Autonomia e gestão na educação superior pública : um estudo do Conselho Universitário (C.U.) da Universidade Estadual de Londrina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Rafaela Aparecida Rodrigues
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16733
Resumo: Resumo: Sob o viés das Políticas Educacionais e à luz do método Materialista Histórico-dialético, esta pesquisa busca compreender a questão da autonomia universitária na gestão da universidade pública Resultante de estudos desenvolvidos no Grupo de Pesquisa, CNPQ, Políticas Públicas, Currículo, Gestão e Sociedade; no Programa de Estudos Complementares em Currículo e Gestão da Educação – PROEGE; e na linha 1, núcleo de políticas educacionais, do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEL, as inquietações que permeiam esta discussão são: A autonomia universitária, especificada na legislação, concilia-se com a práxis gestora cotidiana executada na universidade pública? Em que medida os representantes do Conselho Universitário da Universidade Estadual de Londrina vivenciam em suas práticas uma forma de garantir a gestão autônoma? De que modo, as ideologias inerentes ao modelo de Estado neoliberal interferem na realização de uma autonomia plena na universidade pública? Para isso, estabelecemos como objetivo geral: analisar e problematizar a questão da autonomia na gestão da educação superior, em particular no conselho universitário (CU) da UEL, em tempos de aprofundamento do conservadorismo e ingerência do Estado na universidade pública Os objetivos específicos são: 1) Definir a autonomia universitária e apresenta-la a partir de sua contextualização histórica, na legislação educacional nacional, estadual e institucional, bem como a partir de suas dimensões didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial; 2) Definir o Estado, identificando e analisando seus princípios de gestão relativos à Universidade Pública (na legislação e nas ações/práticas gestoras); e 3) Revelar de que forma a autonomia universitária é (ou não) vivenciada, pelos representantes do Conselho Universitário (CU) da Universidade Estadual de Londrina, considerando a relevância deste órgão para a manutenção do tripé educacional ensino, pesquisa e extensão No que tange aos seus aspectos teóricos metodológicos, pautou-se num estudo bibliográfico e documental, de cunho qualitativo, abrangendo uma investigação de campo a partir de entrevistas semi-estruturadas Em meio ao embasamento teórico e a voz de sete membros do Conselho Universitário da UEL, percebemos que apesar da autonomia universitária apresentar-se em nossa Constituição Federal e em demasiadas outras legislações, na prática ela não é efetivada plenamente, tanto pela carência de autonomia administrativa, como de gestão financeira Considerou-se que a autonomia ao invés de garantir que a universidade pública e gratuíta atinja com destreza seu tripé educacional pautados no ensino, pesquisa e extensão, ela acaba por acompanhar os princípios neoliberais de nossa sociedade capitalista, que conduz as IES pública e estatal para uma proposta empresarial e privatista
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Em que medida os representantes do Conselho Universitário da Universidade Estadual de Londrina vivenciam em suas práticas uma forma de garantir a gestão autônoma? De que modo, as ideologias inerentes ao modelo de Estado neoliberal interferem na realização de uma autonomia plena na universidade pública? Para isso, estabelecemos como objetivo geral: analisar e problematizar a questão da autonomia na gestão da educação superior, em particular no conselho universitário (CU) da UEL, em tempos de aprofundamento do conservadorismo e ingerência do Estado na universidade pública Os objetivos específicos são: 1) Definir a autonomia universitária e apresenta-la a partir de sua contextualização histórica, na legislação educacional nacional, estadual e institucional, bem como a partir de suas dimensões didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial; 2) Definir o Estado, identificando e analisando seus princípios de gestão relativos à Universidade Pública (na legislação e nas ações/práticas gestoras); e 3) Revelar de que forma a autonomia universitária é (ou não) vivenciada, pelos representantes do Conselho Universitário (CU) da Universidade Estadual de Londrina, considerando a relevância deste órgão para a manutenção do tripé educacional ensino, pesquisa e extensão No que tange aos seus aspectos teóricos metodológicos, pautou-se num estudo bibliográfico e documental, de cunho qualitativo, abrangendo uma investigação de campo a partir de entrevistas semi-estruturadas Em meio ao embasamento teórico e a voz de sete membros do Conselho Universitário da UEL, percebemos que apesar da autonomia universitária apresentar-se em nossa Constituição Federal e em demasiadas outras legislações, na prática ela não é efetivada plenamente, tanto pela carência de autonomia administrativa, como de gestão financeira Considerou-se que a autonomia ao invés de garantir que a universidade pública e gratuíta atinja com destreza seu tripé educacional pautados no ensino, pesquisa e extensão, ela acaba por acompanhar os princípios neoliberais de nossa sociedade capitalista, que conduz as IES pública e estatal para uma proposta empresarial e privatistaDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: From the perspective of educational policies and on the light of the historical-dialectical materialist method, this research seeks to understand the university autonomy’s question in the management of the public university It is the result of studies developed in the research group, CNPQ, Public Policies, Curriculum, Management and Society; in the Program of Complementary Studies in Curriculum and Education Management - PROEGE; and in line 1, educational policies nucleus, of the Post-Graduation Program in Education from UEL, the concerns that permeate this discussion are: Does the university autonomy, specified in legislation, reconcile with the daily management praxis executed at the public university? How does the university council’s representatives from State University of Londrina experience in their practices a way of guaranteeing autonomous management? How does the ideologies inherent in the neoliberal state model interfere with the achievement of full autonomy at the public university? For this purpose we established as a general objective: to analyze and problematize the question of autonomy in the management of higher education, particularly in the university council (UC) of UEL, at a time of deepening of conservatism and state’s interference in the public university The specific objectives are: 1) To define university autonomy and present it from its historical contextualization, in the national, state and institutional educational legislation, as well as from its didactic-scientific, administrative and financial and patrimonial dimensions; 2) To define the state, identifying and analyzing its management principles related to public university (in legislation and in management actions / practices); and 3) To reveal how university autonomy is (or is not) lived by the representatives of the University Council (UC) from the State University of Londrina, considering the relevance of this body for the maintenance of educational tripod teaching, research and extension Regarding its theoretical methodological aspects, it was based on a qualitative bibliographical and documentary study, covering a field investigation from semi-structured interviews In the midst of the theoretical background and the voice of seven members of the University Council of UEL, we realize that although university autonomy is presented in our Federal Constitution and in many other legislations, in practice it isn't fully implemented, either due to the lack of administrative autonomy , as well as financial management It was considered that autonomy instead of ensuring that the public and free university will skillfully attain its educational tripod based on teaching, research and extension, it ends up following the neoliberal principles of our capitalist society, which leads the institutions of public higher education and state for a business and privatist proposalFernandes, Tania da Costa [Orientador]Ruiz, Maria José FerreiraMilitão, Silvio César NunesCosta, Rafaela Aparecida Rodrigues2024-05-01T15:14:12Z2024-05-01T15:14:12Z2018.0012.12.2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/16733porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:25Zoai:repositorio.uel.br:123456789/16733Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:25Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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