Contribuições do PIBID para a construção da identidade docente do professor de química
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13402 |
Resumo: | Resumo: O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) passou a desempenhar um papel incentivador para a formação de professores, pois, além de contribuir com a integração universidade-escola, promove o contato dos licenciandos com a prática docente e a valorização do magistério Entretanto, há poucos relatos que demonstram sua contribuição a partir da perspectiva de um professor que participou do programa Para compor os dados desta pesquisa foram realizadas entrevistas semiestruturadas com ex-bolsistas do PIBID, egressos do curso de Química e atuantes na carreira docente, com o objetivo de investigar a contribuição do programa para a construção da identidade docente Fez-se uso dos Focos da Aprendizagem Docente (FAD), um instrumento de análise que apresenta propostas categóricas com a finalidade de identificar evidências de: Interesse pela Docência (Foco 1); Conhecimento Prático da Docência (Foco 2); Reflexão sobre a Docência (Foco 3); Comunidade Docente (Foco 4); Identidade Docente (Foco 5) As unidades de significado acomodadas no Foco 5 foram novamente analisadas, utilizando as relações com o saber nas dimensões epistêmicas, pessoais e sociais, encontradas na terceira coluna da Matriz 3x3, um instrumento metodológico desenvolvido no grupo de estudos EDUCIM Nela, estão envolvidas a gestão dos saberes e conteúdos, com o objetivo de aprofundar conhecimentos acerca da constituição da identidade docente A pesquisa está ancorada nos pressupostos da abordagem qualitativa, sendo utilizada a Análise Textual Discursiva (ATD) como procedimento metodológico Com as primeiras análises realizadas com os cinco sujeitos, identificou-se que aqueles que mais expressaram Reflexão sobre a Docência são os que possuem maior experiência na docência Quatro sujeitos tiveram baixa manifestação em Conhecimento Prático, considerando o curto período da carreira após a participação no PIBID e, apesar disso, o Interesse pela Docência e a Identidade Docente estão presentes nas falas de todos os sujeitos, o que mostra estarem em processo de construção de sua identidade profissional Em seguida, os dados foram submetidos a mais um processo analítico: foram selecionados os fragmentos categorizados no Foco 5, a Identidade Docente e acondicionados na terceira coluna da Matriz 3x3 Três sujeitos tiveram as maiores proporções das falas categorizadas na relação pessoal, enquanto os demais, ou seja, dois deles, na social Estes mesmos obtiveram a menor proporção de depoimentos na Identidade Docente Também foi possível destacar que as relações epistêmicas, embora em menores porcentagens nas falas dos envolvidos, formaram um arcabouço que os direcionou para o ser professor Dessa forma, evidenciou-se que os sujeitos apresentaram suas primeiras impressões da carreira docente como profissionais relacionando a atuação no PIBID como um período de aprendizagem de estratégias didático-pedagógicas diferenciadas e de apreciação à docência As condutas efetuadas pelo programa foram norteadoras à permanência desse grupo na profissão docente O manejo destes dois instrumentos, os FAD e a terceira coluna da Matriz 3x3, trouxe aprofundamentos expressivos para esta investigação sobre a formação do professor |
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Contribuições do PIBID para a construção da identidade docente do professor de químicaQuímicaEstudo e ensinoQuímicaFormação de professoresProfessores de químicaStudy and teachingTeacher trainingResearch grantsProfissional identityChemistry teachers - Chemistry - Study and teachingResumo: O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) passou a desempenhar um papel incentivador para a formação de professores, pois, além de contribuir com a integração universidade-escola, promove o contato dos licenciandos com a prática docente e a valorização do magistério Entretanto, há poucos relatos que demonstram sua contribuição a partir da perspectiva de um professor que participou do programa Para compor os dados desta pesquisa foram realizadas entrevistas semiestruturadas com ex-bolsistas do PIBID, egressos do curso de Química e atuantes na carreira docente, com o objetivo de investigar a contribuição do programa para a construção da identidade docente Fez-se uso dos Focos da Aprendizagem Docente (FAD), um instrumento de análise que apresenta propostas categóricas com a finalidade de identificar evidências de: Interesse pela Docência (Foco 1); Conhecimento Prático da Docência (Foco 2); Reflexão sobre a Docência (Foco 3); Comunidade Docente (Foco 4); Identidade Docente (Foco 5) As unidades de significado acomodadas no Foco 5 foram novamente analisadas, utilizando as relações com o saber nas dimensões epistêmicas, pessoais e sociais, encontradas na terceira coluna da Matriz 3x3, um instrumento metodológico desenvolvido no grupo de estudos EDUCIM Nela, estão envolvidas a gestão dos saberes e conteúdos, com o objetivo de aprofundar conhecimentos acerca da constituição da identidade docente A pesquisa está ancorada nos pressupostos da abordagem qualitativa, sendo utilizada a Análise Textual Discursiva (ATD) como procedimento metodológico Com as primeiras análises realizadas com os cinco sujeitos, identificou-se que aqueles que mais expressaram Reflexão sobre a Docência são os que possuem maior experiência na docência Quatro sujeitos tiveram baixa manifestação em Conhecimento Prático, considerando o curto período da carreira após a participação no PIBID e, apesar disso, o Interesse pela Docência e a Identidade Docente estão presentes nas falas de todos os sujeitos, o que mostra estarem em processo de construção de sua identidade profissional Em seguida, os dados foram submetidos a mais um processo analítico: foram selecionados os fragmentos categorizados no Foco 5, a Identidade Docente e acondicionados na terceira coluna da Matriz 3x3 Três sujeitos tiveram as maiores proporções das falas categorizadas na relação pessoal, enquanto os demais, ou seja, dois deles, na social Estes mesmos obtiveram a menor proporção de depoimentos na Identidade Docente Também foi possível destacar que as relações epistêmicas, embora em menores porcentagens nas falas dos envolvidos, formaram um arcabouço que os direcionou para o ser professor Dessa forma, evidenciou-se que os sujeitos apresentaram suas primeiras impressões da carreira docente como profissionais relacionando a atuação no PIBID como um período de aprendizagem de estratégias didático-pedagógicas diferenciadas e de apreciação à docência As condutas efetuadas pelo programa foram norteadoras à permanência desse grupo na profissão docente O manejo destes dois instrumentos, os FAD e a terceira coluna da Matriz 3x3, trouxe aprofundamentos expressivos para esta investigação sobre a formação do professorDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: The Institutional Program of Scientific Initiation Scholarship (PIBID) started to perform an encouraging role in the formation of teachers due to contributing to the integration school-university, promoting the contact of the students with the teaching practices and enrich the magistracy Therefore, there are only a few reports that demonstrate its contribution in the perspective of a teacher that has been part of the program To compose the data of this research, semi-structured interviews were made with formers scholars of PIBID, from the Chemistry course and current teachers, with the objective to investigate the contribution of the program for the construction of the teaching identity The FADs (Teaching Learning Focus) which are an analysis instrument that present categorical proposals, were used aiming to identify evidences of: Teaching Interest (Focus 1); Practical Teaching Knowledge (Focus 2); Teaching Reflection (Focus 3); Teaching Community (Focus 4); Teaching Identity (Focus 5) The meaning unities allocated in the focus 5 were analyzed again, using the relations with knowledge in the epistemic, personal and social dimensions, found in the third column of the 3x3 Matrix, a methodological instrument developed in the study group, the EDUCIM In this matrix, the management of the knowledge and content are involved, with the objective to deepen the knowing about the construction of the teaching identity The research is based in the qualitative approach assumptions, which was used the Discursive Textual Analysis(ATD) as a methodological procedure In the first analysis, it was identified that the subjects that expressed more Teaching Reflexion were the ones with more teaching experience Four subjects had low manifestation in Practical Knowledge, considering the short career period after the participation in PIBID and, despite that, the Teaching Interest and Teaching Identity are present in the speeches of all subjects, what demonstrate that they are in the process of building their professional identity Afterwards, the data were submitted to another analysis process, selecting the fragments categorized in the Focus 5, Teaching Identity, and placed them in the third column of the 3x3 Matrix Three subjects had the major proportions of the categorized speeches in the personal relation, while the other two in the social These same two had minor proportion of statements in the Teaching Identity It was also possible to highlight the epistemic relations, therefore in lower percentage in the speeches of the involved, formed a foundation that directed them to be a teacher Thereby, it was evidenced that the subjects presented their first impressions on the teaching career while professionals relating the participation in PIBID as a period of learning of singular didactic-pedagogical learning strategies and teaching appreciation The outgoing pipelines realized by the program were crucial to the permanency of this group in the teaching profession The use of these two instruments, the FAD and the third column of 3x3 Matrix, brought expressive and meaningful results to the investigation of the teaching formationBroietti, Fabiele Cristiane Dias [Orientador]Galiazzi, Maria do CarmoPassos, Marinez MeneghelloGaliazzi, Maria do Carmo [Coorientadora]Obara, Cássia Emi2024-05-01T14:14:58Z2024-05-01T14:14:58Z2016.0028.06.2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/13402porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:24Zoai:repositorio.uel.br:123456789/13402Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:24Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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