lan
topic Língua inglesa
Interacionismo sociodiscursivo
Língua inglesa
Formação de professores
Língua inglesa
Study and teaching
Socio-discursive interactionism
Training of teachers
Programed instruction
Educational planning
Practice teaching
English lan
description Resumo: Tendo em vista a desvalorização do trabalho de planejamento docente e a busca de alternativas para o ensino de Língua Inglesa (LI) e para a formação de professores, esta pesquisa visa investigar o trabalho de três professoras de línguas e da pesquisadora durante o processo coletivo de planejamento e elaboração de uma sequência didática (SD), assim como analisar a SD produzida, enquanto resultado do trabalho de planejamento docente Para tanto, ancoramos-nos nos pressupostos teórico-metodológicos do interacionismo sociodiscursivo (ISD) (BRONCKART, 28, 26, 1999; SCHNEUWLY; DOLZ, 24), em sua extensão no que se refere ao ensino de línguas estrangeiras no Brasil (CRISTOVÃO, 28, 27, 25a) e em seus estudos vinculados à ergonomia da atividade (AMIGUES, 24; SAUJAT; 24) e à clínica da atividade (CLOT, 26; FAITA, 24) Os dados da pesquisa foram gerados durante seis encontros de um curso de extensão voltado à formação continuada de professores de línguas O curso contou com a participação de três professoras de línguas e da pesquisadora, e resultou na elaboração de uma SD em torno do gênero textual biografia Os encontros do curso foram gravados em áudio e vídeo, transcritos e analisados com base no modelo de análise do agir do discurso de Bronckart (1999); Bronckart e Machado (24); Machado e Bronckart (29) A SD produzida foi analisada com base em estudos realizados por Cristovão e Stutz (211); Beato-Canato (29); Petreche (28), e sob o paradigma interpretativista com base nas discussões abordadas na pesquisa Os resultados de nosso trabalho nos levaram a identificar nove modos de agir verbalizado pelas professoras no planejamento e elaboração da SD, tanto de origem coletiva quanto de origem individual Nossas análises apontaram para a proposta de desenvolvimento de capacidades de linguagem como um instrumento importante no planejamento de atividades de ensino mais condizentes com as necessidades dos alunos A pesquisa possibilitou, ainda, indicar aspectos importantes do trabalho de planejamento docente, como: o planejamento docente é referenciado pelo agir de outros envolvidos em seu trabalho; planejar se constitui como um meio importante de formação; o trabalho de planejamento requer habilidades físicas e cognitivas dos docentes Nossa pesquisa apontou também que ao planejar o professor considera fatores como: os gostos e interesses dos alunos, a reação deles à proposta de ensino, as dificuldades dos estudantes, as necessidades deles, os projetos maiores da escola, a legislação de ensino, os recursos disponíveis, os conhecimentos de que dispõe sobre o uso dos recursos, a adequação das estratégias de ensino a seus objetivos e etc Dessa maneira, acreditamos ter podido observar em nossas análises quão complexo é o trabalho de planejamento docente e quão importante é para a prática e formação do professor Acreditamos, de forma geral, ter contribuído a partir de nosso trabalho com uma discussão sobre o estatuto do agir “planejar” na carga horária de trabalho do professor
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2012.00
2024-05-01T14:16:23Z
2024-05-01T14:16:23Z
26.03.2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13590
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13590
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Estudos da Linguagem
Centro de Letras e Ciências Humanas
Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823308228591616