Transtorno bipolar : adesão ao tratamento e psicoeducação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mussi, Samir Vidal
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13249
Resumo: Resumo: A psicoeducação é uma das estratégias que deve ser inserida no tratamento de pacientes com diagnóstico de transtorno bipolar e tem demonstrado eficácia para fomentar respostas relacionadas à adesão à medicação O objetivo deste estudo foi avaliar a efetividade de um programa de psicoeducação aplicado a 9 pacientes com diagnóstico de transtorno bipolar, em tratamento em um hospital público Para avaliação foram aplicadas as escalas de depressão (Hamilton), de mania (Young) e de Qualidade de Vida (WHOQOL) Foram realizadas 16 sessões de atendimento em grupo e os resultados mostraram que houve redução significativa na mania do pré para o pós-teste e melhora no domínio “Físico” da escala de Qualidade de Vida Além disso, a alta frequencia de pacientes com depressão leve e os relatos de conflitos familiares apontam a necessidade de intervenção com a família e focadas no treino de habilidades sociais
id UEL_a7dee3e6d417979560c44835ea0f6198
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/13249
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Transtorno bipolar : adesão ao tratamento e psicoeducaçãoTranstorno bipolarDoenças mentaisAdesão ao tratamentoPsicologia educacionalAnálise do comportamentoBipolar disordersBehavioral analysisResumo: A psicoeducação é uma das estratégias que deve ser inserida no tratamento de pacientes com diagnóstico de transtorno bipolar e tem demonstrado eficácia para fomentar respostas relacionadas à adesão à medicação O objetivo deste estudo foi avaliar a efetividade de um programa de psicoeducação aplicado a 9 pacientes com diagnóstico de transtorno bipolar, em tratamento em um hospital público Para avaliação foram aplicadas as escalas de depressão (Hamilton), de mania (Young) e de Qualidade de Vida (WHOQOL) Foram realizadas 16 sessões de atendimento em grupo e os resultados mostraram que houve redução significativa na mania do pré para o pós-teste e melhora no domínio “Físico” da escala de Qualidade de Vida Além disso, a alta frequencia de pacientes com depressão leve e os relatos de conflitos familiares apontam a necessidade de intervenção com a família e focadas no treino de habilidades sociaisDissertação (Mestrado em Análise do Comportamento) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Análise do ComportamentoAbstract: Psychoeducation is one of the strategies that must be entered in the treatment of patients with bipolar disorder and has demonstrated effectiveness in promoting answers related to medication adherence The aim of this study was evaluating the effectiveness of a psychoeducation program applied to nine patients diagnosed with bipolar disorder receiving treatment in a public hospital For evaluation, were applied scales of depression (Hamilton), mania (Young) and Quality of Life (WHOQOL) Sixteen sessions of group care were performed and the results showed significant reduction in mania evaluation after the intervention for six months and an improvement in the field "Physical" of the Quality of Life scale, evaluated before and after the intervention Moreover, the high frequency of patients with mild depression and reports of family conflicts as antecedents of this episode showed the necessity of intervention with the family and focused on social skills trainingSoares, Maria Rita Zoéga [Orientador]Gongora, Maura Alves NunesCorchs, Felipe D’Alessandro FerreiraGrossi, Renata [Coorientadora]Mussi, Samir Vidal2024-05-01T14:10:29Z2024-05-01T14:10:29Z2012.0002.07.2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/13249porMestradoAnálise do ComportamentoCentro de Ciências BiológicasPrograma de Pós-graduação em Análise do ComportamentoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:08Zoai:repositorio.uel.br:123456789/13249Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:08Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Transtorno bipolar : adesão ao tratamento e psicoeducação
title Transtorno bipolar : adesão ao tratamento e psicoeducação
spellingShingle Transtorno bipolar : adesão ao tratamento e psicoeducação
Mussi, Samir Vidal
Transtorno bipolar
Doenças mentais
Adesão ao tratamento
Psicologia educacional
Análise do comportamento
Bipolar disorders
Behavioral analysis
title_short Transtorno bipolar : adesão ao tratamento e psicoeducação
title_full Transtorno bipolar : adesão ao tratamento e psicoeducação
title_fullStr Transtorno bipolar : adesão ao tratamento e psicoeducação
title_full_unstemmed Transtorno bipolar : adesão ao tratamento e psicoeducação
title_sort Transtorno bipolar : adesão ao tratamento e psicoeducação
author Mussi, Samir Vidal
author_facet Mussi, Samir Vidal
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Soares, Maria Rita Zoéga [Orientador]
Gongora, Maura Alves Nunes
Corchs, Felipe D’Alessandro Ferreira
Grossi, Renata [Coorientadora]
dc.contributor.author.fl_str_mv Mussi, Samir Vidal
dc.subject.por.fl_str_mv Transtorno bipolar
Doenças mentais
Adesão ao tratamento
Psicologia educacional
Análise do comportamento
Bipolar disorders
Behavioral analysis
topic Transtorno bipolar
Doenças mentais
Adesão ao tratamento
Psicologia educacional
Análise do comportamento
Bipolar disorders
Behavioral analysis
description Resumo: A psicoeducação é uma das estratégias que deve ser inserida no tratamento de pacientes com diagnóstico de transtorno bipolar e tem demonstrado eficácia para fomentar respostas relacionadas à adesão à medicação O objetivo deste estudo foi avaliar a efetividade de um programa de psicoeducação aplicado a 9 pacientes com diagnóstico de transtorno bipolar, em tratamento em um hospital público Para avaliação foram aplicadas as escalas de depressão (Hamilton), de mania (Young) e de Qualidade de Vida (WHOQOL) Foram realizadas 16 sessões de atendimento em grupo e os resultados mostraram que houve redução significativa na mania do pré para o pós-teste e melhora no domínio “Físico” da escala de Qualidade de Vida Além disso, a alta frequencia de pacientes com depressão leve e os relatos de conflitos familiares apontam a necessidade de intervenção com a família e focadas no treino de habilidades sociais
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 02.07.2012
2012.00
2024-05-01T14:10:29Z
2024-05-01T14:10:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13249
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13249
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Análise do Comportamento
Centro de Ciências Biológicas
Programa de Pós-graduação em Análise do Comportamento
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823287839031296