Observação : instrumento de avaliação didática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9459 |
Resumo: | Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo analisar, discutir e apresentar características da Observação como possível instrumento de avaliação da aprendizagem na Avaliação Didática, perspectiva de avaliação adotada na Educação Matemática Realística Para tal, foi utilizada uma abordagem qualitativa de cunho especulativo Identificou-se que a Observação como instrumento de Avaliação Didática pode funcionar como elemento regulador para a tomada de decisões em sala de aula e pode atuar como processo subordinado ao serviço da aprendizagem A Observação, nessa perspectiva, pode ser uma forma de interação em sala de aula Espera-se que a observação, possivelmente já realizada em sala de aula, seja utilizada como instrumento de Avaliação Didática, dadas as suas características para o desenvolvimento da reflexão crítica no contexto da sala de aula |
id |
UEL_aa4ebd39193c189cd798b8ad4c086feb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/9459 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
Observação : instrumento de avaliação didáticaEducação matemáticaAprendizagemAvaliaçãoObservação (Método educacional)Mathematics educationLearningObservation (Educational method)EvaluationResumo: Esta pesquisa teve como objetivo analisar, discutir e apresentar características da Observação como possível instrumento de avaliação da aprendizagem na Avaliação Didática, perspectiva de avaliação adotada na Educação Matemática Realística Para tal, foi utilizada uma abordagem qualitativa de cunho especulativo Identificou-se que a Observação como instrumento de Avaliação Didática pode funcionar como elemento regulador para a tomada de decisões em sala de aula e pode atuar como processo subordinado ao serviço da aprendizagem A Observação, nessa perspectiva, pode ser uma forma de interação em sala de aula Espera-se que a observação, possivelmente já realizada em sala de aula, seja utilizada como instrumento de Avaliação Didática, dadas as suas características para o desenvolvimento da reflexão crítica no contexto da sala de aulaDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: This research aimed to analyze, discuss and present Observation characteristics as a possible learning assessment tool in Didactic Assessment, an assessment perspective adopted in Realistic Mathematical Education For this, a qualitative speculative approach was used It was identified that Observation as a Didactic Assessment instrument can function as a regulatory element for decision-making in the classroom and can act as a subordinate process to the service of learning Observation, in this perspective, can be a form of classroom interaction It is expected that observation, possibly already carried out in the classroom, will be used as a Didactic Assessment instrument, given its characteristics for the development of critical reflection in the classroom contextBuriasco, Regina Luzia Corio de [Orientador]Soares, Maria Tereza CarneiroDalto, Jader OtávioBurias, Regina Luzia Corio de [Coorientadora]Cordeiro, Emily Caroline Felix2024-05-01T11:55:38Z2024-05-01T11:55:38Z2021.0001.03.2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/9459porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:23Zoai:repositorio.uel.br:123456789/9459Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:23Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Observação : instrumento de avaliação didática |
title |
Observação : instrumento de avaliação didática |
spellingShingle |
Observação : instrumento de avaliação didática Cordeiro, Emily Caroline Felix Educação matemática Aprendizagem Avaliação Observação (Método educacional) Mathematics education Learning Observation (Educational method) Evaluation |
title_short |
Observação : instrumento de avaliação didática |
title_full |
Observação : instrumento de avaliação didática |
title_fullStr |
Observação : instrumento de avaliação didática |
title_full_unstemmed |
Observação : instrumento de avaliação didática |
title_sort |
Observação : instrumento de avaliação didática |
author |
Cordeiro, Emily Caroline Felix |
author_facet |
Cordeiro, Emily Caroline Felix |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Buriasco, Regina Luzia Corio de [Orientador] Soares, Maria Tereza Carneiro Dalto, Jader Otávio Burias, Regina Luzia Corio de [Coorientadora] |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cordeiro, Emily Caroline Felix |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação matemática Aprendizagem Avaliação Observação (Método educacional) Mathematics education Learning Observation (Educational method) Evaluation |
topic |
Educação matemática Aprendizagem Avaliação Observação (Método educacional) Mathematics education Learning Observation (Educational method) Evaluation |
description |
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo analisar, discutir e apresentar características da Observação como possível instrumento de avaliação da aprendizagem na Avaliação Didática, perspectiva de avaliação adotada na Educação Matemática Realística Para tal, foi utilizada uma abordagem qualitativa de cunho especulativo Identificou-se que a Observação como instrumento de Avaliação Didática pode funcionar como elemento regulador para a tomada de decisões em sala de aula e pode atuar como processo subordinado ao serviço da aprendizagem A Observação, nessa perspectiva, pode ser uma forma de interação em sala de aula Espera-se que a observação, possivelmente já realizada em sala de aula, seja utilizada como instrumento de Avaliação Didática, dadas as suas características para o desenvolvimento da reflexão crítica no contexto da sala de aula |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
01.03.2021 2021.00 2024-05-01T11:55:38Z 2024-05-01T11:55:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9459 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9459 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Ensino de Ciências e Educação Matemática Centro de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823312627367936 |