Ensino de inglês para alunos com deficiência : um balanço da produção acadêmica em Educação e Letras/Linguística

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabral, Vinícius Neves de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9133
Resumo: Resumo: Com base no Materialismo Histórico-Dialético-Cultural, esta pesquisa se propõe, por meio de um balanço (2-216) das teses e dissertações dos programas de pós-graduação em Letras/Linguística e Educação do Brasil, a catalogar e analisar as produções que tivessem como foco o ensino de inglês para alunos com deficiência A análise das pesquisas se justifica na compreensão da produção cultural intelectual como exercício ambíguo da expressão da cultura e da possibilidade de crítica e descolamento da cotidianidade e do senso comum Busca-se encontrar nos trabalhos, possíveis contradições entre o papel da pesquisa como fonte de crítica e transposição ou conservação da ordem social vigente A pesquisa se caracteriza como estudo bibliográfico e teve como fonte de dados as páginas dos programas de pós-graduação das áreas supracitadas Os programas foram acessados por meio da Plataforma Sucupira, a base de dados da pós-graduação brasileira, supervisionada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Foram consultados 178 programas e catalogadas 46 256 dissertações e teses Destas, 2 dissertações e três teses tinham o foco procurado Acessou-se e analisou-se 2 trabalhos Os resultados indicam a concentração da pós-graduação nessas áreas concentrada no Sudeste e Sul do país, evidenciando a necessidade do atendimento público à pós-graduação nas outras regiões A análise dos trabalhos aponta: 1) para o preocupante esvaziamento teórico da pesquisa em Ciências Humanas, dando voz ao senso comum dentro da produção intelectual; 2) e consequente contradição entre a concepção da deficiência como social e as propostas de ensino de inglês para alunos com deficiência; 3) o foco das pesquisas na visão do professor como incapaz de ensinar; 4) a percepção do espaço segregado de ensino como melhor possibilidade e 5) a necessidade de pesquisas que tenham como objetivo principal propostas e testes de atividades para ensino de inglês para alunos com deficiência
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2) the consequent contradiction between the social concept of disability and the teaching considerations proposed; 3) the focus on the incompetence of the public teacher to teach; 4) the understanding of the segregated space of teaching as the best option to disabled students and 5) the need of researches which focus on the development of activities to students with disabilitiesMeletti, Silvia Márcia Ferreira [Orientador]Bueno, José Geraldo SilveiraEl Kadri, Michele SallesGonçalves, Taísa Grasiela Gomes LiduenhaCabral, Vinícius Neves de2024-05-01T11:49:39Z2024-05-01T11:49:39Z2017.0001.02.2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/9133porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:51Zoai:repositorio.uel.br:123456789/9133Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:51Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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