A formação docente e a qualidade de ensino na Universidade Estadual de Londrina - UEL na percepção de coordenadores dos colegiados de cursos de graduação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Klaus, Melina
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13086
Resumo: Resumo: O objeto central deste estudo é compreender a percepção de coordenadores dos colegiados de cursos de graduação da Universidade Estadual de Londrina, a respeito da qualidade do ensino praticado em seus cursos e de que modo esta percepção pode contribuir para a discussão e análise de elementos envolvidos na formação para a docência no ensino superior Para tanto, foram estabelecidos como objetivos específicos: aprofundar os conhecimentos a respeito da formação para a docência no ensino superior; identificar elementos envolvidos nas percepções de coordenadores de cursos a respeito da qualidade de ensino dos cursos de graduação e da formação docente para o ensino superior; apontar limites e indicar possibilidades de aprimoramento da formação do professor do ensino superior com base na análise das percepções dos coordenadores de cursos à luz do referencial teórico estudado O estudo tem como premissa que qualidade de ensino e formação pedagógica do docente são variáveis de uma mesma equação, ou seja, estão diretamente ligadas Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, exploratório-descritivo, que utilizou como instrumento de coleta de dados, entrevistas semiestruturadas com coordenadores de dezenove cursos de graduação da UEL A análise dos dados permitiu constatar que, na visão dos coordenadores, a ausência da formação pedagógica dos docentes pode ser considerada um dos obstáculos à oferta de um ensino de qualidade Houve indicação também de que há uma supervalorização de atividades relacionadas à pesquisa em detrimento das atividades relacionadas ao ensino, por parte do professor, o que faz com que este não se comprometa com as atividades da docência no curso em que atua, nem se engaje nele, resultando em uma ação isolada e desconexa do projeto pedagógico do curso Considera-se que os esforços devem centrar-se na discussão de questões ligadas à viabilização de uma política institucional de formação docente que oportunize o desenvolvimento profissional dos professores do ensino superior, oportunizando um ambiente formativo aos mesmos
id UEL_d687eba5375c093074d21fb200235336
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/13086
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling A formação docente e a qualidade de ensino na Universidade Estadual de Londrina - UEL na percepção de coordenadores dos colegiados de cursos de graduaçãoEnsino superiorProfessoresFormaçãoQualidade na EducaçãoUniversidades e faculdadesTeachers of languageQuality of educationUniversities and collegesUniversity teachers - TrainingFormationResumo: O objeto central deste estudo é compreender a percepção de coordenadores dos colegiados de cursos de graduação da Universidade Estadual de Londrina, a respeito da qualidade do ensino praticado em seus cursos e de que modo esta percepção pode contribuir para a discussão e análise de elementos envolvidos na formação para a docência no ensino superior Para tanto, foram estabelecidos como objetivos específicos: aprofundar os conhecimentos a respeito da formação para a docência no ensino superior; identificar elementos envolvidos nas percepções de coordenadores de cursos a respeito da qualidade de ensino dos cursos de graduação e da formação docente para o ensino superior; apontar limites e indicar possibilidades de aprimoramento da formação do professor do ensino superior com base na análise das percepções dos coordenadores de cursos à luz do referencial teórico estudado O estudo tem como premissa que qualidade de ensino e formação pedagógica do docente são variáveis de uma mesma equação, ou seja, estão diretamente ligadas Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, exploratório-descritivo, que utilizou como instrumento de coleta de dados, entrevistas semiestruturadas com coordenadores de dezenove cursos de graduação da UEL A análise dos dados permitiu constatar que, na visão dos coordenadores, a ausência da formação pedagógica dos docentes pode ser considerada um dos obstáculos à oferta de um ensino de qualidade Houve indicação também de que há uma supervalorização de atividades relacionadas à pesquisa em detrimento das atividades relacionadas ao ensino, por parte do professor, o que faz com que este não se comprometa com as atividades da docência no curso em que atua, nem se engaje nele, resultando em uma ação isolada e desconexa do projeto pedagógico do curso Considera-se que os esforços devem centrar-se na discussão de questões ligadas à viabilização de uma política institucional de formação docente que oportunize o desenvolvimento profissional dos professores do ensino superior, oportunizando um ambiente formativo aos mesmosDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: The central object of this dissertation is to understand the perception of coordinators of undergraduate courses of UEL about the quality of education practiced in their courses and how this perception may contribute with the discussion and analysis of elements involved in training for teaching in higher education For this purpose, we established the following objectives: to deepen knowledge about education for teachers in higher education; to identify elements involved in the perceptions of course coordinators concerning the quality of undergraduate education and teacher training for higher education; to point limits and indicate possibilities for improvement of teacher training in higher education based on the analysis of the perceptions of course coordinators in the light of the theoretical study Such a paper has as its premise that quality of teaching and pedagogical training of teachers are variables of the same equation, ie, they are directly linked to each other It is a qualitative, exploratory and descriptive research, in which we used as a tool for data collection semi-structured interviews with coordinators of nineteen undergraduate courses at the State University of Londrina Data analysis revealed that, in view of the coordinators, the lack of pedagogical training of teachers can be considered an obstacle to offering a quality education There was also an indication that the teachers overestimate activities related to research at the expense of activities related to teaching, which means he does not engage with the activities of teaching in the course he works in, resulting in an isolated and disconnected action from the educational project of the course We consider that efforts should focus on discussion of issues related to the viability of an institutional policy of teacher education that nurture the professional development of teachers in higher education and encourage their training environmentVasconcellos, Maura Maria Morita [Orientador]Depresbiteris, LéaOliveira, Cláudia Chueire deKlaus, Melina2024-05-01T14:06:57Z2024-05-01T14:06:57Z2011.0001.12.2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/13086porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:16Zoai:repositorio.uel.br:123456789/13086Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:16Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação docente e a qualidade de ensino na Universidade Estadual de Londrina - UEL na percepção de coordenadores dos colegiados de cursos de graduação
title A formação docente e a qualidade de ensino na Universidade Estadual de Londrina - UEL na percepção de coordenadores dos colegiados de cursos de graduação
spellingShingle A formação docente e a qualidade de ensino na Universidade Estadual de Londrina - UEL na percepção de coordenadores dos colegiados de cursos de graduação
Klaus, Melina
Ensino superior
Professores
Formação
Qualidade na Educação
Universidades e faculdades
Teachers of language
Quality of education
Universities and colleges
University teachers - Training
Formation
title_short A formação docente e a qualidade de ensino na Universidade Estadual de Londrina - UEL na percepção de coordenadores dos colegiados de cursos de graduação
title_full A formação docente e a qualidade de ensino na Universidade Estadual de Londrina - UEL na percepção de coordenadores dos colegiados de cursos de graduação
title_fullStr A formação docente e a qualidade de ensino na Universidade Estadual de Londrina - UEL na percepção de coordenadores dos colegiados de cursos de graduação
title_full_unstemmed A formação docente e a qualidade de ensino na Universidade Estadual de Londrina - UEL na percepção de coordenadores dos colegiados de cursos de graduação
title_sort A formação docente e a qualidade de ensino na Universidade Estadual de Londrina - UEL na percepção de coordenadores dos colegiados de cursos de graduação
author Klaus, Melina
author_facet Klaus, Melina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vasconcellos, Maura Maria Morita [Orientador]
Depresbiteris, Léa
Oliveira, Cláudia Chueire de
dc.contributor.author.fl_str_mv Klaus, Melina
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior
Professores
Formação
Qualidade na Educação
Universidades e faculdades
Teachers of language
Quality of education
Universities and colleges
University teachers - Training
Formation
topic Ensino superior
Professores
Formação
Qualidade na Educação
Universidades e faculdades
Teachers of language
Quality of education
Universities and colleges
University teachers - Training
Formation
description Resumo: O objeto central deste estudo é compreender a percepção de coordenadores dos colegiados de cursos de graduação da Universidade Estadual de Londrina, a respeito da qualidade do ensino praticado em seus cursos e de que modo esta percepção pode contribuir para a discussão e análise de elementos envolvidos na formação para a docência no ensino superior Para tanto, foram estabelecidos como objetivos específicos: aprofundar os conhecimentos a respeito da formação para a docência no ensino superior; identificar elementos envolvidos nas percepções de coordenadores de cursos a respeito da qualidade de ensino dos cursos de graduação e da formação docente para o ensino superior; apontar limites e indicar possibilidades de aprimoramento da formação do professor do ensino superior com base na análise das percepções dos coordenadores de cursos à luz do referencial teórico estudado O estudo tem como premissa que qualidade de ensino e formação pedagógica do docente são variáveis de uma mesma equação, ou seja, estão diretamente ligadas Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, exploratório-descritivo, que utilizou como instrumento de coleta de dados, entrevistas semiestruturadas com coordenadores de dezenove cursos de graduação da UEL A análise dos dados permitiu constatar que, na visão dos coordenadores, a ausência da formação pedagógica dos docentes pode ser considerada um dos obstáculos à oferta de um ensino de qualidade Houve indicação também de que há uma supervalorização de atividades relacionadas à pesquisa em detrimento das atividades relacionadas ao ensino, por parte do professor, o que faz com que este não se comprometa com as atividades da docência no curso em que atua, nem se engaje nele, resultando em uma ação isolada e desconexa do projeto pedagógico do curso Considera-se que os esforços devem centrar-se na discussão de questões ligadas à viabilização de uma política institucional de formação docente que oportunize o desenvolvimento profissional dos professores do ensino superior, oportunizando um ambiente formativo aos mesmos
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 01.12.2011
2011.00
2024-05-01T14:06:57Z
2024-05-01T14:06:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13086
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13086
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Educação
Centro de Educação, Comunicação e Artes
Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823300202790912