Criptografia matricial aplicada ao ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schürmann, Henrique Augusto
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9227
Resumo: Resumo: Neste trabalho, apresentamos o problema contextualizado como alternativa pedagógica para o ensino e a aprendizagem da Matemática no Ensino Médio, bem como algumas atividades relacionadas ao conceito de matrizes Realizamos, inicialmente, algumas considerações sobre a Criptografia, que é o contexto gerador das atividades contextualizadas Em seguida, procuramos discutir a importância do ensino de matrizes no Ensino Médio segundo documentos oficiais – os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio e as Diretrizes Curriculares da Educação Básica da Secretaria de Estado da Educação do Paraná Por fim, a partir da releitura do drama shakespeariano – Romeu e Julieta, desenvolvemos o estudo de matrizes e suas operações, apresentando cinco problemas contextualizados com a Criptografia
id UEL_ab87f2a26619465d281e1bbebc8c6242
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/9227
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Criptografia matricial aplicada ao ensino médioMatemáticaEstudo e ensinoMatemática (Ensino médio)Matrizes (Matemática)ConceitosStudy and teachingConceptsMatrices (Mathematics)MathematicsResumo: Neste trabalho, apresentamos o problema contextualizado como alternativa pedagógica para o ensino e a aprendizagem da Matemática no Ensino Médio, bem como algumas atividades relacionadas ao conceito de matrizes Realizamos, inicialmente, algumas considerações sobre a Criptografia, que é o contexto gerador das atividades contextualizadas Em seguida, procuramos discutir a importância do ensino de matrizes no Ensino Médio segundo documentos oficiais – os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio e as Diretrizes Curriculares da Educação Básica da Secretaria de Estado da Educação do Paraná Por fim, a partir da releitura do drama shakespeariano – Romeu e Julieta, desenvolvemos o estudo de matrizes e suas operações, apresentando cinco problemas contextualizados com a CriptografiaDissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em MatemáticaAbstract: In this paper, we present the context of alternative pedagogical issues for teaching and learning of Mathematics in high school, as well as some activities related to the concept of matrix We conducted initially some considerations about the encryption, which is the generative context of the contextualized activities Next, we seek to discuss the importance of teaching about matrices in high school according to official documents – National Curriculum of High School and Basic Education Curriculum Guidelines of the Ministry of Education of Paraná Finally, from the retelling of the Shakespearian drama – Romeo and Juliet –, we developed the study of matrices and their operations, featuring five contextualized problems with EncryptionCirilo, Eliandro Rodrigues [Orientador]Natti, Paulo LaerteTrevisan, André LuisSchürmann, Henrique Augusto2024-05-01T11:52:05Z2024-05-01T11:52:05Z2013.0013.08.2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/9227porMestrado ProfissionalMatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:53Zoai:repositorio.uel.br:123456789/9227Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:53Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Criptografia matricial aplicada ao ensino médio
title Criptografia matricial aplicada ao ensino médio
spellingShingle Criptografia matricial aplicada ao ensino médio
Schürmann, Henrique Augusto
Matemática
Estudo e ensino
Matemática (Ensino médio)
Matrizes (Matemática)
Conceitos
Study and teaching
Concepts
Matrices (Mathematics)
Mathematics
title_short Criptografia matricial aplicada ao ensino médio
title_full Criptografia matricial aplicada ao ensino médio
title_fullStr Criptografia matricial aplicada ao ensino médio
title_full_unstemmed Criptografia matricial aplicada ao ensino médio
title_sort Criptografia matricial aplicada ao ensino médio
author Schürmann, Henrique Augusto
author_facet Schürmann, Henrique Augusto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cirilo, Eliandro Rodrigues [Orientador]
Natti, Paulo Laerte
Trevisan, André Luis
dc.contributor.author.fl_str_mv Schürmann, Henrique Augusto
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Estudo e ensino
Matemática (Ensino médio)
Matrizes (Matemática)
Conceitos
Study and teaching
Concepts
Matrices (Mathematics)
Mathematics
topic Matemática
Estudo e ensino
Matemática (Ensino médio)
Matrizes (Matemática)
Conceitos
Study and teaching
Concepts
Matrices (Mathematics)
Mathematics
description Resumo: Neste trabalho, apresentamos o problema contextualizado como alternativa pedagógica para o ensino e a aprendizagem da Matemática no Ensino Médio, bem como algumas atividades relacionadas ao conceito de matrizes Realizamos, inicialmente, algumas considerações sobre a Criptografia, que é o contexto gerador das atividades contextualizadas Em seguida, procuramos discutir a importância do ensino de matrizes no Ensino Médio segundo documentos oficiais – os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio e as Diretrizes Curriculares da Educação Básica da Secretaria de Estado da Educação do Paraná Por fim, a partir da releitura do drama shakespeariano – Romeu e Julieta, desenvolvemos o estudo de matrizes e suas operações, apresentando cinco problemas contextualizados com a Criptografia
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 13.08.2013
2013.00
2024-05-01T11:52:05Z
2024-05-01T11:52:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9227
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9227
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado Profissional
Matemática
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Matemática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823264476758016