O que dizem os professores sobre a disciplina de história : os cadernos didáticos no Programa São Paulo Faz Escola (2009-2015)
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15831 |
Resumo: | Resumo: A presente pesquisa do curso de Mestrado em Educação da Universidade Estadual de Londrina tem por objetivo estudar de forma analítica e qualitativa a visão e apropriação que os professores da rede estadual de São Paulo da disciplina de História fazem dos documentos reguladores, como o Currículo do Estado de São Paulo de Ciências Humanas e Suas Tecnologias, para a História e os Cadernos do Aluno e do Professor Os Currículos, Propostas ou Programas Curriculares escolares são, ao que Goodson (213) afirma, emprestando o termo de Hobsbawm (1985), uma “invenção da tradição” e, como invenção, podem ser reformados a fim de criarem uma versão melhorada daquele antigo costume Recentemente no estado de São Paulo houve a criação de um novo projeto curricular desdobrado do programa “São Paulo Faz Escola”, conhecido como Currículo do Estado de São Paulo, propondo para a rede estadual de ensino uma “nova tradição” Também pretendemos analisar os documentos que fazem parte do programa, utilizando como metodologia a teoria de Análise de Conteúdo proposta por Franco (25) a partir de Bardin (1977) Para uma discussão sobre currículo utilizaremos discussões a partir das teorias de Sacristán (213), Goodson (213), Fernandez (29) e Moreira e Silva (28) |
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O que dizem os professores sobre a disciplina de história : os cadernos didáticos no Programa São Paulo Faz Escola (2009-2015)EducaçãoEfeito das inovações tecnológicasHistóriaEstudo e ensinoHistóriaEducation - BrazilHistoryStudy and teachingResumo: A presente pesquisa do curso de Mestrado em Educação da Universidade Estadual de Londrina tem por objetivo estudar de forma analítica e qualitativa a visão e apropriação que os professores da rede estadual de São Paulo da disciplina de História fazem dos documentos reguladores, como o Currículo do Estado de São Paulo de Ciências Humanas e Suas Tecnologias, para a História e os Cadernos do Aluno e do Professor Os Currículos, Propostas ou Programas Curriculares escolares são, ao que Goodson (213) afirma, emprestando o termo de Hobsbawm (1985), uma “invenção da tradição” e, como invenção, podem ser reformados a fim de criarem uma versão melhorada daquele antigo costume Recentemente no estado de São Paulo houve a criação de um novo projeto curricular desdobrado do programa “São Paulo Faz Escola”, conhecido como Currículo do Estado de São Paulo, propondo para a rede estadual de ensino uma “nova tradição” Também pretendemos analisar os documentos que fazem parte do programa, utilizando como metodologia a teoria de Análise de Conteúdo proposta por Franco (25) a partir de Bardin (1977) Para uma discussão sobre currículo utilizaremos discussões a partir das teorias de Sacristán (213), Goodson (213), Fernandez (29) e Moreira e Silva (28)Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: The present research of the master degree in education of State University of Londrina has the purpose to study the analytic form and qualitative the vision and appropriation that the teachers of State network of São Paulo of the history discipline done of regulator documents, like the State curriculum of Sao Paulo of Human Science and your Technologies for the history, and workbook of students and teachers The curriculums, proposals or the school programs is, what Goodson (213) claims, lending the expression of Hobsbawm (1985), a “invention of tradition” and, as an invention, can be reformed in order to create a new version better than that old habit Recently in Sao Paulo state there was the creation of the new curriculum project that unfolded of the program “Sao Paulo make school” proposing, to the state network of the education, a “new tradition” Also, we intent to analyze how such documents influence and define the contents that are teaching in the classroom using as methodology the theory of content analysis that was proposed by Franco (25) from Bardin (1977) For a discussion about curriculum we will use discussion from theories of Sacristán (213), Goodson (213), Fernandez (29) and Moreira and Silva (28)Cainelli, Marlene Rosa [Orientador]Ramos, Márcia Elisa TetéAbud, Kátia Maria deCaetano, José Antonio Gonçalves2024-05-01T14:57:55Z2024-05-01T14:57:55Z2016.0015.02.2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/15831porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:51Zoai:repositorio.uel.br:123456789/15831Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:51Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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