Educação, utopia e sonho : contrapontos sobre a pedagogia empreendedora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Izadora Maleski Serrano
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11011
Resumo: Resumo: Educação, utopia e sonho O estudo desses conceitos é o objetivo desta investigação e decorre da necessidade de compreender o conceito de sonho proposto pela Pedagogia Empreendedora, de autoria de Fernando Dolabela, em contraponto com o conceito de utopia, abordado amplamente na obra de Paulo Freire A compreensão acerca das interpretações desses conceitos tem suporte teórico na metáfora da fluidez de Zigmunt Bauman, mediante a reflexão do contexto da sociedade administrada, tendo em vista a configuração de indivíduos/sujeitos pertencentes a esse modelo social, além das relações inconsistentes que estes estabelecem entre eles e o mundo Diante desse panorama social, o conceito de utopia é exposto à luz da pedagogia freireana A intenção é, após a verificação do contexto social, defender para a educação escolar, por meio do trabalho do professor, o compromisso de libertação dos indivíduos inseridos nessa condição A utopia, portanto, se constrói pelo compromisso de todos, escola e sociedade, para que o indivíduo se torne sujeito e, nessa perspectiva, consiga traçar meios de transformar não apenas a sua realidade, mas também a realidade do seu entorno Esse esforço deve-se no sentido de se contrapor ao conceito de sonho da Pedagogia Empreendedora Para esta, o sonhar empreendedor relaciona-se a realizar desejos individuais, sem fomentar transformações coletivas Sonho de ser rico, sonho de ser bonito, sonho de sair de onde está Construção de desejos pontuais que não preveem responsabilidade com a utopia de todos A busca pela compreensão metodológica sobre a Pedagogia Empreendedora enquanto tendência pedagógica é feita mediante análise do material didático disponível aos professores que trabalham com essa proposta
id UEL_b06506fa3efd63607baa0fcfcbc2fb38
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/11011
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Educação, utopia e sonho : contrapontos sobre a pedagogia empreendedoraEducaçãoEfeito das inovações tecnológicasUtopiasSonhosPedagogia empreendedoraEducation - BrazilResumo: Educação, utopia e sonho O estudo desses conceitos é o objetivo desta investigação e decorre da necessidade de compreender o conceito de sonho proposto pela Pedagogia Empreendedora, de autoria de Fernando Dolabela, em contraponto com o conceito de utopia, abordado amplamente na obra de Paulo Freire A compreensão acerca das interpretações desses conceitos tem suporte teórico na metáfora da fluidez de Zigmunt Bauman, mediante a reflexão do contexto da sociedade administrada, tendo em vista a configuração de indivíduos/sujeitos pertencentes a esse modelo social, além das relações inconsistentes que estes estabelecem entre eles e o mundo Diante desse panorama social, o conceito de utopia é exposto à luz da pedagogia freireana A intenção é, após a verificação do contexto social, defender para a educação escolar, por meio do trabalho do professor, o compromisso de libertação dos indivíduos inseridos nessa condição A utopia, portanto, se constrói pelo compromisso de todos, escola e sociedade, para que o indivíduo se torne sujeito e, nessa perspectiva, consiga traçar meios de transformar não apenas a sua realidade, mas também a realidade do seu entorno Esse esforço deve-se no sentido de se contrapor ao conceito de sonho da Pedagogia Empreendedora Para esta, o sonhar empreendedor relaciona-se a realizar desejos individuais, sem fomentar transformações coletivas Sonho de ser rico, sonho de ser bonito, sonho de sair de onde está Construção de desejos pontuais que não preveem responsabilidade com a utopia de todos A busca pela compreensão metodológica sobre a Pedagogia Empreendedora enquanto tendência pedagógica é feita mediante análise do material didático disponível aos professores que trabalham com essa propostaDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: Education, Utopia and dream The study of these concepts is the goal of this investigation and follows of the need to understand the concept of dream proposed by Entrepreneurial Pedagogy by Fernando Dolabela in contrast to the concept of utopia, widely discussed in the work of Paulo Freire The understanding about the interpretations of these concepts has theoretical support in the metaphor of fluidity by Zigmunt Bauman, through reflection given the context of the society, in view of the configuration of individual / subject belonging to this social model, beyond these inconsistent relationships established between them and the world Given this social landscape, the concept of utopia is exposed in the light of Freire's Pedagogy His intention is, after verification of the social context, to advocate for school education through the work of the teacher, the commitment to the liberation of individuals comprising this condition Utopia, therefore, builds the commitment of all, school and society, so that the individual becomes subject and from this perspective, can trace means to transform not only your reality, but also the reality of their surroundings This effort should be towards oppose the concept of dream Entrepreneurial Pedagogy For this, the entrepreneur dream relates to conduct individual desires without fostering collective transformations Dream of being rich, dream of being beautiful, dream out where it is Construction of specific desires that do not provide responsibility with the utopia of all The quest for methodological understanding of pedagogy as a teaching Entrepreneurial trend is made by analyzing the available teaching materials for teachers working with this proposalOliveira, Sandra Regina Ferreira de [Orientador]Fiúza, Alexandre FelipeCzernisz, Eliane Cleide da SilvaAlves, Izadora Maleski Serrano2024-05-01T13:09:28Z2024-05-01T13:09:28Z2014.0025.07.2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11011porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:47Zoai:repositorio.uel.br:123456789/11011Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:47Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação, utopia e sonho : contrapontos sobre a pedagogia empreendedora
title Educação, utopia e sonho : contrapontos sobre a pedagogia empreendedora
spellingShingle Educação, utopia e sonho : contrapontos sobre a pedagogia empreendedora
Alves, Izadora Maleski Serrano
Educação
Efeito das inovações tecnológicas
Utopias
Sonhos
Pedagogia empreendedora
Education - Brazil
title_short Educação, utopia e sonho : contrapontos sobre a pedagogia empreendedora
title_full Educação, utopia e sonho : contrapontos sobre a pedagogia empreendedora
title_fullStr Educação, utopia e sonho : contrapontos sobre a pedagogia empreendedora
title_full_unstemmed Educação, utopia e sonho : contrapontos sobre a pedagogia empreendedora
title_sort Educação, utopia e sonho : contrapontos sobre a pedagogia empreendedora
author Alves, Izadora Maleski Serrano
author_facet Alves, Izadora Maleski Serrano
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Sandra Regina Ferreira de [Orientador]
Fiúza, Alexandre Felipe
Czernisz, Eliane Cleide da Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Izadora Maleski Serrano
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Efeito das inovações tecnológicas
Utopias
Sonhos
Pedagogia empreendedora
Education - Brazil
topic Educação
Efeito das inovações tecnológicas
Utopias
Sonhos
Pedagogia empreendedora
Education - Brazil
description Resumo: Educação, utopia e sonho O estudo desses conceitos é o objetivo desta investigação e decorre da necessidade de compreender o conceito de sonho proposto pela Pedagogia Empreendedora, de autoria de Fernando Dolabela, em contraponto com o conceito de utopia, abordado amplamente na obra de Paulo Freire A compreensão acerca das interpretações desses conceitos tem suporte teórico na metáfora da fluidez de Zigmunt Bauman, mediante a reflexão do contexto da sociedade administrada, tendo em vista a configuração de indivíduos/sujeitos pertencentes a esse modelo social, além das relações inconsistentes que estes estabelecem entre eles e o mundo Diante desse panorama social, o conceito de utopia é exposto à luz da pedagogia freireana A intenção é, após a verificação do contexto social, defender para a educação escolar, por meio do trabalho do professor, o compromisso de libertação dos indivíduos inseridos nessa condição A utopia, portanto, se constrói pelo compromisso de todos, escola e sociedade, para que o indivíduo se torne sujeito e, nessa perspectiva, consiga traçar meios de transformar não apenas a sua realidade, mas também a realidade do seu entorno Esse esforço deve-se no sentido de se contrapor ao conceito de sonho da Pedagogia Empreendedora Para esta, o sonhar empreendedor relaciona-se a realizar desejos individuais, sem fomentar transformações coletivas Sonho de ser rico, sonho de ser bonito, sonho de sair de onde está Construção de desejos pontuais que não preveem responsabilidade com a utopia de todos A busca pela compreensão metodológica sobre a Pedagogia Empreendedora enquanto tendência pedagógica é feita mediante análise do material didático disponível aos professores que trabalham com essa proposta
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2014.00
2024-05-01T13:09:28Z
2024-05-01T13:09:28Z
25.07.2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11011
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Educação
Centro de Educação, Comunicação e Artes
Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823254586589184