O papel do PIBID na formação inicial de professores de química na Universidade Estadual de Londrina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Stanzani, Enio de Lorena
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8549
Resumo: Resumo: O PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) propõe o incentivo à formação docente em nível superior por meio de ações didático-pedagógicas que aproximem o licenciando da realidade escolar, articulando ensino superior e educação básica O programa foi recentemente incorporado às ações formativas de vários cursos de Licenciatura da UEL (Universidade Estadual de Londrina), incluindo, desde o primeiro edital em 29, o curso de Química Nesse sentido, a presente pesquisa busca investigar as possíveis contribuições do programa à formação inicial dos licenciandos, bolsistas de iniciação à docência Tendo como norte essa proposta de pesquisa, os bolsistas foram acompanhados durante o processo de planejamento e execução de algumas atividades relacionadas ao programa e, posteriormente, relataram suas percepções sobre essas experiências por meio de entrevistas semiestruturadas, que possuíam como tema central o processo de formação inicial e as ações desenvolvidas no contexto do PIBID Com esse propósito, também foram entrevistados os professores coordenadores, docentes da UEL, e os professores supervisores que atuam em escolas da rede pública estadual de ensino Para análise das entrevistas buscamos, fundamentados na abordagem metodológica da Análise de Conteúdo (BARDIN, 24; MORAES, 1999) para fins de organização, análise e interpretação dos dados, articular os dados obtidos aos objetivos do programa Sendo assim, foram construídas categorias de análise, fundamentadas nos referenciais teóricos pertinentes à pesquisa Ao analisar as falas dos participantes da pesquisa e interpretá-las, classificando-as de acordo com nossa interpretação dos objetivos do programa, pudemos perceber que ao propor o incentivo à formação docente, a valorização do magistério, a integração entre ensino superior e educação básica, a prática no ambiente profissional, a participação efetiva dos professores do Ensino Médio, e a articulação entre teoria e prática, o programa busca proporcionar aos licenciandos uma formação fundamentada na reflexão e na problematização de situações reais relacionadas à atividade docente e, dessa maneira, auxilia-os em suas atividades de ensino e pesquisa, contribuindo em seu processo de formação inicial
id UEL_61ee1681a4a8424d5310d3045dec209c
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/8549
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling O papel do PIBID na formação inicial de professores de química na Universidade Estadual de LondrinaQuímicaEstudo e ensinoQuímicaFormação de professoresProfessores de químicaChemistry - Study and teachingChemistry teachersResearch grantsStudy and teachingTeacher trainingResumo: O PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) propõe o incentivo à formação docente em nível superior por meio de ações didático-pedagógicas que aproximem o licenciando da realidade escolar, articulando ensino superior e educação básica O programa foi recentemente incorporado às ações formativas de vários cursos de Licenciatura da UEL (Universidade Estadual de Londrina), incluindo, desde o primeiro edital em 29, o curso de Química Nesse sentido, a presente pesquisa busca investigar as possíveis contribuições do programa à formação inicial dos licenciandos, bolsistas de iniciação à docência Tendo como norte essa proposta de pesquisa, os bolsistas foram acompanhados durante o processo de planejamento e execução de algumas atividades relacionadas ao programa e, posteriormente, relataram suas percepções sobre essas experiências por meio de entrevistas semiestruturadas, que possuíam como tema central o processo de formação inicial e as ações desenvolvidas no contexto do PIBID Com esse propósito, também foram entrevistados os professores coordenadores, docentes da UEL, e os professores supervisores que atuam em escolas da rede pública estadual de ensino Para análise das entrevistas buscamos, fundamentados na abordagem metodológica da Análise de Conteúdo (BARDIN, 24; MORAES, 1999) para fins de organização, análise e interpretação dos dados, articular os dados obtidos aos objetivos do programa Sendo assim, foram construídas categorias de análise, fundamentadas nos referenciais teóricos pertinentes à pesquisa Ao analisar as falas dos participantes da pesquisa e interpretá-las, classificando-as de acordo com nossa interpretação dos objetivos do programa, pudemos perceber que ao propor o incentivo à formação docente, a valorização do magistério, a integração entre ensino superior e educação básica, a prática no ambiente profissional, a participação efetiva dos professores do Ensino Médio, e a articulação entre teoria e prática, o programa busca proporcionar aos licenciandos uma formação fundamentada na reflexão e na problematização de situações reais relacionadas à atividade docente e, dessa maneira, auxilia-os em suas atividades de ensino e pesquisa, contribuindo em seu processo de formação inicialDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: The PIBID (Scholarship Program Initiation to Teaching) proposes the encouragement of teacher education at the college level through didactic and pedagogical actions that approach students to school reality, linking higher education and basic education The program was recently incorporated into the training activities of various degree courses at UEL (Londrina State University), including, since the first announcement in 29, the chemistry course In this sense, this research aims to investigate the possible contribution of the program to the initial teacher education of undergraduates, teaching initiation scholarships students Taking the proposed research as the reference, the scholars were accompanied during the planning and execution of some activities related to the program Then, they reported their perceptions of those experiences through semi-structured interviews, whose central theme were the process of initial formation and the actions developed in the context of PIBID For this purpose, coordinating teachers and supervisors who work in state schools were also interviewed In order to analyze the interviews, we sought to – based on the methodological approach of Content Analysis (BARDIN, 24; MORAES, 1999) for the purpose of organizing, analyzing and interpreting data – articulate the data obtained with the goals of the program Thus, analysis categories were constructed, grounded in relevant theoretical research By analyzing and interpreting the speeches of the survey, which were classified according to our interpretation of the goals of the program, we realized that by proposing incentives for initial teacher education, enhancement of teaching, integration between higher education and basic education, practice in the professional environment, effective participation of secondary school teachers and articulation between theory and practice, the program seeks to provide undergraduate students an education based on reflection and questioning of current situations related to teaching All these will help them in their activities of teaching and research, contributing in their initial teacher education processPassos, Marinez Meneghello [Orientador]Arruda, Sérgio de MelloSantin Filho, OuridesStanzani, Enio de Lorena2024-05-01T11:34:35Z2024-05-01T11:34:35Z2012.0008.12.2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/8549porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:29Zoai:repositorio.uel.br:123456789/8549Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:29Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv O papel do PIBID na formação inicial de professores de química na Universidade Estadual de Londrina
title O papel do PIBID na formação inicial de professores de química na Universidade Estadual de Londrina
spellingShingle O papel do PIBID na formação inicial de professores de química na Universidade Estadual de Londrina
Stanzani, Enio de Lorena
Química
Estudo e ensino
Química
Formação de professores
Professores de química
Chemistry - Study and teaching
Chemistry teachers
Research grants
Study and teaching
Teacher training
title_short O papel do PIBID na formação inicial de professores de química na Universidade Estadual de Londrina
title_full O papel do PIBID na formação inicial de professores de química na Universidade Estadual de Londrina
title_fullStr O papel do PIBID na formação inicial de professores de química na Universidade Estadual de Londrina
title_full_unstemmed O papel do PIBID na formação inicial de professores de química na Universidade Estadual de Londrina
title_sort O papel do PIBID na formação inicial de professores de química na Universidade Estadual de Londrina
author Stanzani, Enio de Lorena
author_facet Stanzani, Enio de Lorena
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Passos, Marinez Meneghello [Orientador]
Arruda, Sérgio de Mello
Santin Filho, Ourides
dc.contributor.author.fl_str_mv Stanzani, Enio de Lorena
dc.subject.por.fl_str_mv Química
Estudo e ensino
Química
Formação de professores
Professores de química
Chemistry - Study and teaching
Chemistry teachers
Research grants
Study and teaching
Teacher training
topic Química
Estudo e ensino
Química
Formação de professores
Professores de química
Chemistry - Study and teaching
Chemistry teachers
Research grants
Study and teaching
Teacher training
description Resumo: O PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) propõe o incentivo à formação docente em nível superior por meio de ações didático-pedagógicas que aproximem o licenciando da realidade escolar, articulando ensino superior e educação básica O programa foi recentemente incorporado às ações formativas de vários cursos de Licenciatura da UEL (Universidade Estadual de Londrina), incluindo, desde o primeiro edital em 29, o curso de Química Nesse sentido, a presente pesquisa busca investigar as possíveis contribuições do programa à formação inicial dos licenciandos, bolsistas de iniciação à docência Tendo como norte essa proposta de pesquisa, os bolsistas foram acompanhados durante o processo de planejamento e execução de algumas atividades relacionadas ao programa e, posteriormente, relataram suas percepções sobre essas experiências por meio de entrevistas semiestruturadas, que possuíam como tema central o processo de formação inicial e as ações desenvolvidas no contexto do PIBID Com esse propósito, também foram entrevistados os professores coordenadores, docentes da UEL, e os professores supervisores que atuam em escolas da rede pública estadual de ensino Para análise das entrevistas buscamos, fundamentados na abordagem metodológica da Análise de Conteúdo (BARDIN, 24; MORAES, 1999) para fins de organização, análise e interpretação dos dados, articular os dados obtidos aos objetivos do programa Sendo assim, foram construídas categorias de análise, fundamentadas nos referenciais teóricos pertinentes à pesquisa Ao analisar as falas dos participantes da pesquisa e interpretá-las, classificando-as de acordo com nossa interpretação dos objetivos do programa, pudemos perceber que ao propor o incentivo à formação docente, a valorização do magistério, a integração entre ensino superior e educação básica, a prática no ambiente profissional, a participação efetiva dos professores do Ensino Médio, e a articulação entre teoria e prática, o programa busca proporcionar aos licenciandos uma formação fundamentada na reflexão e na problematização de situações reais relacionadas à atividade docente e, dessa maneira, auxilia-os em suas atividades de ensino e pesquisa, contribuindo em seu processo de formação inicial
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 08.12.2012
2012.00
2024-05-01T11:34:35Z
2024-05-01T11:34:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8549
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8549
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Ensino de Ciências e Educação Matemática
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823236969463808