A literatura afro-brasileira: atividades de leitura literária com alunos do ensino fundamental (anos finais)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17234 |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo central compreender a contribuição das atividades de leitura acerca de personagens negras na Literatura com alunos do Ensino Fundamental para ampliação da capacidade leitora e desenvolvimento do psiquismo humano, como: memória, consciência, percepção, atenção, fala, pensamento, vontade, formação de conceitos e emoção. A pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina, na Linha de pesquisa – Docência: Saberes e Práticas do Núcleo de Ação Docente. O trabalho possui natureza dialógica e foi realizado sob a regência da professora-pesquisadora, juntamente com dez alunos da turma de sétimo ano do Ensino Fundamental (Anos Finais) em uma escola pública na cidade de Londrina, Paraná. Para o problema de pesquisa investigou-se: Como as atividades de literatura com temática africana ou afro-brasileira contribuem para o desenvolvimento das funções psíquicas superiores em alunos do Ensino Fundamental? Como justificativa, ressalta-se a relevância social do trabalho educativo de permitir o contato dos alunos com a leitura de obras e produções textuais que valorizem a cultura negra, as quais contribuem para romper com os estigmas raciais, independentemente de suas etnias. Destaca-se ainda, a mediação do trabalho docente e a organização do ensino com base nos pressupostos teóricos da Teoria Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica, pois estes referenciais teóricos possibilitam o desenvolvimento dos indivíduos durante o processo formativo. Para a produção de dados (devido ao ensino híbrido) utilizou-se: a gravação (no Google Classroom e pelo Meeting) das atividades durante aulas presenciais, com o uso de gravador de voz, fotografias, questionários e entrevistas individuais. Como se trata de uma pesquisa quase experimental optou-se pelo tratamento qualitativo dos dados com a abordagem crítico-dialético. Os resultados apontam que o processo de humanização do indivíduo acontece por meio das relações que se estabelecem com os instrumentos mediadores da cultura historicamente construída, a partir da apropriação da função social da leitura literária e produção textual. Conclui-se que, em decorrência da escolha metodológica e da práxis docente, abrem-se perspectivas para desenvolvimento do psiquismo humano e ampliação da capacidade leitora com a leitura literária em alunos dos Anos Finais. |
id |
UEL_b058b12abb5776a35aeb309bbfb7b509 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/17234 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
A literatura afro-brasileira: atividades de leitura literária com alunos do ensino fundamental (anos finais)Afro-Brazilian literature: literary reading activities with elementary school students (final years)Ensino Fundamental dos Anos FinaisPersonagens negras na LiteraturaAtividades de leitura literáriaTeoria Histórico-CulturalCiências Humanas - EducaçãoElementary School of the Final YearsBlack Characters in LiteratureLiterary reading activitiesHistorical-Cultural TheoryEsta pesquisa teve como objetivo central compreender a contribuição das atividades de leitura acerca de personagens negras na Literatura com alunos do Ensino Fundamental para ampliação da capacidade leitora e desenvolvimento do psiquismo humano, como: memória, consciência, percepção, atenção, fala, pensamento, vontade, formação de conceitos e emoção. A pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina, na Linha de pesquisa – Docência: Saberes e Práticas do Núcleo de Ação Docente. O trabalho possui natureza dialógica e foi realizado sob a regência da professora-pesquisadora, juntamente com dez alunos da turma de sétimo ano do Ensino Fundamental (Anos Finais) em uma escola pública na cidade de Londrina, Paraná. Para o problema de pesquisa investigou-se: Como as atividades de literatura com temática africana ou afro-brasileira contribuem para o desenvolvimento das funções psíquicas superiores em alunos do Ensino Fundamental? Como justificativa, ressalta-se a relevância social do trabalho educativo de permitir o contato dos alunos com a leitura de obras e produções textuais que valorizem a cultura negra, as quais contribuem para romper com os estigmas raciais, independentemente de suas etnias. Destaca-se ainda, a mediação do trabalho docente e a organização do ensino com base nos pressupostos teóricos da Teoria Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica, pois estes referenciais teóricos possibilitam o desenvolvimento dos indivíduos durante o processo formativo. Para a produção de dados (devido ao ensino híbrido) utilizou-se: a gravação (no Google Classroom e pelo Meeting) das atividades durante aulas presenciais, com o uso de gravador de voz, fotografias, questionários e entrevistas individuais. Como se trata de uma pesquisa quase experimental optou-se pelo tratamento qualitativo dos dados com a abordagem crítico-dialético. Os resultados apontam que o processo de humanização do indivíduo acontece por meio das relações que se estabelecem com os instrumentos mediadores da cultura historicamente construída, a partir da apropriação da função social da leitura literária e produção textual. Conclui-se que, em decorrência da escolha metodológica e da práxis docente, abrem-se perspectivas para desenvolvimento do psiquismo humano e ampliação da capacidade leitora com a leitura literária em alunos dos Anos Finais.This research had as its main objective to understand the contribution of reading activities about black characters in Literature with Elementary School students for the expansion of reading capacity and development of the human psyche, such as: memory, conscience, perception, attention, speech, thought, will, formation of concepts and emotion. The research is linked to the Graduate Program in Education at the State University of Londrina, in the line of research – Teaching: Knowledge and Practices of the Teaching Action Nucleus. The work has a dialogical nature and was carried out under the supervision of the teacher-researcher, together with ten students from the seventh grade of Elementary School (Final Years) in a public school in the city of Londrina, Paraná. For the research problem it was investigated: How do literature activities with African or Afro-Brazilian themes contribute to the development of higher psychic functions in Elementary School students? As a justification, the social relevance of the educational work of allowing the contact of students with the reading of works and textual productions that value black culture, which contribute to break with racial stigmas, regardless of their ethnicities, is highlighted. Also noteworthy is the mediation of teaching work and the organization of teaching based on the theoretical assumptions of Historical-Cultural Theory and Historical-Critical Pedagogy, as these theoretical references enable the development of individuals during the formative process. For the production of data (due to hybrid teaching) the following were used: recording (in Google Classroom and by Meeting) of activities during face-to-face classes, using a voice recorder, photographs, questionnaires and individual interviews. As this is a quasi-experimental research, we opted for the qualitative treatment of data with a critical-dialectical approach. The results point out that the process of humanization of the individual happens through the relationships that are established with the mediating instruments of the historically constructed culture, from the appropriation of the social function of literary reading and textual production. It is concluded that, as a result of the methodological choice and teaching praxis, perspectives are opened for the development of the human psyche and expansion of the reading capacity with literary reading in Final Years students.Franco, Sandra Aparecida PiresGirotto, Cyntia Graziella GuizelimOliveira, Katya Luciane deValiengo, AmandaMello, Diene Eire deKlem, Suelen Cristina dos Santos2024-08-20T13:42:53Z2024-08-20T13:42:53Z2023-02-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/17234porCECA - Departamento de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUniversidade Estadual de Londrina - UELLondrina229 p.reponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-21T06:05:33Zoai:repositorio.uel.br:123456789/17234Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-08-21T06:05:33Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A literatura afro-brasileira: atividades de leitura literária com alunos do ensino fundamental (anos finais) Afro-Brazilian literature: literary reading activities with elementary school students (final years) |
title |
A literatura afro-brasileira: atividades de leitura literária com alunos do ensino fundamental (anos finais) |
spellingShingle |
A literatura afro-brasileira: atividades de leitura literária com alunos do ensino fundamental (anos finais) Klem, Suelen Cristina dos Santos Ensino Fundamental dos Anos Finais Personagens negras na Literatura Atividades de leitura literária Teoria Histórico-Cultural Ciências Humanas - Educação Elementary School of the Final Years Black Characters in Literature Literary reading activities Historical-Cultural Theory |
title_short |
A literatura afro-brasileira: atividades de leitura literária com alunos do ensino fundamental (anos finais) |
title_full |
A literatura afro-brasileira: atividades de leitura literária com alunos do ensino fundamental (anos finais) |
title_fullStr |
A literatura afro-brasileira: atividades de leitura literária com alunos do ensino fundamental (anos finais) |
title_full_unstemmed |
A literatura afro-brasileira: atividades de leitura literária com alunos do ensino fundamental (anos finais) |
title_sort |
A literatura afro-brasileira: atividades de leitura literária com alunos do ensino fundamental (anos finais) |
author |
Klem, Suelen Cristina dos Santos |
author_facet |
Klem, Suelen Cristina dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Franco, Sandra Aparecida Pires Girotto, Cyntia Graziella Guizelim Oliveira, Katya Luciane de Valiengo, Amanda Mello, Diene Eire de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Klem, Suelen Cristina dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Fundamental dos Anos Finais Personagens negras na Literatura Atividades de leitura literária Teoria Histórico-Cultural Ciências Humanas - Educação Elementary School of the Final Years Black Characters in Literature Literary reading activities Historical-Cultural Theory |
topic |
Ensino Fundamental dos Anos Finais Personagens negras na Literatura Atividades de leitura literária Teoria Histórico-Cultural Ciências Humanas - Educação Elementary School of the Final Years Black Characters in Literature Literary reading activities Historical-Cultural Theory |
description |
Esta pesquisa teve como objetivo central compreender a contribuição das atividades de leitura acerca de personagens negras na Literatura com alunos do Ensino Fundamental para ampliação da capacidade leitora e desenvolvimento do psiquismo humano, como: memória, consciência, percepção, atenção, fala, pensamento, vontade, formação de conceitos e emoção. A pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina, na Linha de pesquisa – Docência: Saberes e Práticas do Núcleo de Ação Docente. O trabalho possui natureza dialógica e foi realizado sob a regência da professora-pesquisadora, juntamente com dez alunos da turma de sétimo ano do Ensino Fundamental (Anos Finais) em uma escola pública na cidade de Londrina, Paraná. Para o problema de pesquisa investigou-se: Como as atividades de literatura com temática africana ou afro-brasileira contribuem para o desenvolvimento das funções psíquicas superiores em alunos do Ensino Fundamental? Como justificativa, ressalta-se a relevância social do trabalho educativo de permitir o contato dos alunos com a leitura de obras e produções textuais que valorizem a cultura negra, as quais contribuem para romper com os estigmas raciais, independentemente de suas etnias. Destaca-se ainda, a mediação do trabalho docente e a organização do ensino com base nos pressupostos teóricos da Teoria Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica, pois estes referenciais teóricos possibilitam o desenvolvimento dos indivíduos durante o processo formativo. Para a produção de dados (devido ao ensino híbrido) utilizou-se: a gravação (no Google Classroom e pelo Meeting) das atividades durante aulas presenciais, com o uso de gravador de voz, fotografias, questionários e entrevistas individuais. Como se trata de uma pesquisa quase experimental optou-se pelo tratamento qualitativo dos dados com a abordagem crítico-dialético. Os resultados apontam que o processo de humanização do indivíduo acontece por meio das relações que se estabelecem com os instrumentos mediadores da cultura historicamente construída, a partir da apropriação da função social da leitura literária e produção textual. Conclui-se que, em decorrência da escolha metodológica e da práxis docente, abrem-se perspectivas para desenvolvimento do psiquismo humano e ampliação da capacidade leitora com a leitura literária em alunos dos Anos Finais. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-02-10 2024-08-20T13:42:53Z 2024-08-20T13:42:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17234 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17234 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
CECA - Departamento de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação Universidade Estadual de Londrina - UEL |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina 229 p. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823287899848704 |