A formação docente e a qualidade de ensino na Universidade Estadual de Londrina - UEL na percepção de coordenadores dos colegiados de cursos de graduação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13086 |
Resumo: | Resumo: O objeto central deste estudo é compreender a percepção de coordenadores dos colegiados de cursos de graduação da Universidade Estadual de Londrina, a respeito da qualidade do ensino praticado em seus cursos e de que modo esta percepção pode contribuir para a discussão e análise de elementos envolvidos na formação para a docência no ensino superior Para tanto, foram estabelecidos como objetivos específicos: aprofundar os conhecimentos a respeito da formação para a docência no ensino superior; identificar elementos envolvidos nas percepções de coordenadores de cursos a respeito da qualidade de ensino dos cursos de graduação e da formação docente para o ensino superior; apontar limites e indicar possibilidades de aprimoramento da formação do professor do ensino superior com base na análise das percepções dos coordenadores de cursos à luz do referencial teórico estudado O estudo tem como premissa que qualidade de ensino e formação pedagógica do docente são variáveis de uma mesma equação, ou seja, estão diretamente ligadas Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, exploratório-descritivo, que utilizou como instrumento de coleta de dados, entrevistas semiestruturadas com coordenadores de dezenove cursos de graduação da UEL A análise dos dados permitiu constatar que, na visão dos coordenadores, a ausência da formação pedagógica dos docentes pode ser considerada um dos obstáculos à oferta de um ensino de qualidade Houve indicação também de que há uma supervalorização de atividades relacionadas à pesquisa em detrimento das atividades relacionadas ao ensino, por parte do professor, o que faz com que este não se comprometa com as atividades da docência no curso em que atua, nem se engaje nele, resultando em uma ação isolada e desconexa do projeto pedagógico do curso Considera-se que os esforços devem centrar-se na discussão de questões ligadas à viabilização de uma política institucional de formação docente que oportunize o desenvolvimento profissional dos professores do ensino superior, oportunizando um ambiente formativo aos mesmos |
id |
UEL_d687eba5375c093074d21fb200235336 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/13086 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
A formação docente e a qualidade de ensino na Universidade Estadual de Londrina - UEL na percepção de coordenadores dos colegiados de cursos de graduaçãoEnsino superiorProfessoresFormaçãoQualidade na EducaçãoUniversidades e faculdadesTeachers of languageQuality of educationUniversities and collegesUniversity teachers - TrainingFormationResumo: O objeto central deste estudo é compreender a percepção de coordenadores dos colegiados de cursos de graduação da Universidade Estadual de Londrina, a respeito da qualidade do ensino praticado em seus cursos e de que modo esta percepção pode contribuir para a discussão e análise de elementos envolvidos na formação para a docência no ensino superior Para tanto, foram estabelecidos como objetivos específicos: aprofundar os conhecimentos a respeito da formação para a docência no ensino superior; identificar elementos envolvidos nas percepções de coordenadores de cursos a respeito da qualidade de ensino dos cursos de graduação e da formação docente para o ensino superior; apontar limites e indicar possibilidades de aprimoramento da formação do professor do ensino superior com base na análise das percepções dos coordenadores de cursos à luz do referencial teórico estudado O estudo tem como premissa que qualidade de ensino e formação pedagógica do docente são variáveis de uma mesma equação, ou seja, estão diretamente ligadas Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, exploratório-descritivo, que utilizou como instrumento de coleta de dados, entrevistas semiestruturadas com coordenadores de dezenove cursos de graduação da UEL A análise dos dados permitiu constatar que, na visão dos coordenadores, a ausência da formação pedagógica dos docentes pode ser considerada um dos obstáculos à oferta de um ensino de qualidade Houve indicação também de que há uma supervalorização de atividades relacionadas à pesquisa em detrimento das atividades relacionadas ao ensino, por parte do professor, o que faz com que este não se comprometa com as atividades da docência no curso em que atua, nem se engaje nele, resultando em uma ação isolada e desconexa do projeto pedagógico do curso Considera-se que os esforços devem centrar-se na discussão de questões ligadas à viabilização de uma política institucional de formação docente que oportunize o desenvolvimento profissional dos professores do ensino superior, oportunizando um ambiente formativo aos mesmosDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: The central object of this dissertation is to understand the perception of coordinators of undergraduate courses of UEL about the quality of education practiced in their courses and how this perception may contribute with the discussion and analysis of elements involved in training for teaching in higher education For this purpose, we established the following objectives: to deepen knowledge about education for teachers in higher education; to identify elements involved in the perceptions of course coordinators concerning the quality of undergraduate education and teacher training for higher education; to point limits and indicate possibilities for improvement of teacher training in higher education based on the analysis of the perceptions of course coordinators in the light of the theoretical study Such a paper has as its premise that quality of teaching and pedagogical training of teachers are variables of the same equation, ie, they are directly linked to each other It is a qualitative, exploratory and descriptive research, in which we used as a tool for data collection semi-structured interviews with coordinators of nineteen undergraduate courses at the State University of Londrina Data analysis revealed that, in view of the coordinators, the lack of pedagogical training of teachers can be considered an obstacle to offering a quality education There was also an indication that the teachers overestimate activities related to research at the expense of activities related to teaching, which means he does not engage with the activities of teaching in the course he works in, resulting in an isolated and disconnected action from the educational project of the course We consider that efforts should focus on discussion of issues related to the viability of an institutional policy of teacher education that nurture the professional development of teachers in higher education and encourage their training environmentVasconcellos, Maura Maria Morita [Orientador]Depresbiteris, LéaOliveira, Cláudia Chueire deKlaus, Melina2024-05-01T14:06:57Z2024-05-01T14:06:57Z2011.0001.12.2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/13086porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:16Zoai:repositorio.uel.br:123456789/13086Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:16Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação docente e a qualidade de ensino na Universidade Estadual de Londrina - UEL na percepção de coordenadores dos colegiados de cursos de graduação |
title |
A formação docente e a qualidade de ensino na Universidade Estadual de Londrina - UEL na percepção de coordenadores dos colegiados de cursos de graduação |
spellingShingle |
A formação docente e a qualidade de ensino na Universidade Estadual de Londrina - UEL na percepção de coordenadores dos colegiados de cursos de graduação Klaus, Melina Ensino superior Professores Formação Qualidade na Educação Universidades e faculdades Teachers of language Quality of education Universities and colleges University teachers - Training Formation |
title_short |
A formação docente e a qualidade de ensino na Universidade Estadual de Londrina - UEL na percepção de coordenadores dos colegiados de cursos de graduação |
title_full |
A formação docente e a qualidade de ensino na Universidade Estadual de Londrina - UEL na percepção de coordenadores dos colegiados de cursos de graduação |
title_fullStr |
A formação docente e a qualidade de ensino na Universidade Estadual de Londrina - UEL na percepção de coordenadores dos colegiados de cursos de graduação |
title_full_unstemmed |
A formação docente e a qualidade de ensino na Universidade Estadual de Londrina - UEL na percepção de coordenadores dos colegiados de cursos de graduação |
title_sort |
A formação docente e a qualidade de ensino na Universidade Estadual de Londrina - UEL na percepção de coordenadores dos colegiados de cursos de graduação |
author |
Klaus, Melina |
author_facet |
Klaus, Melina |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vasconcellos, Maura Maria Morita [Orientador] Depresbiteris, Léa Oliveira, Cláudia Chueire de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Klaus, Melina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino superior Professores Formação Qualidade na Educação Universidades e faculdades Teachers of language Quality of education Universities and colleges University teachers - Training Formation |
topic |
Ensino superior Professores Formação Qualidade na Educação Universidades e faculdades Teachers of language Quality of education Universities and colleges University teachers - Training Formation |
description |
Resumo: O objeto central deste estudo é compreender a percepção de coordenadores dos colegiados de cursos de graduação da Universidade Estadual de Londrina, a respeito da qualidade do ensino praticado em seus cursos e de que modo esta percepção pode contribuir para a discussão e análise de elementos envolvidos na formação para a docência no ensino superior Para tanto, foram estabelecidos como objetivos específicos: aprofundar os conhecimentos a respeito da formação para a docência no ensino superior; identificar elementos envolvidos nas percepções de coordenadores de cursos a respeito da qualidade de ensino dos cursos de graduação e da formação docente para o ensino superior; apontar limites e indicar possibilidades de aprimoramento da formação do professor do ensino superior com base na análise das percepções dos coordenadores de cursos à luz do referencial teórico estudado O estudo tem como premissa que qualidade de ensino e formação pedagógica do docente são variáveis de uma mesma equação, ou seja, estão diretamente ligadas Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, exploratório-descritivo, que utilizou como instrumento de coleta de dados, entrevistas semiestruturadas com coordenadores de dezenove cursos de graduação da UEL A análise dos dados permitiu constatar que, na visão dos coordenadores, a ausência da formação pedagógica dos docentes pode ser considerada um dos obstáculos à oferta de um ensino de qualidade Houve indicação também de que há uma supervalorização de atividades relacionadas à pesquisa em detrimento das atividades relacionadas ao ensino, por parte do professor, o que faz com que este não se comprometa com as atividades da docência no curso em que atua, nem se engaje nele, resultando em uma ação isolada e desconexa do projeto pedagógico do curso Considera-se que os esforços devem centrar-se na discussão de questões ligadas à viabilização de uma política institucional de formação docente que oportunize o desenvolvimento profissional dos professores do ensino superior, oportunizando um ambiente formativo aos mesmos |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
01.12.2011 2011.00 2024-05-01T14:06:57Z 2024-05-01T14:06:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13086 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13086 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Educação Centro de Educação, Comunicação e Artes Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823300202790912 |