Aspectos da aprendizagem profissional de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental : área e perímetro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Jéssika Naves de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11865
Resumo: Resumo: Esta pesquisa busca investigar que aspectos da aprendizagem profissional de professores que ensinam matemática, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, podem ser mobilizados em um contexto de formação que envolve a discussão dos conceitos de área e perímetro Para isso, foram analisados (i) artigos publicados em periódicos da Educação Matemática que têm como foco a formação do professor que ensina matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental e os conceitos de área e perímetro; (ii) que interações, ocorridas em uma aula na perspectiva do Ensino Exploratório, foram reconhecidas e interpretadas por professoras que ensinam matemática (PEM) no decorrer da exploração do caso multimídia “Explorando Perímetro e Área”, em um programa de formação continuada; e (iii) aspectos da prática docente mobilizados por professoras que ensinam matemática (PEM), em um programa de formação continuada, no trabalho com tarefas que envolvem área e perímetro O programa de formação continuada foi realizado no ano de 217 com dez encontros quinzenais, promovido por uma parceria entre a Secretaria de Educação do município de Londrina-PR e membros do “Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Formação de Professores que Ensinam Matemática”- Gepefopem da Universidade Estadual de Londrina, participaram desse curso professoras que atuam nos 4° e 5° anos do Ensino Fundamental de tal município No contexto de formação foram analisadas tarefas relacionadas aos conceitos de área e perímetro Com isso, foram desencadeados que o aspecto da aprendizagem profissional, mobilizado no curso de formação continuada para PEM nos anos iniciais do Ensino Fundamental, foi de dimensão profissional, pois as professoras em formação puderam refletir sobre as potencialidades de uma tarefa, conceitos matemáticos (área e perímetro), suas práticas em sala de aula, as ações de outra professora, uma metodologia de ensino diferente e a necessidades de os alunos explicarem e justificarem suas resoluções Assim, é evidente o fato de emergirem novas pesquisas com foco na formação de professores (inicial e continuada) que ensinam matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental e a discussão dos conceitos de área e perímetro nesse nível de ensino, por meio de outras metodologias de ensino, tarefas potenciais , materiais manipuláveis, entre outros
id UEL_ba2b06a5e76e5b93bd22495928912e8f
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/11865
network_acronym_str UEL
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
repository_id_str
spelling Aspectos da aprendizagem profissional de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental : área e perímetroEducação matemáticaProfessores de matemáticaFormação profissionalMathematics educationOccupational trainingMathematics teachersResumo: Esta pesquisa busca investigar que aspectos da aprendizagem profissional de professores que ensinam matemática, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, podem ser mobilizados em um contexto de formação que envolve a discussão dos conceitos de área e perímetro Para isso, foram analisados (i) artigos publicados em periódicos da Educação Matemática que têm como foco a formação do professor que ensina matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental e os conceitos de área e perímetro; (ii) que interações, ocorridas em uma aula na perspectiva do Ensino Exploratório, foram reconhecidas e interpretadas por professoras que ensinam matemática (PEM) no decorrer da exploração do caso multimídia “Explorando Perímetro e Área”, em um programa de formação continuada; e (iii) aspectos da prática docente mobilizados por professoras que ensinam matemática (PEM), em um programa de formação continuada, no trabalho com tarefas que envolvem área e perímetro O programa de formação continuada foi realizado no ano de 217 com dez encontros quinzenais, promovido por uma parceria entre a Secretaria de Educação do município de Londrina-PR e membros do “Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Formação de Professores que Ensinam Matemática”- Gepefopem da Universidade Estadual de Londrina, participaram desse curso professoras que atuam nos 4° e 5° anos do Ensino Fundamental de tal município No contexto de formação foram analisadas tarefas relacionadas aos conceitos de área e perímetro Com isso, foram desencadeados que o aspecto da aprendizagem profissional, mobilizado no curso de formação continuada para PEM nos anos iniciais do Ensino Fundamental, foi de dimensão profissional, pois as professoras em formação puderam refletir sobre as potencialidades de uma tarefa, conceitos matemáticos (área e perímetro), suas práticas em sala de aula, as ações de outra professora, uma metodologia de ensino diferente e a necessidades de os alunos explicarem e justificarem suas resoluções Assim, é evidente o fato de emergirem novas pesquisas com foco na formação de professores (inicial e continuada) que ensinam matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental e a discussão dos conceitos de área e perímetro nesse nível de ensino, por meio de outras metodologias de ensino, tarefas potenciais , materiais manipuláveis, entre outrosDissertação (Mestrado em Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: This research seeks to investigate which aspects of the professional learning of teachers who teach mathematics in the initial years of Elementary Education can be mobilized in a formation context that involves the discussion of the concepts of area and perimeter For that, we analyzed (i) articles published in Mathematics Education journals that focus on teacher formation that teaches mathematics in the initial years of Elementary School and the concepts of area and perimeter; (ii) what interactions occurred in a classroom in the perspective of Exploratory Teaching were recognized and interpreted by teachers who teach mathematics in the course of exploring the multimedia case "Exploring Perimeter and Area" in a continuing formation program; and (iii) aspects of the teaching practice mobilized by teachers who teach mathematics ,in a continuing formation program, in the work with tasks that involve area and perimeter The ongoing formation program was held in 217 with ten biweekly meetings, promoted by a partnership between the Education Department of Londrina-PR and members of the "Study and Research Group on Teacher Formation Teaching Mathematics" - Gepefopem of the State University of Londrina, participated in this course teachers who act in the 4th and 5th years of elementary school in such municipality In the formation context, tasks related to the concepts of area and perimeter were analyzed As a result, the aspect of professional learning, mobilized in the continuing formation course for teachers who teach math in the initial years of Elementary School, was of a professional dimension (Day; Gu, 27), since the teachers in formation were able to reflect on the potential of a task, mathematical concepts (area and perimeter), classroom practices, the actions of another teacher, a different teaching methodology, and the needs of students to explain and justify their resolutions Thus, it is clear that new research focused on teacher formation (initial and continuing) teaching mathematics in the early years of Elementary School and the discussion of the concepts of area and perimeter at this level of education, through other methodologies of teaching, potential tasks, manipulatives, among othersCyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade [Orientador]Silva, Karina Alessandra Pessôa daPires, Magna Natalia MarinOliveira, Jéssika Naves de2024-05-01T13:45:51Z2024-05-01T13:45:51Z2019.0022.02.2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11865porMestradoCiências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-04T01:53:52Zoai:repositorio.uel.br:123456789/11865Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-04T01:53:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Aspectos da aprendizagem profissional de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental : área e perímetro
title Aspectos da aprendizagem profissional de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental : área e perímetro
spellingShingle Aspectos da aprendizagem profissional de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental : área e perímetro
Oliveira, Jéssika Naves de
Educação matemática
Professores de matemática
Formação profissional
Mathematics education
Occupational training
Mathematics teachers
title_short Aspectos da aprendizagem profissional de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental : área e perímetro
title_full Aspectos da aprendizagem profissional de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental : área e perímetro
title_fullStr Aspectos da aprendizagem profissional de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental : área e perímetro
title_full_unstemmed Aspectos da aprendizagem profissional de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental : área e perímetro
title_sort Aspectos da aprendizagem profissional de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental : área e perímetro
author Oliveira, Jéssika Naves de
author_facet Oliveira, Jéssika Naves de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade [Orientador]
Silva, Karina Alessandra Pessôa da
Pires, Magna Natalia Marin
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Jéssika Naves de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação matemática
Professores de matemática
Formação profissional
Mathematics education
Occupational training
Mathematics teachers
topic Educação matemática
Professores de matemática
Formação profissional
Mathematics education
Occupational training
Mathematics teachers
description Resumo: Esta pesquisa busca investigar que aspectos da aprendizagem profissional de professores que ensinam matemática, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, podem ser mobilizados em um contexto de formação que envolve a discussão dos conceitos de área e perímetro Para isso, foram analisados (i) artigos publicados em periódicos da Educação Matemática que têm como foco a formação do professor que ensina matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental e os conceitos de área e perímetro; (ii) que interações, ocorridas em uma aula na perspectiva do Ensino Exploratório, foram reconhecidas e interpretadas por professoras que ensinam matemática (PEM) no decorrer da exploração do caso multimídia “Explorando Perímetro e Área”, em um programa de formação continuada; e (iii) aspectos da prática docente mobilizados por professoras que ensinam matemática (PEM), em um programa de formação continuada, no trabalho com tarefas que envolvem área e perímetro O programa de formação continuada foi realizado no ano de 217 com dez encontros quinzenais, promovido por uma parceria entre a Secretaria de Educação do município de Londrina-PR e membros do “Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Formação de Professores que Ensinam Matemática”- Gepefopem da Universidade Estadual de Londrina, participaram desse curso professoras que atuam nos 4° e 5° anos do Ensino Fundamental de tal município No contexto de formação foram analisadas tarefas relacionadas aos conceitos de área e perímetro Com isso, foram desencadeados que o aspecto da aprendizagem profissional, mobilizado no curso de formação continuada para PEM nos anos iniciais do Ensino Fundamental, foi de dimensão profissional, pois as professoras em formação puderam refletir sobre as potencialidades de uma tarefa, conceitos matemáticos (área e perímetro), suas práticas em sala de aula, as ações de outra professora, uma metodologia de ensino diferente e a necessidades de os alunos explicarem e justificarem suas resoluções Assim, é evidente o fato de emergirem novas pesquisas com foco na formação de professores (inicial e continuada) que ensinam matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental e a discussão dos conceitos de área e perímetro nesse nível de ensino, por meio de outras metodologias de ensino, tarefas potenciais , materiais manipuláveis, entre outros
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2019.00
2024-05-01T13:45:51Z
2024-05-01T13:45:51Z
22.02.2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11865
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11865
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Ciências e Educação Matemática
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1803654581354233856