"Esperamos a ordem do Führer : perversão nazista na telacinematográfica"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Frigeri, Renata Aparecida
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14327
Resumo: Resumo: Este trabalho tem como objetivo investigar o paralelismo ideológico e intertextual entre o filme Triunfo da Vontade, de Leni Riefenstahl e o livro Mein Kampf, de Adolf Hitler O Triunfo da Vontade é o registro cinematográfico do Encontro do Partido Nacional Socialista de 1934 na cidade de Nuremberg e Mein Kampf foi escrito por Hitler em 1924 enquanto esteve preso, com o objetivo de orientar os membros do partido nazista Para isso, a pesquisa percorre a história através da ascensão do nazismo com as obras de Elias Canetti (1995) e Hannah Arendt (1989), assim como a produção cinematográfica na Alemanha por meio de Siegrief Kracauer (1988); também investiga os filmes realizados pela cineasta a partir do documentário de Ray Müller (1993), por meio da obra de Steven Bach (28), além da autobiografia de Riefenstahl (1991) Esta pesquisa elege como metodologia as obras Mikhail Bakhtin (21), Robert Stam (1992) e Jacques Durand (1973), e para a decupagem do filme Laurent Jullier e Michel Marie (29) Dezesseis cenas do filme foram recortadas e comparadas para investigar se o filme foi programado para ser visto por todos os alemães, de modo a convencer a massa dos ideais que movimentavam o partido, ideais estes descritos em Mein Kampf
id UEL_ac88f1276e86c2b399334d9523de22c9
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/14327
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling "Esperamos a ordem do Führer : perversão nazista na telacinematográfica"Nazismo e cinemaNazismo no cinemaComunismo e comunicação de massaNazism and cinemaNazism in filmCommunism and mass communicationResumo: Este trabalho tem como objetivo investigar o paralelismo ideológico e intertextual entre o filme Triunfo da Vontade, de Leni Riefenstahl e o livro Mein Kampf, de Adolf Hitler O Triunfo da Vontade é o registro cinematográfico do Encontro do Partido Nacional Socialista de 1934 na cidade de Nuremberg e Mein Kampf foi escrito por Hitler em 1924 enquanto esteve preso, com o objetivo de orientar os membros do partido nazista Para isso, a pesquisa percorre a história através da ascensão do nazismo com as obras de Elias Canetti (1995) e Hannah Arendt (1989), assim como a produção cinematográfica na Alemanha por meio de Siegrief Kracauer (1988); também investiga os filmes realizados pela cineasta a partir do documentário de Ray Müller (1993), por meio da obra de Steven Bach (28), além da autobiografia de Riefenstahl (1991) Esta pesquisa elege como metodologia as obras Mikhail Bakhtin (21), Robert Stam (1992) e Jacques Durand (1973), e para a decupagem do filme Laurent Jullier e Michel Marie (29) Dezesseis cenas do filme foram recortadas e comparadas para investigar se o filme foi programado para ser visto por todos os alemães, de modo a convencer a massa dos ideais que movimentavam o partido, ideais estes descritos em Mein KampfDissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em ComunicaçãoAbstract: This work aims to investigate the ideological and intertextual parallels between Triumph of the Will, the movie, produced by Leni Riefenstahl and the book Mein Kampf, by Adolf Hitler Triumph of the Will is the film registry of the National Socialist Party in 1934, at the city of Nuremberg and Mein Kampf was written by Hitler in 1924 while He was in jail; the book aims to guide the members of the Nazi party For this, the research resumes History by the Nazi’s rise using authors like Elias Canetti (1995) and Hannah Arendt (1989); we also study German film production by Siegrief Kracauer (1988) After, this work investigates the movies made by Riefenstahl from Ray Müller’s documentary (1993), and also by the book from Steven Bach (28) and Riefenstahl’s autobiography (1991) This research constitutes as metodology the books by Mikhail Bakhtin (21), Robert Stam (1992) and Jacques Durand (1973), to make the movie’s découpage we use Laurent Jullier and Michel Marie (29) We separated sixteen movie scenes and they were compared between each other to investigate if the movie was made to be seen by all of the german people, to convince them about the Nazi’s ideal – originally present and described in Mein KampfDemétrio, Silvio Ricardo [Orientador]Buzalaf, Márcia NemeSilva, Acir Dias daFrigeri, Renata Aparecida2024-05-01T14:30:09Z2024-05-01T14:30:09Z2014.0031.03.2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/14327porMestradoComunicaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-graduação em ComunicaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:21Zoai:repositorio.uel.br:123456789/14327Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:21Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv "Esperamos a ordem do Führer : perversão nazista na telacinematográfica"
title "Esperamos a ordem do Führer : perversão nazista na telacinematográfica"
spellingShingle "Esperamos a ordem do Führer : perversão nazista na telacinematográfica"
Frigeri, Renata Aparecida
Nazismo e cinema
Nazismo no cinema
Comunismo e comunicação de massa
Nazism and cinema
Nazism in film
Communism and mass communication
title_short "Esperamos a ordem do Führer : perversão nazista na telacinematográfica"
title_full "Esperamos a ordem do Führer : perversão nazista na telacinematográfica"
title_fullStr "Esperamos a ordem do Führer : perversão nazista na telacinematográfica"
title_full_unstemmed "Esperamos a ordem do Führer : perversão nazista na telacinematográfica"
title_sort "Esperamos a ordem do Führer : perversão nazista na telacinematográfica"
author Frigeri, Renata Aparecida
author_facet Frigeri, Renata Aparecida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Demétrio, Silvio Ricardo [Orientador]
Buzalaf, Márcia Neme
Silva, Acir Dias da
dc.contributor.author.fl_str_mv Frigeri, Renata Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Nazismo e cinema
Nazismo no cinema
Comunismo e comunicação de massa
Nazism and cinema
Nazism in film
Communism and mass communication
topic Nazismo e cinema
Nazismo no cinema
Comunismo e comunicação de massa
Nazism and cinema
Nazism in film
Communism and mass communication
description Resumo: Este trabalho tem como objetivo investigar o paralelismo ideológico e intertextual entre o filme Triunfo da Vontade, de Leni Riefenstahl e o livro Mein Kampf, de Adolf Hitler O Triunfo da Vontade é o registro cinematográfico do Encontro do Partido Nacional Socialista de 1934 na cidade de Nuremberg e Mein Kampf foi escrito por Hitler em 1924 enquanto esteve preso, com o objetivo de orientar os membros do partido nazista Para isso, a pesquisa percorre a história através da ascensão do nazismo com as obras de Elias Canetti (1995) e Hannah Arendt (1989), assim como a produção cinematográfica na Alemanha por meio de Siegrief Kracauer (1988); também investiga os filmes realizados pela cineasta a partir do documentário de Ray Müller (1993), por meio da obra de Steven Bach (28), além da autobiografia de Riefenstahl (1991) Esta pesquisa elege como metodologia as obras Mikhail Bakhtin (21), Robert Stam (1992) e Jacques Durand (1973), e para a decupagem do filme Laurent Jullier e Michel Marie (29) Dezesseis cenas do filme foram recortadas e comparadas para investigar se o filme foi programado para ser visto por todos os alemães, de modo a convencer a massa dos ideais que movimentavam o partido, ideais estes descritos em Mein Kampf
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2014.00
2024-05-01T14:30:09Z
2024-05-01T14:30:09Z
31.03.2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14327
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14327
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Comunicação
Centro de Educação, Comunicação e Artes
Programa de Pós-graduação em Comunicação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823309162872832