Observação e registro: instrumentos de acompanhamento e avaliação na creche
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/150041 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como questão principal discutir quais são as concepções das professoras que atuam na primeira etapa da Educação Infantil quanto à avaliação e quais instrumentos avaliativos utilizam. Para responder a essa indagação, o objetivo desta foi identificar e analisar as concepções de professoras de creche acerca do acompanhamento do desenvolvimento e avaliação das aprendizagens das crianças, bem como as formas de registro que utilizam. A metodologia foi construída através de uma pesquisa qualitativa, um estudo de caso realizado com professoras que atuam em creches de um município do interior do estado de São Paulo, os instrumentos para coleta de dados utilizados foram questionários e entrevistas. A pesquisa orientou a seleção e elaboração de fontes e de instrumentos para a coleta, análise e utilização dos dados para a elaboração de um produto, que auxiliará na reflexão sobre os instrumentos de acompanhamento e avaliação da prática educativa das turmas na primeira infância. |
id |
UNSP_9f112aaebb664e11d67c99f9bb81fbd5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/150041 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Observação e registro: instrumentos de acompanhamento e avaliação na crecheObservation and record: instruments of avaliation and monitoring in day careCrecheAvaliaçãoObservaçãoRegistroEducação infantilEvaluationObservationRecordEarly childhood educationDay careEsta pesquisa tem como questão principal discutir quais são as concepções das professoras que atuam na primeira etapa da Educação Infantil quanto à avaliação e quais instrumentos avaliativos utilizam. Para responder a essa indagação, o objetivo desta foi identificar e analisar as concepções de professoras de creche acerca do acompanhamento do desenvolvimento e avaliação das aprendizagens das crianças, bem como as formas de registro que utilizam. A metodologia foi construída através de uma pesquisa qualitativa, um estudo de caso realizado com professoras que atuam em creches de um município do interior do estado de São Paulo, os instrumentos para coleta de dados utilizados foram questionários e entrevistas. A pesquisa orientou a seleção e elaboração de fontes e de instrumentos para a coleta, análise e utilização dos dados para a elaboração de um produto, que auxiliará na reflexão sobre os instrumentos de acompanhamento e avaliação da prática educativa das turmas na primeira infância.This research has as main quest discuss which are the conceptions of the teachers that actin the first stage of childhood education regarding the evaluationand which evaluation instruments use. To ansewr this inquiry, the purpose of this was identify and analyze the conceptions of day care teachers about the monitoring the development and evaluation of children's learning, as well as the forms of registraton that they use. The methodology was build through a qualitative research, a study of cases accomplished with teachers that act in day care of the municipality in the interior of the state of São Paulo, the instruments for the data collect used questionnaires and interviews. The reaserch oriented the selection and elaboration of sources and instruments for the collection, analyze and use of data for the elaboration of a product, that Would help in the reflection on the instruments for monitoring and evaluating the educational practice of classes in early childhood.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Kobayashi, Maria do Carmo Monteiro [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santana Alves, Deise Luci [UNESP]2017-03-30T17:51:27Z2017-03-30T17:51:27Z2017-03-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15004100088324533004056091P08897176542462072porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-10T06:08:30Zoai:repositorio.unesp.br:11449/150041Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:33:15.499642Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Observação e registro: instrumentos de acompanhamento e avaliação na creche Observation and record: instruments of avaliation and monitoring in day care |
title |
Observação e registro: instrumentos de acompanhamento e avaliação na creche |
spellingShingle |
Observação e registro: instrumentos de acompanhamento e avaliação na creche Santana Alves, Deise Luci [UNESP] Creche Avaliação Observação Registro Educação infantil Evaluation Observation Record Early childhood education Day care |
title_short |
Observação e registro: instrumentos de acompanhamento e avaliação na creche |
title_full |
Observação e registro: instrumentos de acompanhamento e avaliação na creche |
title_fullStr |
Observação e registro: instrumentos de acompanhamento e avaliação na creche |
title_full_unstemmed |
Observação e registro: instrumentos de acompanhamento e avaliação na creche |
title_sort |
Observação e registro: instrumentos de acompanhamento e avaliação na creche |
author |
Santana Alves, Deise Luci [UNESP] |
author_facet |
Santana Alves, Deise Luci [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Kobayashi, Maria do Carmo Monteiro [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santana Alves, Deise Luci [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Creche Avaliação Observação Registro Educação infantil Evaluation Observation Record Early childhood education Day care |
topic |
Creche Avaliação Observação Registro Educação infantil Evaluation Observation Record Early childhood education Day care |
description |
Esta pesquisa tem como questão principal discutir quais são as concepções das professoras que atuam na primeira etapa da Educação Infantil quanto à avaliação e quais instrumentos avaliativos utilizam. Para responder a essa indagação, o objetivo desta foi identificar e analisar as concepções de professoras de creche acerca do acompanhamento do desenvolvimento e avaliação das aprendizagens das crianças, bem como as formas de registro que utilizam. A metodologia foi construída através de uma pesquisa qualitativa, um estudo de caso realizado com professoras que atuam em creches de um município do interior do estado de São Paulo, os instrumentos para coleta de dados utilizados foram questionários e entrevistas. A pesquisa orientou a seleção e elaboração de fontes e de instrumentos para a coleta, análise e utilização dos dados para a elaboração de um produto, que auxiliará na reflexão sobre os instrumentos de acompanhamento e avaliação da prática educativa das turmas na primeira infância. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-03-30T17:51:27Z 2017-03-30T17:51:27Z 2017-03-07 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/150041 000883245 33004056091P0 8897176542462072 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/150041 |
identifier_str_mv |
000883245 33004056091P0 8897176542462072 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128377341607936 |