Transtorno bipolar : adesão ao tratamento e psicoeducação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13249 |
Resumo: | Resumo: A psicoeducação é uma das estratégias que deve ser inserida no tratamento de pacientes com diagnóstico de transtorno bipolar e tem demonstrado eficácia para fomentar respostas relacionadas à adesão à medicação O objetivo deste estudo foi avaliar a efetividade de um programa de psicoeducação aplicado a 9 pacientes com diagnóstico de transtorno bipolar, em tratamento em um hospital público Para avaliação foram aplicadas as escalas de depressão (Hamilton), de mania (Young) e de Qualidade de Vida (WHOQOL) Foram realizadas 16 sessões de atendimento em grupo e os resultados mostraram que houve redução significativa na mania do pré para o pós-teste e melhora no domínio “Físico” da escala de Qualidade de Vida Além disso, a alta frequencia de pacientes com depressão leve e os relatos de conflitos familiares apontam a necessidade de intervenção com a família e focadas no treino de habilidades sociais |
id |
UEL_a7dee3e6d417979560c44835ea0f6198 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/13249 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
Transtorno bipolar : adesão ao tratamento e psicoeducaçãoTranstorno bipolarDoenças mentaisAdesão ao tratamentoPsicologia educacionalAnálise do comportamentoBipolar disordersBehavioral analysisResumo: A psicoeducação é uma das estratégias que deve ser inserida no tratamento de pacientes com diagnóstico de transtorno bipolar e tem demonstrado eficácia para fomentar respostas relacionadas à adesão à medicação O objetivo deste estudo foi avaliar a efetividade de um programa de psicoeducação aplicado a 9 pacientes com diagnóstico de transtorno bipolar, em tratamento em um hospital público Para avaliação foram aplicadas as escalas de depressão (Hamilton), de mania (Young) e de Qualidade de Vida (WHOQOL) Foram realizadas 16 sessões de atendimento em grupo e os resultados mostraram que houve redução significativa na mania do pré para o pós-teste e melhora no domínio “Físico” da escala de Qualidade de Vida Além disso, a alta frequencia de pacientes com depressão leve e os relatos de conflitos familiares apontam a necessidade de intervenção com a família e focadas no treino de habilidades sociaisDissertação (Mestrado em Análise do Comportamento) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Análise do ComportamentoAbstract: Psychoeducation is one of the strategies that must be entered in the treatment of patients with bipolar disorder and has demonstrated effectiveness in promoting answers related to medication adherence The aim of this study was evaluating the effectiveness of a psychoeducation program applied to nine patients diagnosed with bipolar disorder receiving treatment in a public hospital For evaluation, were applied scales of depression (Hamilton), mania (Young) and Quality of Life (WHOQOL) Sixteen sessions of group care were performed and the results showed significant reduction in mania evaluation after the intervention for six months and an improvement in the field "Physical" of the Quality of Life scale, evaluated before and after the intervention Moreover, the high frequency of patients with mild depression and reports of family conflicts as antecedents of this episode showed the necessity of intervention with the family and focused on social skills trainingSoares, Maria Rita Zoéga [Orientador]Gongora, Maura Alves NunesCorchs, Felipe D’Alessandro FerreiraGrossi, Renata [Coorientadora]Mussi, Samir Vidal2024-05-01T14:10:29Z2024-05-01T14:10:29Z2012.0002.07.2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/13249porMestradoAnálise do ComportamentoCentro de Ciências BiológicasPrograma de Pós-graduação em Análise do ComportamentoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:08Zoai:repositorio.uel.br:123456789/13249Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:08Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Transtorno bipolar : adesão ao tratamento e psicoeducação |
title |
Transtorno bipolar : adesão ao tratamento e psicoeducação |
spellingShingle |
Transtorno bipolar : adesão ao tratamento e psicoeducação Mussi, Samir Vidal Transtorno bipolar Doenças mentais Adesão ao tratamento Psicologia educacional Análise do comportamento Bipolar disorders Behavioral analysis |
title_short |
Transtorno bipolar : adesão ao tratamento e psicoeducação |
title_full |
Transtorno bipolar : adesão ao tratamento e psicoeducação |
title_fullStr |
Transtorno bipolar : adesão ao tratamento e psicoeducação |
title_full_unstemmed |
Transtorno bipolar : adesão ao tratamento e psicoeducação |
title_sort |
Transtorno bipolar : adesão ao tratamento e psicoeducação |
author |
Mussi, Samir Vidal |
author_facet |
Mussi, Samir Vidal |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Soares, Maria Rita Zoéga [Orientador] Gongora, Maura Alves Nunes Corchs, Felipe D’Alessandro Ferreira Grossi, Renata [Coorientadora] |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mussi, Samir Vidal |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Transtorno bipolar Doenças mentais Adesão ao tratamento Psicologia educacional Análise do comportamento Bipolar disorders Behavioral analysis |
topic |
Transtorno bipolar Doenças mentais Adesão ao tratamento Psicologia educacional Análise do comportamento Bipolar disorders Behavioral analysis |
description |
Resumo: A psicoeducação é uma das estratégias que deve ser inserida no tratamento de pacientes com diagnóstico de transtorno bipolar e tem demonstrado eficácia para fomentar respostas relacionadas à adesão à medicação O objetivo deste estudo foi avaliar a efetividade de um programa de psicoeducação aplicado a 9 pacientes com diagnóstico de transtorno bipolar, em tratamento em um hospital público Para avaliação foram aplicadas as escalas de depressão (Hamilton), de mania (Young) e de Qualidade de Vida (WHOQOL) Foram realizadas 16 sessões de atendimento em grupo e os resultados mostraram que houve redução significativa na mania do pré para o pós-teste e melhora no domínio “Físico” da escala de Qualidade de Vida Além disso, a alta frequencia de pacientes com depressão leve e os relatos de conflitos familiares apontam a necessidade de intervenção com a família e focadas no treino de habilidades sociais |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
02.07.2012 2012.00 2024-05-01T14:10:29Z 2024-05-01T14:10:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13249 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13249 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Análise do Comportamento Centro de Ciências Biológicas Programa de Pós-graduação em Análise do Comportamento |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823287839031296 |